Dica Chrome: Qual o separador que está a consumir mais RAM?

12 Comentários

O browser chrome é considerado um dos melhores mas também um dos que consome mais recursos. Se há uns anos a exigência dos sites era relativamente baixa, no que diz respeito a recursos, atualmente tudo é diferente.

Hoje mostramos uma pequena dica, para quem usa o browser Chrome, que permite saber qual o separador que está a consumir mais memória RAM e a fazer uso excessivo do CPU.


O chrome tem nativamente várias ferramentas que permitem aos utilizadores realizar várias tarefas. Além das Ferramentas do Programador, que são simplesmente espetaculares, o Chrome vem também com um gestor de tarefas que permite saber a quantidade de memória RAM por separador e uso do CPU e rede.

 

Como aceder ao gestor de tarefas do Chrome?

No caso do Windows basta que use o atalho Shift+Esc para aceder ao gestor de tarefas. No caso do MacOS basta que aceda ao menu lateral e depois Mais Ferramentas > Gestor de Tarefas

Além dos separadores, o Gestor de Tarefas monitoriza a memória RAM e CPU dos plugins instalados, como podemos ver pela imagem seguinte.

Se acha que a sua máquina está lenta quando abre o browser, verifique quais os recursos que estão a ser consumidos e por quem. Além disso, caso tenham instalados plugins que simplesmente não usam, devem proceder à sua remoção para que estes não estejam constantemente a consumir recursos.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de khidreal
    khidreal

    desde que mudei para linux nunca mais me preocupei com a ram… é impressionante como os programas windows fazem uma gestão tão má da ram…
    Fonix, tão bom ter o browser com varios separadores abertos e ainda a fazer streaming, e estar a gastar menos de 300MB de ram. é um orgasmo de zeros e uns LOL

    1. Avatar de sideshow
      sideshow

      Eu sinto muito parecido. Por melhor processador, ram, etc tenha se abro 50 tabs vai tudo à vida!!! Será com o i9 de 18 nucleos tb acontece? AInda não testei…

      1. Avatar de Ângelo
        Ângelo

        50 tabs abertas? Bem, para utilizadores raros como tu, então talvez valha a pena mudar de browser ou SO.

    2. Avatar de The Onee
      The Onee

      “orgasmo de zeros e uns” hahaha

    3. Avatar de Ângelo
      Ângelo

      A RAM é para ser utilizada. A não ser que se tenha um PC do século passado com muito pouca RAM.

      1. Avatar de just a guy
        just a guy

        certo mas também nao vamos utilizar mal os recursos, só por que tens ram nao quer dizer que tenha de ser esbanjada por aplicaoes como o chrome ou baseadas neste(electron apps)

        1. Avatar de Ângelo
          Ângelo

          A RAM não está a ser esbanjada, há motivos para utilizar a RAM que utiliza. Uma boa parte pode ser desactivada se não se deseja certas “features”, como pré-carregar as páginas em segundo plano, maior quantidade de buffering the videos em stream, plugins e add-ons, etc.

    4. Avatar de Pllz
      Pllz

      quando nao se percebe como a gestao de ram funciona e normal dizer estas barbaridades

      1. Avatar de Peace
        Peace

        “quando nao se percebe como a gestao de ram funciona” deveria ser normal aparecer alguém a partilhar o seu conhecimento em vez de mandar postas de pescada.

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Essa dica não serve pra nada, Chrome consome todos os recursos e todos os recursos, uso navegadores baseados nele pois o consumo e muito mais muito diferente do chorme.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Comentário difícil de ler.

      1. Avatar de jspto
        jspto

        Eu diria que é ilegível!