Dica Apache: Desactivar a listagem de ficheiros de um directório

3 Comentários

O Apache é provavelmente o servidor Web mais usado em todo o mundo. Este serviço oferece as mais diversas funcionalidades e hoje ensinamos como podem facilmente desactivar a listagem/apresentação dos ficheiros de um directório através do .htaccess.


Vamos considerar que instalou o Apache como servidor Web, criou um directório (ex. /var/www/html/pplware) e colocou lá alguns ficheiros. No entanto, como nesse directório não existe qualquer ficheiro index.html (ou com outra extensão), todo o conteúdo desse directório é apresentado. Hoje ensinamos como desactivar a listagem de ficheiros nesse directório usando o .htaccess.

Para quem não sabe o .htaccess (hypertext access) é um ficheiro que permite ao responsável por um site controlar as variáveis de ambiente do servidor web. No Pplware já ensinamos aqui a usar o .htaccess para definir autenticação para um site.

Como desactivar a listagem de ficheiros no Apache?

Depois do Apache instalado, devem editar o ficheiro /etc/apache2/apache2.conf e em seguida substituir o parâmetro AllowOverride por AllowOverride All na secção apresentada na imagem seguinte (Directory /var/www/html). Depois de realizadas as alterações, gravem o ficheiro.

Para desactivar a listagem de ficheiros de um directório no Apache devem criar um ficheiro .htaccess e colocar a seguinte informação:

Options -Indexes

Depois devem gravar o ficheiro e reiniciar o serviço apache usando o seguinte comando:

sudo /etc/init.d/apache2 restart

Para testar se está a funcionar, devem voltar a abrir o directório via browser e verificar que os ficheiros já não são apresntados.

E está feito! Como viram o processo é muito simples e desta forma ocultam rapidamente o conteúdo de um directório. Se usam o Apache como servidor Web não se esqueçam de proceder a esta alteração.

Partilhar:
Tags:

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boa dica. Normalmente colocava um ficheiro index a redireccionar para a home ou dava permissões 751 a todas as diretorias. Dessa maneira parece mais simples e menos trabalhosa.

    1. Avatar de SysOps
      SysOps

      A nível profissional, acaba por não se tratar de ser menos ou mais trabalhosa/simples mas sim seguindo as boas normas e especialmente, seguir os “padrões” ITIL.

  2. Avatar de BarcelWeb

    Boa noite e para o NGINX umas dicas não não isso aqui em portugal ia ser de valor para a comunidade de leitores diarios ja agora estão de parabéns por este trabalho.

    Agradeço
    PPLWARE