Drivers Linux por encomenda!

12 Comentários

Greg Kroah-Hartman, hacker do Kernel do Linux e autor do livro Linux Kernel in a Nutshell postou um anúncio épico no seu blog. Isso pode culminar numa melhor portabilidade de dispositivos para utilizadores de Linux, drivers de melhor qualidade e menos “bolhas” não-livres. Do anúncio: “A comunidade do kernel Linux está a oferecer a todas as empresas a criação gratuita de drivers para Linux.


O único requisito é uma especificação descrevendo como o seu dispositivo funciona, ou o endereço de e-mail de algum engenheiro disposto a responder algumas questões de vez em quando. Se a sua empresa está preocupada com assuntos de N.D.A. (‘non-disclosure agreement’, acordo de não divulgação de informações) envolvendo especificações, nós fazemos um programa para que possamos certificar-nos de que todos os requerimentos de N.D.A. serão preenchidos. Agora os seus programadores terão mais tempo para trabalhar nos drivers para todos os outros sistemas operativos e você ainda poderá colocar “Suportado no Linux” no material de marketing dos seus produtos.

Mais informações neste link
Fonte: Fórum PC’s via BR Linux

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Evandro
    Evandro

    Grande!!!!! De pessoas assim que o mundo precisa!
    Esse cara merece meus aplausos!

  2. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    concordo com o @evandro

  3. Avatar de jtiago
    jtiago

    ele ja merece um presente na pascoa!!!! XDDD

  4. Avatar de Fgomes
    Fgomes

    A comunidade linux está imparável. É disto que o Mundo precisa.
    Isto é trabalhar desinteressadamente para o interesse geral

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa mesmo!
    Devo pedir a ele drivers para a Creative X-fi???

    Saudações Brasileiras!

  6. Avatar de Brazovsky

    Isto sim são noticias que fazem prever um bom futuro para o GNU/Linux.

    Well done

  7. Avatar de dc
    dc

    Realmente é uma excelente ideia e um excelente negocio! Estou a ver que inda vou desencantar umas Placas TV e de Rede que tenho para aqui enterradas e com Drivers por encomenda isto é uma festa.
    Porque afinal um dos problemas do Linux é mesmo só a falta de drivers e portabilidade de aplicações entre os sistemas Windows e Mac OS, que podem ser recompensados atravez de emuladores.

    CUMPS

  8. Avatar de nuno
    nuno

    @ricardo e dc

    o anuncio destina-se a empresas que queiram ter drivers para dispositivos que _fabricam_ sem terem mais custos com isso. os programadores do kernel linux não são magos/feiticeiros (apesar de haver quem pense que são seres estranhos…) e precisam das especificações do dispositivo para o qual vão escrever o driver. alias já existem muitos drivers para linux para hardware que não os fornece – aqui sim, existe trabalho de engenharia reversa (ou bruxaria) por parte de quem os desenvolve, muitas vezes partindo do zero.

    a proposta de Kroah-Hartman é excelente, pois as empresas podem pedir-lhes um driver de qualidade bastando dizer-lhes as especificações mais intimas do dispositivo e eventualmente trocando uns emails. assim poderão, sem custos adicionais, colocar na embalagem do hardware “compatível com Linux” aumentando o potencial mercado.

  9. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Os preços do vista podem ser um bom incentivo, para as empresas reflectirem seriamente na mudança para linux.

  10. Avatar de Evandro
    Evandro

    Daqui alguns meses esse cara terá tanto trabalho que será obrigado a criar uma equipe para isso. Assim espero!

  11. Avatar de gil

    se houvesse um Nobel da informática eu atribuía-o a este gajo!!!!

    sim senhor, quero ver agora as desculpas que as companhias vão dar para não oferecerem suporte linux!!!! 🙂

  12. Avatar de CHAGAS

    # Evandro Says:
    February 1st, 2007 at 5:45 pm

    Daqui alguns meses esse cara terá tanto trabalho que será obrigado a criar uma equipe para isso. Assim espero!

    Concordo plenamente!
    Existem empresas que cada vez mais se estão a virar para Linux pois cada vez existem mais utilizadores do mesmo.

    Um abraço,
    CHAGAS.