Descoberto vírus que permite roubar dados em máquinas ATM

46 Comentários

Foi identificado na Europa de Leste um novo programa malicioso que permite infectar máquinas ATM. O programa é utilizado para roubo de dados e do código PIN dos cartões utilizados nessas máquinas.

A descoberta foi feita pela analista de segurança informática Trustwave, que fez uma investigação a vários vírus identificados em máquinas ATM situadas naquela região geográfica.

Ao que tudo indica este vírus é instalado em algumas máquinas através de um tipo de cartão magnético já infectado, permitindo depois aos cibercriminosos roubarem os dados pessoais e códigos PIN dos cartões que são utilizados nas ATM infectadas.

Apesar da ameaça ser real, um dos autores da investigação defende que o mecanismo ainda é bastante rudimentar para que a informação seja enviada para outros locais, através da Internet.

Mesmo assim, há a possibilidade dos dados serem impressos nos recibos das máquinas ou enviados para dispositivos de armazenamento, alertam.SOL

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dc
    dc

    Estes romenos arranjam com cada marosca!

    Tá giro… o bonequinho verde virou Darth Vader de Leste

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      desculpa lá.. mas onde Raios é que TU leste que eram Romenos? .. no mapa considera-se europa de lesta: Roménia, Bulgária, Ucrânia, Rússia, e muitos mais …

      é que acusar e apontar o dedo é tão fácil…

      1. Avatar de josezito
        josezito

        defende.os pode ser que te dêm uns dados.

        1. Avatar de Jorge Rodrigues
          Jorge Rodrigues

          não estou a defender nem A nem B.. só que não acho minimamente correcto culpar um pais / nacionalidade … quando na noticia são referido tipo 12 ou mais paises.

          1. Avatar de dc
            dc

            Tem calma, conheço alguns romenos e sou amigo e colega.
            Não acusei ninguém directamente pois não?

            Se és Romeno, não te sintas ofendido, mas que o teu Povo é perito em maroscas, lá isso é, tal como os Portugueses também o são.

            Mas a verdade é que algumas máfias romenas, ganham destaque nestes acontecimentos pelo seu historial.

            Mas pronto! Não te sintas ofendido. Se começares a mandar bocas sobre a escravatura eu não vou levantar uma discussão só porque o meu Pais escravizou metade de África.

          2. Avatar de Jorge Rodrigues
            Jorge Rodrigues

            @ DC

            Não eu sou português e não senti ofença, mas o meu ponto foi só “acusares” Romenos.. tipo e os Russos são santos?
            verdade que as “cibermáfias” têm muitos elementos de leste.. mas há também membros do oeste

      2. Avatar de jmtdstoc

        Realmente também não percebo porque é que o “dc” acusou directamente e especificamente os romenos e não os europeus de Leste!!??

        Também fico intrigado!!??

        1. Avatar de dc
          dc

          Então deixe-mos ficar-nos pela intriga e pelo suspance.
          Se calhar tive as minhas razões, mas mais uma vez sublinho que eu não acusei ninguém.
          Referi um povo!

          Mas já agora…

          Estes Portugueses é com cada marosca! Ahh, invés de vírus os portugueses levam as ATM para casa. (Venha de lá o debate!)

          1. Avatar de jmtdstoc

            “Estes Portugueses é com cada marosca! Ahh, invés de vírus os portugueses levam as ATM para casa.”

            LOL, é bem verdade 🙂 .

  2. Avatar de Lynx
    Lynx

    E eu pensava que nem ligados á rede externa estavam!!!

    Não vou duvidar… mas que vai começar a haver menos dinheiro de manutenções para os bancos, isso vai 😉

    (Isso de pagarmos manutenções também nunca percebi bem mas… fica para outra altura…)

  3. Avatar de Hugo Anthónio de Mello
    Hugo Anthónio de Mello

    Então, mas estas máquinas não tinham sempre uma dita firewall topo de gama para impedir acesso doutros lados? Só me faltava dizer que o cartãozinho tinha umas configurações extra não-autorizadas para a firewall permitir a passagem e a entrada de dados.
    Chegamos mesmo ao fim do mundo, é que só pode.

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      é pá.. software Microsoft.. até pode ter tudo e mais alguma coisa instalada.. que continua sempre a ter carradas de buracos na segurança…

      ou não me digas que nunca te deparaste com uma ATM com ecrã azul ou o tipico ambiente Dos a pedir pra carregar no “F1″…

      1. Avatar de Hugo Anthónio de Mello
        Hugo Anthónio de Mello

        Já xD!
        Aqui no colégio temos uma e muitas das vezes está sempre assim xD
        É um crime -.-

        1. Avatar de Jorge Rodrigues
          Jorge Rodrigues

          pois eu escrevi pk tinha vindo da rua e o ATM estava com a cena do ” pirma F1 para ajuda”

      2. Avatar de jmtdstoc

        🙂 Quantas e quantas vezes 🙂 .

        O pedido para teclar “F1” acho que é da BIOS e não do MS-DOS.
        Até porque estas máquinas costumam ter Windows 2000, logo não têm MS-DOS.

        1. Avatar de Jorge Rodrigues
          Jorge Rodrigues

          obrigado.. pensei que usavam o MS-Dos associado a um ambiente gráfico, como as funções são básicas …

  4. Avatar de Thiago
    Thiago

    OFF-TOPIC:

    VITOR…..acho que minha mensagem em seu correio eletronico está como Lixo Eletronico.
    Veja la: ‘Forense Digital’.

    Ou, basicamente, não queres ler……rsrs

    Abraços

    1. Avatar de Vítor M.

      Eu já respondi ao mail há algum tempo 😉 ora vê o teu mail:D

      15.30H aponta hora de Lisboa

  5. Avatar de Canelas
    Canelas

    Vai ser bonito. Não basta o laço libanês agora isto!!

  6. Avatar de CientistaMaluco
    CientistaMaluco

    Obviamente que as empresas que tratam da segurança dos bancos já estão em cima do assunto e não vai demorar muito até o problema ficar resolvido 😉

  7. Avatar de Alex Ribeiro

    Cartão magnético ou smart card? Haveria o que gravar de util [programa pronto] em uma tarja de cartão magnético?

  8. Avatar de sergio
    sergio

    Apartir do momento que em que a maquina tá ligada ao exterior tudo e possivel.. e o mundo pirata ta quase sempre um passo à frente do mundo “normal”!

    Por isso isto não me admira

  9. Avatar de centaurius
    centaurius

    Mas aqui nunca ninguem viu o Terminator 2 (de 1991)?! Até o Connor usava cartoes para sacar das ATM! Acham isso tao surreal volvidos 18 anos?!

  10. Avatar de José Sócrates

    Portugal está a salvo deste tipo de ataques.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      ao abrigo do plano tecnológico…

    2. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      @ José Sócrates
      @ Diogo

      LOL

    3. Avatar de Passos Coelho
  11. Avatar de tintas
    tintas

    Alguem conhece algum programa que permita separar um video do seu som e criar dois ficheiros diferentes?

    1. Avatar de gaguiel
      gaguiel

      o programa que queres é o Virtualdub 🙂

      cumps

  12. Avatar de Yuy
    Yuy

    Não querendo parecer chato, mas se eu fosse um dono de um banco, certamente que eu iria exigir como primeira medida na parte informática que todo o parque informático usasse uma versão Unix como o SELinux, ou algo do género. Pelo menos aqueles problemas típicos do Windows ficavam resolvidos. E faria certamente pressão para que a SIBS (gestora da rede multibancos) alterasse tão rapidamente quanto possível a rede deles para SELinux ou algo do género… mas nunca Windows! Eles afirmam que o nível de fraude na rede deles é 4x inferior à média europeia e de 10x em relação aos piores (Alemanha e Inglaterra)… logo só se pode concluir que por cá à menos criminosos com conhecimento informático, porque a ver-se pelos ecrãs azuis dos terminas Multibanco, só pode querer dizer uma coisa: Incompetência! (= Windows nas máquinas = looooool)

    Que se use o Windows lá em casa, como eu faço é uma coisa, agora estruturas tão importantes (e quase essenciais!) como a rede multibanco e as redes dos bancos é inadmissível… em especial pela longa história de incompetência da Microsoft e da longa história de instabilidade nos seus sistema operativos.

  13. Avatar de David Leal
    David Leal

    Acho que este tipo de informação devia ser tratada de outros modos…a tecnologia de dados devia ser mais autenticada…

    http://redefoca.myweblive.net/blog/ – Você já fez xixi no banho? Vote, e saiba porquê dia 5 de Julho

  14. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Eu também não percebo porquê o uso do Microsoft Windows nas máquinas ATM. E muitos ecrãs azuis já eu encontrei.

  15. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Então eu devo andar cego! Tenho cartões há quase 30 anos e nunca vi nenhum ecrã azul. Já vi centenas “fora de serviço”, já vi na CGD 2 ou 3 vezes em manutenção e o windows NT a arrancar, mas ecrãs azuis nunca vi. Além disso, pode não ser por causa do SO. Vejo é alguns comentadores que nem dizem o que sabem nem sabem o que dizem. Conheco windows desde o 3.11, e nunca vi durante o arranque nenhum a pedir F1. Já agora gostaria de saber que sistema operativo utilizavam no começo. Quanto aos virus, seja qual for o SO eles furam-no. Até me admira não terem feito antes!

    1. Avatar de Hugo Anthónio de Mello
      Hugo Anthónio de Mello

      Nelson N,
      Não podia estar mais de acordo.
      Tens toda a razão.

      Concordo!

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Estas errado. Se fosse uma máquina linux, a chance de pegar esse virus seria bem menor. As diretivas de segurança são melhores (começando por existirem..)

      E um computador windows com um bom antivirus e firewall tb teria menores chances de pegar esse virus.

      1. Avatar de Hugo Anthónio de Mello
        Hugo Anthónio de Mello

        Então e as coisinhas que nós pagamos ao banco vão para que? definitivamente corrupção -.- Basta um grupinho de 300 pessoas a pagarem 1€ de manutenção anual que com isto comprava-se logo um bom parque informático com segurança total.
        Mas não compreendo, sempre pensei que as redes internas e externas aos bancos fossem totalmente seguras, não é por acaso que quando tenho de ir à sede da CGD passo por imensos métodos de acesso com segurança.

    3. Avatar de Padina
      Padina

      E bem cego!

    4. Avatar de jony
      jony

      Por acaso até já vi um ECRÃ AZUL numa ATM. É tipo um pokemon lendário que nem todos tem a sorte numa vida inteira em ve-los. E até já vi coisas piores em caixas ATM.

  16. Avatar de Luis Taborda
    Luis Taborda

    Realmente em vez do ecrã azul do Windows, teria muito mais piada um erro geek do Linux!

    Vá-se lá entender esta gente.

  17. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    @Hugo Anthónio de Mello
    Em que mundo vives?
    Dizer que “um bom parque informático com segurança total.” é utópico! Não há! E não me venham os defensores do Linux dizer que é 100% seguro. Só um exemplo: no primeiro ano de vida o Firfox não teve nenhuma falha de segurança; e depois? vejam as estatísticas!

    1. Avatar de Hugo Anthónio de Mello
      Hugo Anthónio de Mello

      No mundo em que todos vivemos.
      Mas é que, de tal maneira que nós pagamos impostos e mais impostos, uma pessoa fica a pensar.

      E como tanta e tanta ferramenta de encriptação de dados… Enfim…

    2. Avatar de Leitor

      ho não te queixes do linux o linux a comprar-se com o Windows ou com o Mac é muito mas muito mais seguro nem se questiona.
      Digo-te o linux se apanha um virús somente afecta uma conta já no windows a coisa não é bem assim apanhas um virus e lá se vai todo o sistema operativo para as lonas.

  18. Avatar de ALeitora
    ALeitora

    E que tal um Kernel Panic!?
    Vocês é q se passam com estas discussões! :p

  19. Avatar de Leitor
    Leitor

    Bem descutem por tudo acusam-se uns aos outros que falta? sabem lá vcs se o talo virús das ATM não foram criadas por um grupo português. é que ninguém sabe e acusam-se uns aos outros poupen-se.

    oque entereça é que já fomos avisados e devemos ter cuidado com as ATM.