Distúrbios em Londres organizados via BlackBerry Messenger

48 Comentários

A mobilidade extra possibilitada pelos novos dispositivos como os smartphones, aliada a uma ligação à Internet, origina que tenhamos no bolso um verdadeiro hub de comunicações para o mundo. Estes gadgets permitem-nos comunicar com os nossos amigos, actualizar informação na nossa rede social, mas não nos trazem só vantagens. Existe um lado negro da sociedade que se adaptou aos novos tempos e pretende também usar esta facilidade para planear de forma organizada actividades criminosas.

Neste fim de semana, Londres mergulhou num clima de violência e distúrbios graves que o Reino Unido já não via há 25 anos.

Nada fazia crer que a morte de Mark Duggan, um residente de um bairro da cidade londrina, causada por um alegado tiroteio entre o mesmo e a polícia, iria mergulhar Londres num ambiente de inferno. Uma manifestação pacífica de familiares e amigos do alvejado em frente à esquadra da polícia de Tottenham, rapidamente foi aproveitada por um esquema bem organizado para causar os referidos distúrbios e pilhagens à cidade londrina.

Faltava saber como os responsáveis destes actos de vandalismo e violência tinham conseguido tal organização. Até agora o Facebook e o Twitter, eram alguns dos meios mais privilegiados em organizar eventos com uma grande adesão das massas. Contudo, os organizadores deste acto habilmente utilizaram um dos grandes trunfos da Blackberry, o seu BBM (BlackBerry Messenger).

A rede do BBM tem características que a fazem altamente apetecível a criminosos. Em contraste com o facto de as redes sociais serem na sua grande maioria, locais virtuais e de domínio público, o BBM permite criar grupos privados onde os participantes têm um número unívoco (PIN) que podem trocar entre si e desta forma proteger a confidencialidade das mensagens trocadas.

É portanto fácil criar uma “darknet” (uma rede social sombra) de influências perigosas, bastando para isso espalhar esses PINs por redes sociais, ou caso se opte por SMS para uma maior camada de privacidade. A adopção dos Blackberrys por redes criminosas, têm neste momento uma grande vantagem, conseguem-se arranjar modelos com um rácio custo / funcionalidade superior ao de modelos de alta gama como o iPhone e alguns modelos Android e a Blackberry tem ainda uma forte presença no Reino Unido.

Os indícios da utilização do BBM surgiram ironicamente nas redes sociais, podendo ser encontrados numa pesquisa rápida ao Twitter. Apesar das redes sociais terem sido o principal meio das pessoas reagirem aos acontecimentos de Londres, a verdadeira actividade criminosa ocorreu de forma mais organizada e privada.

Talvez não tenha sido a primeira vez que o BBM tenha sido utilizado para planear actividades ilícitas em larga escala. Não nos espanta que este método seja utilizado em redes terroristas, ou em cartéis de tráfego de droga. Mas o que existe de novo é que não há registo de casos com tanta notoriedade na comunicação social como este que tenham utilizado a rede de mensagens instantâneas da Blackberry. A reflexão nestes casos é necessária por parte de todos e especialmente das entidades judiciais que se devem adaptar a este novo tipo de criminalidade. [via]

Partilhar:
Tags:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Silvestre
    Silvestre

    Sem duvida que é uma pena tirar proveito do BBM para fins ilícitos.

    Enfim… mais publicidade negativa para o Blackberry!

    1. Avatar de roliveira
      roliveira

      Concordo, e é logo uma das aplicações mais apetecidas dos blackberrys. O BBM sempre agarrou os utilizadores a esta plataforma. É daquelas aplicações extremamente completas a nivel de funcionalidades que nativamente (isto é sem instalar nenhuma aplicação), o Blackberry ainda ganha ao Android e iPhone.

      Neste artigo, como diz e bem em Inglaterra é um mercado em que a Blackberry tem bastante influência,logo acredito que seja a ferramenta mais à mão para se organizarem manifestações (positivas e negativas) com um nivel elevado de privacidade.

      Afinal nem todos podem ter um iPhone (mesmo assim tinham que instalar uma aplicação third party) e o google talk que já vem no Android é jeitoso mas ainda tem muito que evoluir já que não tem função de mensagens instantâneas para grupos.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Foi via BBM, mas podia ter sido via MSN, Skype, FB, Twitter, Google+…
        As conclusões que se tiram, assim rapidamente, é que hoje em dia organizar um “cenário de guerra” como este é algo que pode acontecer quase “no momento”.

        1. Avatar de Marcelo Barros
          Marcelo Barros

          Podia acontecer com qualquer dos que disseste, mas comparo mais ao BBM o Whatsapp.

  2. Avatar de Visitante
    Visitante

    Parabéns pelo artigo. Com este já conto 2. O primeiro foi o da morte do bin Laden.

    Sugestão à pplware: invista neste tipo de artigo (explicação técnica do acontecimento) e faça uma nova categoria ou rename da Informação. Não apresento sugestão por não estar inspirado 🙂

    Talvez um dia esta não será este tipo de artigo dos que mais prestigie o pplware…

    1. Avatar de Vítor M.

      Hoje aprendeste algo, só tens de agradecer. A tua educação, além da responsabilidade dos teus pais, também passa pelo que nós te ensinamos. 😉

      Aproveita e cresce com o que te oferecem de bom grado 😉 se tens algo para partilhar, mostra, deixa o teu conhecimento… ou será que é só conversa?

      Hoje ficaste a saber, como eu fiquei quando li a notícia, que o mundo do crime também usa tecnologias ao dispor de qualquer pessoa, isso mostra que não há quem tenha mão nisto.

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        Para mim o mundo do crime usa apenas meios de comunicação, dependendo da era. Seja sinais de fumo, código morse, pombos correios, ondas de rádio, sms, email, redes sociais, etc etc. Não percebo o objectivo deste artigo.

        1. Avatar de Vítor M.

          Estás enganado, não usa apenas meios de comunicação, usa tudo o que está ao seu alcance, refina métodos e neste caso que deixei no artigo, os meios mais comuns não estão de todo controlados e são usados com método e requinte… tudo com a simplicidade que deu origem ao que ainda hoje vemos acontecer.

          Este artigo é um ponto interessante quando é mostrada a importância das comunicações que levaram à devastação que desde os anos 80 não acontecia em terras de sua Majestade.

  3. Avatar de darth
    darth

    isto nao reflecta na na BBM… por amor ao sagrado! é so um aparelho usado para fins ilicitos. mais uma não-noticia.

    ha tambem um jornal ingles que afirma a que a culpa é do GTA4, porque uns putos que andaram envolvidos jogavam.enfim

    isto tudo nao passa de barulho, para necobrir o que realmente esta por detras dos acontecimentos (populações pobres e sem persepctivas, metidas para um guetto. tudo isso resulta em algo mais dificil de resolver e entender, do que Blackberry e GTA4)

    1. Avatar de roliveira
      roliveira

      Calma camarada 😉 ! Ninguém disse que a culpa era da RIM ou lhe quer atribuir as culpas. A ideia aqui é demonstrar o lado negativo da tecnologia e informar. Isto é a partir de um acontecimento real e lamentável, explicar a parte tecnológica que deu origem aos acontecimentos, que não foi falada nos meios de comunicação social.

    2. Avatar de Vítor M.

      Quem tira essa conclusão és tu. Na notícia apenas dá a conhecer que a tecnologia está ao lado dos grandes feitos quer para o bem quer para o mal e alguém tem de ter mão nestas coisas.

      O resto são conclusões por falta de visão.

  4. Avatar de Daniel©
    Daniel©

    com isto a RIM esta a pontuar…negativamente..

    1. Avatar de Vítor M.

      Não pontua. O sistema é bom e é muito usado na Inglaterra. O seu sistema de messenger é seguro, ao ponto de poder ser usado para outros fins… o insólito é cada vez mais as tecnologias estarem ao lado deste tipo de actos.

      Lembro que as redes sociais também foram utilizadas para vários fins, uns honrosos e outros nem por isso.

      Até o Google Earth já serviu para os famosos atentados na Índia.

      É a realidade da tecnologia.

      1. Avatar de Daniel©
        Daniel©

        exacto, nao estou a dizer que é mau, mas depois de ler este artigo (no mundo inteiro) vai a passar um jovem com um blackberry na mao, associa-se logo olha um arruaceiro… é apenas a isto que me refiro 😉
        é como um iphone, uma pessoa olha e pensa logo que e uma pessoa de prestigio, rica ou exibicionista xD

        1. Avatar de Vítor M.

          Naaa olha que não tem nada a ver. Estamos a falar de sistemas, onde a confidencialidade é maior e por outro lado tem a ver a popularidade do BB na sociedade inglesa.

          Mas o busílis da questão é mesmo a falta de controlo e a refinar dos métodos… isso é que nos pode perturbar em termos de segurança.

        2. Avatar de roliveira
          roliveira

          “mas depois de ler este artigo (no mundo inteiro) vai a passar um jovem com um blackberry na mao, associa-se logo olha um arruaceiro… é apenas a isto que me refiro ;)”

          Calma, nem isso interesse para a imagem da RIM. Prova desse aspecto é que a divisão inglesa da RIM já se ofereceu no twitter para colaborar com as autoridades inglesas.

          https://twitter.com/#!/UK_BlackBerry/status/100568526640787456

  5. Avatar de Pintamanta
    Pintamanta

    Eu acho que estão a falhar nalguma coisa! Que importa qual o meio utilizado para organizar esta selvajaria? O que importa é que um membro de um gang: http://www.telegraph.co.uk/news/uknews/law-and-order/8687403/London-riots-Dead-man-Mark-Duggan-was-a-known-gangster-who-lived-by-the-gun.html foi abatido a tiro pela polícia e agora os homens das cavernas saíram às ruas. A pobreza não pode justificar a falta de respeito e dignidade! Espanta-me como a polícia passa a maior parte do tempo a assistir à distância enquanto estes animais provocam centenas de milhares de libras de prejuízo. E não, não acho que seja má publicidade para os blackberry da mesma forma que se um gang andar de BMW não mancha a marca de automóveis.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é má publicidade, o importante é dar a conhecer que cada vez mais as tecnologias são utilizadas para o bem e para o mal… quando mais se evoluiu nestas tecnologias mais o crime as usa para o lado negro da força. Neste caso foi um exemplo de como o grande mercado BB está ao lado destes propósitos.

      1. Avatar de Pintamanta
        Pintamanta

        Estás a estragar uma notícia que até estava com pés e cabeça. Basicamente estás a dizer que por usarem BB a marca e a tecnologia é que tem de sofrer. Se formos a ver, os GPS estão a apoiar o crime, o sonar também, os desenvolvimentos na química, etc. Não manchem a marca.

  6. Avatar de darth
    darth

    do mesmo se poderia dizer do facebook/email/etc… utilizados pelo maluco norugues ha semanas para se “endoctrinar”. epa, menos

    1. Avatar de Vítor M.

      Tudo serve… mas afinal alguém controla o que se passa nestes meios de informação?

      1. Avatar de Daniel©
        Daniel©

        segundo a “anonymous” alguem controla xD ate dizem que esse alguem sabe mais sobre nos que a nossa propria familia 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Eu tenho cada vez mais dúvidas. Já partilhei dessa opinião, logo naquele turbulento período após o 11 de Setembro, mas hoje já não acredito que haja qualquer controlo… os bandidos estão cada vez mais astutos…

      2. Avatar de darth
        darth

        controlas como??? é impossivel. pode ter tecnologia para scanear à procura de ameaças, mas poucos mais.de resto, nao controlas nunca

  7. Avatar de lourenço
    lourenço

    a imagem por acaso até té fixe!..
    as mistura de cores entre o ar infernal vindo de dentro de um edificio num espaço e ambiente completamente frio e “normal”…

    eu gostei!..

  8. Avatar de Valente
    Valente

    No título em vez de “pelo” devia ser “através do” ou “usando o” …

    1. Avatar de Pedro Pinto

      acho que é um pormenor 🙂 Mas fica “via”, parece-me ser a palavra que encaixa la melhor

  9. Avatar de MOr
    MOr

    Qualquer dia só os criminosos é que usam Blackberry :p

  10. Avatar de aver
    aver

    Espera aí. Dizer que é usado o BBM por ser seguro pressupõe premeditação – a malandragem para não ser apanhada pelas autoridades usa o BBM.

    Segundo a “via” (TechCrunch)do post, num comentário Andrew Robinson, vem uma explicação mais simples – resumindo, o BBM é o Yorn Extravaganza (um tarifário Vodafone que toda a “miudagem” que conheço usa para trocar SMS) lá do sítio porque é o mais barato (e não é só no SMS), e a RIM tem modelos muito baratos. Esta explicação parece-me mais razoável, do que uma teoria da conspiração terrorista. Terrorista pode ser mas não é a Al Qaeda,

    1. Avatar de Vítor M.

      ui terrorismo já extrapola o conceito “Al Qaeda”… é mais simples, básico e letal. Olha que ainda hoje Londres está a saque…

      1. Avatar de aver
        aver

        Ui. Londres é muito grande. Se estivesse a saque Deus nos acuda.

        1. Avatar de roliveira
          roliveira

          Aver atenção que isto não foi um acto de vandalismo organizado por meia dúzia de gatos pingados. Existem indícios que houve organização entre grupos anarquistas/nacionalistas.

          Penso que até agora foram detidas 200 pessoas. É mesmo tão grave quanto parece.

          Mais grave é que daqui a um ano os jogos olímpicos vão ser em Londres, e as autoridades não conseguirem controlar agora isto rapidamente e de forma exemplar, não é um bom presságio para o evento.

          1. Avatar de aver
            aver

            Por acaso nos anarquistas havia duas tendências: “Viva a santa anarquia” e “Enforcar o último padre nas tripas do último capitalista”. Não vi nenhum slogan “Vamos sufocar o último londrino com um Blackeberry” :P.

            Também não vi nenhum slogan nacionalista do tipo “Vamos prosseguir a saga dos nossos antepassados e livrar a nossa terra dos londrinos, expulsando (os sobreviventes, na versão mais radical) para o continente”.

            Nem anarquistas nem nacionalistas têm nada a ver com isto.

            Não sei o que vocês viram. Eu vi uns sujeitos dispersos a fugir a pé ou de bicicleta, depois de partir umas montras e pegar fogo a algumas coisas. Acho que em França há uns meses foi pior.

          2. Avatar de Vítor M.

            aver ainda estás convicto disso? repara o que foi em França e o que ainda está a ser agora por toda a Inglaterra…. vais ver onde vão parar estes acontecimentos…

          3. Avatar de aver
            aver

            Vítor

            Continuo, como refiro num comentário mais abaixo, que aqui está a ficar sem espaço.

    1. Avatar de Paulo Ribeiro

      ps: e não vai ser por blackberry, vai ser por balas de borracha, a informação é mais rápida quando tem polvora.

      1. Avatar de Vítor M.

        Se fosse em Portugal isto já estava sanado. Polícias fraquinhos aqueles!!! Em pouco se vê a fragilidade desses países ditos “super potências”.

          1. Avatar de Paulo Ribeiro

            espera, o bope não é muito fraco. chama antes a gnr 😀

        1. Avatar de MOr
          MOr

          Na Síria é que sabem resolver os problemas, é a metralhar forte e feio para cima desses marginais! (ironia)

          1. Avatar de Paulo Ribeiro

            pois… esses são mesmo uns desgraçados. mas neste caso o mais gráve é que a policia perante aquelas cenas tem de aguardar autorização para usar balas de borracha, gás e essas coisas todas. eles tem de rever imediatamente este tipo de forma de actuação da policia. se lhes tivessem pegado de fininho no primeiro dia penso que já nem repetiam a dose

          2. Avatar de MOr
            MOr

            Esta violência só mostra que há muita gente descontente com o estado a que chegamos. Quando as pessoas não têm emprego e perdem o apoio do estado ficam desesperadas e basta qualquer coisa para inflamar o rastilho.
            Preferia ver nas ruas milhões a manifestarem-se pacificamente contra este roubo a que somos sujeitos diariamente mas parece que quanto mais apertamos o cinto menos ar temos para gritar.

          3. Avatar de Paulo Ribeiro

            Acabo de ter uma ideia tenho de a vender ao primeiro ministro inglês 😀
            Quem viu o filme “death race” ?
            Mas em vez de carros era largar touros com cornos afiados nas ruas e quem quizesse ver o “espetáculo” em directo pagava em pay-per-view, esta caridade ajudava os pobres comerciantes a receberem dinheiro pelos estragos e os problemas eram resolvidos em poucas horas.
            eu pagava 😀

  11. Avatar de aver
    aver

    Há três países europeus em que a polícia anda desarmada: Islândia, Noruega e Inglaterra.

    Na Noruega um polícia, desarmado, fazia a segurança à ilha onde o louco matou dezenas de pessoas. Pode-se questionar se a segurança devia ser feita por 10 policias armados mas não havia antecedentes que levassem a penar que um, desarmado, não chegava. É uma forma de civilização e de modo de vida, se se entrar pela via securitária acaba.

    Em Londres os desacatos/pilhagens estão a ser tratados com bastante cuidado, em parte porque cerca de 1/4 dos pilhantes são menores e porque os ingleses são assim, bastante tolerantes e porque sabem que o uso excessivo da força, contra a sua própria população, não é o melhor caminho. Para hoje há o apelo aos pais para que mantenham os filhos em casa, a passagem do número de polícias na rua de 6.000 para 16.000 e as iniciativas da população para limpar as zonas onde onve incêndios e pilhagens e que é de facto uma manifestação cívica.

    Não houve ainda canhões de água, balas de borracha e a utilização do exército (também não houve a formação de barricadas, como há 30 anos atrás que o justificasse). Já utilizaram esses meios na Irlanda do Norte, podem fazê-lo em Londres, mas não querem.

    Continuo a não ver a situação descontrolada. Agora, dizer que a polícia inglesa devia entrar pela via do mata e esfola, já tem muitos adeptos. Acho que os ingleses estão a ir pelo caminho certo, deter os malandros e levá-los a tribunal. É a civilização deles.

    1. Avatar de aver
      aver

      Já agora, como uma imagem vale mais do que mil palavras, fica uma série delas do The Times. A partir da segunda são fotos dos que a polícia procura identificar por participação nos desacatos. Parecem-vos perigosos bandidos empedernidos ? Se se ficarem só por “Já têm idade para levar umas chapadas” até concordo, mas os ingleses o que querem é levá-los a tribunal e fazem bem.

      http://www.thetimes.co.uk/tto/news/

  12. Avatar de nomad90
    nomad90

    Eu não acredito muito na historia que foi tudo convocado via BB, eu tenho familiares nas zonas onde foi tudo queimado, já lá estive e não via os putos de BB, nem nada disso …. aqueles coitados não têm BB.

    Penso que se fala nos BB porque se usa muito em UK