Disco velho? Relógio novo!

27 Comentários

Se bem se lembram e aposto que Lavoisier era leitura frequente nos vossos tempos livres, “Na informática, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Assim surgiu a peregrina ideia de criar um relógio, original, a partir de um disco rígido avariado. Nada como fazer algo de facto (f)útil.

A ideia partiu certamente de um encontro imediato de grau desconhecido, mas na verdade às 7200 rotações esta “fina peça de arte” dá algo parecido com horas. Foi baptizado de Strobeshnik.

Strobeshnik usa um efeito estroboscópico para criar a ilusão de display numérico persistente. Os pratos do disco rígido têm 10 dígitos e separador de minutos. Por trás do prato, no chassi rígido, há um circuito impresso com grupos de LED’s difusos. Grupos de caracteres em LED’s criteriosamente posicionados imitem um flash luminoso criando uma ilusão numérica atingindo um valor sóbrio quando o disco atinge a velocidade máxima. Makezine

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    UAU gostava de ter um relogio desses.

    1. Avatar de João Costa
      João Costa

      Ganda Relógio, quanto custará 1 ?

  2. Avatar de Shadow
    Shadow

    Tive um professor que tinha uma coisa destas… mas o som era tornava a coisa um bocado irritante.

  3. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    Fogo que precisão!! Se bem percebi, o efeito e dado porque os leds acendem quando certo numero passa, certo??

    1. Avatar de José F
      José F

      Correcto,
      dai se chamar efeito estroboscópio, como a luz só acende no preciso momento em que o numero certo se encontra sobre ela, o olho acaba por reconhecer esse numero e somente esse numero.

      Agora tecnicamente a nível de circuito é ter os tempos todos certos, ou seja sincronizar a velocidade do prato com o momento em que os led tem de acender.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Exacto. Está realmente fantástico!

  4. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Opa.. brutal, simplesmente brutal. Nunca tinha visto tal coisa. Mas essa é uma engenhoca digna de um gajo que se dedica… não é qualquer pessoa que pode pegar no seu “disquinho” velho.. e pumba, uma carrada de LED’s, uns quantos fios de cobre, chumba-se tudo, leva.se ao forno 5 minutos e “voilá”, tem-se um relógio todo “xuningado”… Ganda cena, hehe.

  5. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    hehehe bastante interessante 😀

  6. Avatar de Mário R.
    Mário R.

    UAU!! fiquei estroboscópico!!

  7. Avatar de pconline
    pconline

    Muito engraçado. Fiz um mas com recurso a um relógio que comprei nos chineses. Tirei os ponteiros e coloquei no meio do prato do disco . Este está muito hitech.Cump

  8. Avatar de José F
    José F

    Por acaso já tinha visto isto 😉

    O link do criador: http://sensi.org/~svo/strobeshnik/

    Interessante a forma que ele utilizou para fazer os números no disco 😉

    Isto com conhecimentos e paciência e muito trabalho de desenvolvimento tudo se faz:
    Outra ideia que achei bastante dinâmica http://www.i-bar.ch/info/

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Também gostei do iBar, mas se eu tivesse aquilo nas maus tirava era as “riscas”…
      Deixava somente a luz, e baixava as do bar, ficava altamente… 🙂

      1. Avatar de flavio
        flavio

        nao se se reparaste, mas as riscas fazem a ligaçao entre os copos que estao em cima do balcao, axo muito fixe =D

  9. Avatar de Shin
    Shin

    No mínimo impressionante.

  10. Avatar de Pois
    Pois

    pois…não acho que arte seja “futil” muito pelo contrário, a peça original é uma verdadeira obra de arte…

  11. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Sim, uma verdadeira obra d’arte.
    Adorei, e anseio por ter uma coisinha dessas, está mesmo espectacular…
    Adorei!!! 🙂

  12. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Interessante! E bem que o meu está precisando de uma troca…

    http://img52.imageshack.us/img52/124/vinilclock.jpg

  13. Avatar de Diego Castro
    Diego Castro

    GEEK to the bone… 🙂
    espetaculo

  14. Avatar de bismarques
    bismarques

    Fabulástico!!!

  15. Avatar de ManThing
    ManThing

    Só uma coisa, não é na informática e sim na electrónica. Sim porque um informático basicamente programa (só vê linhas de código), não anda la a ver se a gráfica esta bem soldada e onde está o erro do chip…

  16. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Incrivel!

  17. Avatar de Pedro

    Coisa mais bela, queria ter um desses em minha casa :babaaa:

  18. Avatar de danuel
    danuel

    Viva! Muito bom!

    Agora isto ficava realmente completo aí com o sistema e o circuito disponível e etc etc (resistors chips… programação) para o pessoal fazer em casa hohohooh.

    Assim é que era muito de valor hehehe 😀