Depois da Nowo, será que a DIGI pode comprar a MEO?

52 Comentários

A entrada da DIGI no mercado português tem levantado muitas questões sobre o seu impacto no setor das telecomunicações. Para aumentar a sua presença no nosso país,  será que operadora romena poderá vir a adquirir a MEO, atualmente detida pela Altice Portugal?

Depois da Nowo, será que a DIGI pode comprar a MEO?


Serghei Bulgac: Compra da MEO? Nunca devemos dizer nunca…

A DIGI quer continuar a crescer em Portugal. Segundo o diretor-executivo da empresa, Serghei Bulgac  “a Altice não é foco”, no entanto, referiu que “nunca devemos dizer nunca”. Esta declaração deixa a porta entreaberta, mas revela que a estratégia da empresa está centrada, sobretudo, no crescimento orgânico e no reforço da sua infraestrutura própria em Portugal.

Importa recordar que a DIGI já realizou uma aquisição relevante no país. Em 2024, comprou a NOWO por cerca de 150 milhões de euros, num negócio aprovado pela Autoridade da Concorrência. Os clientes da NOWO estão agora integrados na rede DIGI.

Depois da Nowo, será que a DIGI pode comprar a MEO?

Já a MEO representa uma realidade muito diferente, é mesmo outro campeonato. Trata-se da maior operadora nacional, com milhões de clientes e uma presença consolidada em vários segmentos — televisão, internet, móvel e fixo.

Uma eventual compra pela DIGI implicaria uma operação de enorme complexidade financeira e regulatória, com forte escrutínio da Autoridade da Concorrência e da ANACOM.

Assim, embora não se possa excluir totalmente a hipótese a longo prazo, a compra da MEO pela DIGI não está em cima da mesa neste momento. A aposta imediata da operadora romena passa por consolidar a sua presença no mercado português com ofertas competitivas e alargar gradualmente a sua base de clientes.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vim Menti
    Vim Menti

    Ou seja, não se passa absolutamente nada…

  2. Avatar de Max
    Max

    Isso não funciona assim. A Autoridade da Concorrência não permitiu à Vodafone comprar a Nowo (mas permitiu à DIGI).
    Agora autorizava-se a Digi a Comprar a MEO. Já agora, comprar também a Vodafone e a NOS para depois praticar os preços que quisesse.

  3. Avatar de Sail
    Sail

    Um lvl F a pensar que consegue derrotar um lvl SS. LOL

    1. Avatar de Snail
      Snail

      Nem mais. Só mesmo se forem Lvl T em projeção para lvl X. lolol

  4. Avatar de Dude
    Dude

    Não precisa. Eles vão passando para a Digi a seu passo.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Estás enganado, estão a passar para os pacotes low cost dos três principais operadores

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Pois estão a passar para os low cost das estarolas.
        Eu quero fibra Digi e aqui não há.
        E como eu há muitos….

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Eu tenho as coberturas de todos os operadores com fibra e nem sequer me interessa conhecer a oferta da digi

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Foi o melhor que me aconteceu. Experimentei e além de mais barato é muito melhor e mais rápida!

      2. Avatar de CapitaoObvio
        CapitaoObvio

        Nas zonas em que existe cobertura de fibra da DIgi és tu que estás enganado. Nas outras zonas estás a dizer o óbvio.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          É irrelevante, muita gente nem os móveis muda devido à péssima cobertura e péssima experiência de roaming

  5. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    Devia comprar, a meo está uma lástima.
    A seguir devia comprar a nos, é outra…
    A Vodafone é a única de pé mas está a ficar sem qualidade
    Portanto que compre todas, era o melhor… Isto se continuarem com preços baixos.

    1. Avatar de darth
      darth

      sim, porque quem normalmente tem o monopolio num setor mantem os precos baixos, claro

      1. Avatar de naodou
        naodou

        A Digi tem o monopolio da romenia e mantem os preços baixos, chegou onde chegou exactamente por comprar os concorrentes e manter os preços baixos, a vodafone tentou entrar no mercado e nao foi capaz.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não é verdade. A DIGI não detém o monopólio do mercado de telecomunicações na Roménia. Embora seja uma operadora dominante, existem outros concorrentes significativos no setor.

          Pesquisando um pouco, e de acordo com dados de 2024, a DIGI ocupa a segunda posição no mercado móvel romeno, com aproximadamente 7 milhões de assinantes, atrás da Orange, que lidera com cerca de 9,3 milhões de clientes. A Vodafone segue em terceiro lugar com aproximadamente 6,3 milhões de assinantes. Além disso, a Telekom Romania Mobile, anteriormente conhecida como Cosmote, possui cerca de 3,4 milhões de clientes, representando cerca de 15% do mercado. 

          Recentemente, a DIGI e a Vodafone anunciaram uma aquisição conjunta da Telekom Romania Mobile, o quarto maior operador do país. Este movimento visa fortalecer a posição competitiva das duas empresas no mercado romeno.

    2. Avatar de Vilna
      Vilna

      Compra-se a concorrência para depois continuar a vender baixo. Exato.
      Sem concorrência pagamos o que eles pedirem…

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Pagam 60000 milhões, pela MEO, passamos a pagar 120 euros, mensais, pela ligação básica e 50 euros, mensais, por cada cartão móvel, com 999 Pentabytes, de dados disponíveis.
      E voilá, 500000% de inflação e o povo a gritar que “Estamos a evoluir 500000% mais que o resto do mundo!”.

    4. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      daquilo que se sabe a Vodafone é a que está pior, presa por arames com praticamente todos os serviços em outsourcing..
      a MEO reduziu agora 1000 pessoas (publicamente, pois dizem que terá sido mais), estava em maus lençois, e sempre que havia publicação de resultados tentavam enganar os accionistas a revelar numeros sem contar com a Altice Labs, como se todas as operadoras mundiais não tivessem um departamento de R&D e isso não afectasse negativamente as contas.. a Altice há muito que quer vender a MEO mas não tem comprador, o datacenter da Covilhã pediam 100 milhões por ele e nem por 1 milhão o vão conseguir vender..
      a NOS também fez uma reestruturação grande para tentar reduzir face à nova realidade, mas que se saiba é a única que não está à venda, até tem estado a comprar..

      curiosamente nenhuma das 3 grandes teve grande perda de clientes para a Digi, tiveram foi clientes a passar para planos low cost onde têm margens de lucro pequenas

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Sim, a Vodafone é que tem perdido mais clientes para a concorrência, e a que está pior, não ficaria admirado que tentassem vender as operações em Portugal como já fizeram noutros países. Ainda por cima a Vodafone acaba por ser a menos competitiva.

      2. Avatar de AIdaIA
        AIdaIA

        1 milhão não dá para uma casa na minha rua.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Duvido que não dê para um T1 ou um T2

  6. Avatar de Lumia
    Lumia

    Para isso era preciso que a Altice quisesse vender a MEO…, coisa que de momento nem em sonhos…

    1. Avatar de Alpoim Calvao
      Alpoim Calvao

      No ano passado circularam muitas noticias sobre a Altice querer vender partes do negocio da MEO.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        datacenter da Covilhã está no mercado há 2 anos e ninguém lhe pega, neste momento já querem vender o negócio inteiro..
        recentemente reduziram em 1000 pessoas a sua workforce (numeros públicos, internamente dizem que foi mais)

    2. Avatar de Max
      Max

      Era preciso que: 1) a Altice quisesse vender a MEO (o que dependia do preço das necessidades financeiras da Altice, 2) que a DIGI quisesse (que também dependia do preço) e tivesse dinheiro para comprar e 3) que a Autoridade da Concorrência autorizasse.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        desses apenas o 3 não avançaria, os outro 2 estão reunidos

    3. Avatar de PF
      PF

      Nem em sonhos???À quantidade de divida que Altice Internacional tem neste momento, basta aparecer alguém que pague um valor que a Altice ache justo, e é vendida na hora!

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Problema é o capital… a Digi prevê perder 18000 milhões de euros, até 2035, com a operação, em Portugal. Ainda perdem 520 milhões, em Espanha, começaram com 6000 milhões, de perdas anuais (em Espanha não há tanta subscrição, como cá). Supostamente, 8000 milhões, a 11000 milhões, até seria comportável, com a possibilidade de passar, os serviços básicos para 50 euros mensais e cada cartão, móvel, para 20 euros. Lembram-se que 100%, dos clientes, só tem 30 dias de contrato? É bom para saltar fora e bom, para a empresa, dizer “O seu tarifário de 22 euros, passa para 600 euros, mensais, se não quiser continuar, tem 30 dias para requerer o cancelamento, do serviço.”.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        +1
        ainda agora venderam a operação em Israel e estão a ver mais sítios para vender

    4. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      MEO está neste momento à venda, assim como a Vodafone

    5. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Claro que vendem, a Altice precisa de capital para fazer face aos empréstimos contraídos. A questão é que exigem um valor muito elevado, que obviamente a Digi não tem capacidade de pagar.

  7. Avatar de Driver
    Driver

    Miguel Silva, mais cedo ou mais tarde a Vodafone vai ser comprada pela
    Nos. Tome nota.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      AdC não autoriza

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Também acredito que a AdC não iria autorizar a compra da Vodafone pela NOS, talvez mesmo só por um comprador externo que fosse manter a empresa.

  8. Avatar de darth
    darth

    nem a altice deve querer vender, nem a digi deve ter dinheiro nem a autoridade para a concorrencia iria autorizar. mais uma nao noticia

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Não me parece que o fizessem. A Altice tem uma estrutura muito onerosa, ainda com muitos maus vícios do tempo da PT. O preço que a Altice venderia as operações em Portugal, seria um valor absurdo, só ao alcance de telecoms das arábias e coisas assim.

    1. Avatar de rjplopes
      rjplopes

      Nem essas. Já por aqui andaram a rondar o ano passado e o negócio não se materializou. Podem estar cheios de dinheiro. mas não são parvos para pagar aquilo que a Altice pede neste momento.

  10. Avatar de Zed Mendes
    Zed Mendes

    É uma não questão, a digi não tem sequer interesse em comprar a meo no curto médio prazo. Seja como for, não faz sentido sequer que a autoridade da concorrência aprove, foi a entrada de um novo player que mexeu com o mercado. Se se permite a concentração, o mais provável é que voltemos ao mesmo. E a meo não é a nowo, tem mais de 40% de quota.

  11. Avatar de Manuel
    Manuel

    Tem de se acabar com monopólio.

    1. Avatar de Max
      Max

      Se a DIGI comprar a MEO diminui o monopólio? A DIGI é uma instituição de caridade que usa os preços baixos para ajudar os povrezinhos, ou para rebentar com os concorrentes?

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Perder 2980 milhões, por ano, é caridade? É que é o valor previsto, pela Digi. Mais, para a frente, por cada 500 milhões, perdidos, vão ganhar 80000 milhões, na pior das piores hipóteses.

  12. Avatar de Filipe Abreu
    Filipe Abreu

    será sempre bom não comprar nada pois será menos concorrência…não é bom para os preços.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Quem comprar a Altice Portugal precisa de ter bolsos muito fundos, a Altice não vai vender por tuta e meia, vai pedir valores enormes, e que só grandes grupos, talvez lá das arábias ou chineses tenham capacidade de o fazer. E quem comprar não será para baixar preços, isso é certo, vão ter de recuperar o investimento.

  13. Avatar de sapoide
    sapoide

    Este país não consegue ter mais do que 3 cartéis LOLOL

    1. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      Felizmente ! 🙂 E mesmo assim o estrago que fazem, fizeram !

  14. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Sim a MEO será vendida mais tarde ou mais cedo pelo seu todo ou às fatias assim será o seu destino ! Se não vejamos, acionistas descontentes com o rumo da casa, despedimentos em larga escala para emagrecimento da estrutura o que irá resultar em piores serviços e maior insatifiação dos clientes ! Portanto antes que o barco pegue fogo há que saltar fora !

  15. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Bom seria a Nowo ser novamente vendida para haver mais concorrência. Precisamos de mais concorrência em vez de cartelização.

  16. Avatar de João Maia
    João Maia

    Eu tinha o serviço móvel da NOWO e depois da compra passei a ter o serviço da DIGI. Infelizmente, a qualidade do serviço é muito inferior. Não é só uma questão de rede, ou cobertura. O apoio técnico é uma desgraça e dá ideia que foi tudo feito em cima do joelho. Desde chamadas e mensagens perdidas (que é o básico do básico) até às mensagens do operador em caso de erro que são só ruído. Dá ideia que é mesmo só falta de cuidado. Não ficou mais barato do que o preço que tinha na NOWO e a qualidade desceu. De acordo com a minha experiência, sem dúvida que preferia a NOWO.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Low cost

      1. Avatar de João Maia
        João Maia

        Low quality for the same cost? É isso que está a querer dizer?

  17. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu preferia ver a DIGI comprar a NOS e substituir toda a infraestrutura de cabo coaxial por fibra até dentro de casa (FTTH), uma vez que a DIGI já tem o know-how e a experiência de fazer isso com a NOWO.

  18. Avatar de Rui
    Rui

    Falam em que a Digi é Low Cost…Mas na realidade tenho 5G no telemóvel ilimitado e fibra em casa de 1 G..antes 200 Megas em casa com 40 gigas de telemóvel a pagar quase 60 euros para ter uns canais premium que nunca utilizei…sem contar 3 meses de fidelização só no serviço doméstico e a pagar 25 euros…Os operadores que detinham o monopólio criticam mas depois oferecem serviços chamados low cost…