Desabilitar o Aero Shake

23 Comentários

Uma das muitas novidades que podemos encontrar no novo Windows 7 é o Aero Shake.

O Aero Shake permite minimizar todas as janelas abertas no ambiente de trabalho apenas com o agitar de uma janela. Se quisermos minimizar ou maximizar as restantes basta clicar sem largar numa janela de qualquer aplicação, agitar e as restantes minimizam-se ou inversamente abrem-me para os seus locais de origem.

Esta característica pode ser muito engraçada, mas também muito irritante se começarmos a embirrar com ela de cada vez que vamos mover uma janela e abanamos o rato com demasiada força.


Por ser de gosto e utilidade duvidosa resolvi hoje explicar-vos como desabilitar/habilitar essa funcionalidade.

Para isso, no vosso Windows 7 invoquem o menu iniciar e na caixa de texto escrevam o comando gpedit.msc

Será aberta uma nova janela, de nome pomposo “Editor de Politicas de Grupo Local” e será ai que vamos proceder às alterações.
aero-shake_small
Abram então “Configuração do Utilizador”, depois para “Modelos Administrativos” e finalmente para “Ambiente de Trabalho”.

Ai dentro vão achar opção “Turn off Aero Shake minimizing mouse gestures”. Editem-na (duplo clic em cima dessa entrada) e desactivem-na.
aero-shake2_small
Carreguem no botão de OK e está desligado o Aero Shake.

Se sentirem saudades dele o processo para o reactivar é exactamente identico ao usado para desabilitar, com a excepção de que devem activar o Aero Shake.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MrTEK
    MrTEK

    Parabéns… Muito Bom!

    ——————-
    http://www.win7.com.pt

  2. Avatar de tagravado.com

    deve ser mm irritante abanar uma janela sem kerer e minimizar as outras…

    http://www.tagravado.com

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Sinceramente acho difícil abanar a janela da maneira necessária sem querer… Não acho uma função útil, nunca a cheguei a usar (nem precisei de algo parecido), mas também nunca atrapalhou.

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Eu não sei ate que ponto pode ser irritante, a não ser que os utilizadores tenham habito de abanar as janelas… lol

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Deve haver gente que quando está frustrado com o PC, em vez de dar porrada na máquina desata a abanar janelas.

        Bom.. desde que instalei o Fedora apanhei o tique de ir esfregando as janelas no desktop para ver os efeitos de gelatina das janelas hehehe

    3. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Para mim nao é nada irritante. é mesmo uma das novidades que mais gostei.

      Mas para quem nao gosta é uma boa dica. 🙂

  3. Avatar de kendimen

    Posso fazer uma piada fácil e horrível do mais negro humor? Sem ofensa, obviamente! Cá vai:

    -Muito útil para quem tem Parkinson!

    1. Avatar de tintas
      tintas

      Mt boa essa

    2. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Tcchiiiiiii…

  4. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Em Portugal não existe desabilitar. Inabilitar sim já existe.

    1. Avatar de Sepas
      Sepas

      Neste contexto até me soa melhor o Desactivar.

      Just my 2 cents.

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Em portugal nao existe “Just”, “my”, nem “cents”.

        1. Avatar de Sepas
          Sepas

          Nem vou alargar mais o comentário. Da mesma maneira que não puseste o “til” no “não”. Imagino como escrevas por essa internet fora como eu e a maior parte não é?
          Mas apesar de não ter dado um comentário construtivo também não te podes dar a esse luxo.

    2. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Nuno José

      estás enganado. Existem as duas formas: desabilitar e inabilitar
      Consulta um bom dicionário da Língua Portuguesa e poderás verificar isso.

  5. Avatar de NYyankee
    NYyankee

    É bom saber que dá para desactivar, mas quem é que abana o rato sem querer e ainda mais a arrastar uma janela?

    A não ser para pessoas muito nervosas, ou que não tenham precisam no pulso.

    1. Avatar de tintas
      tintas

      Precisão*

  6. Avatar de Luís
    Luís

    Acho que seria mais útil uma dica para desactivar a maximização das janelas quando se arrasta para o topo (ou quando se move para uma das laterais em que muda o tamanho da janela)

  7. Avatar de Pedro

    Eu estou sempre a abanar as janelas, só para obter feedback visual e inconsciente do desempenho do sistema, pelo que isto me dá muito jeito.

    Mas o pplware continua sem atenção ao detalhe: chamam a uma janela “Gestor de políticas de grupo local”, e no screenshot logo abaixo lê-se claramente “Editor de políticas de grupo local”.

    1. Avatar de Pedro Simões

      @Pedro,

      Obrigado pelo reparo.
      Como podes ver o texto foi alterado.
      Pedro Simões

  8. Avatar de Flavio
    Flavio

    Só não percebo como é que isto pode ser de algum modo incomodativo… eu uso W7 e verdade seja dita o aero shake apenas resulta se abanar as janelas com muita força… não sei de ninguém que faça isso “sem querer”

  9. Avatar de Hugo
    Hugo

    perdoem-me se minha compreensão de texto está mal, mas se a opção é “TURN OFF”, não devemos habilitá-la para que o efeito “TURN OFF” se manifeste??

    tanto que até no helpzinho ele diz:

    If you *enable* this policy, application windows *will not be minimized or restored* when the active window is shaken back and forth with the mouse.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      queria dizer que sendo uma dupla-negativa (a frase seria não usar aero shake), desligar a opção apenas deixam as coisas como estão. o correto é ligá-la para desligar o aero shake.

      eu mesmo testei e a coisa só pára de vez quando ligo a opção.

  10. Avatar de nikolas
    nikolas

    PERAE – – – o meu windows seven home premium nao encontrou o comando gpedit.msc. há outra maneira de desabilitar esse aero shake inutil ???