É agora! UE vai regulamentar transações de criptomoedas

95 Comentários

Quando se fala em criptomoedas, ou moedas digitais, uma das questões que se coloca é a falta de regulamentação.  Nesse sentido, na passada quinta-feira, a União Europeia (EU) acertou os pormenores para firmar um acordo provisório que regulamente a transação de moedas digitais.

Tal acontece numa altura em que os preços das criptomoedas caíram e se pede um escrutínio mais rigoroso sobre este tipo de valor.

É agora! UE vai regulamentar transações de criptomoedas


Criptomoedas: regulamentação de Mercados em Ativos Cripto (MiCA).

Os negociadores concluíram o acordo sobre um pacote de regras abrangente que vai regular a transação de criptomoedas a aplicar aos 27 Estados-membros, conhecidos como Mercados em Ativos Cripto (MiCA).

As regras da UE sobre criptomoedas “assegurarão um mercado harmonizado, proporcionarão segurança jurídica aos emissores criptográficos, garantirão condições equitativas para os prestadores de serviços e assegurarão padrões elevados de proteção do consumidor”, disse Berger, legislador líder da UE na negociação das regras.

Tal como a política de privacidade de dados da UE, que se tornou a norma global, e a sua recente lei de referência que visa conteúdos prejudiciais em plataformas digitais, espera-se que os regulamentos sobre cripto moedas influenciem o resto do mundo.

As regras da UE são “realmente a primeira peça abrangente de regulamentação de moedas digitais do mundo”, disse Patrick Hansen, consultor de risco de criptomoedas da Presight Capital, um fundo de capital de risco.

É agora! UE vai regulamentar transações de criptomoedas

As regras ajudarão os investidores em criptomoedas sem experiência a evitar serem vítimas de fraudes e de esquemas que os reguladores advertem estarem generalizadas no setor.

Os fornecedores de serviços relacionados com bitcoin ficam sujeitos aos regulamentos, mas não as bitcoin em si, a moeda digital mais popular do mundo, que perdeu mais de 70 % do seu valor desde que atingiu o pico, em novembro último.

Negociadores de NFT isentos…

Os negociadores isentaram os NFT, registos não fungíveis, que aumentaram ao longo do ano passado.

Para a UE, ao contrário das criptomoedas, os bens digitais, que podem representar obras de arte, recordações desportivas ou qualquer outra coisa que possa ser digitalizada, são únicos e vendidos a um preço fixo. No entanto, ficou espaço para reclassificá-los mais tarde como um criptoativo sob o MiCA ou como um instrumento financeiro.

As regras da UE, que ainda requerem aprovação final, deverão entrar em vigor até 2024 e incluem medidas para prevenir a manipulação do mercado, o branqueamento de capitais, o financiamento do terrorismo e outras atividades criminosas.

Comentários

95

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    são muito espertos…

    1. Avatar de darth
      darth

      tudo é taxado, porque é que isso nao deveria ser?

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Não é um problema de querer ou não querer ser taxado.
        É mais um problema de com os conhecimentos da tecnologia envolvida, como vão eles taxar uma coisa que não percebem.
        Os verdadeiros amantes da tecnologia, até ponderam quase que exigir a sua regulação o que faz com que se reconheça o valor dela.
        De outra forma seria sempre reconhecida como fraudulenta e propensa para o crime, o que sempre foi uma verdadeira falácia.

        1. Avatar de SF
          SF

          bla bla bla tecnologia…. a malta quer é especular e ganhar uns trocos deixa-te disso. As cripto são o casino dos millenials. O poderoso lobby da bitcoin é impulsionado por anarco-liberais que querem única e exclusivamente movimentar dinheiro sem que ninguém os chateie.
          O ponzi acaba quando perceberem que a blockchain é uma falsa inovação. Implementar qualquer coisa na blockchain é muito mais difícil do que com recurso a outras vias.

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Ou falas com conhecimento de causa ou então tiveste aí um caso de alguém que sofreu com isso. Então já tens a estatística feita.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Também não vou nas balelas da tecnologia, mas tudo o resto que disseste bate ao lado.
            Implementar em blockchain é facil e rapido, só um dev faz-te isso tudo e não precisa de ser nenhum guru.
            Mas como older-millenial, invisto para fazer bom dinheiro com crypto assim como tiro partido da sua tecnologia para nada relacionado com crypto ou com dinheiro.

          3. Avatar de SF
            SF

            zé fonseca a quem não posso responder, deixo aqui isto: https://www.stephendiehl.com/blog/non-innovation.html

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Devias procurar informação e não desinformação.
            BTC só serve para especulação certo, a sua blockchain é lixo, mas basta ver outras L1 para perceber as potencialidades de uma blockchain.
            Onde trabalho começámos a desenvolver a nossa propria blockchain em 2016 de em nada relacionado com crypto mas sim com processos internos da empresa. As potencialidades são muitas, crypto é só moda.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        As espadas de “Rune 2hands” no Runescape não são taxadas, o conceito é o mesmo: assets digitais.

      3. Avatar de Moreno
        Moreno

        O problema é se as criptomoedas ficarem dependentes de governos ou organizações pseudoimparciais… Teremos os mesmos problemas q temos com o dinheiro papel… Controlado politicamente por governos conforme as conveniências… Reguladas sim … Mas independentes…

    2. Avatar de Stanley
      Stanley

      Lentos demais para se encaixar no conceito de esperteza. Alguns estados-membros da UE é que são espertos.

  2. Avatar de tomazturbano
    tomazturbano

    O governo querendo a sua parte dos lucros e querendo saber quanto dinheiro você tem

    1. Avatar de naodigo
      naodigo

      E muito bem, ninguem tem que fugir aos impostos.

      1. Avatar de JR
        JR

        Se os impostos fossem para algo de jeito………..
        Agora os nossos impostos nem transparentes o são e vão para 1001 sitios ao qual beneficias 0.
        Queres uma consulta e ser atentido antes de morrer? Privado
        Queres mudar de oculos? Privado.
        Queres dentista? Privado.
        etc, etc e etc.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Depois vais buscar os medicamentos que te prescrevem no privado, e vais a farmácia e pagas uma fração do preço, mas disso não te lembras?
          Tens filhos nas escola não pagas livros, também não te lembras, se tiveres uma infelicidade e perderes o emprego tens quem te ajuda, também não te lembras, como vês há muitas coisas que passam despercebidas mas que estás a beneficiar delas.
          Agora se me disseres que pagamos impostos a mais para a qualidade de alguns serviços, ai estamos de acordo

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            “ Tens filhos nas escola não pagas livros,” faltou-te o alguns.

            Abc

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Vais à farmacia e dizem-te que o medicamento não tem comparticipação.
            Tens filhos na escola, se queres ensino de qualidade estão no privado e pagas livros.
            Tens a infelicidade de perder o emprego o limite que recebes são 1000€, para alguém que teve ir ao hospital privado, comprar os medicamentos sem receita, meter os filhos num colegio privado e pagar-lhe os livros, o que fazes com 1000€ por mês, pagas essas despesas e não dá nem para comer nem para pagar a hipoteca ao banco.
            Os tipicos países que apresentam os nossos niveis de impostos efectivamente têm serviços que funcionam e um estado que os apoia, por cá é o socialismo máximo, serviços mediocres que servem como desculpa aos impostos socialistas cobrados, até o dinheiro do povo acabar.

          3. Avatar de Sergio
            Sergio

            Lol eu devo viver num mundo diferente.. essa dos livros

          4. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Barão Vermelho, vc deve viver noutro Portugal, só pode.
            Não paga os livros? Se os tem e não os pagou, alguém os pagou por si ou foram roubados.
            Perdeu o emprego e é ajudado?
            Recebe o quê e durante quanto tempo?
            Se for das minorias recebe subsídio até morrer, se for tuga indígena tem 2 ou 3 anos de fundo de desemprego e depois é metido na rua.
            Já para não falar que tudo o que é público funciona muito mal ou nem funciona de todo.
            Pergunta …paga impostos para quê?
            Agora pense…

            Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

          5. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Eu é que não sei em que Portugal vocês vivem, talvez o vosso problema é que nunca saíram de Portugal, ou então vão passar fins de semana às capitais europeias e fazem os roteiros turísticos.
            Sejam sinceros quem visitar Portugal e ficar nos roteiros turístico que ideia leva de Portugal?
            Eu sou doente crónico e pouco tenho a reclamar do nosso serviço nacional de saúde, são poucos os medicamentos que não têm comparticipação, eu já tomei medicamento que cada embalagem custava 200€ e sabes porque sei que o valor era este, porque o farmacêutico privado estava a roubar tanto o estado como o doente, depois de 6 meses a pagar 400€ por mês só para um medicamento, pedi ao meu médico se me podia arranjar alternativa porque assim ou tomava a medicação ao alimentava-me, e fui informado pelo médico que eu estava a ser roubado, graças às comparticipações pagava 18€ por embalagem, isto estou a falar apenas de um medicamento, já tomei 22 comprimidos por dia.

      2. Avatar de cross
        cross

        mantenho tudo em btc. faço compras de serviços já em btc.
        não há cá impostos desde que nunca passe para euros.

        1. Avatar de SF
          SF

          espero que não utilizes hospitais, escolas, estradas…públicos…devias ter vergonha nas trombas, tu e a cambada d e libertários que acham que são os maiores

          1. Avatar de joao
            joao

            Fuma menos…

        2. Avatar de IUR
          IUR

          Não consegues comprar absolutamente nada com btc ou criptos. Trocas serviços por serviço. O conceito de compra requer DINHEIRO. btc !== dinheiro

      3. Avatar de Eu
        Eu

        Vais ter de engolir palavra sobre palavra desse teu comentário quando fores obrigado a seguir as regras da aberração de uma CBDC.
        Depois vem cá falar novamente.

      4. Avatar de joao
        joao

        nunca fugi, e so nao pago impostos sobre lucros porque em portugal ainda nao e obrigatorio…
        mas nenhum governo consegue impedir transacoes de crypto… eu mando para quem eu quiser, e recebo de quem me quiser enviar, e nenhum governo vai alguma vez conseguir impedir isso…
        A noticia devia dizer regular lucros! E ate regularem, ficam todos para mim nham nham nham 🙂

    2. Avatar de SF
      SF

      Não, os governos querem saber para te poder taxar quando ganhares dinheiro, à semelhança de todos os outras formas d einvestimento. Se não queres pagar impostos sai da europa e vai viver para o pólo norte.. Aqui o estado é social e vive-se em democracia que, com os seus defeitos e virtudes, é o melhor que se conseguiu arranjar até hoje. Por alguma razão vêm todos cá parar à europpa.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        SF, sim vêm cá todos parar à Europa por causa da democracia.
        Aliás, maior parte deles é tão adepto da democracia que quando cá estão não a praticam porque mantêm os costumes de onde vieram.
        Valha-me Deus…..
        Não será antes porque a Europa lhes dá dinheiro sem fazerem um corno?
        Assim tb eu vinha, no lugar deles…depois era uma carrada de filhos e só em subsídios vou buscar o dobro do dinheiro, sem fazer nada, de vc que se levanta todos os dias às 5 da manhã para ir trabalhar, faça chuva ou Sol.
        Capisce?
        Abra mas é o olhos que já é de dia….

        Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

  3. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    cheira a taxas e taxinhas

  4. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Finalmente!!!

    1. Avatar de joao
      joao

      Sabes como o cripto funciona?
      Desde quando e que se conseguem impedir ou regular transacoes??? Isto so visto…
      Aziados de nao comprarem quando estava barato…. Bem avisamos!

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Estás a fazer suposições sem fundamentação…

  5. Avatar de naodigo
    naodigo

    Mas o pessoal pensava que ia andar a margem da Lei por quanto tempo!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Ninguém anda à margem da lei porque simplesmente não há lei para as criptomoedas.

  6. Avatar de Cryptotards
    Cryptotards

    Já não vão poder fazer lavagem de dinheiro coitadinhos

    1. Avatar de JR
      JR

      Regulamentar algo que não tem qualquer controlo = aplicar taxas de venda sobre os assets que se tem.
      É igual em qualquer mercado
      E neste momento consegues facilmente pagar com crypto pelos cartoes VISA que já existem e assim estas taxas valem 0 porque a conversão é direta.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não estás a pagar com crypto, é feita uma conversão ao momento de crypto para fiat, o pagamento é feito em fiat.

    2. Avatar de Awake
      Awake

      Sim, a lavagem de dinheiro foi de facto criada com as cryptomoedas LOL

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        tens rasão, não foi, mas que ajuda lá isso ajuda

  7. Avatar de ASilva
    ASilva

    “Ruja Ignatova está em fuga desde 2017 e é agora um alvo prioritário para o FBI, acusada de ter engendrado um esquema Ponzi”

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Isso nunca foi por causa da criptomoeda, mas sim pela forma como ela a usou.
      Da mesma forma que eu compro uma faca ou um automóvel e posso matar pessoas.

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Assim sim.Deste modo concordo com a regulamentação deste tipo de moedas virtuais.

    1. Avatar de joao
      joao

      Ninguem consegue impedir transacoes. nenhum governo…..
      Eu mando bitcoin para quem eu quiser, e nenhum governo vai conseguir impedir isso…

      A noticia provavelmente quer dizer regular LUCROS!!!!!

  9. Avatar de Ricardo Marques
    Ricardo Marques

    Porquê as cripto em particular? Deveria ser aplicável também aos tazos que vinham nas batatas fritas, aos cromos, etc.. . Há por aí colecçoes bem valiosas.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      E então não pagas, pelo menos pagas 23% no iva, se isso para ti não é um imposto andas um pouco distraído

      1. Avatar de Teresa Viegas
        Teresa Viegas

        Claramente não sabes o que o IVA é ou como é aplicado.
        Era giro ser aplicado IVA aos cromos e às colecções….

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Alguém pagou o Iva quando comprou os cromos novos, a não ser que os tenha roubado

  10. Avatar de º-º
    º-º

    Num dia dizem que criptomoedas não tem valor nenhum, no outro dia criam taxinhas pra roubar os investidores.
    Uma comedia estes Governantes, isto só vai acelerar ainda mais a transferência de cripto para cripto.

    1. Avatar de joao
      joao

      a noticia diz: regular transacoes…. TRANSACOES!!!!!
      hahahaha 🙂

  11. Avatar de Alexandre Clemente
    Alexandre Clemente

    Não se pode ter nada sem o governo quer meter a mão……
    You will own nothing and be happy I guess…..

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu acho que deve existir as duas vertentes, na minha opinião já pago impostos a mais, já dou o meu contributo a sociedade.
    Notícias de gente que não paga impostos é o que não falta pra aí.

    Portugal já passou por três bancas rotas e foi porcausa da fuga ao fisco ?? Epa, abram os olhos o dinheiro não é bem gerido nem nunca vai ser. Este modelo de gestão está esgotado.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Só por curiosidade qual é atua alternativa ao modelo de gestão atualmente?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        O unico modelo sustentavel para o nosso país é o modelo liberal, o socialismo já nasceu morto e tentarem continuar a impingir o socialismo na garganta dos tugas é a nossa morte.

        1. Avatar de SF
          SF

          Se achas que um modelo social com economia de mercado é um mau modelo vai pós states. Eles são um pais extremamente equalitário lol.
          Isto não significa que o modelo social não seja repensado em certos aspetos d eforma a have rmaior exigência na atribuição de certos apoios, nisso concordo.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Vivi lá 10 anos, e tenho o que tenho porque o que lá trabalhei me dava para viver bastante bem e ainda poupar muito dinheiro que bem investido deu para hoje estar num emprego em PT que pouco passa dos 100k onde lá era mais do dobro e aqui pago 55% de impostos sobre o meu ordenado e lá não chegava aos 25%.
            Está longe de ser perfeito, mas do ponto de vista economico é um país que recompensa quem trabalha.

          2. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            SF, vc é pouco atento da realidade, tem vivido nalguma gruta e saíu hoje?
            Vc tem noção da quantidade de gente que quer ir para os EUA viver e trabalhar?
            Mas tem noção do número?
            Se aquilo é tão mau porque raio querem ir para lá?
            Pode ser mau para quem não queira fazer nenhum ou andar em crimes.
            Parece que as leis por lá são severas….
            Se for para trabalhar e viver a sua vida pode bem ter a certeza que está bem melhor lá que aqui.
            Só para começar, além de ganhar mais, os descontos são bem menos…

            Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

          3. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Alias nos EUA nem há pobres são todos ricos e bem sucedidos é um milagre, podem ver no Youtube, alguns documentários feitos por um Youtuber, cada vez mais os trabalhadores americanos em alguns estados como por exemplo da californiana, mesmo trabalhando a tempo inteiro não conseguem pagar a renda de casa devido ao elevado preço, ao pagam a renda ou comem, as duas coisas é que não, como tal vivem dentro dos próprios carros, há parques a serem criados exatamente para este tipo de pessoas, e são trabalhadores nascidos e criados nos EUA, antigamente era “normal” acontecer com trabalhadores estrangeiros agora afeta todos, mas claro lá é que é bom.

    2. Avatar de SF
      SF

      rapaz, a democracia não é perfeita. É bom que penses nela desta maneira senão radicalizas-te. No entanto, é ela, através do estado, que nos dá esta coisa aque chamamos direitos básicos. Basta olharmos para o resto do mundo para perceberes que na europa somos privigiliados e prova disso é a quantidade pessoas que, em situação de crise, quer vir para cá.
      Ao contrário do que certa propaganda propaga, não estamos piores do que há 20, 50 ou 100 anos, pelo contrário. Os problemas que vês no teu país democrático são o reflexo de um sistema mais transparente e por essa razão mais visíveis e escrutinados, o que não acontecia até há pouco tempo.

  13. Avatar de Realista
    Realista

    Kukoin e XMR/ZEC a caminho…

  14. Avatar de Vegeta
    Vegeta

    E apanhar os ilegais criminosos todos, excelente trabalho! Agora ninguem escapa e ha de alguem que eu apanhe

    1. Avatar de Daniel Saraiva
      Daniel Saraiva

      Vegeta manda aí o teu endereço para mandar aquele BTC gostoso!

  15. Avatar de Fusion
    Fusion

    Não percebi bem isto alguém pode explicar melhor?
    Vamos a exemplos concretos, eu tenho por exemplo 10€ investidos em bitcoins na Coinbase.
    Com esta regulamentação o que vai mudar? Vou ter que declarar ao fisco que tenho 10 paus em bitcoins?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O pplware gosta de falar do MiCA mas não tem coragem de transpor algumas das suas directivas.
      Isto para já é só uma guideline ao nível europeu que depois cada país da UE terá que transpor para a sua realidade.
      Fazendo aqui uma previsão para a maioria dos casos onde talvez se inclua PT, acredito que as Exchanges onde se enquadraria a Coinbase, seria obrigada a ter uma licença de operação em PT sob a qual seriam obrigados a fazer KYC com numero de contribuindo que de forma semelhante a uma conta bancária teria um registo central com informação de quanto tens, quanto compraste e por quanto vendeste para que depois fosses obrigado a declarar os ganhos e perdas em sede de IRS.
      No entanto o MiCA vai mais longe e a pretensão deles seria terem controlo sobre todas as transacções e todas as carteiras existentes para cidadãos europeus, ora para quem percebe alguma coisa disto de blockchains e smart contracts sabe que isso não é possível, primeiro porque é impossível exigirem KYC para deter uma carteira, depois porque é impossível saber se uma carteira é do cidadão A, B ou C ou mesmo se é do cidadão daquele país, depois existem inumeras formas de ramp on e ramp off sem KYC, tipicamente albergadas por serviços em países sem legislação ou mesmo por DAOs, e mesmo que tudo isso falhasse seriam impossível rastrear transacções através de privacy coins ou através de privacy networks.
      A brincadeira da legislação vai entar ser bonita para o average joe que não sabe nada de crypto e investe tudo através de exchanges, aqueles que fazem tudo em DEXs e que essas DEXs são ou planeiam vir a ser DAOs, estão sempre safos, e caso tudo isso falhasse ainda teríamos o p2p.

      1. Avatar de Sergio
    2. Avatar de secalharya
      secalharya

      Só quando venderes e tiveres lucro.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Isso depende a cada país que vai legislar.
        US por exemplo, compraste a 10, valorizou 20, mesmo que não vendas a valorização é um taxable event.
        Staking, airdrops, farming, mining, tudo igual, tudo taxable events e sem vendas ou conversões para fiat.

        1. Avatar de Elsa Santos
          Elsa Santos

          Errado. A valorização não constitui taxable event. Apenas a venda.
          É por isso mesmo que quem detêm acções nos EUA raramente as vende, e prefere usar empréstimos sobre elas do que vender e ter de pagar impostos.

          A diferença é cada movimento é taxado nos EUA, ou seja, mesmo que não se venda por FIAT tem de se declarar, mas a simples valorização não tem nada para taxar.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Tem se fizeste trade ou swap.
            https://www.fool.com/investing/stock-market/market-sectors/financials/cryptocurrency-stocks/crypto-taxes/
            Lê e chora.

            Para ti crypto é comprar BTC e deixar ficar no lugar? Que visão reduzida de um mundo gigante.

    3. Avatar de dr_jivagos
      dr_jivagos

      fazendo um paralelo aos mercados mobiliários, ao mercado imobiliário, será pelas mais valias.
      Ou seja a diferença entre compra e venda, é taxada.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        O paralelo deve ser feito é com mercado de stocks.
        Portugal é um péssimo exemplo nesse ponto, mas o mais normal é seres taxado pela valorização dos teus assets, independentemente se vendes ou não.
        Por cá devemos ter sorte que nem stocks têm competência para taxar em condições.

        1. Avatar de dr_jivagos
          dr_jivagos

          caso nao saibas o mercado de stocks é o mercado de valores mobiliários…. existem nomes portugueses para as coisas.
          e caso não saibas também, esse mercado, a nível pessoal é declarado como mais valias e não pela detenção e respetiva valorização ou desvalorização. Só pagas no momento da venda, se tiveres lucro, e da mesma forma se tiveres prejuizo, as perdas são tidas em conta.
          Se fizeres disso um negócio de forma continuada deverás abrir atividade e ser tributado de outra forma.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Lá está o porquê da minha afirmação, “Por cá devemos ter sorte que nem stocks têm competência para taxar em condições”, achar que ter acções é a mesma coisa que ter imoveis só mesmo num mercado de preguiçosos como os tugas, se eles soubessem adequar a taxação de stocks havia mais gente a investir nelas, logo mais valorização em bolsa de empresas portuguesas e existiria uma taxação mais equitativa.
            Basta olharem para os alemães, acertaram nas stocks e acertaram (à segunda) nas cryptos.

    4. Avatar de CF
      CF

      Todas as transações de um endereço bitcoin particular para uma exchange ou de uma exchange para outra exchange terão que ser alvo de identificação da fonte e destinatário, o chamado KYC (Know Your Costumer) e também AML (Anti-Money Laundry).

      Quanto a impostos quando tivermos lucros passaremos a pagar, quando tivermos prejuízos mesmo que o bitcoin vá a zero não recebemos nada, típico SCAM governamental.

      Impostos já nós pagamos ao gastar o dinheiro que ganhamos, 23% IVA, IMT, IMI, IA, inflação…

  16. Avatar de J.
    J.

    era óbvio que isto ia acontecer 🙂

  17. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Pagai impostos meus ricos meninos. O Pedro Nuno Santos agradece pois quer herdar uma país ainda mais socialista que o do Costa!

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Por este andar vai é herdar um país na bancarrota.
      O que é bem feita e merecido.
      Temos o que procuramos e merecemos…
      Sai mais um aeroporto.
      Eu quero um aeroporto perto de casa, peça vc também o seu…

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  18. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Passam semanas a dizer que as criptomoedas iam acabar e hoje é isto. Como é que vão regulamentar as transacções das criptos dentro de uma blockchain?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Vou-te contar um segrego, todas as transacções são publicas.

      1. Avatar de joao
        joao

        Nao consegues regular as transacoes…..
        Eu mando para quem eu quiser, e ninguem me impede…

        Se a noticia e: temos de pagar impostos no lucros, entao sim senhor, ja era sem tempo! Mas pensar que conseguem impedir transacoes, epah……..

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Se fizeres scroll para cima uma pagina tens la tudo explicado.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Não conhecendo de todo o mundo das moedas virtuais, mas olhando para outro tipo de atividades quando transferires para a tua conta o teu banco comunica, provavelmente vão obrigar as “empresas” que negoceiam as moedas virtuais, desculpem a ignorância não sei como funciona nem sei se posso chamar de empresas, essas empresas vão ter de se registar e declarar as transações, como todas as outra, olham como aconteceu como Revolut

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Tudo publico, qualquer zé pode ver tudo a qualquer hora em qualquer lugar.

  19. Avatar de José Alberto
    José Alberto

    É uma bolha é uma bolha, mas estao muito preocupados com a bolha

    1. Avatar de SF
      SF

      Malta primária abunda por aqui. Estudar o comportamento/dinâmica das manadas é extremamente interessante. Consegues ter quase uma “visão de Deus”, consegues ver de cima. Aconselho a todos.
      É um conselho de investimento lol

      1. Avatar de iDroid
  20. Avatar de Pedro
    Pedro

    Vejo aqui muito povo aziado por nao ter investido nas crypto

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      quem não tiver investido não estará aziado, após este flush as condições de investimento serão melhores, com excelentes preços, maior facilidade de investimento, maior divulgação e com 99% dos scams fora da fotografia.

      1. Avatar de Pedro Mendonça
        Pedro Mendonça

        acredito que sim mas parece sr. Fonseca que estão com inveja.

    2. Avatar de joao
      joao

      E depois estas noticias:
      “governo vai regular TRANSACOES”….

      Mas estes gajos sabem o que estao a dizer???? Desde quando e que um governo -qualquer governo- consegue impedir-me de mandar ou receber bitcoins de alguem? Mas isto esta tudo parvo???

      FUD no seu melhor….

    3. Avatar de iDroid
      iDroid

      Fazes muitas interpretações, isso sim.

  21. Avatar de SF
    SF

    falam na tecnologia e não sei quê mas nas entrelinhas é que se percebe a verdadeira motivação da malta…fugir ao fisco. Tudo em volta das cripto soa a especulação e fanatismo. Deixo aqui uma pérola para quem gosta de questionar a sua religiosidade: https://www.bvp.com/atlas/why-i-m-cryptophobic

  22. Avatar de joao
    joao

    Estou confuso…
    Se eu quero mandar BTC para alguem, mando….
    O governo nao tem como me impedir…. Mas e’ que nao tem mesmo…. e quem acha que eles conseguem, ainda nao perceberam como isto funciona…
    Nao estou mesmo a perceber….

    Se a noticia e’:
    Pagar impostos nos lucros, entao a boa… Nao tenho nada contra!
    Ate me convem

  23. Avatar de Antônio Mendes
    Antônio Mendes

    Lá se vai o meu negócio… Vou ter de voltar a trabalhar? Bolas!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se por pagares impostos tivesses de largar as crypto era porque não estavas a fazer muito bom trabalho.