Drones em prisões podem ser abatidos com balas de borracha

17 Comentários

Os drones são hoje um gadgets tecnológico muito populares. Estes podem ser usados nas mais diversas actividades. Para o bem e para o mal, estes aparelhos estão a ser usados para funcionalidades que ultrapassam a barreira do razoável.

Sabia que em Portugal se for avistado um drone a sobrevoar uma prisão este pode ser abatido? Na verdade pode mas apenas com bala de borracha.


De acordo com o JN, existe uma circular afixada nos estabelecimentos prisionais, para uniformizar procedimentos a adotar quando forem avistados drones a sobrevoar as cadeias.

De acordo com as informações, caso um guarda prisional aviste um drone pode disparar contra ele… mas apenas com recurso a balas de borracha.

Este documento foi aprovado pelo director-geral dos Serviços Prisionais, Celso Manata, depois de terem sido detectadas e reportadas várias situações que envolviam drones usados para colocar armas e drogas nas prisões.

Para o director-geral, estes equipamentos podem ser usados para introduzir nas cadeias objectos “passíveis de ser utilizados como armas”, ou para recolher imagens e prestar “auxílio na evasão de reclusos”, tanto mais que permitem a “transmissão de dados em tempo real”.

A circular refere ainda que caso seja detectado um drone, o espaço aéreo do estabelecimento prisional deverá ser “permanentemente” vigiado e os reclusos devem ser transferidos para locais fechados. Além disso, a zona circundante à prisão deve também ser vigiada e explorada com o objectivo de encontrar o operador do drone.

Dentro da prisão um agente deverá usar um “megafone” e ler uma mensagem: “A aeronave está a sobrevoar espaço aéreo restrito e por motivos de segurança deve ser imediatamente retirada deste local. O não cumprimento desta ordem obriga à adoção das medidas necessárias e adequadas a garantir a segurança do estabelecimento prisional”.

Caso o drone continue a sobrevoar o espaço, então os guardas prisionais podem abater o mesmo com munições de borracha.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Berrio
    Berrio

    Hahahahahahahaha só devem estar a gozar.
    Quanto maior a distância maior a probabilidade de errarem o alvo. Pelo que tenho visto para ter uma imagem global, neste caso da prisão, não interessa qual,o operador vai ter que levar o drone para uma zona que eu chamo de conforto ou uma grande altitude sobre a mesma .
    Por outras palavras é melhor chamarem a Força Aérea.

    1. Avatar de Paz e amor
      Paz e amor

      Para bombardear a cadeia toda e desta forma evitar estes pedidos para os reclusos.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        hahahahahahah

  2. Avatar de Marco
    Marco

    ai balas de borracha e mensagens, era logo chumbo do grosso.

  3. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    É normal algumas restrições pois os chicos espertos só tem inteligencia para o mal, basta visualizar o video https://www.youtube.com/watch?v=1Qr8JYi5XEA
    …qualquer dia só podemos sobrevoar no nosso quintal e terrenos “abandonados”.

    1. Avatar de Jet Fighter
      Jet Fighter

      e para que queres voar/pairar sobre as outras casa e terrenos privados!? tens algum fetiche!? ou andas a planear algo!?

      Quanto ás prisoes as balas de borracha não vão adiantar nada.. Enquanto se le a SMS ao “bichinho” ja o operador fez o que tinha a fazer ou ve o que tinha a ver..

  4. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Era preciso que tivessem pessoal para vigiar o exterior… ainda faltam 900 guardas prisionais, com apenas 400 a serem treinados, duvido que consigam vigiar bem os presos quanto mais o espaço aéreo… mas claro, se detectarem tais objectos devem abate-los… claro que a questão é.. e se em vez de um forem dezenas? Como os vão abater a todos? E se forem centenas? Antigamente seria impensável mas com a automatização tudo é possível hoje em dia infelizmente no que diz respeito a isto.
    Desde entregar armas, a levar mensagens codificadas, a carregar explosivos, levar droga, equipamentos de comunicação, tudo é possível com os drones hoje em dia.

  5. Avatar de Carlos V
    Carlos V

    Ops… Enganei-me… Pensei que era um pato a 400 m…

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Balas de borracha? balas de… de borracha? mas quem foi o idiota que a pensou?
    Se é com medo de balas em queda sobre zonas residenciais/pessoas, um tiro de caçadeira com chumbo médio s.f.f. resolve o problema.
    Parem de ser gozados.

    1. Avatar de PL
      PL

      Uma bala de borracha disparada sobre o drone é tão eficiente como uma caçadeira ou uma pedra.

      Porque razão devemos usar um martelo para algo que uma chave de fendas é suficiente?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Desculpe, mas tem o problema de acertar num alvo,algo minúsculo, irrequieto, com um projectil único; cujo “voo” nem sequer tem a precisão de uma bala vulgar. Quem for caçador deverá perceber/entender melhor o que digo. Para caçar drones a alturas maiores e ou em fuga, nada melhor que a velha caçadeira com chumbo mais grado para um 2º ou 3º tiro. Melhor só barragem electrónica.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Desculpe, mas tem o problema de acertar num alvo,algo minúsculo, irrequieto, com um projectil único; cujo “voo” nem sequer tem a precisão de uma bala vulgar. Quem for caçador deverá perceber/entender melhor o que digo. Para caçar drones a alturas maiores e ou em fuga, nada melhor que a velha caçadeira com chumbo mais grado para um 2º ou 3º tiro. Melhor só barragem electrónica.

  7. Avatar de Tita
    Tita

    Tenho caçadeira nem sequer sei manusear uma.Uma arrajar uma fisca, e depois drone que me chateie,leva uma fisgada.

  8. Avatar de John
    John

    Só com balas de borracha?! E porque não balas de pele de piç4 de carneiro?!?!

  9. Avatar de Shout
    Shout

    então e se fôr de noite?…vamos ter holofotes nas prisões tipo aqueles que na II guerra mundial vasculhavam os ceus à procura de aviões assim que soavam os alarmes 🙂
    O melhor seria arranjarem umas barragens com tiros de FlaK…LOL

  10. Avatar de PUM
    PUM

    Já tentaram acertar-me com tiros de caçadeira do drone…
    Só não sei qual foi o resultado de terem disparado na vertical!!! LOL

  11. Avatar de Tomas Krauff
    Tomas Krauff

    Ótima solução! “Vencendo” a tecnologia com a porrada hahahaha