Dia 8 de Fevereiro é o Dia da Internet Segura

33 Comentários

Cada vez mais o tema da insegurança e falta de privacidade online, são um assunto em destaque. Assim, de forma a prevenir perigos na Internet, o dia 8 de fevereiro de 2011 comemora mais um dia Mundial da Internet Segura, e a organização Safer Internet Day está já a preparar um evento para de sensibilização a este assunto que é, pertinente a uma sociedade, cada vez mais, digital.

5217594200_5be5ef8ff5_z


O uso da Internet de uma forma segura e consciente, deve ser realizada por todos nós e para promover essa atitude a INSAFE, da organização Safer Internet Day, mobilizou 65 países de todo o mundo. Assim, este evento sensibiliza os utilizadores para que, neste ano de 2011, o tema seja “Estar online é mais que um jogo.

É a sua vida”, e até ilustraram a ideia com o seguinte vídeo:

Este mesmo ano, o tema da Segurança da Internet também já foi abordado na 3ª Security Blogger Summit, em Madrid.

Desta forma, deixamos um pequeno inquérito aos nossos leitores, com questões acerca da Segurança da Internet, de forma a conhecermos melhor a ideia vocês têm desta pertinente questão.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinto

    Excelente artigo Marisa. Esperamos que os nossos leitores deixem a sua opinião relativa à segurança na Internet (que é um assunto cada vez mais delicado..)

  2. Avatar de Tiago Andre
    Tiago Andre

    Axo que sou um daqueles casos raros que nao usa anti-virus no pc, porque me lentifica o pc, mas sim nunca abro ficheiros suspeitos

    1. Avatar de Corvus

      Não precisas de abrir ficheiros suspeitos. Ainda hoje estive a limpar um bicharoco aqui do portátil que apanhei ao ir a um site fidedigno (sim, tem a sua piada… não apanho bicharada à anos e vou logo apanhar um no dia da internet segura). Todo o cuidado é pouco, que os parvalhões que criam essas pragas sabem bem como as propagar 😉

  3. Avatar de João Costa
    João Costa

    Isto é tudo muito bonita, é verdade e tal, mas esta questão!?

    Tem controlo sobre o tipo de sites visitados pelos seus filhos?

    * Não, pois confio neles
    * Não, porque não tenho que saber
    * Sim, estou atento e vigio-os
    * Sim, porque costumo verificar por onde andaram

    E quem não tem filhos? Eu sei que não é obrigatório, mas podiam por essa opção!

    Obrigado =)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, podia ter essa opção, mas essa questão também não é obrigatória.

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        ainda bem, tenho apenas 14 anos, é estranho ter um.

    2. Avatar de Vítor M.

      Para quê meter uma opção se está de caras?

      Aqui não queremos saber quem tem filhos… nessa responde quem tem!

      Pragmatismo 😉

      De nada 🙂

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Há quem tenha e não saiba e há quem não tenha e pense que tem.

        Eu sei, era escusado, mas não levem a mal 🙂

  4. Avatar de Emannxx

    Não dá para ver os resultados do questionário?

  5. Avatar de Luís Soares

    “Conhece algumas ferramentas que o protejam enquanto navega?”

    e se eu conhecer 2 das mencionadas?
    qual respondo?

    lol

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Diz que conheces todas que é o mais correcto.

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Não é correcto pois existem mais maneiras de uma pessoa se proteger.
        Por exemplo:
        – Navegar de forma incógnita;
        – Utilizar sandbox;
        – Utilizar máquina virtual para visitar sites suspeitos. (Parecido com sandbox)
        – Utilizar teclado virtual para introdução de passwords;
        – etc.

        1. Avatar de Ruaben
          Ruaben

          eu uso comodo internet security

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    A gente anda na internet porque temos de andar mas somos constantemente espiolhados por adds, cookies, e pior, pelos próprios sites, mesmo que seja para fins estatisticos (a maior parte vai mais longe e tentam criar perfis) que direito têm ? Imaginem que as nossas conversas passam a ser escutadas com o argumento de que nos conhecer melhor o zé da esquina pode-nos prestar um melhor serviço. Privacidade na internet ? Só com proxys e outros sistemas mais avançados e mesmo assim o utilizador comum não tem hipóteses. A internet é o caldo dos oportunistas que se servem de dados pessoais e confidenciais para ganharem dinheiro, e alguns são hoje em dia firmas de biliões graças aos nossos dados. A comissão europeia faz bem em apertar com a google por causa do google analytics, mas não chega, têm de ir mais longe, sites de rankings, etc.

    1. Avatar de Luís Soares

      Sinceramente, acho que isso é alarmismo… porque o continente e o modelo também devem saber que lá vais e fazem estatísticas e ninguém sabe se as vendem.

      Desde que sigamos as medidas de segurança básicas (tal como segues no modelo/continente), acho que não há motivo para alarmes.

      Relativamente ao analytics apenas se obtém informação global, padrões, etc. Nada de uma pessoa em específico.

      Os cookies só são acedidos pelo site que os criou.

      Os sites só têm os dados que lhes damos. Se não quisermos dar não damos. Claro que se dermos podem vendê-los mas isso pode acontecer no modelo/continente. É uma decisão nossa confiar ou não.

      Os ads também não podem fazer muito. O browser não lhes permite aceder ao conteúdo da frame onde se inserem nem aos dados no nosso PC.

      Esta temática da “Internet segura” só faz sentido se falarmos de spam, malware, spyware, browsers inseguros, hacking, profiling, key loggers, phishing, cyber bullying, conteúdo impróprio para crianças, etc.

    2. Avatar de Ana

      Concordo com o Luís, o post do Pedro é alarmismo puro e duro e parece conversa de velho do restelo: “Temam o que não conhecem! Ai que é o fim do mundo!”

      Não são os proxies que vão proteger dados (hoje em dia a privacidade é uma regra na internet), mas sim o cuidado que o próprio tem com os seus dados.
      O Utilizador só dá a conhecer de si o que quer. Nenhum sistema vem roubar os nossos dados.

      Tenham cuidado com a informação que metem no facebook e chats, porque aí sim, é que se podem dar dados sobre onde se mora, contactos, fotos e a realização eventuais encontros. Nunca se sabe quem está do outro lado e muitas vezes os violadores e assassinos procuram este meio para encontrarem as suas vítimas e claro que usam conversas e fotos de pessoas comuns para conquistarem as amizades fatais.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Até pode ser alarmismo, mas pago em dinheiro no modelo e não tenho nem quero cartão modelo. Mas também falei na questão do facebook, google, etc

        O google para quem tem uma conta no gmail, basta aceder e depois navegar, que fica a saber por onde a gente anda, o que pesquisa, onde se tem conta, o que se comprou e quanto, onde se encontra com a geo localização, etc é um manancial. Quanto ao Facebook e idênticos estao incluidos nos bilionários que usam os nossos dados, afinal eles vivem de alguma coisa ou pensam que dão tudo gratuito ?

        Eles sabem aquilo que vocês não sabem e no futuro até vos vão dizer o que vocês ainda nem sequer perguntaram.

        http://googlediscovery.com/2008/12/06/descubra-o-que-o-google-sabe-sobre-voce/

        http://tecnocracia.com.br/582/o-google-sabe-quem-e-voce-tinha-alguma-duvida/

        Há muitos mais e de mais qualidade até, foi só para ilustrar

        1. Avatar de Luís Soares

          Pedro,

          Acho que não precisas ver as empresas dessa forma..
          Porque só tem uma conta Gmail quem quer.. só activa o histórico de pesquisa quem quer.. só activa o google latitude quem quer..
          e não é por o google me colocar um anúncio para emagrecer porque eu estou gordo que vou achar que os meus dados estão em perigo.
          A google até é uma empresa que considero transparente:
          https://www.google.com/dashboard

          Vi os sites que deste.. sim é 1 facto que eles sabem tudo isso.. mas a questão é: usam-no para os fins diferentes do que afirmam?

          Sabes que ao mínimo perigo com os teus dados.. seria colocada em grande perigo de sobrevivência pela imprensa.. mal isso se soubesse.. e eles não querem isso.. nem a Google nem o Facebook nem a Microsoft nem a Apple…

          Claro que a Google tem os seus senãos.. afinal de contas é uma empresa! não é uma instituição de caridade…

          Por outro lado, não se pode oferecer tanta coisa sem com isso saber algo das pessoas. O banco não te pode guardar o dinheiro sem saber quanto lá tens, onde vives, etc. se não confiares guardas o dinheiro debaixo do colchão? é mais seguro?

          Ao enviares cartas pelos CTT, eles podem-te abrir a correspondência e ler.

          Ao usares o telemóvel da TMN eles podem saber MUITO MAIS sobre ti que o Google. Deixas de usar telemóvel e cartas? Passas a usar sinais de fumo?

          Desculpa a ironia.. mas é mesmo necessária para me explicar 🙂

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            🙂 Claro que não, mas posso dizer-te que tudo isto está no começo, houve mesmo gente da google a confirmar o que disse, as máquinas estão cada vez mais inteligentes, mas em relação ao telefone apenas te digo que uso quando os assuntos assim o exigem sistemas de comunicações encriptadas, e quanto a isso mais não digo. As razões são como os números, tudo depende da maneira como forem tratados e quanto ao uso não quer dizer que não se saiba. A informação é poder e mesmo sem a usares directamente podes tirar partido dela, para te dar um exemplo os mercados financeiros sabem-no e atenção não me refiro ao mero insider trading. Sabes porque muita gente não avança para cargos publicos ? Há quem saiba.

            NAVEGAR NA INTERNET É COMO ANDAR À CHUVA E HÁ QUEM USE CHAPÉU E QUEM NÃO USE 🙂

          2. Avatar de Luís Soares

            Sim,
            então com a video-vigilância, com o uso de cartões de débito/crédito, com o uso de telemóveis, sabem sempre onde tu andas. O ideal então é ficar em casa 🙂 com tudo desligado!

          3. Avatar de J Pedro
            J Pedro

            Bem com as imagens de satélite das casas e video-vigilância a privacidade está efectivamente limitada embora existam formas de ludibriar os sistemas(uma das formas de baralhar os sistemas é dar-lhes informação contraditória e em quantidade de forma a dificultar-lhes o tratamento), mas o facto de teres a privacidade limitada não quer dizer que por causa disso se abdique do resto.
            Ficar em casa não resolve nada, até aí te vigiam, especialmente se abdicares dos teus direitos de privacidade na net, como vês passámos da net para o exterior da casa e já voltámos ao interior. Para resumir a privacidade hoje em dia está limitada mas isso não quer dizer que abdiques do te resta dela.

          4. Avatar de J Pedro
            J Pedro

            É verdade que a privacidade já é limitada mas isso não quer dizer que se abdique do que dela resta, se assim for não adianta nada ficar dentro de casa.

            Hoje em dia é um problema porque até em casa a privacidade é posta em causa.

  7. Avatar de Ana

    Há um site que costumo visitar que tem boas dicas sobre este assunto…

    http://maistutoriais.com/web/as-dicas-de-seguranca-mais-importantes-na-utilizacao-do-pc-e-da-internet/

    Aqui fica a sugestão 🙂

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas, deixo aqui o link de um projecto português voluntário que também tem o objectivo de sensibilizar as pessoas para a utilização da Internet em segurança:

    http://tueainternet.sapo.pt/

    Espero que seja útil.

  9. Avatar de Hugo Cura

    Muito bom artigo. É de facto um tema preocupante.

  10. Avatar de Fairwind
    Fairwind

    Já que falamos em seguridade na internet, anda por ai a circular um mail (recebi-o hoje) do BANIF numa tentativa de phising: a dizer que foi efectuado uma transferência bancária, no meu caso até é caricato pois não tenho conta em tal banco.

  11. Avatar de zp
    zp

    Esta ideia do questionário é boa. Devia-se ver o resultado no fim de respondermos e devia ter um dia da semana fixo, à imagem do que acontece à sexta ^_^´

    1. Avatar de Marisa Pinto

      🙂 Os resultados dos questionários depois vão ser apresentados assim num artigo todos bonito 🙂
      Que género de inquéritos é que gostariam de ver mais aqui no pplware?

      Cumprimentos, e naveguem com segurança 😛

  12. Avatar de António
    António

    Respondido! Bom artigo! eheh

  13. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    pessoal um offtopic, como faço para limpar virus da minha caixa de email de hotmail?
    todos os dias encontro na caixa de correio emails do tipo: Delivery Status Notification (Delay)

    1. Avatar de Hugo Cura

      Isso significa que o spam que o teu email está a enviar (feito por um bot) não é todo entregue! ehhehe

      Começa por mudar a password e a pergunta secreta.
      Ah, e nunca mais escrevas o teu email e password naqueles sites que dizem “Descobre quem te bloqueou no msn!”.

      Good luck!

      1. Avatar de Nuno Rodrigues
        Nuno Rodrigues

        obrigado Hugo.abraço