Divórcio à distância de um click, no Brasil?

32 Comentários

Sem qualquer pudor ou preconceito, o divórcio no Brasil pode converter-se numa realidade mais virtual (ou pelo menos a sua concretização) graças a um projecto que dará muito que falar. Esse mesmo projecto impulsionado pela Senadora Patrícia Saboya estará nos próximos tempos em discussão no senado brasileiro.

image_div_brasil_01

O projecto destina-se à separação e oficialização do divórcio via Internet. O único requisito é que no seio do casal em litígio não existam filhos menores ou com deficiências. De acordo com Saboya, o objectivo da ideia é limitar os “argumentos desagradáveis e a raiva, bem como reduzir os custos do processo de separação”. Segundo a própria:

“Se existem casais que vivem em cidades, estados ou países diferentes, podem reunir-se os procedimentos necessários sem se incorrer em despesas de viagem”.

A senadora considera que a simplificação do processo não implica a explosão de processos que originem a ruptura conjugal, mas simplesmente irá permitir que os roturas já existentes sejam legalizadas.

“Penso que o número de separações permanecerá o mesmo, mas os casos de separação poderão ocorrer com mais rapidez. Muitos jovens não conseguem oficializar a separação porque não têm dinheiro para estas viagens”, acrescentou Saboya.

No Brasil, esta proposta não vai mudar muito o processo a nível do calendário, ou seja, a necessidade de provar a separação de facto e cumprir outros requisitos legais. Além disso, os advogados ainda serão necessários para acompanhar todo o processo.

“A lei é omissa nos casos em que seja necessário um advogado, ou seja, as partes ainda têm de requerer o divórcio através de um advogado para preparar a defesa”, afirmou Alexandre Atheniense, presidente da Comissão de Tecnologia da Informação e Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

O que mudaria é que ambas as partes deixariam de ser obrigadas a comparecer em tribunal. “Na audiência, basicamente, o juiz pergunta se o casal se pretende separar. Com uma nova lei baseada neste projecto, há a possibilidade que este processo ocorra através da Internet”, refere ainda o advogado.

Claro que outra vantagem será a redução de burocracia aumentando assim a celeridade no tratamento dos processos. Já tínhamos referido que em determinadas culturas seria possível anular um casamento por SMS.

Mas será que esta proposta não poderá ser polémica pelo menos no que toca a retirar o lado humano a uma relação? Não poderá originar a multiplicação de divórcios no Brasil? Ou será que este passo pode ser considerado como um meio para acelerar a justiça e um bom exemplo de como se podem usar as novas tecnologias para facilitar a vida das pessoas… Independentemente de qual seja a sua opinião sobre o assunto, este projecto promete dar muito que falar no nosso país irmão. elmundo

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ana Narciso

    Não me choca absolutamente nada. Claro, considerando as condições explicitadas no artigo. Acho bem.

  2. Avatar de rach
    rach

    É a era do modernismo. Educação não, facilidade!

  3. Avatar de Jose
    Jose

    Não sei que dizer, mas acho que não apoio isto ;_;

    Qualquer dia já ninguém sai de casa, nem para trabalhar, ou mesmo, nem vai haver empregos. Será tudo feito por robos.

    1. Avatar de Leo-br
      Leo-br

      Não sera má ideia…
      Orra!!! zuera

  4. Avatar de João Pereira

    Bem… estes brasileiros, são realmente muito impulsionadores (ou não)

    Mas como no Brasil tudo é possível isto quase que acaba por ser o menor de todos os males…

    acho que posso dizer, VIVA PORTUGAL 😀

    1. Avatar de lol

      Não vejo qual é o espanto!!!

      “Portugal cria o divórcio pela internet”

      Novidade é parte do programa de desburocratização do país.
      Medida cria economia de tempo e dinheiro.

      http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL797432-5602,00.html

    2. Avatar de kekes

      Nos fomos impulsionadores da cena 😀 que nao apoio nem desacredito, pois nao sei as vantagens VS desvantagens, mas espero que permita uma maior fluidez de processos que sao mesmo necessarios, e dado que se excluem situaçoes de necessidade obrigatoria nao tenho no fundo até nada em contra…

    3. Avatar de delaorden

      amigo João, nem tudo é possível não. Quem nos dera que assim fosse….
      A burocracia no Brasil é algo que não existe, ou existe ainda em poucos lugares. O projeto é de uma senadora e portanto não reflete o conjunto ou costumes do povo brasileiro. A senadora tem chances de ter o projeto aprovado pelo fato de que às vezes uma simples separação que poderia ser solucionada em dias, leva anos. Religião, casamento e burocracia não se misturam; é uma questão de libertação pessoal e que na maioria das vezes penaliza mais a mulher. Valeu !

  5. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Igualmente já se modificou a “lenga-lenga” que era um processo de inventário. Bem mais simplificado(LEI Nº 11.441)e se você é, maior, capaz, não existir testamentos nem outros herdeiros menores ou incapazes, pode fazer por via administrativa. Embora ainda dependa de um advogado, a lei ainda não permite que você realize o ato.

    Que passe essa também. Se ambos concordam, nada melhor que ser bem rápida a separação legal e definitiva.

    Abraço

    Iv@n

    1. Avatar de Flávio
      Flávio

      Concordo plenamente e, como se diz no Brasil, “A fila anda…”

      1. Avatar de delaorden9

        @Flavio

        em Portugal é diferente, seria algo assim “a bicha caminha…” LOL

  6. Avatar de dc
    dc

    Isso é engraçado, mas até que ponto a separação de bens pode ser calculada e definida, entre outros pontos.

    A não ser que exista uma clara e objectiva nessecidade de se divorciar e as coisas sejam feitas amigavelmente, o que é raro ou muito raro, e quando acontece é normalmente feito por pessoa com muito dinheiro e poder, não vejo o porquê deste projecto.

    Só se no Brasil, eles já levam a vida tão “Second Life” que todas as decisões estão há distancia de um Click!

    1. Avatar de Gilberto Neto
      Gilberto Neto

      Creio que este tipo de processo só possa ser feito se “amigavelmente”

      Concordo quando algumas pessoas de portugal rebaixam o brasil, afinal de contra o brasil foi colonizado por prostitutas, ladrões, assasinos e etc… Diga que é mentira quem for ipocrita.

      1. Avatar de Iv@n
        Iv@n

        Hipócrita!!! Ipócrita é quem afinal de “contra” tem uma opinião dessas.

  7. Avatar de Thiago
    Thiago

    Saudações!
    Realmente não acho uma boa idéia. Pelo facto de que não só os brasileiros, mas alguns, em qualquer parte do mundo, casam-se de forma impulsiva ou porque praticou sexo antes do casamento, por não aguentar a pressão dos desejos. Sou totalmente contra o divórcio, a menos que a outra parte praticou adultério.
    Não foi pra isso que Deus criou o casamento, mas sim para que tornem UMA só carne.
    Acho a separação/divorcio um absurdo. Casamento é uma coisa séria, não uma brincadeira de criança. Casamento é coisa de Adulto com madureza suficiente de saber as consequencias dos seus atos.
    Tenho dito!

    []’s

    1. Avatar de Gilberto
      Gilberto

      Seu arrazoado tem um certo fundamento religioso que pressupoe que os nubentes foram devidamente preparados e estão cientes de todos os percalços que envolve o casamento o que na prática não é verdade. Todavia, o casamento é hoje mais do que em priscas eras, apenas um contrato. Tanto que após a cerimônia, repleta de testemunhas, é fornecida ao casal uma certidão.
      Outrossim, não me consta que foi Deus quem criou o casamento. Ele apenas disse: ‘Crescei e multiplicai-vos’. Com base nisso o homem achou necessário formalizar essa prática, evidentemente com intenções puramente comerciais.

      1. Avatar de Thiago
        Thiago

        Certo….no entendimento humano sim, você está certo. Mas na pratica, perante a vontade de Deus, isso é crasso.

        Quem tem casamento por contrato está à parte de Deus.
        O que será que Jesus estava fazendo numa festa de casamento onde não havia cartórios nem coisas do género? Porque Deus menciona em varias partes da Bíblia as palavras “marido” e “esposa”?
        Se fosse tão somente por ‘contrato’, Deus não se importaria em inspirar a escrever Provérbios 18:22. Que dirá então de Mateus 19:6….
        Tenho dito

        1. Avatar de Wilson Silva
          Wilson Silva

          Se quem tem um casamento por contracto está à parte de Deus, porque é que não se pode ter um divórcio? Uma vez que o casamento já foi feito à parte, o divórcio não será um problema.

          Eu concordo com esta medida. O divórcio existe, tem custos e é demorado. Se pudermos minimizar os custos e acelerar o processo óptimo 😀

          Mas penso que, juntamente com esta medida, podia haver um programa de sensibilização para prevenir casamentos imaturos.

        2. Avatar de Correia
          Correia

          só uma perguntinha quem é que escreveu a biblia?
          Acho que tenho tudo dito

      2. Avatar de Iv@n
        Iv@n

        Gilberto, minha Ana Paula aplaudiu e assinou abaixo de seu comment.”Disse tudo!”

        Abraço

        Iv@n

    2. Avatar de Iv@n
      Iv@n

      Certo Thiago, mas homens e mulheres erram, são humanos e descoberto que não há condições de uma relação honesta juntos, o que se deve fazer então? Manter um casamento fracassado, sem amor e que fatalmente vai virar traição, em nome da importância religiosa do casamento? Nem todos têm “madureza suficiente de saber as consequencias dos seus atos.”
      Sobre o casamento cedo demais é educação mesmo que falta.

      Abraço

      Iv@n

  8. Avatar de alf
    alf

    Não me espanta nada. Estive no Basil vai para 11 anos e vi e vivi realidades que só encontrei aqui passados 7 ou 8 anos. Em muitas realidades eles estão bem mais à frente do que os atrazados dos “Portugas”. Este projecto de lei tem permissas fortes para ser cumprido e em muitas situações… porque não ser assim? Já quase tudo se faz pela internet…

  9. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Não é cá que já é assim (internet à parte)?

  10. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Olá pessoal.
    Em partes concordo, em outras não.
    Eu sou exemplo vivo disso. Sou brasileiro, de Minas Gerais e casei em 2002, tivemos um filho, mas as coisas não correram bem e nos separamos. Mas antes de entrar com a “papelada” pro divorcio, vim pra Portugal. Deixei no Brasil uma procuração pro meu pai, com dizeres especificos para poder representar a minha pessoa no tribunal. Não aceitaram, pelo facto de ter um filho e outros pormenores básicos, que eu acho que talvez, assim pela internet poderiam se resolver. Uma vez que já estou separado desde 2004 e tenho uma boa relação de amizade com a minha ex-mulher e com o meu filho e os dois querem o divorcio, não vejo o porque de não aceitarem, mas só aceitam na presença dos dois em tribunal. Enfim, são quase 800€ para ir ao Brasil. Fica um pouco complicado e pela internet acho que seria uma boa solução. Cada caso é um caso, e tem de ser analisado ao pormenor.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de alf
      alf

      Você é o exemplo de quem fica de fora desta lei… tem fiho menor.

  11. Avatar de JRJR

    Qualquer dia também já há divórcios pelo Twitter. 😛

  12. Avatar de Edgar
    Edgar

    Vou por nos favoritos 😀

  13. Avatar de O legado de Portugal
    O legado de Portugal

    Ao contrario dos EUA,CANADA,AUTRALIA e NOVA ZELANDIA que herdaram o magnífico legado institucional e cultural ANGLO SAXÕNICO dos BRITÃNICOS.(sorte a deles)

    ”RACISMO…Desigualdade…Criminalidade… Fome… Corrupção… Poluição.. a culpa é de quem???”

    “CULPA DOS CONQUISTADORES PORTUGUESES”..que, através de uma colonização de exploração predatória implantaram o NEFASTO modelo,POLITICO,INSTITUCIONAL e CULTURAL lUSITANO no Brasil.

    O SUBDESENVOLVIMENTO BRASILEIRO É REFLEXO DO INEFICIENTE legado lusitano(MALDITA LUSOFONIA).

    Contra fatos não há argumentos
    http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=9435022&tid=2595492474901201318&start=1

    Instruções aos membros:
    http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=9435022&tid=2557810884246990185&start=1

    NÃO PREGAMOS O ODIO INCONDICIONAL AOS OBTUSOS ,MATUTOS lUSITANOS DE HOJE, MAS SIM AO NEFASTO LEGADO DE SEUS ANCESTRAIS

    1. Avatar de Vítor M.

      Meu caro, posso até dar razão num ínfima parte do que dizes, mas se o Brasil ainda está como está… bom depois de 500 anos isso deve-se a vocês, não ao legado dos descobrimentos, mete lá a mão na consciência e abre os jornais do Brasil todos os dias!!!

      Mais, só falas na parte que te convém: não te vi a falar no fantástico país com as riquezas que descobrimos, o que seria do Brasil se não fossem os portuguesas a descobrir? Provavelmente uma Venezuela em ponto maior com tudo o que lá se passa duplicado por 7 ou 8 vezes? Uma Bolívia com o que conhecemos de pobreza do povo e riqueza dos políticos? Provavelmente um Paraguai ou até pior, voces seria um México com tudo o que conhecemos, uma colónia norte americana no sul da américa.

      Acho que t~em de dar graças a quem vos descobriu, nem o exemplo da Argentina serve para vos ajudar, aponta lá um páis na américa do sul que esteja melhor que o Brasil? Vá desafio-te a fazer isso?

      Um país que tenha tanta riqueza, um país onde as fronteiras foram tão bem definidas que têm de tudo de sobra… vá agora é a tua vez e deixem de vez de serem avestruzes, tirem a cabeça fora da areia e trabalhem, lutem, como nós fazemos, para um país melhor, deixem a preguiça de olhar para trás (bem lá para trás) para o país ancestral e arregaçassem as mangas. Eu conheço o Brasil, eu conheço a vossa realidade eu sei o que pensa o povo brasileiro, não posso deixar de dizer que são dos país no mundo com mais potencial, mesmo com a maioria da população analfabeta.

      Vocês são um grande povo, uma cultura muito rica, lutem vá….

      Os obtusos assim como os cegos são os que não querem ver, os argumentos que apontas são infantis e ultrapassados.

      O SUBDESENVOLVIMENTO BRASILEIRO É REFLEXO DO INEFICIENTE CARÁCTER DOS VOSSO POLÍTICOS E DA POPULAÇÃO QUE OS COLOCA LÁ. Pensa nisso.

      1. Avatar de Iv@n
        Iv@n

        Daí meu desacordo com o comentário lá acima. Meus pais vieram de humilde vida, mas do que me proporcionaram tenho hoje uma educação e uma vida muito acima, graças e muito aos meus esforços. Não temos que culpar quem nos descobriu e sim tentar, ao máximo e com nossos recursos, sermos muito superiores e crescer sempre.
        Enquanto aqui estivermos colocando no poder quem só legisla em causa própria, vai ser assim. O brasileiro tem que aprender a cobrar mais seus direitos e também a conduta de seus governantes.
        Sei que é difícil devido ao nosso tamanho mas isso deve ser justamente nossa grande força.
        A maior proporção do analfabetismo, de um total de uns 15 em 192 milhões de brasileiros, se concentra mesmo nos Estados onde mais se constata o império dos maus governantes. Não interessa educação aos que conseguem manipular com dinheiro, roupa e até comida. Cabe somente a nós mesmos erradicá-los de uma vez para evoluirmos como grande nação que somos.

  14. Avatar de EuMesmo
    EuMesmo

    Em Portugal já existe o DivorcioNaHora há algum tempo…