Depois da Hertz, Tesla perde outro grande cliente devido à flutuação dos preços

13 Comentários

Devido à sua estratégia de preços, a Tesla perdeu mais um cliente de frota. Recorde-se que, recentemente, ainda que por motivos diferentes, também a Hertz decidiu vender os carros elétricos que havia adquirido da fabricante.

Frota de carros elétricos da Tesla

Em janeiro, a empresa de aluguer de carros Hertz anunciou que ia vender cerca de 20 mil elétricos, onde se incluíam modelos da Tesla, sob o plano de optar por modelos movidos a gasolina.

Antes disto, a alemã SIXT já havia informado que iria retirar os modelos da fabricante de Elon Musk da sua frota, tendo o anúncio da troca por elétricos da Stellantis chegado em janeiro.

Tesla

Agora, por motivos diferentes, a SAP, que possui 29 mil carros, também comunicou alterações. Segundo o Handelsblatt, um meio de comunicação alemão, a empresa disse que as flutuações de preços da Tesla estão a tornar-se um risco para o valor da sua frota.

Embora compreenda a necessidade de a empresa alterar os preços para permanecer competitiva e ajudar na procura, admitiu que a estratégia representaa um problema para si.

Os preços de tabela flutuam mais na Tesla do que noutras fabricantes, o que torna o planeamento mais difícil e representa um risco maior para nós.

Do ponto de vista da Tesla, isso é compreensível, mas causa-nos problemas.

Explicou Steffen Krautwasser, gestor de frota da SAP, ao Handelsblatt.

Os ajustes de preços levados a cabo pela Tesla foram frequentes no início de 2023, espoletando até uma “guerra”. Contudo, de facto, desaceleraram consideravelmente desde então.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Pois… querem tudo. Boa parte do negócio das empresas de aluguer é revender os carros. Muitas vezes conseguem comprar os carros com grande desconto, utilizar para serviço de aluguer e ainda ter lucro quando o revendem para o mercado de usados. Faz parte do negócio deles.

  2. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Querer correr atrás de uma tecnologia de cujos resultados práticos pouco se sabe a longo prazo dá nisto.

    1. Avatar de JL
      JL

      Eles não falam da tecnologia, mas sim de uma marca….

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        E a Tesla quando só oferece VE´s não foi pioneira no setor ?

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Estes por acaso não são propriamente uma rent-a-car. Mas realmente tinham muitos carros. 29 mil carros é obra.
    Só falta a Avis para compor o ramalhete.

  4. Avatar de J O Sousa
    J O Sousa

    “É tudo a moribunda opção pelos eléctricos o mercado perdeu”.
    Comprem, comprem que seguramente se arrependem

    1. Avatar de JL
      JL

      Então comprou e arrependeu-se ?

      1. Avatar de Minha Nossa
        Minha Nossa

        Exmo JL.
        Você deve ser um frustrado de primeira.
        É que quando se procura o feedback a uma notícia é na esperança de encontrar opiniões fundadas e que acrescentem valor.
        Você só acrescenta pena!
        Trabalhe ou estude!
        Já agora desligue a CM Tv e vá fazer qualquer coisa.

        1. Avatar de JL
          JL

          Por não ter encontrado uma opinião fundamentada é que perguntei.

          Não acrescentei nada, nem a intenção era eu acrescentar, mas sim a quem foi dirigido a pergunta.

          Eu não ligo à cm TV, esteja descansado.

          Já agora, o que é um feedback a uma notícia ?

          1. Avatar de JL
            JL

            Porque ?

            Já mudou outra vez de Nick? Não quer usar o JL deste vez ?

    2. Avatar de Zé

      Não tem nada a ver com serem elétricos. São questões meramente financeiras. Estas empresas trabalham assim. Aliás, cada vez mais empresas optam por regimes de renting ou similares para todo o tipo de equipamentos. E mesmo sendo muitas vezes mais caro, torna a gestão mais linear e previsível.
      Não vou discutir se é válido ou não, mas vou dar um exemplo abstrato.
      Muitas empresas preferem pagar 10 mil euros por mês a ter que investir 300.000 euros a cada três anos. Neste caso, os 10.000 x 36 = 360.000, logo mais caro. Mas para a gestão do quotidiano da empresa é muitas vezes mais vantajoso porque elimina custos burocráticos e a necessidade de ter “dinheiro vivo” para investir. São opções, cada um que fique na sua. Já se faz isso para carros, computadores, maquinaria, mobiliário e sei lá que mais.
      No caso concreto da notícia, tem a ver com a falta de previsibilidade dos preços que é disso que se queixam. curiosamente, queixam-se que os preços baixam.