DGS alerta: vem aí uma vaga de imenso calor! Saiba o que fazer

35 Comentários

Sim, Portugal já atravessa um período de forte calor, mas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelou que vai piorar. Todos os distritos do continente estão por agora sob aviso amarelo devido ao tempo quente, mas os termómetros vão subir.

DGS Alerta: vem aí uma vaga de imenso calor! Saiba o que fazer


O calor vai chega em força a partir desta segunda-feira segundo revela o IPMA. Segundo as informações, em algumas regiões, os termómetros vão chegar aos 40 graus e a Direção-Geral da Saúde já deixou uma série e recomendações à população. As mínimas vão rondar os 20 graus na maioria do território.

Medidas de Proteção do calor recomendadas pela DGS

Perante este cenário, a Direção-Geral da Saúde emitiu um conjunto de recomendações para minimizar os riscos à saúde:

  • Hidratação contínua: Beber água mesmo sem sentir sede. Evitar bebidas alcoólicas.
  • Ambientes frescos: Permanecer em locais frescos ou climatizados pelo menos duas a três horas por dia.
  • Evitar exposição solar direta, sobretudo entre as 11h e as 17h.
  • Utilização de protetor solar com fator igual ou superior a 30, reaplicado de duas em duas horas e após banhos.
  • Vestuário adequado: Roupas leves, largas e de cor clara, chapéu e óculos de sol com proteção UV.
  • Evitar esforços físicos no exterior, incluindo atividades desportivas ou de lazer intensas.
  • Cuidados com a condução: Viajar nas horas de menor calor, evitando deixar pessoas ou animais em veículos estacionados ao sol.

DGS Alerta: vem aí uma vaga de imenso calor! Saiba o que fazer

Alerta para os Grupos Vulneráveis

A DGS alerta para a necessidade de especial cuidado com os grupos mais frágeis:

  • Crianças, especialmente com menos de 6 meses, que não devem ser expostas ao sol, mesmo indiretamente.
  • Idosos e pessoas isoladas, cuja hidratação e conforto térmico devem ser acompanhados.
  • Doentes crónicos, grávidas e trabalhadores ao ar livre.

Em caso de emergência, e se apresentar sinais de alerta (tais como suores intensos, febre, vómitos/náuseas ou pulsação acelerada/fraca), contactar o SNS 24 através do número 808 24 24 24, ou ligar para número europeu de emergência 112.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Txiiiii

    Qualquer dia ainda são capazes de dizar que vem aí o verão!

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      O problema é que agora temos oscilações grandes de temperatura. Uma semana tens máximas de 24 na semana a seguir tens máximas de 40. Parece-me que faz sentido alertar as pessoas. Vejo muita gente na rua distraída em relação a temperatura. Nos dias a seguir a calor quando a temperatura desce muito, por exemplo vejo muita gente a sair de t-shirt de calções e chinelos e cheia de frio.

      1. Avatar de acs
        acs

        Reciclar as mesmas noticias e os mesma alertas 20 vezes é estupido. O verão está aí. Façam os aviso uma vez e chega. Todos tem telemoveis que diz que temperaturas do dia e se vai chover ou não. Até os mais velhos ja usam isso.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        se estamos a falar de pessoas que usam chinelos sem ser na praia ou piscina, entendo que essas pessoas possam não ser uma boa amostragem

      3. Avatar de Anung
        Anung

        É….!!!! Já não há “homens” como antigamente.

    2. Avatar de X
      X

      Anung não saias muito nesta altura ainda ficas demasiado bronzeado para os gostos dos teus amigos carecas que para ai andam a agredir artistas!

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Se ficasse demasiado muito bronzeado ficava como tu, um petisco para os teus amigos drogados , sebosos e todos furados que para aí andam a atear fogo a autocarros e motoristas.

        1. Avatar de X
          X

          A sério Anung só podes ficar bronzeado até ao nivel do mário machado que parece um árabe, mais que isso levas no focinho dos teus amigos que não têm lealdade a nada!

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Parece um árabe? Pensava que parecia um cambodjano!

            vai jogar joguinhos de consolas, vai….

  2. Avatar de r
    r

    saiba o que fazer: ir a praia sempre que possível

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      ir à praia com calor? só o povo mesmo

      1. Avatar de binteseix
        binteseix

        vai-se à praia quando está calor porque lá estará mais fresco

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Mais fresco do que numa casa climatizada, ou mais fresco do que na piscina à sombra onde estás a beber saído do frigorífico e podes ir recolhendo a casa?
          Praia com mais de 30 graus é para pessoas com falta de noção

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Vão pelo zé…que ele sabe o que é ter noção LOOOOOOL
            Vai mas é dormir uma sesta para ver se o tico e o teco se entendem.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Cá está o “mais que todos” LOLOL

      3. Avatar de Oh
        Oh

        Não, vamos à praia em dezembro.

  3. Avatar de Mário
    Mário

    UAU chegou o verão, obrigado DGS por informares.

    #fiquememcasa
    #vaificarrudobem

    1. Avatar de Anung
      Anung

      #FreePalestine

  4. Avatar de musilobas
    musilobas

    Deviam estar a estudar para os exames. Mas não, é melhor mandar postas de pescada num site qq de forma pseudo anónima.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Neste momento o único exame agendado é a próstata.

      1. Avatar de RicM
        RicM

        Lamento. Pede anestesia geral!! E boa sorte #figas

  5. Avatar de FnF4ver
    FnF4ver

    E ainda há pessoas que não acreditam no aquecimento global. LOL

    O mundo tem vindo a aquecer lentamente desde a última idade do gelo mas as más ações do homem nos últimos 150 anos aceleraram o processo.

    Daqui a 20 anos Portugal parece o médio oriente. 45ºc durante todo o verão.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      E?
      Daqui a 20 anos ainda andam com a mesma conversa do “daqui a 20 anos…”

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      O aquecimento global é inegável mas pelos teus cálculos o mundo acaba daqui a quê? 50 anos? LOLOL

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Para muitos milhões vai acabar muito antes disso.

      2. Avatar de Oh
        Oh

        Mas vale bujas?! Bujas de lógica com base em factos cientificos?!

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Acredito no gelo global, no aquecimento global, acredito em tudo e nada do que faças vai alterar os ciclos do planeta terra.

      A última era glaciar durou 12.000 anos, nos períodos PETM, Eoceno, Cretáceo as temperaturas eram tão altas que nem sequer existia gelo nos polos.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Sempre ouvi dizer que acreditar em tudo é como não acreditar em nada

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      1997 – 300 “cientistas”, anunciavam “Daqui a 20-25 euros, a Trafaria está 30 a 90 metros, debaixo de água. Ninguém poderá passar, na ponte, durantte o Inverno. Quase 6 milhões, de portugueses, terão de se mudar para sítios, no interior.”
      Hoje, sem ser os 90000 bares e as 300 discotecas, até há prédios de 15 andares, na mesma quota, de 1997.
      Quem anunciava isso, justifica “O mundo ajudou e impediu o aumento de 8 graus, daqui a 100 anos. Agora são só 5. ”
      Sim, o Ártico está a ter temperaturas médias, mais altas, em 2,8 graus, desde 1967. Mas, a Antartica, viu a temperatura descer 2,3 graus, desde 1938. (As datas em que existem dados validáveis… apesar de, muitos acharem que temos dados de 900000 milhões de anos.)
      Para surpresa, de 100%, dos ambientalistas, 763 giga toneladas, de gelo, apareceram, no sul. Só 197 giga toneladas desapareceram, do Norte. Se calhar, há muita coisa que não se percebe, ao mesmo tempo que 600%, das redes sociais, anunciam saber tudo, desde há 100000000 milhões de anos atrás.

  6. Avatar de Manel
    Manel

    Venha ele, agora só queremos calor, la’ para outubro, fartos de calor queremos frio e desejamos casacos, a onda vai e vem e nos também

  7. Avatar de daniel
    daniel

    credo tanto calor! aposto que vai ser o mais quente ja registado!!

    1. Avatar de narcesudo
      narcesudo

      Segundo a média de temperaturas medidas por satélite na troposfera inferior, tal como é mostrado pelo gráfico do relatório mensal fornecido pela Universidade do Alabama em Huntsville, o mês mais quente foi Abril de 2024. A partir desse mês, como se pode ver pelo gráfico fornecido pelo seu «Earth System science Center» (Centro de Ciências do Sistema Terrestre), a tendência tem sido para a temperatura descer:
      https://www.nsstc.uah.edu/climate/2025/MAY2025/202505_Bar.png

      Portanto, passado o ciclo de temperaturas mais altas que teve o seu pico na primeira metade de 2024 (como é mostrado no gráfico), há muito pouca probabilidade de este ano ser igual ao de 2024….. o que não impedirá a imprensa climático-sensacionalista (infelizmente quase toda) de continuar a falar em recordes de temperatura.

  8. Avatar de Alvaro
    Alvaro

    Odeio calor!

    1. Avatar de RicM
      RicM

      Somos 2. Malta com pouca pilosidade não sabe o martírio que é. Onde está o meu subsídio para refrescar os membros inferiores?

  9. Avatar de RogerioSP
    RogerioSP

    O que fazer com calor? Imperial fresquinha na praia e papar umas bifas inglesas que bem gostam!