Donald Trump nomeia Elon Musk para liderar o novo Departamento de Eficiência Governamental

49 Comentários

Com um impacto consideravelmente forte no mundo tecnológico, com projetos que envolvem o transporte, o espaço, a energia e as redes sociais, Elon Musk foi, agora, escolhido para coliderar o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos da América (EUA).

Donald Trump a falar ao ouvido de Elon Musk

Aquando da campanha, Donald Trump havia prometido um cargo a Elon Musk. Num evento recente, o agora eleito Presidente dos EUA confirmou que nomearia o empresário para uma função consultiva ou um cargo no gabinete, caso ele quisesse, considerando que “é um tipo brilhante”.

Agora, sabe-se que Elon Musk ocupará, de facto, um cargo, mas fá-lo-á enquanto colíder do recém-criado Departamento de Eficiência Governamental, com a sigla DOGE, ao lado de Vivek Ramaswamy, ex-candidato presidencial republicano e fundador de uma empresa farmacêutica.

O Presidente eleito nomeou ambos para um cargo destinado a criar um governo mais eficiente, segundo a Reuters.

Num comunicado, Donald Trump esclareceu que Musk e Ramaswamy “abrirão caminho para que a minha Administração desmantele a burocracia governamental, reduza o excesso de regulamentos, corte nas despesas supérfluas e reestruture as agências federais”.

Além disso, disse que o novo departamento realizará sonhos republicanos de longa data e “fornecerá conselhos e orientações de fora do governo”, explicando que as funções de Elon Musk e Vivek Ramaswamy serão informais, sem exigir a aprovação do Senado.

Deste modo, Elon Musk poderá continuar a liderar as suas empresas, lista na qual se inclui a Tesla, o X e a SpaceX.

Vivek Ramaswamy, colíder do recém-criado Departamento de Eficiência Governamental
Vivek Ramaswamy, colíder do recém-criado Departamento de Eficiência Governamental

O Departamento de Eficiência Governamental trabalhará com a Casa Branca e o Gabinete de Gestão e Orçamento, no sentido de “conduzir uma reforma estrutural em grande escala e criar uma abordagem empresarial” para o governo nunca vista.

 

“Os grandes benefícios para Musk e a Tesla superam quaisquer negativos”

Na perspetiva de Daniel Ives, analista de ações da Wedbush Securities, “é claro que Musk terá um papel importante na Casa Branca de Trump com o seu alcance crescente claramente em muitas agências federais”.

Acreditamos que os grandes benefícios para Musk e para a Tesla superam de longe quaisquer negativos, uma vez que esta continua a ser uma poker move for the ages com Musk a apostar em Trump.

Por sua vez, na opinião da Lisa Gilbert, copresidente da Public Citizen, uma Organização não-Governamental progressista de defesa dos direitos dos consumidores, “Musk não só não sabe nada sobre a eficiência e a regulamentação do governo, como as suas próprias empresas têm regularmente entrado em conflito com as mesmas regras que ele estará em posição de atacar no seu novo cargo de ‘czar’”.

No X, o dono da Tesla assegurou que “todas as ações do Departamento de Eficiência Governamental serão publicadas online para máxima transparência”.

O vosso dinheiro está a ser desperdiçado e o Departamento de Eficiência Governamental vai resolver isso. Vamos tirar o governo das vossas costas e da vossa carteira.

Garantiu Musk, também, num comício republicano.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FernandoS
    FernandoS

    Que palhaçada…

    1. Avatar de Elonao
      Elonao

      GernandoS – mais um bur..ro de liveral freaks

  2. Avatar de TS
    TS

    Estou com inveja, isto fazia imensa falta em Portugal

    1. Avatar de Raven
      Raven

      Gente competente a governar, livre das amarras partidárias, dos velhos hábitos corruptos, das mãos untadas, de favores e nepotismo? Faz IMENSA falta mesmo!!!!

      1. Avatar de Zé

        E livre de interesses comerciais também… Entre Cila e Caríbdis…

    2. Avatar de MV
      MV

      O Trump não quer saber do Musk para nada, já cumpriu o papel dele. Entrou com algum para a campanha e fez umas palhaçadas. Vai ser corrido na primeira oportunidade, está a ficar um bocado como as visitas que nunca mais se vão embora.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Espero bem estar enganado mas o Musk não sabe no ninho de vespas que se foi meter “politica” “tachos”, o Trump teve que concorrer novamente para não ser preso e infelizmente o Musk não tem esse perfil de candidato para se salvar de uma prisão.

    Admiro pela coragem, mas…

    1. Avatar de LF
      LF

      O Musk já está metido na política há muito tempo, com a Space X.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Não tem nada a ver com política isso são negócios do privado com o estado que queriam usar os serviços da SpaceX.

        Para teres uma ideia aqui fica um apanhado dos presidentes da direita a esquerda que assinaram contratos com a SpaceX.

        2006 – Bush (COTS)

        2008 – Bush (CRS)

        2011 – Obama (CCDev /CCP)

        2015 – Obama (Defesa/Pentágono)

        2016 – Obama (CRS-2)

        2020 – Biden (NSSL)

        O homem é multi bilionário não precisava nada de se ir meter na política e desta vez é mesmo isso que ele está a fazer de acordo com as suas convicções acha que pode ajudar a melhorar a América mas é como eu expliquei ele nunca sentiu na pele aquele lamaçal que é a politica.

        1. Avatar de LF
          LF

          Relações internacionais.

    2. Avatar de Blocked
      Blocked

      Errado, Trump foi absolvido. Mais, quem orquestrou o ataque ao Capitólio e compactuou com os manifestantes foi a democrata (como seria de esperar) Nancy Pelosi…Pelos vistos, há mt gente que só fala do Trump de cor e nem verifica factos… Mas continuem a falta mal dele… Foi o melhor que poderia ter acontecido

      1. Avatar de MV
        MV

        Não, não foi absolvido.

        1. Avatar de Blocked
          Blocked

          Por acaso continua com casos pendentes. Não esquecer que o filho de Biden foi acusado de receber quase 5M de dólares da China… Entre um e outro, prefiro o Trump

          1. Avatar de MLopes
            MLopes

            o xenófobo, misógino, homofóbico e tudo mais? parabén, tens um nível de exigencia do mais baixo que existe…

          2. Avatar de Blocked
            Blocked

            Não tenho de gostar dele, só quero alguém competente. Que sabemos nós da política americana? Quase nada. O que se ouve na TV é sempre a opinião de algum tipo. Eu vi o estado em que o Biden e cia deixou o país e a sua economia. Incompetentes, wokers, transgéneros e malta do alfabeto a mandar em tudo… Simplesmente deplorável

  4. Avatar de Jorge Cantanhede
    Jorge Cantanhede

    Olhando para o facto de um lançamento da Nasa custar cerca de 2 biliões de dólares, e um da space x ser 20 milhões, parece-me que há de facto espaço para eficiência

    1. Avatar de Perfectly Balanced
      Perfectly Balanced

      Ao contrário que o pessoal pensa a NASA não é gerida por incompetentes, para resolver grande parte dos problemas da NASA bastava o congresso passar um cheque com o valor do orçamento à administração da NASA sem qualquer tipo de contra partida em troca, mas infelizmente não é isso que acontece basta olhar para as centenas de contratos que a NASA tem com empresas privadas distribuídas por todo o território dos EUA e aí se percebe da interferência política que existe dentro da NASA, o orçamento só é viabilizado se o dinheiro alocado à NASA seja distribuído de forma mais ou menos uniforme por todos os estados, obviamente que isto não é a maneira mais eficiente de a gerir mas os políticos podem apontar aos seus eleitores as empresas e investimento que trouxeram ao seu estado.

      1. Avatar de Blocked
        Blocked

        NASA? Never A Straight Answer… A maior falácia da história. Demasiados ecrãs verdes para serem levados a sério!

    2. Avatar de Naodou
      Naodou

      Estás completamente errado nos numeros, mas completamente mesmo.
      A spacex não é assim tão barato aliás até a Rússia fazia mais barato que eles.

  5. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    “Além disso, disse que o novo departamento realizará sonhos republicanos de longa data e “fornecerá conselhos e orientações de fora do governo”, explicando que as funções de Elon Musk e Vivek Ramaswamy serão informais, sem exigir a aprovação do Senado.

    Deste modo, Elon Musk poderá continuar a liderar as suas empresas, lista na qual se inclui a Tesla, o X e a SpaceX.”

    Para quem tinha dúvidas, está ai a explicação.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Todos os paises possuem empresarios como conselheiros de estado

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Musk e Vivek, “jovens” empresários que construíram super negócios e uma grade parte de pessoas acreditam que eles não sabem gerir?
    Musk é especialista em eficiência, redução de custos e produtividade! A SpaceX é o maior exemplo de eficiência do mundo.

  7. Avatar de Space
    Space

    Começando pela nasa que não faz nada há anos

  8. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Aqui no lamaçal só em observatórios , institutos e fundações da treta, acho que um Musk não é suficiente…

  9. Avatar de Pastor
    Pastor

    Os tugas visionários são contra. Se repararem, são os mesmos tugas que trabalham por conta de outrem e mamam futebol a toda a hora.

  10. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    R.I.P. Here rests the United States of America killed by Elon Musk

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Um gajo que criou empresas, fortuna e chegou ao topo dos homens mais ricos do mundo (tendo começado completamente do zero) diz muito sobre o homem.

      Mas sim são as Mortáguas da vida que são boas para gerir paises não é?

      Tomáramos nós ter assim alguém com este perfil a gerir Portugal.

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Pois pois… A Space X, a Tesla foi fundada pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning em 2003 sendo que em 2004 recebeu um investimento do Elon Musk virando co-fundador.
        Fundada em 2006 por Peter e Lyndon Rive, primos de Musk, a SolarCity já foi a principal empresa de instalação de energia solar em residências nos Estados Unidos (a maior polémica pois foi comprada com dinheiro dos investidores da Tesla).
        A rede social X que ele comprou a que passados nem 2 anos já valia menos de 40% do valor original.

        Etc

        Portugal não precisa de mais charlatães já temos muitos no governo

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          É isto e a Tesla que faliu e ninguém sabe. Obrigada pela partilha Mariana .

    2. Avatar de Raven
      Raven

      Os americanos optaram pelo regresso a uma política para eles próprios, para reerguerem a sua economia. Tiveram as maiores barracadas com a emigração ilegal, liderada pela infantil AOC, uma invasão ao Capitólio orquestrada e permitida pela Nancy Pelosi, um presidente marioneta e uma vice incompetente, apenas candidata pelo sexo e raça… Os EUA escolheram não ter pagar 7€ por uma embalagem de manteiga e restituir os direitos das mulheres de não terem de levar com homens nos balneários e como adversários (ou colegas de equipa). Foi tão mau ver Eminem vendido aos democratas, mas é o que é. A JLO e Beyoncé ajudaram a afundar o barco! Se a Kamala tivesse ganho, imagino que o primeiro agradecimento fosse (mandatório,como nos Grammies) para a B. Os leftists e wokers que CHOREM pelas RS! Tem sido um fartote! MAGA!

    3. Avatar de Infinity
      Infinity

      Tens que sair da caverna de vez em quando

  11. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Doomsday Clock remains at 90 seconds to midnight.

  12. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    Mais 15 Biliões para a fortuna do Musk. A eficácia dele é cortar dinheiro do budget (Triliões) e uns trocos (biliões) para o bolso dele e do Joker. Eficiência e eficácia 100%. Bravo.

    Mas é bem feita para os americanos. Que ardam no HELL!!!

    1. Avatar de Raven
      Raven

      15 mil milhões. Aqui não usamos biliões dessa forma (é milhão de milhão, não milhar de milhão)…

      1. Avatar de maxapadajá
        maxapadajá

        És tu o corretor ortográfico aqui do sapo? Leva lá a bicicleta. pronto. Para a próxima digo “billions”.

        1. Avatar de CromossomaXY
          CromossomaXY

          Não, era só mesmo para não te ver cair no erro comum e evitar que sejas “papado”… Mas queres ser ignorante, continua assim!

    2. Avatar de rui
      rui

      honestamente se ele poupar 2 bilioes do orçamento de estado que será menos 2 bilioes de impostos, mas isso lhe der mais 100 mil milhoes no bolso de valorização das suas empresas, vejo como um win-win, primeiro porque sempre que a furtuna dele aumenta aumenta dos outros acionistas tambem, e menos impostos para todos é sempre positivo…

  13. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Na minha opinião acho que existe um conflito de interesses no facto de Elon Musk integrar a administração Trump, embora como conselheiro. Um homem que tem empresas com laços fortes com o governo norte-americano, pode utilizar a sua influência para ter mais vantagens. Tudo bem que com a SpaceX não há concorrência viável. A Blue Origin com o seu novo foguetão New Glen pode ser um desafio ao domínio da SpaceX, e Musk pode dificultar a vida à empresa de Jeff Bezos, agora que terá assento no interior do governo.
    Curiosamente foi o mesmo Musk que também era um dos conselheiros da administração Trump, e renunciou por não concordar com a saída dos EUA no acordo de Paris, que agora ao que tudo indica, vai voltar a sair.

    1. Avatar de Zé

      Eu não acho, eu tenho a certeza. Mas o mesmo é válido para o trump, entre outros.

  14. Avatar de batranks
    batranks

    Nomear duas pessoas para fazerem o trabalho de uma, começa bem a eficiência.

  15. Avatar de Zé

    O Musk vai pegar no PIB americano e fazer como o twitter. Em 2 anos perde 80% do valor..hahaha

  16. Avatar de catfo
    catfo

    Mais um favorecimentos para o Musk. O charlatão tem lábia.

  17. Avatar de X
    X

    O povo a pensar que iam investir mais dinheiro no seu bem estar e ai está o resultado, corta!

  18. Avatar de Naodou
    Naodou

    A única razão é salvar a spacex que não dá lucro e vive as custas do dinheiro que a nasa deu para o fiasco que tem sido a starship, só que esse dinheiro acabou.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Hahahahahha. Sim senhor, humor pela manhã. Boa tentativa Costa