Dependência energética do estrangeiro: Portugal ocupa a 11ª posição

15 Comentários

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia não é apenas um conflito entre os dois países. Tudo o que está a acontecer tem reflexo à escala mundial e a dependência energética tem sido amplamente debatida. Como é normal, o grau de dependência depende de país para país.

Segundo dados da Eurostat, que foram apresentados este mês e que são referentes a 2020,  Portugal ocupa a 11ª posição no que diz respeito a dependência energética do estrangeiro.


Dependência energética: Portugal importa 100% do gás natural

Segundo dados do Eurostat divulgados a 11 de março deste ano, Portugal era, em 2020, o 11.º país da Europa a 27 com maior dependência energética do estrangeiro, refere o JN. Segundo o jornal, o nosso país está uma posição à frente da Alemanha e dois lugares acima da média europeia.

Infelizmente, Portugal importa 100% do petróleo e do gás natural que precisa e também alguma gasolina, gasóleo e gás para as botijas de países como a Espanha, EUA ou Reino Unido. Em 2020 e 2021, ainda importou carvão, porque as centrais de Sines e do Pego só foram encerradas no ano passado, em janeiro e novembro.

De acordo com dados da REN, desde 2018, as renováveis abastecem mais de 50% do consumo de eletricidade. Aliás, em 2020 e 2021, foram responsáveis por 59%. E vê-se nos dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) que mostram uma redução de 25% das importações de carvão e de 2,6% nas de gás natural, de 2020 para 2021.

De acordo com os mesmos dados do Eurostat, em 2020, Portugal era o quarto país da Europa que menos dependia da Rússia, com importações de pouco menos de 5%. Ao contrário de países como a Alemanha, Polónia, Holanda, Grécia ou Finlândia, Portugal apenas importa gás da Rússia, enquanto que estes países também compram petróleo. Relativamente ao gás consumido em 2020 e 2021, sabe-se que veio da Nigéria (3 e 2,7 milhões de m3) e dos EUA (1 e 1,8 milhões de m3). Da Rússia vieram 542 e 572 mil m3.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cunha
    Cunha

    Para quando a reativação do pego e Matosinhos?
    Para quando uma central nuclear de nova geração em Portugal?

    Pois…. Portugal tem de salvar o planeta não pode pensar nessas parlemices.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Matosinhos funcionava com 100% de energia importada. E o Pego não muito longe disso. E central nuclear é um brinquedo que nas mãos de portugueses dá acidente certo ao fim de poucos meses. E o preço disso era “só” evacuar o país inteiro.

    2. Avatar de André Silva
      André Silva

      Cunha é facil, mas em vez da média do megawatt estar nos 200 e muitos euros, passava para 400 e muitos certamente… A tonelada de carvão andou a rondar os 400 dolares (subida galopante), cada grupo de sines a pleno vapor consumiam 116ton/hora.
      É fazer as contas

  2. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Portugal é provavelmente o único país da Europa que podia vender energia em vez de comprar. Infelizmente é desgovernado por incompetentes e corruptos que já nos meteram atrás de países que até á bem pouco tempo nem infraestruturas tinham, caso da Polónia e (incrível) Roménia.
    Mas pronto, devo dar o meu apoio e apelar á malta para continuar a votar PS ou qualquer outro partido com assento parlamentar nos últimos 40 anos. Rumo á quarta bancarrota!!!

    1. Avatar de PJA
      PJA

      Desculpe, diga-me como é que um pais que não tem reservas de petróleo e gás pode ser exportador de energia?
      Já agora, a Polónia e a Roménia estão atrás de Portugal.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Com energias renováveis, acompanhada de energia nuclear.

        1. Avatar de PJA
          PJA

          Nuclear não acredito que seja aceite pela populção.

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            O que revela estupidez pura, estamos rodeados de dezenas de centrais em Espanha e França!
            E as centreis de 3ª geração são muito seguras!

      2. Avatar de Manso
        Manso

        Se pensares um bocado és capaz de lá chegar…

    2. Avatar de relogio
      relogio

      Aqui está um bom exemplo de alguém que não sabe rigorosamente nada do que está a dizer, enfim…

      1. Avatar de Secadegas
        Secadegas

        Sem dúvida… Quando não sabes mesmo nada mostras isso de forma óbvia. Calado eras um poeta.

  3. Avatar de Gervásio
    Gervásio

    todos os paises indo para o nuclear e portugal indo para a GRETA com energia verde

  4. Avatar de José Orlando
    José Orlando

    A vida tem destas coisas engraçadas. Há muitos anos atrás quando duvidava do que me eram ensinado na escola sobre a segunda guerra mundial, dos descobrimentos e até da verdadeira intenção do 25 de Abril de 1974, houve um ex-boina vermelha que combateu em África que me indicou para olhar para a primeira crise do petróleo em 1973. Essa mesma crise terminou, penso eu um mês antes do 25 de Abril de 1974. E para qualquer entendedor sabe que não há guerra sem combustível. E lá veio o 25 de Abril e deixamos de gastar imenso na compra de combustível para continuar a guerra sem sentido nas ex-colonias. Nessa altura houve o mesmo tipo de discussão sobre a dependência dos combustíveis fósseis. Quase 50 anos depois lá estamos nós de novo no mesmo dilema. Portugal, penso eu, tem matéria prima para fazer energia nuclear e no entanto, seguindo uma ideologia irracional de focar-se na energia eólica e solar vai-se condenando a dependência do exterior para ser energeticamente independente do exterior.

  5. Avatar de Volodymyr Zelensky
    Volodymyr Zelensky

    “A guerra entre a Rússia e a Ucrânia não é apenas um conflito entre os dois países.”. Pois não, não é. Para começar, na verdade é a INVASÃO DA Rússia a território soberano da Ucrânia. INVASÃO! E quanto ao conflito, da parte da Ucrânia é mera defesa. Chamem as coisas pelos seus nomes.

  6. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    Até parece que a Arabia Saudita e muitos outros produtores de petrolio são ‘democracias’ hahaha , (dá para rir de tanta ignorancia e esquecimento mas é triste por lá há muito sofrimento graças ao petrolio portanto perfiro ser pobre e não minerar petrolio por cá mas não deu o celema das minas de litio no norte), até parece que Portugal é um pais enorme e com recursos imensos, ‘hello’ realidade diz algo dentro da cabeça no cerebro?. Podemos e devemos diminir a dependencia energetica e aumentar a prudução da mesma pois a prosperidade que qualquer nação depende de tal, (já viram a quantidade de paineis solares que existem na Arabia Saudita grande produtor de petrolio??? e não vos diz nada???). Claro que devemos usar a energia solar, eolica, hidrica, (que não é assim tão ECO), ‘Bio seja o que for’ e projectar e contruir 3 ou 4 centrais nucleares comtemporaneas, ( para preencher o iato das ‘renovaveis’), chamadas MICRO nas 3 ou 4 regioes estrategias de Portugal desde que sejam de ultima geraçao os Franceses, os EUA, a China, a India podem ajudar por razões diversas mas teremos que ter ‘know-out’ made in Portugal, (existem 2 ou 3 reactores por cá). A ilha de São jorge usa agua dessalinizada faz anos, nos Açores usamos GEOenergia, o Alqueva mudou a paisagem alentajana pro bem e pro mal e não só … temos uma boa rede electrica e infraestruturas modernas em muitas coisas mas demasiados veiculos ainda a combustiveis fosseis, (carros, Comboios a diesel … em vez de electricos e demasiados avióes para um pais com 750×250 km) que se tivesse uma boa infraestrutura de carris electrificada evitaria uma quantidade camiões, autocarros, avióes, barcos, carros … e melhoraria a qualidade de vida de muitos Portugueses, (experimente usar a linha de Sintra ou outras no interior Marco-Regua ainda é a diesel). Tambem não somos assim tão pequenos, (na Europa somos um pais médio), e a Nossa historia prova e comprova quanto podemos fazer para evoluir e dar novos mundos ao mundo mesmo com todos os altos e baixos até somos um pais RICO e Evoluido, (reconhecemos os direitos das crianças por cá mas os EUA são o unico pais que não ratificaram outros ratificaram mas assobiam para o lado) até os casais e familias ‘felizes’ sabem que se entendem é a conversar e a PRATICAR o que dizem mas a realidade é bem diferente…

    P.S.: A Alemanha acabou com o nuclear porque era ‘velho’ a inglaterra quer acabar com as velhas e fazer novas e melhores e mais pequenas mas agora o problema é de todos naõ se lembraram disso quando era para fazer o gaseduto Europa/Africa por Espanha ou Portugal e o NordStream2 ta parado e não é só TRETAS é o que?.

    Relativamente a guerra Ocidente/e os outros que chamam de Invasão Russa da Ucrania, (e é uma realidade indiscutivel.), penso quase o mesmo que sobre guerra do Iraque, ( e não a do Kuwait), e de muitas outras guerras: TODOS SOMOS CULPADOS SIM TODOS. se for tudo unha por unha e dente por dente qual será o resultado ???