10 discos externos de Rui Pinto encriptados estão fora do alcance da PJ

115 Comentários

Rui Pinto é o conhecido hacker envolvido no caso Football Leaks. Este homem está detido em prisão preventiva e a ser acusado de 147 crimes de acesso ilegítimo de conteúdo, violação de correspondência, tentativa de extorsão e ainda sabotagem informática.

Dos 12 discos externos apreendidos pela PJ, apenas dois puderam ser analisados para fins de investigação. Segundo avançam as autoridades, 10 discos estão encriptados e a PJ ainda não conseguiu aceder à informação.

10 discos externos de Rui Pinto encriptados estão fora do alcance da PJ - Imagem: Expresso


Informação “crucial” do caso Football Leaks fechada em discos encriptados

São 10 discos externos aqueles que a PJ e a sua Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica têm em sua posse. No entanto, toda a informação está encriptada e ainda não foi possível aceder-lhe.

Estes 10 discos, pertencem ao conjunto de 12 discos externos e 2 computadores de Rui Pinto que foram confiscados ao hacker, agora acusado de 147 crimes informáticos.

Detido em prisão preventiva, Rui Pinto, está a ser acusado pelo Ministério Público de 75 crimes de acesso ilegítimo. Além disso, é acusado de um crime de extorsão na forma tentada e outro de sabotagem informática. Há ainda a acusação de 70 crimes de violação de correspondência.

Falta de tempo…

Segundo avança o Público, há um grande volume de informação fora do alcance da PJ. Isto porque a encriptação criada por Rui Pinto está a criar um entrave às autoridades.

Segundo a PJ, “há fortes indícios” da existência de novas provas que podem ajudar no desenvolvimento do caso. Além disso, estes discos são considerados como um “repositório de informação exfiltrada”, tal como a que já foi acedida e que permitiu levar à acusação de Rui Pinto.

Além da encriptação criada sobre os discos, a PJ refere que necessita de mais tempo para tentar aceder aos dados, que não lhe está a ser concedido.

Comentários

115

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RUI PINTO
    RUI PINTO

    RUI PINTO PARA PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL

  2. Avatar de Jota
    Jota

    Rui Pinto é o conhecido hacker… por extorsão, roubo a bancos, violação de correspondência , sabotagem, etc!!! Ou também aqui estão a tentar lavar-lhe a imagem?

    1. Avatar de Guerreiro
      Guerreiro

      O clubismo è um dos maiores problemas da justiça Portuguesa e do Zè povinho, ou a opiniāo è a mesma em relação ao Snowden e ao Assange?

      1. Avatar de Jota
        Jota

        Que eu saiba o Snowden não andou a tentar roubar ninguém!

        1. Avatar de Francis
          Francis

          Então deve ir informar-se melhor.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            E você pode ler melhor a constituição.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        O Snowden e o Assange também tentaram extorquir alguém antes de divulgarem o que divulgaram?

        1. Avatar de Jota
          Jota

          Claro que não! Pelo menos o Snowden, não! A clubite de muitos jornalistas, e comentadores faz com que andem a tentar limpar a imagem ao Rui Pinto tentado cola-lo ao Snowden e ao Assange, mas não tem nada a ver um com os outros! A ÚNICA FINALIDADE DO RUI PINTO SEMPRE FOI A DE EXTORQUIR DINHEIRO!

          1. Avatar de BC
            BC

            A clubite começa literalmente em ti. Mesmo que negues, nota-se a milhas de onde vens.

          2. Avatar de Rrrrrr
            Rrrrrr

            desculpa la. ele pode ser a pior pessoa, pode ter roubado ou feito o que quer que seja. e se fez essas coisas más, deve ser punido. mas tb n lhe tirem o valor ou merito se está a mostrar a porcaria que se passa em certos sitios!

          3. Avatar de M.Oliveira
            M.Oliveira

            Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão… excepto se roubar a ladrões que roubaram milhões e milhões e milhões e milhões e milhões e milhões e milhões e milhões e milhões e milhões e milhões e milhões e milhões de todos nós – nesse caso vai preso enquanto os outros continuam a gozar a vida à nossa custa.

          4. Avatar de Paulo
            Paulo

            Caro Rrrrrr, a partir do momento em que ele tenta extorquir sob ameaça de divulgar o quer que seja, perde TODA a credibilidade. Aguardemos pelo trabalho da Justiça.

          5. Avatar de #whiteHats
            #whiteHats

            Como é que sabes estavas a velo?

    2. Avatar de Gervásio
      Gervásio

      Sim, cá em Portugal é conhecido assim…
      A nivel mundial é conhecido de uma forma muito diferente…

      Já agora, a nível internacional quem está a ficar bem conhecida é a autoridade portuguesa… nunca por bons motivos!!!

      Mas quem só acompanha os meios de comunicação portugueses… não consegue aperceber-se da verdadeira dimensão do caso.

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        O homem não é paladino nenhum. É no mínimo ser ingênuo acreditar ele tenha recolhido aquela informação para salvar o mundo.

        Sejamos práticos, ser hacker é ser criminoso, uns mais que outros. Se ele realmente pretendia praticar o bem, tinha entregue tudo à polícia (de vários países) para ver se a informação era divulgada ao público.

        No entanto ele optou por divulgar umas, esconder outras…. sabe-se lá porquê? Á espera de vender alguma informação?!

        Agora a coisa devia ser ainda mais simples…ele vai dentro e se a informação que recolheu é verdadeira e incriminatória, vai dentro o resto da malta que cometeu ilegalidades, seja verde, vermelho ou azul!

        1. Avatar de John
          John

          Ser hacker nao e’ sinónimo de ser criminoso. Há os que entram, e informam as vulnerabilidades existentes nos sistemas, enquanto que há outros que fazem o mesmo mas exigem algo em troca, fazem extorsão, etc etc.

        2. Avatar de Bruno Pinto
          Bruno Pinto

          É importante informar-se o que é um hacker. É muito diferente de um cracker.
          Vamos lá instruir-nos… Existem milhares de hackers que têm essa mesma profissão para nos proteger de crackers. Vamos lá ter atenção no que dizemos…

        3. Avatar de Tecnical
          Tecnical

          “ser hacker é ser criminoso”…
          Sabia que na realidade isso pode ser uma profissão (sem a parte do criminoso)?
          Acredita que há empresas que pagam (e bem) a estes “criminosos” para encontrarem falhas nos sistemas deles?
          Antes de se referir a hackers, tenha em atenção que não pode generalizar. O que disse está simplesmente errado.

        4. Avatar de Luís Martins
          Luís Martins

          Ser hacker não é sinônimo de criminoso ser imbecil e dizer e passar espalhar a sua imbecil aos outros, isso sim é criminoso. Para tua informação há mais de 30 anos atrás fui um White Hacker e nessa altura 99,99% dos tugas nem sabiam o que era a internet ou como usar as redes de telecomunicações para comunicar com outros computadores.

    3. Avatar de art
      art

      Ai é ? E como é que tens tanta certeza ?

    4. Avatar de jose
      jose

      calado lampião

    5. Avatar de Francis
      Francis

      a Fáfá de Belem já dizia
      vermelho, vermelhasco, vermelhisco,vermelhante, vermelhão……………….

    6. Avatar de Coelo
      Coelo

      Jota, isso condiz com a maioria dos politicos

    7. Avatar de Costa
      Costa

      Diz isso quem.? Quem não quer que nada se saiba. O que já ficou a descoberto já foram investigar os verdadeiros criminosos? A PJ não consegue aceder aos 10 discos ou será melhor dizer assim para não ter que mostrar o que lá está.?

  3. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Mandem os discos ao John McAfee que ele em 2 dias abre isso tudo 🙂

    1. Avatar de Deko
      Deko

      Sim, claro que sim…

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      eu abro numa hora, pé de cabra, rebarbadora, C4…. Tenho muitos métodos para o efeito 😉

      1. Avatar de Enfim...
        Enfim…

        15 min , um kit chaves e uma rebarbedeira a bem ou mal abro

  4. Avatar de Pedro Guerreiro
    Pedro Guerreiro

    mas o homem nao queria colaborar com a Justiça? Pode começar por facultar o acesso aos Discos!! hehe!

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Isso é dar o ouro ao bandido meu caro

    2. Avatar de BC
      BC

      A troca de quê? Nada? O homem não é parvo nenhum.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Para quê? Para ver mais podres do Vieira e companhia limitada?

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        É mais Doyen Sports, Sporting & Companhia, Lda.

        1. Avatar de BC
          BC

          Nesse caso até bates palmas né? Mas deves ser daqueles que grita alto que o rapaz deve ser preso por roubar os emails do benfica que eram falsos mas que não são mas que não têm informação mas que afinal já entala os encarnados em centenas de coisas.

          1. Avatar de Jorge Santos
            Jorge Santos

            O rapaz está preso por razões que nada tem a ver com os emails !!!
            Acesso ilegítimo até às máquinas de procuradores ?
            E whistleblower apenas e só depois de ser apanhado ?
            Eu quero que venha tudo cá para fora mesmo, seja de que clube for !
            Mesmo dos que pagaram para ele ficar calado 😉
            Se calhar esses são os que estão mais preocupados e o defendem tanto 😉

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Caro BC, limitei-me a responder à provocação do Hugo. Acho curioso ver uma suposta superioridade moral de alguns sportinguistas esquecendo-se que tudo isto começou com uma denúncia da Doyen. Enfim, aguardemos. Se se provar que algum – ou alguns – clubes prevaricaram, então que sofram as devidas sanções. Mas primeiro, têm de PROVAR. Até agora, só tenho visto insinuações. E insinuar, qualquer palerma consegue fazer. Agora, provar… Aguardemos pela Justiça. Se é que querem mesmo fazer Justiça.

    4. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      Mas a justica nao quer colaborar com ele. ao contrario do que aconteceu com o rui pinto e outros paises…

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Onde é que tu leste que a Justiça não quer colaborar com ele?

  5. Avatar de poiou
    poiou

    Alguém duvida que os 2 discos não cifrados serviram de amostra? (Tipo estão aqui estes 2 com informação, agora vamos negociar os outros 10)?
    Alguém dúvida que estes discos têm backup algures?

    1. Avatar de frank
      frank

      deves achar que ele é algum genio, agora.

  6. Avatar de heavyrui
    heavyrui

    A Polícia Judiciária conseguiu abrir, há cerca de um mês, os discos rígidos que o Rui Pinto encriptou.

    1. Avatar de BC
      BC

      Eu também consigo abri-los. Com chaves sextavadas, abro todos!

      1. Avatar de Miguel Porto
      2. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        E a marreta então nem se fala!!!

    2. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Não é impossível.
      Se bem me lembro, no caso do Windows (Bitlocker), as chaves de encriptação são enviadas automaticamente para a cloud. Um mandato para a Microsoft e assunto resolvido!
      Se não for Bitlocker, é provavel que utilize TrueCrypt (ou derivado) e nesse caso desejo sorte à PJ.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        As chaves de bitlocker são enviadas para a Microsoft?? Onde te baseaste para fazer tão afirmação?!

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            As chaves são enviadas para a Microsoft apenas quando cumprem determinados requisitos. Um deles é usar Windows account no SO.
            Eu duvido que ele usasse Windows mas se tiver usado, certamente não usaria uma Microsoft account!

          2. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            *Queria escrever Microsoft account!

        1. Avatar de Tecnical
          Tecnical

          Sim, tem de cumprir alguns requisitos, mas como disse não é impossível.

    3. Avatar de Ricardo Dias
      Ricardo Dias

      Quem lhe disse isso o software utilizado para a encriptação foi o Veracrypt, basta ele ter utilizado uma chave de 256bits com uma imagem, para a PJ demorar seculos para abrir os discos, ou outra pessoa qualquer.

  7. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Quem é o “Rui Pinto”? Não age certamente sozinho… Alguém sabe detalhes?

    1. Avatar de singleIT
      singleIT

      Nice try FBI

  8. Avatar de Samuel
    Samuel

    Photorec e fica feito.

    1. Avatar de Jeremias
      Jeremias

      photorec e fica feito? Era bom, não era?!

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        o Photorec é um programa do Linux que permite obter ficheiros de discos estragados e possivelmente até de discos encriptados.

        1. Avatar de poiou
          poiou

          Para obter ficheiros de discos encriptados, não é preciso software nenhum, basta uma pá e saber onde está a cripta (não te preocupes, não és o único a desconhecer isto).
          O photorec apenas analisa o disco todo e tenta reconstruir os ficheiros. Se o disco estiver cifrado ardeu. Se houver ficheiros cifrados, no máximo recupera o ficheiro, mas depois ainda precisas de o decifrar.

  9. Avatar de Crow-
    Crow-

    Bad timing? Segundo uma noticia de hoje, a PJ já conseguiu aceder aos dados dos discos há um mês…

  10. Avatar de Alvaro Campos
    Alvaro Campos

    ” Isto porque a encriptação criada por Rui Pinto está a criar um entrave às autoridades.”
    Será que o Rui Pinto sabe assim tanto para criar uma criptografia ou usou algo como o Truecript ou Veracript?
    Penso que não será assim tão BLACK hacker quanto o fazem parecer…. É a minha opinião.
    Como já alguém aqui escreveu, mandem os discos para o doido do John McAfee
    que ele, em dois dias, trata deles. Nem que seja com uma AK-47!!!!!

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Antes de desacreditar os outros deve se informar dos termos corretos. É black hat e não black hacker.

      1. Avatar de Alvaro Campos
        Alvaro Campos

        Verdade, é “black HAT” e não “black HACKER”
        Escusas de bater! o problema foi do corretor ortográfico que tentou ajudar desajudando… 🙂
        Além disso, não desacreditei ninguem. É a MINHA opinião que ele saberá tanto da poda como eu de medicina molecular (a minha formação académica é na área de informática). Penso que poderá ter comprado algumas ferramentas para tirar partido de exploits a grupos como os Lizard Squad e foi brincando… até ser apanhado.
        Mas, caro Emanuel, é a MINHA opinião. Não estou a desacreditar ninguém. Estou sim, a expressar a MINHA opinião e não peço que a aceites ou estejas de acordo. Tu terás a tua e eu não a discutirei, da mesma forma que não discuti alguns comentários bem vincados por clubites. São opiniões e somente isso.

        1. Avatar de UserX
          UserX

          Dependendo do que se lê. Se lerem um artigo da visão, de como ele actuou, e segundo aquele artigo, que em termos lógicos está mal contextualizado, ele usou uns programas que foi aprendendo a usar. Se isso torna alguém especialista em segurança? Não, mas tbm nenhum especialista em segurança usa apenas as próprias ferramentas e scripts.
          Eu tenho a opinião muito forte que ele sozinho não ia longe e que a fazer fé no volume de informações que ele tem, e dos mais variados sítios de onde as tirou, era impossível fazer tudo sozinho.

  11. Avatar de Luís
    Luís

    Já experimentaram a password “123456”?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não podes estar calado? Pronto, agora deste cabo do negócio 😀

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Ou mesmo “password”, quem sabe…

  12. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    O Rui Pinto não é mais que um “Testa de Ferro” e temos por cá gente capaz da decifração desses escritos , sem necessidade de recorrer a especialistas estrangeiros.

    1. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      Um pormenor, usou “decifração”.
      Há 2 estrangeirismos que são mal traduzidos mas que são cada vez mais usados:
      – encriptação
      – por defeito
      Obrigado por não usar 🙂

      1. Avatar de NyluS
        NyluS

        Boas tardes,

        Miguel pode explicar por favor o que quis dizer, agora fiquei confundido ao nível do Português ^^.

        Quais os estrangeirismos mal traduzidos?

        1. Avatar de Miguel Porto
          Miguel Porto

          Sim, encriptar é meter algo numa cripta. A expressão correcta é “cifrar”.
          Assim como também usa-se muito “por defeito” para a expressão “by default”. Deve-se usar “por predefinição”.
          Cumprimentos

          1. Avatar de O novo do Restelo
            O novo do Restelo

            Bom aporte, obrigado pela info! (sem ironia)

          2. Avatar de Zé Manel
            Zé Manel

            Ou “por omissão”.

          3. Avatar de Samuel
            Samuel

            Vai ao dicionário da Língua Portuguesa. Encriptar é o termo correto ou então podes usar o sinonimo que é codificar.

      2. Avatar de Jorge Santos
        Jorge Santos

        ui ….
        encriptar é estrangeirismo ?

        encriptar | v. tr.

        en·crip·tar – Conjugar
        (en- + cripta + -ar)
        verbo transitivo
        1. Meter ou enterrar em cripta. = SEPULTAR

        2. [Informática] Converter ou transmitir dados em código. = CIFRAR, CODIFICAR, CRIPTAR

        “encriptar”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/encriptar [consultado em 18-10-2019].

        1. Avatar de Miguel Porto
          Miguel Porto

          Pois… há expressões que se usam tantas vezes de forma errada que depois viram regra. Por isso a língua portuguesa é uma “língua viva”. Há outros exemplos.
          De qualquer modo não queria ofender ninguém 🙂

      3. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        en·crip·ta·ção
        (encriptar + -ção)
        substantivo feminino
        [Informática] Acto ou efeito de encriptar. = CODIFICAÇÃO, CRIPTAÇÃO

        “encriptação”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/encripta%C3%A7%C3%A3o [consultado em 18-10-2019].

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Se o homem perceber realmente do assunto (programação), pode fazer de raiz um programa de cifrar à séria, que de certeza absoluta não terá “portas de entrada secretas” se ele for minimamente competente… existem para aí montes de programas a cifrar os computadores para depois exigir dinheiro para dar acesso de novo aos dados, a maior parte ninguém consegue ultrapassar a cifra e ou pagam, ou reinstalam tudo de novo… por isso não pensem que é difícil, tudo o que é necessário para alguém competente fazer por si está disponível, sem contar com todas as outras opções já prontamente disponíveis… coisa que duvido que alguém competente utilize se levar a sua segurança/ privacidade a sério já que é conhecido o apetite pelas agências de espionagem de subverter tudo quanto seja muito utilizado.

      Com ou sem acesso à informação nos discos, está visto que o homem irá passar muito tempo na prisão para repensar a sua vida, se as acusações se confirmarem.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        E ainda existem mais duas hipóteses, o homem pode ter utilizado um programa para subscrever todo o disco com dados aleatórios de tal forma que se torne inviável a recuperação dos conteúdos, ou ter encriptado todos os discos com uma chave secreta que nem mesmo ele sabe (gerada aleatoriamente) para subscrever os discos de tal maneira que fosse impraticável aceder de novo aos conteúdos.
        No primeiro caso é simplesmente impossível para ele dar uma chave porque nunca existiu uma, no segundo caso a senha pode ser tão complexa que não seja de facto possível descobri-la e ele pode ter gerado uma, copiado a mesma, utilizado e descartado tudo sem nunca a ver sequer pelo que também não seria possível verdadeiramente saber qual é… mesmo que ele próprio depois quisesse.

        É preciso lembrar que ele sabia que estavam à procura dele, teve tempo para fazer tudo isso. Aliás admira-me que tenham sequer apanhado algum disco com ele intacto… seria de esperar ter sido tudo destruído logicamente e até fisicamente.

      2. Avatar de UserX
        UserX

        Fazer o programa, espero que te estejas a referir ao programa no sentido do I/O e não no sentido do algoritmo em si. O algoritmo em si, há muitos e são públicos e super testados, não é preciso “inventar” algo que não tem a cobertura de testes que existem já para muitos deles. Quanto a ser apanhado com discos encriptados com informações, bem, se tiverem todos encriptados, a PJ sabe que não vai a Aldo nenhum, nem com o software a milhões de euros que comprou (o estado tuga para ser mais exacto) a uma empresa italiana.
        Depende sempre do que ele usou claro.
        E obviamente que o rapaz não é parvo e deve ter tudo em servidores espalhados pelo mundo, tudo encriptado, portanto, a visão da PJ do temos aqui o material do Rui Pinto e só precisamos de tempo para saber tudo… Dependendo da competência do rapaz, se for razoável, a PJ está e vai continuar a ver navios. Os 2 discos que dizem ter desencriptado, das 2 uma, ou nunca tiveram encriptados, ou o rapaz forneceu a chave, até porque assim que a polícia o apanhou, ele ia na rua, e provavelmente não tinha nenhum computador ligado em casa, portanto, nenhum disco estava a funcionar, e no limite, uma análise à RAM pode ter exactamente nada… E ele pode ter tido o cuidado de correr algo que ao encerrar o computador, a tal seja várias vezes reescrita.

  13. Avatar de Radamel
    Radamel

    Eu acho mal que se ponham de um lado ou de outro. Porque nao estar dos dois? Condenar e punir a extorsão, mas usar os dados para punir os infratores que la são indiciados. O problema é que os grandes patrocinadores desta empreitada contra o Rui Pinto não têm interesse nenhum que se discuta o que lá está, mas sim o caso. Basicamente, anda-se a discutir um caso fraco penalmente e a esquecer N casos muito mais graves penalmente.

  14. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    É giro queimarem uma pessoa que certo, roubou informação.. mas que mostrou as verdadeiras cores de “muito boa gente” ligada directa e indirectamente ao Futebol…
    Só espero que essas ditas pessoas sejam perseguidas pela “justiça” tão fervorosamente como estão a fazer no caso desse “hacker”.

  15. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Este tipo não é hacker , mas sim um pirata informático , hacker é indevido que procurador falhas ou altera ou programa de formar não intrusiva , a definição de hacker foi distorcida pelos media , e por filmes .

  16. Avatar de João M
    João M

    PElo que andei por aí a ler, a justiça estrangeira a que alguns destes documentos eram relevantes, usaram isso como prova para incriminar corruptos nos paises em questão. O memso com os PAnama Papers.
    Cá por Portugal, as escutas em que alguém admite ter feito asneira – não podem ser usadas. Documentos que comprovam corrupção, não podem ser usados. E, no fim, culpa-se o mensageiro.
    É este tipo de coisa que desacredita a justiça portuguesa… O Rui Pinto não é nenhum santo mas acredito que usar a informação que ele recolheu pode ser uma mais valia para colocar muito boa gente atrás das grades. Paises como Alemanha, França e Espanha (salvo error) acho que foram por esse caminho.

    MAs vá, neste país até temos o governos a mandar parar investigações judiciais a pedido de terceiros (Tancos, Caso da Maddie Mccain, etc..)

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Metam a viola no saco e peçam ajuda aos Israelitas, eles têm “tempo”…

    1. Avatar de UserX
      UserX

      Lá por haver umas notícias sobre os iPhone e desbloqueio por meio de software de uma empresa israelita não quer dizer que eles têm uma chave mágica.
      Como dito em comentários acima, há desde soluções já feitas que impossibilitam qualquer tipo de acesso ao disco, e tbm dito acima, quem não quer usar tais soluções, desde que use algoritmos já conhecidos e testados de encriptação, pode até fazer a sua própria ferramenta de encriptação/desencriptação.
      Não confunda um telemóvel com um disco encriptado.

      1. Avatar de Fixo
        Fixo

        Num iPhone bloqueado pode-se extrair a memória flash, com o conteúdo do iPhone – mas está encriptado.
        Qual é a diferença entre desencriptar o conteúdo de um iPhone ou o disco de um computador?

        1. Avatar de UserX
          UserX

          São várias, pontos de acesso, tecnologia em si.
          Num telemóvel, existem mais pontos de acesso que num disco.
          Como referes, se tirares a memória de um iPhone e a ligares noutro lugar, os pontos de acesso serão praticamente os mesmos do que um disco. Do ponto de vista de um atacante, quanto maior a superfície de ataque,que é como quem diz quantos mais pontos de acesso, maior a possibilidade de corromper a segurança.
          Portanto, ter um disco encriptado, por exemplo, com o mesmo algoritmo que é usado num telemóvel, não quer dizer que tenham os dois a mesma segurança, que será sempre inferior num telemóvel.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E achas que Israel iria ajudar um governo de esquerda que é contra o povo de Israel? Diziam logo que não tinham tempo para isso. Agora se fosse de um país amigo, ajudavam de bom grado.

  18. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Informação desactualizada, ao que parece.
    De qualquer forma se estiverem muito enrascados, mandem para o FBI ou Mossad que eles resolvem isso com uma simples pen 😉

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Claro típico tuga os outros é que são bons!! Estranho que quem consegui a informação encriptada em causa é um português!

      1. Avatar de Jorge Santos
        Jorge Santos

        Eu escrevi … ” Informação desactualizada, ao que parece.
        De qualquer forma se estiverem enrascados … ”
        😉
        Temos muitos gajos bons na PJ !! Mas não custa a colaboração entre Unidades de Combate ao Cibercrime. Não é vergonha nenhuma pedir ajuda. Quando não sei, pergunto. Não faço figura de artista que sabe muito e no fim não sabe nada !!!

  19. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    “… porque a encriptação criada por…”. Ele não criou nenhuma encriptação. Correto: “…porque a encriptação utilizada por…”.

  20. Avatar de abiper
    abiper

    A “escola” de jornalismo do CM está a vingar.

  21. Avatar de O novo do Restelo
    O novo do Restelo

    se eu tiver o Bitlocker ligado podem aceder aos dados se (hackers experientes) me roubarem o PC? Ou é fácil de aceder?

    1. Avatar de Tuaregue
    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E achas que o Rui Pinto tem o Bitlocker? Ele usa Linux…

  22. Avatar de NM
    NM

    Será só a mim que me faz impressão aquele penteado?
    Confesso que também já tive um destes quando descobri o gel e tinha tipo 5 anos…
    Ou será que a PJ dá-lhe choques eléctricos para confessar a senha de encriptação?
    Acham mesmo que os tipos não tem backups por aí fora, isso é se realmente tem alguma informação sequer!
    Enfim, uma comédia…

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      O penteado dele é ridiculo, não sei se ele quer fazer figura de palhaço ou acho mesmo que é “cool”.

  23. Avatar de blinzk
    blinzk

    Imagine-se a seguinte situação… (ficção)

    “Um ladrão arromba uma casa, para subtrair um relógio de ouro com diamantes e outros bens e para, inclusive, fazer chantagem ao dono da casa.

    Ao entrar na casa, o ladrão depara-se com o dono da casa a violar uma criança, percebe que o homem armazena toneladas de droga na habitação e que, é reconhecidamente um traficante perseguido internacionalmente.

    O ladrão perante ameaça do dono da casa, foge, com o relógio no bolso e o laptop do dono da casa, cheio de informação útil para desmontar esquemas de tráfico, pedofilia, etc…

    Entretanto, o dono da casa faz queixa à policia…”

    Portanto, o que muita gente está a querer defender, é que somente o ladrão é que deve ser condenado e investigado e nada mais. É isso? Reflictam…

  24. Avatar de Pedro
    Pedro

    Rui pinto tinha muito boa informação com ele só que o problema foi não saber lidar com ela.
    Ao contrário do snowden fez foi procurar ajuda com quem realmente o podia ajudar e não usar essa informação conforme lhe apetecia.
    Cometeu esse erro e agora não há nada a fazer…tudo por água abaixo.

  25. Avatar de Samuel
    Samuel

    Em resume os postes foram da codificação dos discos até ao dicionário da Língua Portuguesa passando pelo “clubismo”. Se o gajo morrer então vai até as teorias da conspiração.

  26. Avatar de Pirata
    Pirata

    Esse gajo é um puto que deve continuar preso porque não lhe foi concedida autoridade legal para violar leis e a privacidade de terceiros, mesmo que seja de criminosos. Criminoso que denuncia um crime de outro criminoso, não faz de si inocente.
    Quanto aos discos, perguntem ao Chico que ele deve ter cópias quase de certeza. Kkkkkk

  27. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

    O que convinha saber é quais os programas usados pelo Rui Pinto para travar a PJ.
    A melhor combinação que conheço passa por PGP, para o disco rígido todo, incluindo o pré boot, e depois pelo Veracrypt, para criar contentores também encriptados.
    Assim, teria que se arranjar maneira de quebrar o PGP, para arrancar o sistema, e depois disso ainda teria que se conseguir abrir o contentor…
    Com passwords correctamente criadas duvido muito que haja alguém que anule esta protecção… Pelo que diz o Snowden, o PGP é inquebrável, desde que seja usado como deve de ser.

    1. Avatar de UserX
      UserX

      Não é preciso saltar de programa em programa, encriptação em cascata é possível apenas usando o programa que referiu, o pgp.

      1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco
        Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco

        Certo, eu tenho e uso pgp.
        Não tenho o sistema encriptado mas tenho um contentor criado com o pgp.
        Mas o perigo de usar apenas um programa é que no caso de haver alguma falha, fica tudo livre, enquanto que usando 2 programas diferentes dá mais segurança.

  28. Avatar de Carlos
    Carlos

    Este povo português por vezes não compreendo quando foi prisão do Sócrates houve quem fosse protestar para porta a exigir a sua libertação, o Rui que sabe tudo desta chulagem toda que rouba o povo português ainda não houve ninguém a protestar que o libertem.

  29. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
    Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.

    Quando o Rui foi detido, as autoridades Francesas, belgas e talvez outras, pediram acesso aos discos e demais informação, ANTES das coisas virem para Portugal.
    Quer isto dizer que os tipos pensaram assim, vamos arranjar maneira de apanhar as provas antes de irem para Portugal, porque depois de entrarem naquele ninho de corruptos o mais certo é ser tudo destruído e ficamos nós sem nada tb.
    Resumindo, somos o penico da europa.
    Não é que os restantes sejam grande coisa, mas nós somos mesmo uma desgraça…

  30. Avatar de FERNANDO GONÇALVES
    FERNANDO GONÇALVES

    Todos sabemos que Rui Pinto foi preso por, supostamente, ter praticado o crime que eles pensam que cometeu. Eles estão-se nas tintas para a suposta tentativa de extorsão, que ocorreu em 2015, e que eles sabiam muito bem que tinha acontecido. Só quando os outros se começaram a queixar que era ele o homem dos e-mails, é que eles o forma buscar a Budapest. Até pediram à Doyen para apresentar queixa outra vez. E mais. Se não fosse pelos e-mails, não havia tanta gente a querer vê-lo preso. E depois há este detalhe maravilhoso: os nossos peritos informáticos não conseguem entrar (ou pelo menos não conseguiram até agora, quase um ano depois) nos discos encriptados por um autodidacta, licenciado em História.

  31. Avatar de Alex
    Alex

    Depende da crypto que usou para o efeito e de quandos níveis usou…. btw hacker é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores. Graças a esses conhecimentos, um hacker frequentemente consegue obter soluções e efeitos extraordinários, que extrapolam os limites do funcionamento “normal” dos sistemas como previstos pelos seus criadores; incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados. Ser hacker não é um conotativo de ser criminoso.

  32. Avatar de desconhecido
    desconhecido

    li atentamente os comentários, sou cidadão comum, e é minha maneira de ver as coisas, que cada um faz o que bem entende, desde que não aja em prejuízo de ninguém Rui Pinto é sim sempre um criminoso, além de ser alguém que não tem o mínimo de respeito para com a vida privada. Ele não tem nada que se fazer querer substituir à polícia! Esses é que investigam! Deve sim de ser condenado(toda a gente tem o direito à sua vida privada!).Os outros indivíduos, que por acaso, foi descoberto pelo mesmo, terem cometido crimes, devem de igualmente serem condenados coo criminosos.
    Querem fazer do Rui Pinto um santo??Mas porque raio é que os indivíduos têm a mania de andar a bisbilhotar a vida privada dos outros? E os motivos são possíveis de ser vários(e nenhum é louvável!):são pessoas por natureza preversas;deseducadas;com algúm transtorno(que se têm de alimentar da vida alheia);são pessoas que vivem para roubar dados pessoais de terceiros com a finalidade de lhes serem úteis, ou também por via desses exercitem a extorção e o roubo monetário.Portanto,que eu conheça(mas podem acrescentar),estes são os motivos que leva algúem a entrar no pc,tablet,telemóvel,etc de algúem.E estas pessoas, necessariamente têm que ser penalizadas!!