É cliente da Pixmania? Então fique atento e não perca este artigo

99 Comentários

Nos últimos dias surgiram em França diversas notícias sobre as dificuldades da Pixmania em manter-se em actividade. A Pixmania S.A.S., dona do site Pixmania.com (e dos seus domínios nacionais) apresentou nos tribunais franceses um processo de “redressement judiciaire”.

Vamos perceber o que se passa na realidade.

Boutique Pixmania.com


A 27 de Outubro do ano passado, as dificuldades que a Pixmania atravessava há alguns anos (encerramento de lojas físicas por toda a Europa e resultados líquidos negativos ano após ano desde 2011 – que atingiram 43.026.000,00€ negativos em 2014, depois de em 2013 terem chegado aos 161.063.000,00€ negativos) levaram à apresentação de um “procédure de sauvegarde” (procedimento de salvaguarda/protecção). Para poder recorrer a esse procedimento, a empresa tem de estar com dificuldades em cumprir os pagamentos a que está obrigada, mas ainda tem de os conseguir fazer, apesar das dificuldades.

Contudo, de acordo com notícias recentes e com os dados disponíveis publicamente, a Pixmania S.A.S, após um “procédure de sauvegarde” (durante o qual a empresa gozou de uma protecção especial contra os seus credores, com o objectivo de garantir os postos de trabalho e a continuação da sua actividade), viu-se forçada a, através do seu Administrador Judicial Charles-Henri Carboni, a apresentar-se a um processo de “redressement judiciaire” (recuperação/revitalização judicial). Este novo desenvolvimento cria maior pressão sobre a empresa e faz aumentar a visibilidade dos problemas e dificuldades que já se faziam sentir, ultrapassada a fase inicialmente prevista de recuperação, que coincidia com o Natal.

 

Mas o que é o “redressement judiciaire”?

O “redressement judiciaire” é um processo judicial previsto no Título III do Livro VI do Código Comercial Francês, aplicável a todos os empresários ou empresas que se vejam perante a impossibilidade de, com o seu activo disponível, não conseguir efectuar os pagamentos que lhe são exigidos pelos seus credores. Pode ser apresentado por qualquer um dos credores a quem não foram efectuados pagamentos devidos, pela própria empresa ou pela República Francesa (para protecção dos trabalhadores, dos créditos das Finanças e da Segurança Social). Destina-se a permitir, como o “procédure de sauvegarde”, a continuação da actividade da empresa, a manutenção dos postos de trabalho, mas acresce também a função de permitir o apuramento de todo o Passivo realmente existente. É em tudo similar ao Processo Especial de Revitalização (PER) previsto no “nosso” Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (Decreto-Lei n.º 53/2004, de 18 de Março, cuja última redacção lhe foi dada pelo Decreto-Lei 26/2015, de 06/02).

pplware_pixmania02

Após um período de observação inicial (que pode chegar a um máximo de 18 meses) em que a empresa se encontra sob supervisão de um Administrador Judicial ou sob controlo do(s) seu(s) administrador(es) mas monitorizado(s) pelo juiz do Processo e de uma ou duas comissões de credores e continua a operar dentro da normalidade, deverá ser apresentado um relatório final.

Esse relatório final, que lista o Activo e o Passivo da Empresa, assim como todos os credores reconhecidos, colocará a votação e decisão dos credores da Pixmania, S.A.S. um de três desfechos possíveis:

  1. O regresso da Empresa à actividade comercial sem qualquer limitação ou supervisão;
  2. O regresso apenas parcial da Empresa à actividade comercial, com um reajuste do Activo e o pagamento aos credores reconhecidos (no todo ou em parte, variando os períodos de pagamento) e, se necessário, do número de trabalhadores, alteração dos investidores e das áreas de actividade;
  3. O encerramento total e a liquidação da Empresa, com o pagamento do Passivo aos credores com o Activo existente (uma Insolvência, vulgo “falência”).

Havendo pagamentos aos credores (como é o caso das soluções previstas nos pontos 2 e 3), os trabalhadores da Pixmania, S.A.S. e o Estado Francês terão prioridade no recebimento dos seus créditos, pelo que os restantes credores reconhecidos (podendo estes ser bancos, fornecedores, clientes, etc.) só serão pagos no final, com o que restar do Activo, e em função da sua posição percentual no total do Passivo.

A Pixmania S.A.S ainda se encontra no período de observação inicial, sob supervisão do Administrador Judicial, e o “redressement judiciaire” está a correr no Tribunal du Commerce de Nanterre. Em França, os clientes do site Pixmania foram aconselhados a, caso tenham problemas com as suas compras, a contactar o Administrador Judiciário, ou o mandatário judicial da Pixmania S.A.S.

pplware_pixmania03

No imediato, os clientes portugueses que façam compras através do site Pixmania.pt, encontram-se salvaguardados pelas Condições Gerais previstas no site de Internet (submetidas à Lei Francesa), pela Lei Portuguesa e pela Legislação Europeia. A compra por um cliente (Comprador) a um anunciante (Vendedor) no Pixmania.pt é uma compra e venda sujeita às normais regras do comércio jurídico no território português e europeu (quanto à responsabilidade contratual, à responsabilidade extracontratual e, especialmente, no que se refere aos direitos dos consumidores, quanto às garantias dos produtos comprados e ao direito à retracção/direito ao arrependimento nas compras à distância).

Especificamente quanto às quantias entregues à Pixmania S.A.S. para pagamento de compras efectuadas através do site Pixmania.pt, deverão ser entregues por esta ao Vendedor, nos termos constantes das Condições Gerais. Caso esta não o faça, encontra-se obrigada a devolver a quantia ao Comprador. Existe ainda assim, como em qualquer outra situação, o risco/possibilidade de tal não vir a ocorrer. Todos os actos e omissões praticados pela Pixmania, S.A.S. e de que esta seja responsável, mesmo estando em curso o referido processo de “redressement judiciaire”, continuam a ser-lhe oponíveis. Se alguma situação anormal se verificar, os clientes deverão contactar o mais rapidamente possível a Empresa através dos respectivos contactos.

Caso não obtenham qualquer resposta num curto espaço de tempo ou a mesma não se mostre satisfatória, deverão procurar aconselhamento jurídico junto de um Advogado, para que o vosso caso concreto seja devidamente analisado e avaliado, e sejam tomadas todas as medidas legalmente disponíveis para resolver o problema.

Comentários

99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zefra
    Zefra

    O que se passa é não comprem na pixmania. E quanto ao resto… boa sorte.

  2. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Recebo frequentemente a newsletter da pixmania. Os preços nem são maus, mas o preço dos portes são horríveis. Uma pena

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Os maiores burlões da internet. Não comprem porque ficam com o dinheiro e não devolvem os artigos.Partilhem por favor!!

  3. Avatar de Carlos Martins
    Carlos Martins

    Quem muito oferece e pouco ganha, fechará as portas certamente.
    sempre foi assim e sempre será, a ganância de ser o primeiro e arrasar a concorrência numa perspectiva de dominar o mercado a médio/longo prazo sempre levou à falência as empresas que tentaram esta estratégia.

    1. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      depende. a amazon tem a mesma estratégia e continua viva.
      um dos problemas é q a pixmania era boa a cobrar e má a entregar ou a prestar um serviço decente aos clientes

    2. Avatar de pedrostrik
      pedrostrik

      podes crer todas as empresas/pessoas gananciosas que abrem negócios e baixam os preços e muitas vezes a perder dinheiro só para garantirem clientes, deviam fechar imediatamente, só estragam o mercado. A pixmania é uma de muitas principalmente neste negocio da TI’s.

  4. Avatar de MarioM
    MarioM

    Fazer compras neste tipo de lojas é um engano.
    Fiz uma vez,ainda existiam as lojas fisicas em Lisboa, e depois de ter um problema numa motherboard que lá comprei nunca mais.
    Ter de esperar que uma motherbord avariada em garantia fosse para França demorou 1 mês a voltar (tive de comprar outra para o cliente,não podia esperar um mês) e quando regressou vinha na mesma.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Fiz várias compras na PixMania, durante alguns anos, desde hardware a monitores e afins, não tive qualquer problema com nenhum dos artigos.

    2. Avatar de lol
      lol

      Queres é comprar barato e vender caro, quando corre bem tudo muito bem, quando corre mal só sabem criticar,
      o apoio ao cliente serve para responder a esse tipo de questões

  5. Avatar de Vitor
    Vitor

    No meio de tanto texto, haverá liquidação ou não?

    1. Avatar de João Silva Rebelo
      João Silva Rebelo

      Neste momento, qualquer um dos desfechos referidos no texto é possível, tudo dependerá do comportamento dos utilizadores/consumidores (se vão comprar mais ou menos através do site, aqui em Portugal e em todos os países onde opera a Pixmania) mas, sobretudo, da vontade dos credores, que poderão acreditar numa restruturação ou recuperação da empresa ou querer que os seus créditos lhes sejam pagos sem mais demoras (mesmo que não recebam tudo quanto lhes era devido) e mesmo do surgimento de novos investidores no negócio.

      A empresa já esteve, objectivamente, em melhores condições, uma vez que em Outubro do ano passado só tinha dificuldades em fazer pagamentos, entretanto passou a época do Natal – altura em que se esperava que as vendas através do site fossem suficientes para melhorar a situação e isso não veio a acontecer – e em Janeiro deste ano já não consegue pagar, com os seus bens líquidos, as dívidas que vão surgindo. Mas lá está, isso não significa que avance já para a liquidação. A empresa poderá estar até 18 meses num período de observação, sob “o comando” do Administrador Judicial, e conseguir recuperar.

      Como diz o título, é ficar atento às informações que forem surgindo, que certamente estarão no Pplware.com.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Eu neste momento comprei uma máquina fotográfica vai quase um mês o dinheiro foi e máquina ainda não chegou. O parceiro BuyFIVE diz já ter enviado, deu um trace da DHL a encomenda chegou a Inglaterra e por lá ficou. envio email´s e nada! Responderam a um pedindo desculpas que entregavam a 31 de Outubro através a Amazon.
        Estou nisto! Acho que vou ficar sem nada! Que vou fazer???

        1. Avatar de Luis Neto
          Luis Neto

          Aconteceu-me o mesmo em Julho. Comprei com antecedência um Samsung S7 Edge para prenda de aniversário. Passou o aniversário e nada. O parceiro (de Itália) respondia com mails minimalistas ou nem respondia. O atendimento telefónico (e por email) da Pixmania só me dizia que ía apurar junto parceiro o que se passava. A encomenda estava parada algures em França e não se mexia… Após quase um mês de espera (o prazo de entrega era suposto ser de 7 dias) apresentei queixa na PSP da minha zona de residência por burla informática e apresentei queixa na VISA (através do meu banco) também por burla informática por se apoderar (por parte da PIXMANIA) de dinheiro sem entrega do produto. Milagre instantâneo: no dia seguinte tinha a encomenda a ser entregue em casa (em menos de 24 horas horas saíu de França, onde esteve retida muitos dias e veio ter directo a minha casa).
          Foi um grande susto mas acabou em bem.
          PIXMANIA = NUNCA MAIS

  6. Avatar de Francisco
    Francisco

    Não sabia que esta loja estava neste estado. Já comprei aqui muita coisa pois os preços eram muito atractivos em relação ao praticado no mercado nacional. Por todas as garantias que possam ser dadas, não compro nem um parafuso.

  7. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    A melhor solução será mesmo nem tentar xD

  8. Avatar de Hélder Pinho
    Hélder Pinho

    Andaram anos a tratar os clientes com desprezo que acabarão da forma que sabemos.
    Pessoalmente tive um problema com uma TV e no pós-venda nunca aceitaram a responsabilidade. Desisti e coloquei-lhes uma cruz. Nunca mais lá comprei nada e desaconselhei sempre a quem me pedia opinião.
    Sei de pessoas que tiveram problemas com entrega de material e reembolsos, também.
    Portanto, precisam dos clientes para crescer, mas quando estão lá em cima, convém que continuem a tratar com respeito que a descida pode ser vertiginosa.
    Só tenho pena de quem perdeu ou vai perder o dinheiro.

  9. Avatar de TiJoaquim
    TiJoaquim

    Estava a pensar em comprar um monitor na pixmania pro… Ainda ontem mesmo fiz o registo.. Agora estou de pé atrás…

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Boas. Só tenho a dizer bem da pixmania pro. No ano passado comprei lá um Mac e um monitor para a empresa. Aproveitei e comprei um iPhone para a Maria. Chegou tudo impecável, no prazo previsto (1 semana) e poupei uns valentes euros. O único senão é não entrar para despesas.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        como assim, não entrar para despesas?!
        fizeste a compra com o NIPC da empresa? o equipamento adquirido é necessário para o desencolvimento da atividade economica da empresa e está diretamente em relação com esta? (o telemóvel da Maria já percebemos que não)

      2. Avatar de AM
        AM

        Pode entrar para despesas se fizer o que é suposto que é declarar a compra e pagar o Iva.

      3. Avatar de PaS
        PaS

        Pixmania Pro, é diferente da Pixmania. A versão pro é so para empresas e pagas sem iva ao abrigo de uma directiva comunitária (os impostos são pagos em França). Assim claro que não entram nas despesas.

    2. Avatar de Luis Neto
      Luis Neto

      Neste momento estou a “arder” com cerca de 720 €. Fui burro em não ter consultado este e outros sites.

      1. Avatar de Alexandre Silva
        Alexandre Silva

        Viva, Aconteceu-me excatamente o mesmo. Primeiro fiz z encomenda e só depois fui consultar o feedback da empresa. Após ver tanta desgraça junta e antes que o prazo terminasse, comecei logo a pressionar com telefonemas e emails, quer para a pixmania quer para a hknumeric (se bem que nesta última, telefonemas era impossível) a reclamar a ausência de respostas e com ameaças textualmente explicitas de apresentar reclamações formais aos reguladores dos países envolvidos, para as empresas envolvidas no processo. Certo é, que cumpriram escrupulosamente o prazo de entrega. Fica a dúvida….. terá sido pelo conteúdo agressivo de alguns emails que enviei? Boa sorte com o negócio e insista! Seja mesmo chato!

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já tinha reparado que no site da pixmania pro havia cada vez menos artigos em stock…

  11. Avatar de Katia
    Katia

    Não consigo compreender o objectivo do artigo… Então a pixmania esta em período de insolvência e existe hipótese de não recebermos as nossas encomendas? Eu pensava que actualmente os produtos na pixmania eram vendidos por terceiros. Sem saber destas informações fiz uma encomenda há cerca de um mês e não obtive qualquer problema. Será mesmo que não é seguro continuar a usar este serviço?

    1. Avatar de Vítor M.

      Está bem explícito. Tem como objectivo informar as pessoas, clientes e possíveis clientes, do estado de uma loja que também serve o mercado nacional.

      Pelo facto da empresa em causa estar a passar por uma fase conturbada na sua vida financeira e estrutural, é importante os clientes e futuros clientes perceberem o cenário.

      Como está no texto devidamente explicado, enquadrado na lei e pormenorizadamente detalhado, o cenário não é famoso e por isso impõe-se explicação ao cliente nacional tal como em França há várias semanas já se anda a fazer.

    2. Avatar de João Silva Rebelo
      João Silva Rebelo

      Katia, como diz, os produtos na Pixmania são vendidos por terceiros. No entanto, há-de ter reparado que paga, não ao Vendedor, mas à Pixmania. Ela tem o seu acordo (como utilizadora do site, aderiu às Condições Gerais de Utilização) para, depois de você pagar à Pixmania, esta proceder por si ao pagamento ao Vendedor.

      A empresa está neste momento a operar sob supervisão de um Administrador Judicial, e contará também com o controlo por um Juiz e pelo menos de uma comissão de credores, e o objectivo será evitar que os trabalhadores e os credores vejam os seus respectivos direitos afectados.

      Dentro desse trabalho, muitas medidas são possíveis, e a intenção será, quero acreditar, manter a empresa em funcionamento se isso for alcançável, e que o funcionamento se mostre tão livre de problemas quanto possível (digo eu, a bem da economia europeia e, sobretudo, dos postos de trabalho que a empresa ainda assegura). Todas as opções estão ainda em aberto, pois a Pixmania, S.A.S. ainda não está insolvente, mas como é explicado, numa situação prévia a tal.

      Não se diz no artigo que o site e/ou as compras feitas através dele deixaram de ser seguros (o que poderá variar, caso a caso, como em qualquer outra situação similar).
      Não existia, em Portugal, qualquer notícia quanto à situação da empresa e, se ocorrerem problemas ou dificuldades, ao ler este artigo, já se saberá como proceder.

    3. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Não é seguro, não: eu encomendei um iPad a 29/12/2015, paguei e não o recebi. Como reclamei a Pixmania informou-me que iria reembolsar-me. Estamos em fevereiro de 2016 e ainda não recebi reembolso algum.

    4. Avatar de Carla Taveira
      Carla Taveira

      Eu encomendei uma máquina fotográfica no dia 20 de março e ainda não recebi o equipamento. Se calhar, nem recebo… que devo fazer?

  12. Avatar de Luizi
    Luizi

    Os artigos são vendidos ao preço de outras lojas, mas os portes para Portugal rondam os 15€.
    Para isso mando vir de uma loja nacional ou da Amazon.

  13. Avatar de TiJoaquim
    TiJoaquim

    Alguém sabe de alguma alternativa à pixmania pro onde possa fazer encomendas sem IVA para a empresa?

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Amazon.es / amazon.co.uk / amazon.fr / amazon.it / amazon.com

      Numa palavra?
      Amazon

      lol

      1. Avatar de TiJoaquim
        TiJoaquim

        Mas na Amazon só se for vendido pela Amazon mesmo e não por terceiros correto?
        É que mandei vir recentemente material de som de alta fidelidade e seria bom ter poupado uns trocos tendo em conta os preços absurdos deste tipo de coisa.

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          Chama-se a isso estar atento.

        2. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Depende.
          Eu mando vir preferencialmente da amazon, vendido por eles.
          Quando não tenho o produto mais barato vendido pela amazon que envie para Portugal, escolho sempre um vendedor que use o serviço prime, pela amazon (Enviam para a amazon o produto e a amazon reencaminha).
          Experimenta os sites europeus (espanha, frança, italia, uk, etc..) tem sempre em conta os portes e pode ser que arranjes mais barato.

          Experimenta o serviço da amazon.com, podes calcular as despesas de desalfandegamento e pagar à amazon (geralmente fazem o desalfandegamento no Reino Unido pela amazon uk e reenviam para Portugal, como encomenda europeia, já desalfandegada ).

        3. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Depende.
          Eu mando vir preferencialmente da amazon, vendido por eles.
          Quando não tenho o produto mais barato vendido pela amazon que envie para Portugal, escolho sempre um vendedor que use o serviço prime, pela amazon (Enviam para a amazon o produto e a amazon reencaminha).
          Experimenta os sites europeus (espanha, frança, italia, uk, etc..) tem sempre em conta os portes e pode ser que arranjes mais barato.

          Experimenta o serviço da amazon.com, podes calcular as despesas de desalfandegamento e pagar à amazon (geralmente fazem o desalfandegamento no Reino Unido pela amazon uk e reenviam para Portugal, como encomenda europeia, já desalfandegada ).

          Tem atenção que os portes da Amazon (Europa – co.uk; es; it; de) podem ser diferentes dos vendidos por terceiros dentro da amazon (sinceramente não te sei confirmar pois só compro vendidos directamente pela amazon).

        4. Avatar de MLopes
          MLopes

          poupado, como? a empresa portuguesa adquirente tem atividade em que área?

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      qualquer empresa situada dentro do espaço europeu que seja sujeito passivo de IVA (VAT) desde que o sujeito passivo português forneça à mesma um NIPC válido e confirmado no VIES e a compra cumpra os requisitos do artigo 19 e 20 do CIVA com as exclusoes previstas no 21

      1. Avatar de João Silva Rebelo
        João Silva Rebelo

        Não sendo “um telemóvel para a Maria” mas algo que se insira na actividade da empresa, que seja por ela efectivamente utilizado, e que respeite tudo o que referiu (e bem), havendo factura… contudo o problema muitas vezes está aqui, há tudo o resto menos factura (o que, tanto quanto percebi, gerou problemas no pós-venda a muita gente, pois se a Pixmania tem um número para IVA/VAT, alguns vendedores não têm, e nem sequer emitem factura).

        João Silva Rebelo
        https://pt.linkedin.com/in/joaosilvarebelo
        https://plus.google.com/+JoãoSilvaRebelo
        https://twitter.com/jt_rebelo

  14. Avatar de TiJoaquim
    TiJoaquim

    Alguém sabe de alguma alternativa à pixmania pro onde possa fazer encomendas sem IVA para a empresa?

  15. Avatar de censo
    censo

    Já não compro lá nada há muito tempo.

  16. Avatar de Bruno
    Bruno

    Já há vários anos que a pixmania funciona mal. Artigos que são comprados e não chegam, devoluções que são recusadas, retorno de pagamentos que não sao feitos, produtos com problemas sem se responsabilizarem, etc etc etc. Não estou admirado por isto acontecer. Só penso que andaram a ser mal geridos durante este tempo todo.

  17. Avatar de Francisco Almeida
    Francisco Almeida

    Já tinha lido nalguns sites franceses estas informações, achava estranho era em Portugal os meios de comunicação ainda não terem explicado às pessoas.

    Se forem ver a oferta na Pixmania Pro já pouco encontram de interessante. Algo se passa de facto é na França já se fala há meses.

  18. Avatar de Racket
    Racket

    Por acaso tive azar quando mandei vir uma TV da pixmania.
    Quase 100€ a menos que num loja cá (que não estava disponível no momento).
    Veio de uma loja espanhola meio manhosa, sem fatura, sem nada. Pedi a mesma e após troca de emails ficou tudo em águas de bacalhau.
    Resultado, passado 14/15 meses a TV começou a ter problemas (linhas horizontais de LEDs queimadas) e fatura para enviar para a garantia nada.
    Top service. Not.

  19. Avatar de Olafur
    Olafur

    Não me surpreende. Fiz a compra de uma objectiva para uma Nikon no valor de 800€, isto tudo poderia ter sido um otimo negocio, nao fosse a “fantastica” empresa Pixmania perder o track da encomenda. E, oque poderia ter sido uma compra de 2 dias, transformou-se num pesadelo de 2 semanas. Básicamente, tive 800€ a flutuar no mercado sem obtenção do artigo. Foi necessário, eu como cliente, entrar em contacto directo com o fornecedor do artigo para obter o minimo de informação… Pixmania no seu mais alto nivel de incompetência .. never again

  20. Avatar de Jocksport
    Jocksport

    Já tive experiencias boas e más na pixmania (pro e normal), as boas é facil, é quando tudo correu bem e não tive que recorrer a garantia, a má foi quando tive que mandar para RMA, prazo de reparação excedido, tinha que tomar sempre eu iniciativa de ligar para lá para questionar como estavam as coisas ( a pagar claro ) no final, não havia arranjo, fizeram 2 refund, que demorou uns 2 meses até pingar de volta na conta.

    É pena mas hoje em dia já não é uma loja que me seduza.

  21. Avatar de miguel
    miguel

    se temos a amazon com melhores preços e um serviço pos venda muito melhor…
    para que pixmania ?

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      porque a amazon tem bons preços porque há concorrência.

      1. Avatar de Carlos Gomes
        Carlos Gomes

        O melhor da Amazon nem são os preços, mas sim o apoio ao cliente e pós-venda. Preços mais baratos do que a Amazon existem, mas com a qualidade de serviço é que não.

        1. Avatar de luis verdasca
          luis verdasca

          precisamente. já paguei mais na amazon porque sabia que tinha um bom serviço caso tivesse um problema, algo que nem sempre acontece em outras lojas,
          infelizmente, a amazon trata os empregados como se fossem lixo.

    2. Avatar de F Gomes
      F Gomes

      Uma pergunta inocente já que falam tanto da Amazon por aqui e porque nunca comprei nada nmmessa empresa: no mês passado tentei mandar vir um artigo da Amazon e passei por várias com a mesma resposta: Não enviam para Portugal. Isto de UK, FR, SP, Germany e IT. Alguém pode explicar como contornar esta situação? Obg.

  22. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Por mim já vai tarde

  23. Avatar de Eu
    Eu

    Uma experiência bastante má em relação a pixmania, péssimo serviço de apoio ao cliente pós-venda. Comprei um equipamento que me foi vendido como novo”iphone 5s”, ao verificar que era usado “refurbish”, devolvi, foi-me assegurado que me devolveriam o valor dos portes…isso não aconteceu, nem sequer responderam aos emails…pelo menos devolveram o valor pago pelo equipamento…ainda assim fiquei a perder perto de 50€.
    pixmania e o vendedor CRAZY-PRICE nunca mais….

  24. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    Há alguns anos, advogados da Pixmania enviavam cartas a clientes a ameaçar processos em tribunal por artigos que os clientes já tinham pago e recebido. Basicamente queriam extorquir dinheiro 2x. Como se a Pixmania enviasse artigos sem o cliente pagar primeiro, ou quanto muito à cobrança.

  25. Avatar de tiago
    tiago

    Sinceramente já andava a achar estranho não ver nada em relação á mesma, em termos de publicidade mas tambem não me faz diferença porque nunca foi uma empresa que, a meu ver, oferecesse preços competitivos, com dezenas de lojas por essa net fora… e algumas delas portuguesas com os mesmos produtos!

  26. Avatar de AlexX
    AlexX

    Tenho muita coisa lá comprada ainda funcionando mas desisti quando os produtos começaram a ser vendidos por terceiros, suspeitei que iriam haver problemas caso necessidade de recurso à garantia de produtos e pelas queixas não me enganei. Mas nos bons velhos tempos fazia algumas campanhas flash como nenhuma outra…

  27. Avatar de Rute
    Rute

    E eu que fiz uma encomenda em Janeiro, está paga e até á data não a entregaram, não consigo qualquer resposta nem por parte da EliteGSM nem da Pixmania. Já enviei vários mais, há dias que tento falar para o contacto 808 mas não consigo falar com ninguém!! Não sei como resolver esta situação. Será que alguém me pode ajudar?
    Obrigada

    1. Avatar de luis verdasca
      luis verdasca

      talvez a ASAE possa ajudar mas essa foi esventrada pelo governo anterior, já pouco resta do que era.
      tens tb a policia e advogados mas aí perdes tempo e dinheiro em algo q dá, normalmente, pouco ou nada.
      a divulgação publica costuma ajudar. mas nem sempre.

    2. Avatar de Michael
      Michael

      Olá Rute, tenta os contactos do apoio ao cliente da Pixmania Pro (http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/contacto/cmr1_cmp6182_cm.html). Confirma se tens o contacto correcto do apoio ao cliente da Pixmania (http://www.pixmania.pt/mencoes-legais-21-sp.html). Tenta contactar a EliteGSM pela página oficial do Facebook (https://www.facebook.com/ELITEGSM1/) ou pelo formulário de contacto da empresa (http://elitegsm.biz/nous-contacter). Espero que consigas resolver o teu problema e que tudo corra bem…

    3. Avatar de João Silva Rebelo
      João Silva Rebelo

      O conselho possível, face à falta de resposta quer da Pixmania, quer do Vendedor, é o que já constava do artigo: “Caso não obtenham qualquer resposta num curto espaço de tempo ou a mesma não se mostre satisfatória, deverão procurar aconselhamento jurídico junto de um Advogado, para que o vosso caso concreto seja devidamente analisado e avaliado, e sejam tomadas todas as medidas legalmente disponíveis para resolver o problema”.

      João Silva Rebelo
      https://pt.linkedin.com/in/joaosilvarebelo
      https://plus.google.com/+JoãoSilvaRebelo
      https://twitter.com/jt_rebelo

    4. Avatar de Jose
      Jose

      Olá! estou na mesma situação…se pagou por transferencia bancária pode pedir ao seu banco que abra uma disputa sobre a transferencia (tem custos)…ja fiz a minha mas ainda estou aguardar…se pagou com paypal, abre uma disputa e resolve rapido….
      boa sorte!

      1. Avatar de Rute
        Rute

        Olá José, já perguntei no meu banco mas dizem que não é garantido…já enviei mails para tudo o que é sitio. Entretanto a EliteGSM respondeu-me: “Como você sabe, atualmente não trabalhamos mais com Pixmania. Lamentamos informá-lo que todos os pedidos pendentes não serão entregues (mesmo se você recebeu o número de tracking/rastreamento pelo correio).

        Nossos reembolsos são feitos através da plataforma vendedor Pixmania, esta plataforma está bloqueada e não podemos emitir reembolsos.

        Mais precisamente, se o pedido de reembolso foi emitido, você já deve ter recebido um e-mail de confirmação da parte da Pixmania. Se o reembolso não for exibido na sua conta, nós não podemos intervir. Finalmente, se você não tiver recebido um e-mail de confirmação (da parte da Pixmania), não nos podemos nunca validar a ordem de reembolso (plataforma bloqueada). Esta situação é independente à nossa vontade.”
        Será que não receberam o valor da Pixmania? Não sabemos quem está a enganar-nos!! A verdade é que a Pixmania não me dá qualquer resposta. Já li em vários sítios que deveríamos fazer queixa na Policia…..Se calhar o melhor é mesmo esperar…não sei o que mais fazer!!!

        1. Avatar de José
          José

          Olá Rute,
          é verdade que não é garantido mas antes de avançar com advogado é o que me resta fazer..alias, ja fiz e estou aguardar resposta por parte do banco (totta)…logo que tenha uma resposta, postarei…

          1. Avatar de Rute
            Rute

            Olá José, sendo assim fico a aguardar a resposta do seu banco para depois poder avançar ou não como o meu banco. O mais curioso é que acabei de receber a fatura da compra, enviada pela Elite GSM, será que afinal vão enviar a encomenda? Mas na DHL não encontro qualquer rasto da dita!!

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Eu estou na mm situação. Fiz uma compra n recebi a encomenda nem reembolso. É escusado falar c a elitegsm pq eles dizem que não têm nd a haver c o problema uma vez que recebem o pagamento apenas qd se efectua o envio da encomenda. Ja abri a disputa no meu banco,quais sao os custos associados? Nao me falaram de nd. Somos burlados por tds os lados lol enfim

    5. Avatar de João
      João

      Cara Rute, eu tive o mesmo problema. Os contactos da loja estavam todos desativados e passavam vários dias da entrega limite.
      Assim, após 5 chamadas para a Pixmania, informei que iria proceder à reclamação com o provedor do cartão de crédito decretando a transação como uma burla. De imediato quiseram tratar do assunto mas o mesmo continuou a arrastar-se. Assim, pedi ao banco para disputar a transação e no dia seguinte tinha um contacto da empresa em questão e foi-me devolvido o dinheiro em menos de 24h.
      Não sei qual o prazo limite para este pedido, mas penso que o serviço que utilizou para o pagamento a pode ajudar neste caso.
      Ainda bem que a Pixmania fechou. Após fecharem as lojas passou a um serviço enganador, com preços baixos e portes abusivos e um suporte péssimo, com pessoas que nem sabem falar português a nível intermédio! E apesar de estes senhores não o saberem, cobrar por um serviço que não é prestado é Burla!

      1. Avatar de Rute
        Rute

        Bom dia João, mas pagou com cartão de crédito? Porque eu paguei por transferência e por este meio é mais difícil o reembolso.

  28. Avatar de Jose
    Jose

    NÃO COMPREM!
    ESTOU AGUARDAR DEVOLUÇÃO DO PAGAMENTO QUE FIZ EM 23/12/2015 ATÉ HOJE…

  29. Avatar de Antonio Monteiro
    Antonio Monteiro

    Mais um a ser burlado?!? Depois de muitas encomendas feitas na Pixmania-Pro e que nunca tive problemas, desta vez a encomenda feita no dia 01 de fevereiro, material em stock, prazo de entrega de 2-3 dias, e até hoje nada. o status encontra-se “validada pelos nossos serviços” desde o dia da encomenda. no dia 3 enviei um email para saber o ponto da situação, mas até agora não obtive resposta. Já liguei por diversas vezes para a linha de apoio e não atendem. Hoje enviei novo email a cancelar a encomenda e o cancelamento/devolução do pagamento (efectuado com cartão de crédito) e que se não obtiver resposta vou avançar com reclamação ao provedor do cartão de crédito decretando como burla e cancelar o pagamento. Vamos ver o que vai acontecer.

  30. Avatar de José Narciso Chilra
    José Narciso Chilra

    Infelizmente, também estou a ser vitima dessa burla, mandei vir o iPhone 6S, no valor de 679,99 euros, não me enviaram o equipamento, nem o reembolso conforme foi prometido. Não respondem nem a e-mails nem através do telefone que consta na sua página. Obrigado pelos vossos esclarecimentos

    1. Avatar de José
      José

      Olá…fiz a mesma compra e tive o mesmo problema….recebi hoje email da pixamania a informar que fizeram a transferência…agora resta-me aguardar mais uns dias para ver o dinheiro na conta…

  31. Avatar de António Marques
    António Marques

    Excelente artigo/serviço público. Parabéns!

  32. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Atualização: Depois de fazer queixa no banco de “transação fraudulenta”, e de insistir em pedir o reembolso por pagamento sem entrega, a Pixmania finalmente devolveu-me o dinheiro para a conta do cartão de crédito.
    Aleluia!

  33. Avatar de Luiz Portela
    Luiz Portela

    é pena que desapareça assim a pixmania. nunca tive nada a apontar. à cerca de 2 anos, comprei um smartphone, que após 15 dias de uso avariou, recebi na semana seguinte um novo.
    à cerca de 8 meses, mandei vir uma tv led, que vinha defeituosa, e em 2 semanas, tinha uma nova em casa.
    verdade é que nos últimos meses os problemas da empresa aumentaram vertiginosamente e deixaram de cumprir…

  34. Avatar de Manuel Garcia
    Manuel Garcia

    Actualmente, comprar na Pixmania equivale a atirar o dinheiro à rua.
    No meu caso recebi um disco rígido avariado, deram-me instruções para o devolver para reparação ou substituição e……………………..até hoje!!!
    Foi-se o dinheiro do aparelho e da remessa para França, respostas…nenhumas!
    Fiiquei a ver navios!!!

  35. Avatar de Artur Costa
    Artur Costa

    Isto aplica-se à Pixmania-Pro? Fiz uma compra no site da Pixmania-Pro em Dezembro e até hoje nem reembolso nem produto. Do que sei, esta foi comprada por outra empresa…será esta uma situação diferente da Pixmania?

    1. Avatar de João Silva Rebelo
      João Silva Rebelo

      A Vente du Diable foi autorizada a comprar a Pixmania S.A.S., dona quer do site Pixmania.com, quer do “sub-site” Pixmania Pro. Aliás, é possível verificar que este último site tem um aviso em relação à situação da Pixmania, em respeito pelas regras francesas de insolvência e recuperação de empresas em situação difícil é precisamente o da Pixmania Pro (http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/home.html). Desde Fevereiro que é feita a promessa de reestruturação da empresa, e já vamos quase em Maio, as soluções precisam de tempo para ser implementadas.

      Tente através dos contactos que estão referidos neste artigo chegar à fala com os serviços de apoio ao cliente, ao que parece nos últimos tempos têm funcionado (no portal da queixa vai-se tendo resposta do apoio às reclamações, mas não revestem de validade legal).

      Se não derem resposta à sua questão ou pura e simplesmente for ignorado, a opção apresentada por várias pessoas nos comentários é a disputa do pagamento junto do provedor do cartão de crédito, declarando a transação como uma burla. Não lhe consigo dizer qual o prazo limite para este pedido, mas o serviço que utilizou para o pagamento pode informá-lo num caso como este (PayPal, etc.) e ajudá-lo. Por experiência pessoal, digo-lhe que do lado da empresa é bem difícil defender que não têm “culpas no cartório”.

      Se mesmo depois de tudo isto, não conseguir resolver o seu problema, contacte um advogado para que possa saber quais os seus direitos e como agir para conseguir a recuperação do dinheiro que pagou por um produto que nunca chegou.

      João Silva Rebelo
      https://pt.linkedin.com/in/joaosilvarebelo
      https://plus.google.com/+JoãoSilvaRebelo
      https://twitter.com/jt_rebelo

      1. Avatar de Artur Costa
        Artur Costa

        Muito obrigado pela resposta João.

        Vou seguir as suas sugestões para tentar resolver este problema…até agora tentei os contactos da Pixmania-Pro (que devem ter deixado de funcionar), utilizei o portal da queixa e o portal da Pro-Teste…e até agora, nada!

        Mais uma vez, obrigado!

        AC

  36. Avatar de Artur Costa
    Artur Costa

    Muito obrigado pela resposta João.

    Vou seguir as suas sugestões para tentar resolver este problema…até agora tentei os contactos da Pixmania-Pro (que devem ter deixado de funcionar), utilizei o portal da queixa e o portal da Pro-Teste…e até agora, nada!

    Mais uma vez, obrigado!

    AC

  37. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Conselho: fazer queixa por burla na instituição onde se tem conta-cartão.

    A minha encomenda foi feita com cartão de crédito. Quando vi que a Pixmania se esquivava sistematicamente a atender à minha reclamação por não enviar a encomenda nem devolver o dinheiro, fiz queixa no banco por burla.
    Passadas umas duas semanas tinha-me sido devolvido o dinheiro na conta-cartão.

  38. Avatar de Alexandre Silva
    Alexandre Silva

    Bom, fiz recentemente uma compra, onde o parceiro é a HKNumeric. Espero não “ficar a arder” 😐

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Um pareceiro de hong kong. Com sorte (ou azar) para-te a encomenda na alfândega…
      Reza para que isso nao aconteça.

      Relativamente à pixmania, neste caso, apenas serve como promotor, não te enviando o produto directamente visto que é o parceiro a vender e a enviar (pensa na pixmania como um ebay ou amazon).

      Cumps.

      1. Avatar de Alexandre Silva
        Alexandre Silva

        Pois….. o parceiro tem sede em HongKong mas a encomenda SUPOSTAMENTE é enviada de UK. Mas sinceramente, que venha de onde quiserem, depois de ler o que li não quero é ficar sem equipamento e sem €€€.

    2. Avatar de João Silva Rebelo
      João Silva Rebelo

      Alexandre, é possível que não haja problema nenhum. Contudo, não tenho conseguido obter informações novas desde a proposta de compra da Pixmania pela Vente du Diable (em Fevereiro), e que só é anunciada na Pixmania PRO.

      Note que das Condições Gerais de Utilização (que aceitou ao utilizar o site) consta que você paga, não ao Vendedor (parceiro), mas à Pixmania (aliás, tirando casos muito especiais, é o mais normal, os pagamentos são feitos também, por exemplo via Paypal, à Amazon ou ao Ebay e são essas empresas que pagam ao Vendedor, normalmente já sem a comissão). A Pixmania tem é o seu acordo para, depois de você lhes pagar, procederem por si ao pagamento ao Vendedor (parceiro).

      Esteja atento, se houver demora e não souber de nenhum azar com a Alfândega (pode haver se tiver vindo de um país extra-UE sem passar por Espanha, por exemplo, e estes azares sabem-se), entre em contacto directamente com a HKNumeric e confirme se receberam o pagamento da Pixmania.

      Se não tiver havido pagamento por parte da Pixmania e de lá não lhe responderem aos seus contactos com uma data concreta para devolução do dinheiro e tendo já todos os dados (o nome do titular da conta, o IBAN, etc), a opção apresentada, aliás por várias pessoas aqui nos comentários, é a disputa do pagamento junto do provedor do cartão de crédito, declarando a transacção como uma burla. Confesso que não consegui “descobrir” o prazo que tem para fazer um pedido destes mas pelo que percebi o serviço que utilizou para o pagamento (Paypal e quejandos) pode dar-lhe informações quanto a este ponto. Os “ossos do ofício” dizem-me que é difícil para a empresa defender-se de uma disputa dessas (sobretudo com a Paypal pelo meio).

      Se já tiver sido ultrapassado o prazo para disputar a transacção, restar-lhe-á, como eu já dizia no artigo, “procurar aconselhamento jurídico junto de um Advogado, para que o vosso caso concreto seja devidamente analisado e avaliado, e sejam tomadas todas as medidas legalmente disponíveis para resolver o problema”.

      João Silva Rebelo
      https://pt.linkedin.com/in/joaosilvarebelo
      https://plus.google.com/+JoãoSilvaRebelo
      https://twitter.com/jt_rebelo

  39. Avatar de Alexandre Raposo
    Alexandre Raposo

    há uma solução: devolução do dinheiro.
    para isso, contactem o vosso banco e peçam para preencher uma queixa à Visa ou Mastercard por operação fraudulenta. Essas empresas contactam a Pixmania por vcs e, no meu caso, a Pixmania transfere o dinheiro para a conta-cartão.

  40. Avatar de Cesar H Martinho
    Cesar H Martinho

    Olá boa tarde. Só não entendi no artigo, se adquirirmos uma compra a um parceiro da Pixmania e esta extraviar, quem é obrigado a devolver o dinheiro, a Pixmania ou o parceiro desta? É que apos contactos com a pixmania, esta informa que ira entrar em contacto com o parceiro para a devolução monetaria.

    1. Avatar de Luis Neto
      Luis Neto

      No meu caso procedi judicialmente contra a Pixmania pois foi ela (a Pixmania) quem recebeu o dinheiro…

    2. Avatar de Luis Neto
      Luis Neto

      No meu caso procedi judicialmente contra a Pixmania pois foi a Pixmania quem recebeu o dinheiro…

  41. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Boa noite,

    Preciso de ajuda. Efetuei uma compra na Pixmania a 14/12/16, de uma maquina fotográfica Canon 80D, com objetiva, equipamentos comprados individualmente. A transportadora UPS, entregou-me a objetiva a 22/12/16, até ai tudo muito bem e dentro dos prazos, fiquei logo a pensar que no dia seguinte teria a maquina em casa, mas não… Entretanto fui ao facebook da Pixmania e enviei uma mgs a solicitar ajuda e um contato para poder ter feedback, passado 4 dias responderam disponibilizando um contato , tentei entrar em contato para o numero disponibilizado mas sem sucesso, nem chama sequer, passado 1 minuto e 5 segundos, ouve-se uma mgs automática dizendo que as linhas estão todas ocupadas, para tentar mais tarde.
    Entretanto entre em contato com a transportadora UPS, mencionado o numero da etiqueta criada para a maquina fotográfica e fui informado que a etiqueta foi criada de Hong-kong para o Reino Unido, mas que ainda nada saiu de Hong-Kong… Não o que fazer, se esperar, fazer o que já li por aqui em apresentar queixa na PSP e na VISA.

    Alguém me pode dar alguma ajuda neste sentido?

    Com os melhores cumprimentos.
    Ricardo Vieira

    1. Avatar de Cesar
      Cesar

      Já tentou este número ? Pixmania 808203311
      Poderá enviar também pelo messenger do facebook para a página da pixmania Portugal com o seu número de encomenda. Tire printscreen. A mim devolveram 700€.

      1. Avatar de Ricardo Vieira
        Ricardo Vieira

        Boa noite César,

        Esse foi o número que a pixmania me disponibilizou através de mgs do facebook, mas só no dia de hoje tentei ligar mais de 20 vezes e nenhuma das vezes correu bem, nem sequer chama… Mas como consegui falar com eles e como foi essa questão do reembolso? Já tentei enviar mgs pelo site deles mas não é possível… Pois os campos solicitadas não são possíveis preencher… Não sei se este tempo todo é normal ou não, é confuso

        1. Avatar de Cesar
          Cesar

          Pois Ricardo. Na altura foi o número para onde liguei. No entanto enviei mails para o apoio a cliente da pixmania , da empresa que me vendeu o artigo a Dalion Store e através do messenger contactei a Pixmania Portugal . Não consigo ajudá-lo mais. Insista no messenger com a pixmania Portugal . Vá a página deles e comente uma foto a dizer que enviou mensagem privada para falar com eles. Para lhe devolverem o dinheiro terá que enviar o número de encomenda , o nome , o IBAN e o código do banco para pagamentos internacionais ( BIC SWIFT) procure na net do seu banco.

          1. Avatar de Ricardo Vieira
            Ricardo Vieira

            Obrigado Cesar pelas dicas. É o que tenho feito, tentado contatar o numero que me foi disponibilizado, enviado mgs através do messenger, mas até ao momento sem qualquer sucesso, é muito triste estas situações acontecerem.
            Mais uma vez obrigado

          2. Avatar de Cesar
            Cesar

            Também contactei a Deco. E reclamei para a Defesa do Consumidor Europeu, no entanto são muito burocráticos e desisti. Já era cliente Pixmania há alguns anos e adquiri diversos equipamentos, agora acabou Pixmania nunca mais. Espero que resolva a sua situação com a maior brevidade possível !

  42. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Boa noite César,

    Já tinha ouvido falar da Pixmania, entretando ao consultar o site e encontrei algo que queria com um preço bastante aliciante e comprei, fiz logo duas compras, a primeira chegou dentro dos prazos a casa e tudo muito bem, pensei logo que mais uma dia ou dois teria a segunda, mas não… Entretando foi enviado um mail para buyfive europa pTpT supostamente a vendedora, que me informou esta tarde que foi enviado a dia 30 pela transportadora seur, amanhã vou saber mais…

    Mais uma vez obrigado pela ajuda.
    Abraço