Donald Trump: É o fim da privacidade online nos EUA

60 Comentários

Donald Trump promulgou a lei que dá às operadoras de Internet nos Estados Unidos a liberdade de partilha dos dados dos seus clientes, nomeadamente, históricos de navegação e a restante informação privada, com o mercado publicitário.



Nos Estados Unidos, os utilizadores de Internet tinham a possibilidade de decidir se os fornecedores do serviço poderiam ou não partilhar os seus dados de navegação e outra informação privada ao mercado publicitário.

Esta garantia que havia sido dada pelo governo anterior foi agora destituída por Donald Trump que acabou de promulgar uma nova lei que as elimina. Uma decisão que já havia sido aprovada pelo Senado e pela Câmara dos Representantes dos EUA.

A aprovação desta lei tem o intuito de colocar em pé de igualdade as operadoras de Internet e gigantes da tecnologia como a Google ou o Facebook no negócio publicitário online.

 

Navegação anónima: não é solução

Tal como já havíamos alertado, utilizar a navegação anónima não é solução, já que não impede que os fornecedores do serviço de Internet vejam os websites visitados.

Apesar da sua promulgação, esta lei continua a dividir opiniões (republicanos e democratas). São muitos os democratas que alegam que a partilha deste tipo de informação devia ser uma escolha do consumidor e não dos fornecedores do serviço de Internet.

Do lado dos republicanos é uma lei essencial para ajustar o mercado que parece estar mais focado nas redes sociais e nos motores de busca para personalizar a publicidade para os clientes.

Fonte: Bloomberg

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Facam o mesmo ca e vamos voltar todos aos velhos costumes, deixar de comprar online e passar a comprar ao balcao, deixar de usar os bancos online e entupir de novo os balcoes, etc.
    Esta medida tras imensa inseguranca para os utilizadores, alem de ser uma invasao de privacidade.

  2. Avatar de jaquim
    jaquim

    MAKE AMERICA GREAT AGAIN!!!

  3. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Mas que é que eu dizia—»”Navegação anónima: não é solução
    Tal como já havíamos alertado,utilizar a navegação anónima não é solução,já que não impede que os fornecedores do serviço de Internet vejam os websites visitados.” Eu já sabia disto há muito.e ainda falam de usar redes virtuais,Tor’s,VPN’s,proxies,e por aí adiante… Isso não dá para nada. 🙂

    1. Avatar de Paulo p.
      Paulo p.

      Neste caso navegação anónima é a opção que todos os navegadores e internet têm, essa opção apenas apaga o histórico de navegação no próprio browser, e não nos servidores e empresas de serviços de internet, tipo MEO,ZON etc..
      Usando tor, etc.. isso já não acontece….
      Um pouco de informação antes de mandar bitaites era sinal de um pouco de inteligência….

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      No caso da navegação anónima nem é preciso ser o fornecedor do serviço. Basta rastrear o tráfego de rede independentemente de navegarem anonimamente ou não.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        exatamente, para os distribuidores de publicidade online é fácil, porque 3 ou 4 empresas fazem a distribuição maioritária, logo sabem por onde andamos

  4. Avatar de PGomes
    PGomes

    Os EUA cada vez mais parecem ser um estado fascista moderno.

    1. Avatar de André O. Freitas
      André O. Freitas

      Após o Golpe aqui, o Brasil idem ao EUA.

  5. Avatar de MLopes
    MLopes

    sempre o fizeram de forma encapotada, agora vão fazê-lo às claras e em muito maior escala. está bonito, está…

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Pois a diferença é que antes era crime…

    2. Avatar de Papa Joe
      Papa Joe

      Concordo plenamente.Tudo o que se tem visto dos EUS é uma forma encapotada de totalitarismo, governo pelo medo, despotismo nacional e mundial.

      Agora assumem-no.Mas não são só eles.A “Real Politik” é apanágio de todo e qualquer estado.Uns tem poder para o fazer…outros não.

  6. Avatar de Alvega
    Alvega

    Onde param os indefectíveis defensores do American way of life?
    Entao…estao com Epatite A ? Sem ofensa.

    “Tal como já havíamos alertado, utilizar a navegação anónima não é solução, já que não impede que os fornecedores do serviço de Internet vejam os websites visitados.”
    Nunca impediu, o que impedia era a sua divulgação, coisa que a nova lei alterou.

    Aceitam-se apostas, para a data em que esta lei vai chegar cá ao quintal.
    Claro que vai ser moeda de troca com algo que dê vantagens económicas e financeiras a alguém, tipo Alemães e Franceses, pois os Torys já estao noutra.

    1. Avatar de Telmo Guerreiro
      Telmo Guerreiro

      Eu sou um deles. Ha muita coisa com as quais nao concordo no “American way of live” mas isto nao e’ uma delas. Ja comentei esta noticia abaixo. Acho isto positivo mas a noticia esta escrita de forma tendenciosa.

  7. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Acho esta Lei uma boa demonstração do capitalismo do sr presidente, ele vê o mundo como um negócio, não deve certamente ter a noção do que é ou não eticamente / moralmente correcto.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      O mundo já há pelo menos 10 anos que passou a ser um negócio: os países estão a perder a identidade, a cultura, a religião, o sistema família, etc. Daqui a umas décadas a religião é o dinheiro e bens. Tens tens, não tens já foste.

      O mundo agora quer é saber se pode ter a mais recebe TV ou smartphone, se o gajo ao lado está a penar por comida, isso é problema dele.

  8. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    LOL.

    O homem é um businessman. Empregou a família, os amigos, está a vender tudo…

    Os U.S. of A. já estavam a merecer um tipo destes.

  9. Avatar de Luís
    Luís

    Espero estar enganado mas os americanos vão pagar uma fatura bem alta de terem eleito um lunático.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      O mundo vai e está a pagar a factura. A poluição ataca todos, o ódio e o consumismo contagiam todos, e como o mundo é gerido por meia dúzia de países (EUA, UK, Alemanha, China, Rússia e alguns países árabes), vamos levar com tudo em cima,já que eles fazem do mundo o que querem: um negócio e só ganha quem for rico.

    1. Avatar de fulano
  10. Avatar de Poyta
    Poyta

    Se as operadoras venderem nossos dados, a internet deveria ser de graça ou a um preço muito baixo certo??? ai ai…

    1. Avatar de Coiso
      Coiso

      Nem mais. Deveria ser uma “consequência” da invasão declarada

  11. Avatar de Telmo Guerreiro
    Telmo Guerreiro

    Pessoal…Vamos falar a serio?
    Entao, “Nos Estados Unidos, os utilizadores de Internet tinham a possibilidade de decidir se os fornecedores do serviço poderiam ou não partilhar os seus dados de navegação e outra informação privada ao mercado publicitário. ”
    Falso, os operadores nunca tiveram nenhuma lei que os fizesse pedir autorizacao aos clientes para recolher dados de navegacao.
    Existia uma propostra de lei de outubro de 2016 que queria regulamentar e proibir tal pratica. Foi isso que o presidente revocou. Ou seja, FICA TUDO NA MESMA!
    Mas vamos la ver, nao e’ isto que todos queremos? Uma internet livre e sem regulamentao do estado? Imaginem se o estado comeca a regulamentar o que os ISPs podem ou nao fazer? E se regulamentassem a que velocidade poderiam ter internet em vossa casa? Livre mercado resolve o problema. Ja ha ISPs que nao o fazem, basta que mudem para eles se isto for um problema para voces.
    Alem disso a noticia da a entender queos ISPs estao a vender dados pessoais de clientes. NAO. Vendem dados estaticos e demograficos. Por exemplo, numero de cidadaos do sexo masculino com idades entre 30 e 55 anos que tenham pesquisado “Super Bowl” entre Novembro e Janeiro em Nova Iorque.
    A meu ver, ainda bem que assim foi.

    1. Avatar de Jorelo
      Jorelo

      Concordo plenamente!

    2. Avatar de V3rm3
      V3rm3

      haja alguém com bom senso!!! Parabéns pelo comentário!!

  12. Avatar de fulano
    fulano

    Se usarmos TOR nem o ISP consegue saber onde andamos na net , só consegue saber que estamos a usar a rede TOR. 🙂

    1. Avatar de KitKat
      KitKat

      Isso, fia-te nisso!

      1. Avatar de Pedro relvas
        Pedro relvas

        O ideal era deixar de usar internet e começar a usar sinais de fumo…

        1. Avatar de Number5
          Number5

          E uma guita com um copo de iogurte em cada lado!

      2. Avatar de fulano
        fulano

        Obviamente que todo o software tem bugs e vulnerabilidades , mas sendo um projecto open source é rapidamente corrigido quando é descoberto algo. Mas não tens só a rede TOR , tens mais redes encriptadas e as mais conhecidas são o I2P e Freenet.
        Eu explico para os leigos na matéria que a encriptação é matemática pura , é necessário é saber implementar correctamente na programação do código do programa, por isso mesmo que no que diz respeito a encriptação o standard é open source , com o objectivo de evitar governos e serviços secretos colocarem código malicioso. Mas em relação aos nossos ISPs garanto-te que não conseguem saber o que fazes na rede se usares alguma rede encriptada , das que mencionei.

        1. Avatar de KitKat
          KitKat

          Isso continua iludir-te!

          1. Avatar de fulano
            fulano

            Nao sejas troll , informa-te ou se continuas a afirmar que estou errado prova o contrario.

          2. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            Os ISP não… Mas outras entidades… Já não digo.

    2. Avatar de Telmo Guerreiro
      Telmo Guerreiro

      Not really… :/

  13. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Desculpem a pergunta: alguma vez houve privacidade na Internet?
    Em que século? Antes de Cristo, ou depois de Cristo?

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      George Orwell?
      Muito Bom.
      Recomendo a leitura.

  14. Avatar de fulano
    fulano

    Os cursos do MIT OpenCourseware são fantásticos e este relacionado com o tema das comunicações encriptadas é bom e vale a pena ver. https://ocw.mit.edu/courses/electrical-engineering-and-computer-science/6-858-computer-systems-security-fall-2014/video-lectures/lecture-19-anonymous-communication/

  15. Avatar de nuno
    nuno

    e em portugal, os nossos isp’s guardam essa informação?

  16. Avatar de glitchmaker
    glitchmaker

    E que tal usar o Opera que tem VPN nativa?

    1. Avatar de Lisbon Lover
      Lisbon Lover

      Como se VPN fosse solução para tudo…

    2. Avatar de badanas
      badanas

      É um simples Proxy!

  17. Avatar de Davi
    Davi

    Quem sempre apoiou a USA está na linha da frente para sofrer o mau karma associado, já eu posso dormir mais descansado porque só curtia as tartarugas ninja!

  18. Avatar de Ora ora
    Ora ora

    U.S.A, o mais novo membro dos países de 3° mundo.

  19. Avatar de Redin
    Redin

    Aqui na Europa as coisas vão “piar mais fino”: https://www.youtube.com/watch?v=oSwpuXZd0zI

  20. Avatar de Gladstone Gander
    Gladstone Gander

    Quem frequenta redes sociais e não navega com VPN ou TOR não pode ter a mínima expectativa de privacidade, e não é de agora. Pessoalmente, recuso-me a entregar os meus dados e as minhas fotografias ao Facebook, Instagram, Google, etc., e não escrevo comentários com o meu nome verdadeiro, por exemplo, tudo porque prefiro preservar o meu anonimato e porque considero que aquelas empresas e as entidades governamentais não têm nada a ver com o que eu faço quando estou online, e não ando por aí a praticar crimes. É apenas uma escolha minha, cada um toma a sua.

    1. Avatar de fulano
      fulano

      yep , na net nem fotos nem nome verdadeiro e nem redes sociais para se ter privacidade , e o melhor é usar TOR com OpenVPN.

  21. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Bem o “dono” da internet há uns tempos atrás indicou que estava com medo do rumo da internet no futuro… acho que tinha razão!

    E isto é só na america…não sei se chega á europa onde existem varios países… e mesmo que chegue, da minha parte, não tenho problemas nenhuns!!

  22. Avatar de Lisbon Lover
    Lisbon Lover

    O melhor é nem usar a Internet. Saiam de casa e vivam a vida. A melhor rede social que podemos utilizar é conviver com pessoas na rua.

    1. Avatar de fulano
      fulano

      Concordo , mas na rua se quiseres falar algo que não queres que outros saibam lembra-te de falar baixinho e ao ouvido lol 🙂

  23. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    As pessoas viveram na ilusão de que não queriam pagar pelos serviços. A publicidade surgiu como o santo graal, mas ela só faz sentido se for dirigida.

    Ou seja não se paga em dinheiro, paga-se em géneros.

  24. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Por aqui basta fazer um contrato na EDP para que todas as operadoras de telecomunicações te telefonem para o telemóvel… não preciso de dizer mais nada.

    1. Avatar de Pedro Lopes
      Pedro Lopes

      Nem mais, eu pergunto sempre de onde obteve o meu número: “duma base de dados externa”

  25. Avatar de Vlad
    Vlad

    A privacidade online nos EUA já tinha terminado faz bastante tempo. Mas pronto, temos que fazer o máximo de publicidade negativa ao Trump para quando vier o seu substituto nós possamos dizer “ao menos é melhor que o Trump”, mesmo que este seja uma trampa igual (mas com um cheiro diferente).

  26. Avatar de Macgyver
    Macgyver

    Boas. Agora é que a verdadeira privacidade vai ser implementada pois os utilizadores e programadores vão exigir cada vez mais sistemas privados pois agora todos têm consciência que tudo é publico. Donald Trump fez assim no fundo um favor á Internet… sem querer desencadeou uma corrida ao aparecimento de sistemas mais avançados e seguros!!!

  27. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    A privacidade na Internet nunca foi respeitada, agora é que se queixam? Já vão tarde