Drones dificultam combate a incêndios na Califórnia

63 Comentários

Os bombeiros aéreos mobilizados para apagar um grande incêndio em San Bernardino County, na passada sexta-feira, foram forçados a abandonar as suas cargas e pousar as aeronaves sem poder prestar o auxílio devido. Sabe porquê?

Imagine-se que na zona do fogo, vários proprietários de drones decidiram lançar os mesmos para filmar a área afectada pelo fogo. Resultado: os pilotos dos bombeiros viram os seus aparelhos ameaçados e foram obrigado a abandonar o local.

Drones ameaçam bombeiros


Os bombeiros aéreos foram obrigados a aterrar as aeronaves (helicópteros e aviões de combate aos fogos) pelo facto de na zona do tremendo incêndio que destruía várias viaturas na autoestrada Interstate 15, na passada sexta-feira, voarem 5 drones que filmavam a zona e colocavam em perigo as aeronaves dos bombeiros.

Drones ameaçam bombeiros

Estes dispositivos não estavam ao serviço de nada útil, eram um passatempo de 5 indivíduos que se lembraram de sobrevoar a zona circundante do incêndio. Os bombeiros esperaram 20 minutos para que os drones deixassem o local para que os helicópteros e aviões pudessem fazer os voos de descarga da água. Mas os esforços foram em vão. Os drones não abandonaram o local, iam e vinham sem libertar o espaço aéreo.

pplware_cartaz_anti_drone

Os drones são problemáticos para as aeronaves?

Sem dúvida. Estes dispositivos voadores são considerados perigosos para as aeronaves pois podem causar danos nas mesmas e colocar em perigo tanto os pilotos como as pessoas no solo.

Estas declarações foram deixadas por John Miller, responsável do Serviço De Florestas do EU, à NBC Los Angeles:

Podem matar os nossos bombeiros no ar. Eles podem atacar com uma dessas coisas e atirar abaixo as nossas aeronaves, matando os bombeiros no ar. É um assunto sério para nós. Não é só uma séria ameaça à vida para nossos bombeiros no ar, mas quando olhamos para os veículos que foram invadidos pelo fogo, foi definitivamente uma ameaça à segurança da vida para os motoristas na Interstate 15.

Embora tenha sido uma tarde assustadora e os danos materiais elevados, não há registo de feridos entre os condutores das viaturas. Os visados conseguiram escapar dos veículos antes que as chamas os consumissem. O problema que está a preocupar as autoridades é que isto pode ter consequências graves, ao ponto de numa outra situação haver feridos e mortos por falta de auxílio atempado, tudo porque há drones a vaguear em zonas de acção dos meios aéreos.

https://www.youtube.com/watch?v=hKfxkDwsHqU

Estes drones estão já na mira das autoridades, pois esta não é a primeira vez que drones têm dificultado os esforços no combate a incêndios: alguns drones foram também visto noutro incêndio na Califórnia, em Junho. Este incidente apelidado de “North Fire” devorou ​​3.500 hectares de terra, cerca de cinco casas e 20 dos 75 ou mais veículos abandonados no local, isto tudo em pouco mais de 4 horas. As autoridades estão agora atrás das pessoas que estão por trás destes cinco drones. Podem provocar mortes se não forem parados, dizem as autoridades californianas.

Via: NBC Los Angeles

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alex M.
    Alex M.

    A estupidez humana não têm limites.
    Põem-se em causa a vida das pessoas por culpa de um brinquedo.

  2. Avatar de kekes
    kekes

    Já que o porte de armas é legar nos EUA, podiam treinar tiro ao alvo.
    Este tipo de coisas é uma falta de civismo.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Estás a falar disto?! 😀

      https://www.youtube.com/watch?v=StxbkWLLTMI

      – Ataque de e contra drones 😀

      1. Avatar de donkeykid
        donkeykid

        Deus dá nozes a quem não tem dentes… até “meninas” em bikini lá no deserto…

      1. Avatar de donkeykid
        donkeykid

        Este vídeo está a “ensinar” algo… Espero que não sejamos vitimas de uma brincadeira assim…

        1. Avatar de Ivo Silva
          Ivo Silva

          Infelizmente desgraças acontecem a partir de “pequenos vídeos” como este que dão ideias a quem não devia dar…

  3. Avatar de JJ
    JJ

    Realmente foi uma atitude bem estúpida, por parte desses 5 utilizadores de drones!
    Depois queixam-se que saiam leis contra o uso deste tipo de equipamentos…

  4. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Não acho que esses dronezitos de plástico amadores sejam grande desculpa, já que era só para descarregar agua, é passa-los à frente, e se não se desviarem que se partam todos, ou vão com a água ou 1 encostozinho partem as hélices e vão todos ao chão

    1. Avatar de rand
      rand

      O problema Zé é que os drones podiam danificar os helicópteros quando estes os albarroassem

      1. Avatar de rui
        rui

        E era melhor perder a porcaria de uns drones (que quem tem dinheiro para um nunca tem só um) ou vidas humanas a tentar salvar o máximo que pudessem? Pois é, Zé. Os americanos como só tem cabeça oca é nisto que dá.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Humm, ele tava a dizer que os drones podiam danificar os helicopteros, tu é que percebeste o contrário. Enfim… É o que dá os anti-americanismos: Leêm as coisas mal e dizem que os outros têm cabeça oca.
          Típicos comentários do Pplware…

          1. Avatar de asd
            asd

            Como diabo é que os drones podiam danificar os helicópteros? vais-me dizer que as paredes do helicóptero são de papel

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      Uma aeronave ao tentar abalroar um drone pode ser danificada, inclusive provocar a sua queda. Ganha um pouco de juízo.

      1. Avatar de Zé Montanelas
        Zé Montanelas

        Esses drones são uns brinquedos de plástico, n têm massa nenhuma

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          Mais uma vez, ignorância é algo que abunda. Nem tudo no drone é de plástico. Como por exemplo os motores são de metal. Se atingir um dos rotores do helicóptero pode causar danos suficiente que podem ameaçar a queda deste. Ou pensas que as hélices de um helicóptero estão a girar a 10 revoluções por minuto?

        2. Avatar de Ricardo das Couves
          Ricardo das Couves

          E balas de borracha têm massa? Aliás sabes sequer o que significa massa?

    3. Avatar de Darth
      Darth

      Se ate um passaro pode provocar um dano num airbus. Pensar nao é muito contigo

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Só quando ocorrerem mortes é que irao tomar a necessárias medidas

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Estamos a falar dos EUA, não é preciso morrer ninguém.

      Se fosse em Portugal, mesmo que houvesse mortes, ninguém fazia nada.

  6. Avatar de flavio
    flavio

    Tem de passar a existir algum tipo de legislação, em que só permite que sobrevoem até certa altitude e que em situações como estas, sejam “obrigados” a não poder entrar num x raio

  7. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Forma simples de resolver, os ditos proprietários devem ser responsabilizados e ser obrigados a pagar ou mesmo a maior parte dos estragos uma vez que a sua estupidez previne que os profissionais façam o seu trabalho.
    Uma vez que se o incêndio pode ser controlado e extinto mais facilmente com os meios aéreos.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Acho que a lei devia era ser mais preventiva e impedir desde logo drones de sobrevoar certas zonas, como por exemplo zonas que se encontram em situações como a descrita da notícia.
      E ao comprar drones domésticos devia vir um manual a explicar o que é ou não legal. Senão anda aí tudo na ar à mesma por desconhecimento da lei.

  8. Avatar de DealWithIt
    DealWithIt

    Solução: Criar uma lei que em caso de emergência permite deitar abaixo os drones que estiverem a dificultar os socorros.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      O problema de deitar abaixo é que em situações como estas as baterias dos drones podem ainda contribuir mais para a combustão. Mas fora isso, também acho que as equipas de socorro deviam ter mais autoridade sobre o que lhes impeça de fazer o seu trabalho.

      1. Avatar de DealWithIt
        DealWithIt

        Tens razão, mas quando tens escolha entre vidas humanas e alguns estragos com o drone, não pensas duas vezes.

    2. Avatar de a
      a

      Um drone pode ser tao ou mais dificil de abater que um “passaro”…. e tu nao vais andar a disparar “birthshot” com uma cacadeira para o ar….. (vai ver o video aqui do PPLware de sexta feira onde podes ver o numero de tiros que levou um ate ser abatido…..

      1. Avatar de DealWithIt
        DealWithIt

        Com uma pistola é difícil, mas se por exemplo for usada a tecnologia militar dos lasers, os drones não têm hipótese. E isso pode ser muito caro, eu sei, mas quando se fala em vidas humanas, não há preço!

    3. Avatar de Sim Sim!!!
      Sim Sim!!!

      o problema é: Como os deitar a baixo? passar com o aviao por cima deles?
      é que isso pode possivelmente danificar o aviao ou provocar algum acidente maior.

      PESADAS multas nestes casos!

      1. Avatar de raul leal
        raul leal

        Simples, policia tem armas e material para fazer isso de maneira segura. alias como os avioes do bombeiros tiveram de pousar o ceu estaria livre para tal. multam nao salvam vidas humanas perdidas.

      2. Avatar de asd
        asd

        explica-me como é que um avião a passar por cima de um drone pessoal fica danificado.

    4. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Estás a falar de EMP’s?!

      Tudo o que é electrónico ia com os porcos. ( Telemóveis, sistema electrico dos carros, etc…)

      1. Avatar de Luis Costa
        Luis Costa

        E está certo, ia para o porco do dono inresponsavel

      2. Avatar de DealWithIt
        DealWithIt

        Estava mais a pensar em lasers militares.

    5. Avatar de Vlad
      Vlad

      Mandam abaixo como? Tens alguma maneira de pousar um drone de forma controlada de forma a este não tornar um problema grave numa situação ainda pior.

  9. Avatar de toy
    toy

    Solução: equipar os drones com sensores para que não se aproximem dos helicopetros num raio de kilometros ou metros… ninguém precisa de deitar a baixo nada, simplesmente os drones ainda não estão equipados devidamente com os sensores certos, é como nos carros de luxo que têm os sensores todos e mais alguns de segurança! FEITO!

    1. Avatar de ACS
      ACS

      ou então eles andarem com chip de identificação onde se pode intensificar os donos tal como um carro. apanham multa e prontos.

    2. Avatar de asd
      asd

      ya, e a bateria em vez de durar uns miseros 7 minutos passava a durar uns fantasticos 2.
      nao percebo como é que é uma ameaça aérea a um avião ou helicoptro, é o mesmo que estar um carro telecomandado no meio da estrada e o motorista de um camião de 10 toneladas parar e recusar-se a avançar porque o carrinho ainda vem contra ele e esmurra-lhe a pintura toda

  10. Avatar de cc
    cc

    e que tal terem uma caçadeira no carro dos bombeiros e fazer tiro ao alvo ? Especialmente lá nos EUA que dao armas como presentes de aniversario como quem da aqui uma bicicleta. Problema resolvido.

    Já agr, o mesmo se podia pensar cá em portugal em termos uns GNR com uma caçadeira no carro patrulha aquando incendios florestais para prevenir tal ocorrencia pq o fogo n fica à espera para poder continuar a queimar terreno

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Sim e se ao cair o drone atingir e matar uma pessoa é também problema resolvido?

  11. Avatar de Marco
    Marco

    Num panorama geral acho que os drones domésticos trazem mais problemas (ou têm mais potencial para isso) do que os que resolvem. Não considero sensato ter que abdicar da minha privacidade para divertimento de outros, pior ainda quando é a segurança que está em risco também: https://www.youtube.com/watch?v=xqHrTtvFFIs (drone com arma semiautomática).
    É uma questão que precisa de ser regulamentada devidamente. Claro que os hobbyists vão ser prejudicados pelo potencial de uma minoria com más intenções, mas isso é como tudo… Quando estão vidas em jogo, acho que o trade-off “divertimento de 1” vs “segurança dos outros todos” não é uma díficil de entender.

  12. Avatar de Valter
    Valter

    Pelo que tenho visto a zona aonde decorreu o incêndio é um pouco remota e não tem muitas habitações ao seu redor pelo que acho um pouco estranho que tenham surgido 5 drones no ar, assim do nada.

    Podemos ver um vídeo filmado a partir de um helicóptero aonde existem ainda carros a arder e zero drones (pelo menos visíveis a partir dessas mesmas filmagens). Agora pergunto se o helicóptero (100x o tamanho de um drone) não estaria também a incomodar o trabalho dos bombeiros.

    Sinceramente a mim parece-me apenas que se aproveitaram da situação para criticar o uso de drones como já aconteceu no passado.

    Será que o drone aqui também estaria a incomodar: https://www.youtube.com/watch?v=iQ8QqEgynMw

  13. Avatar de raul leal
    raul leal

    para mim isto dos drones e muito bonito mas devia ter limitações varias, primeiro deviam ser divididos em categorias de uso: lazer, trabalho. os de lazer so podiam no máximo subir 10 mt e ter um alcance de controle de 20 mt raio . os de trabalho para captação de imagens para reportagens ou ate mesmo fotografia profissional podia ter mais alcance mas tinham de tar registador o utilizador e donos numa BD e so podiam actuar nas situações onde fosse permitido.

    acho esta moda de drones uma treta. antigamente nao se podia espreitar por cima da varanda do vizinho que ja dava celeuma, agora deixa-se vigiar e pior, muitas das vezes gravar a vida privada? cá por mim era tiro de caçadeira a quem se fizesse de engraçadinho por cima do que e meu! e que depois viesse reclamar que ainda lhe dava o troco com outro cartucho.

    1. Avatar de carlos
    2. Avatar de Valter Anjos
      Valter Anjos

      Acho piada ao seu comentário 🙂 Na minha opinião as pessoas devem ter bom senso para pilotar um drone porque mesmo com leis as mesmas podem ser quebradas e dar origem a problemas perfeitamente evitáveis..o mesmo bom senso que as pessoas com armas deveriam ter 😉

      Qualquer pessoas com uma teleobjectiva poderá também invadir a sua privacidade e ai nem sequer irá reproduzir qualquer tipo de barulho.

      Acho que estamos a entrar em modo paranóia 🙂

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Eu não confio no bom senso dos outros sinceramente. Mas claro que uma lei só por si também não faz nada se não houver esforços para a fazer cumprir.
        Eu percebo o teu ponto da teleobjetiva, mas o problema dos drones é que são mais acessíveis e chegam praticamente a qualquer lado. E além disso pode não ser fácil identificar o dono de um determinado drone.
        E agora também ainda não se pensa muito nisso porque poucos se vêem, mas daqui a uns anos, principalmente na América, espera-se que já haja muitos a circular. O que já não se compara à escala de ter 1 ou 2 gajos com uma teleobjetiva num sítio qualquer.
        Já é Big Brother que chegue sem haver drones, quanto mais com os vizinhos todos a brincar com um.

  14. Avatar de Luís Lemos
    Luís Lemos

    Por causa de cromos como estes, qualquer dia vai ser necessário possuir uma licença, possivelmente paga, para poder controlar quadcopters ou qualquer outro RC voador!…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      E acho que deve haver legislação que restrinja o uso de drones/quadcopters. Por uns pagam todos mas é a maneira mais eficaz de combater usos indevidos. Tens aqui um exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=xqHrTtvFFIs

      1. Avatar de raul leal
        raul leal

        fiquei arrepiado de ver o video! chiça e que isso abre inumeras possibilidades! mais dia menos dia o ISIS adopta essa porcarias! ta tudo louco!

        1. Avatar de asd
          asd

          A sério?
          A américa usa drones armados, mas ninguém tem medo deles.
          A ISIS não tem drones porque não devem ter dinheiro, não são uma grande potência.
          Até eu se tivesse tempo livre conseguia fazer um

      2. Avatar de rapiano
        rapiano

        Já tentei fazer algo semelhante mas o recoil descontrolava o drone 🙁

  15. Avatar de João MS
    João MS

    Possível solução: Dotar os veículos de emergência com dispositivos que de alguma forma inibam a comunicação do drone com o aparelho que o controla, obrigando-o assim a “aterrar”. Não deve ser assim tão complicado…digo eu.

  16. Avatar de arlindo matos
    arlindo matos

    quais drones pá?! isso são quadricópteros telecomandados! os drones são programados e guiados por gps sem necessidade de serem pilotados por ninguém!

  17. Avatar de Gabriela
    Gabriela

    E hoje, segunda-feira, após todo o final de semana, ainda estão terminando de apagar o incêndio. A sorte foi que teve bastante chuva nos últimos dias (o que é muito raro por aqui)e isso ajudou os bombeiros. Quem tiver curiosidade sobre a Califórnia, pode dar uma olhada nos meus vídeos https://www.youtube.com/watch?v=aOHUD-xRyak o canal chama-se Vivendo em Los Angeles

  18. Avatar de Ze Da Aldeia
    Ze Da Aldeia

    Ó meu amigo “R o B” mas “anti-dormes” já existe há muito tempo, chama-se RedBull 🙂

  19. Avatar de ACamp
    ACamp

    Desculpas esfarrapadas… passam tanques, caças e exércitos inteiros para roubar petróleo e não conseguem passar 5 aparelhos de brincar? Não gozem com a inteligência alheia e digam ao que vêm!

  20. Avatar de claudio
    claudio

    posso estar muito enganado…mas este tipo de “drones” se tiverem o azar de passar por baixo de um helicóptero, batem com os cornos no chão imediatamente…é claro que os pilotos querem a todo o custo evitar qualquer incidente, mas há tambem aqui algum exagero