Demissão de António Costa: 7 medidas que podem ficar suspensas

106 Comentários

O país vive momentos de incerteza! Só a partir de quinta-feira é que se saberá o que Marcelo Rebelo de Sousa decidiu para o futuro do país. Há duas possibilidades: a dissolução do Parlamento e posterior convocação de eleições, ou a escolha de um novo primeiro-ministro para substituir Antónia Costa. Se a proposta do Orçamento do Estado para 2024 não avançar, há muitas medidas que ficam suspensas. Conheça as 7 principais.

Demissão de António Costa: 7 medidas que podem ficar suspensas


O primeiro-ministro António Costa apresentou ontem a demissão ao Presidente da República, que a aceitou. Segundo António Costa, “a dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com qualquer suspeição sobre a sua integridade, a sua boa conduta e, menos ainda, com a suspeita da prática de qualquer ato criminal”.

António Costa afirmou que “ao longo destes quase oito anos em que exerço funções como primeiro-ministro, dediquei-me de alma e coração a servir Portugal e os portugueses”.

Demissão de António Costa: 7 medidas que podem ficar suspensas

7 medidas que ficam suspensas se OE2024 não avançar

A demissão do primeiro-ministro não é apenas “uma demissão”. Tal cenário mexe com muita coisa no nosso país, incluindo o Orçamento do Estado para 2024. Se a proposta do OE2024 não avançar, há um conjunto de medidas que irão ficar suspensas, uma vez que fazem parte do documento. Destaque para:

  • IUC
    • O IUC continua a ser um tema em destaque e ainda hoje milhares de pessoas circularam a protestar contra o aumento. Caso o OE2024 não avance, o IUC também não irá subir 25 euros para os cerca de 3,5 milhões de veículos das categorias A e E.
  • Salário mínimo 
    • O mesmo se passa com o salário mínimo nacional. Se o OE2024 não avançar, fica suspenso o aumento do salário mínimo para 820 euros.
  • IRS Jovem
    • O IRS Jovem também não será para já alargado. Fica suspensa a isenção do pagamento de IRS no primeiro ano de trabalho.
  • Passe gratuito
    • Passe gratuito já não chegará a todos os estudantes (até aos 23 anos).
  • Propinas do Ensino Superior
    • O OE2024 previa a devolução de um ano de propina por cada ano de trabalho declarado em Portugal. Se a proposta não avançar, fica também em suspenso esta medida.
  • Pensões
    • O Governo pretendia aumentar em 6,2% as pensões até 1020 euros. Se OE2024 não avançar, esta medida também fica em “standby”.
  • Taxas de IRS
    • O OE2024 prevê a redução das Taxas de IRS para os cinco primeiros escalões. Fica suspensa também esta medida.

Além destas medidas haverá certamente outras estruturais para o nosso país.

De referir que a demissão do primeiro-ministro português acontece, depois de o Ministério Público ter revelado que iria constituir como arguidos os ministros João Galamba e Duarte Cordeiro, num processo que envolve negócios de lítio e hidrogénio verde.

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa já convocou os partidos e o Conselho de Estado, mas só fala ao país na quinta-feira.

Comentários

106

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Theboice
    Theboice

    O Marcelo não tem duas mas três…

  2. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    O IUC já ia ser chumbado pelo Próprio PS.

    Mais importante, muito mais importante, o saneamento da Divida histórica da CP, que devia ter sido feito e por falta de pagamento do serviço público, fica mais uma vez na gaveta.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Ia onde? O Medina disse que não era pouquinho somente 2€ por mês, e o Costa disse que não voltava atrás nas medidas impopulares.

      Um roubo isso do IUC, esperemos que o próximo governo seja PS ou outro não engane as pessoas.

      1. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        O PS pode votar conta o governo e o líder de bancada disse que o iam fazer em especialidade. Tem sido dito nas noticias? Não. Porquê? Perguntem ao média.

    2. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      A dívida da CP já está paga! Veja no jornal ECO.

      E é óbvio que o OE24 vai entrar em vigor a 1 de Janeiro.

      1. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        Certíssimo, estava convencido que era do OE24 mas é execução do OE23. Ainda bem. E está concluída sim.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O negócio do Hidrogênio verde sempre foi considerado um esquema para apanha de fundos europeus e afinal o pessoal não estava errado.

    Já países desistiram porque cancelaram os fundos, fica 10x mais caro que o gás natural.

    Já agora PPLware que tal um artigo sobre como a PSP ou Ministério público conseguiu fazer escutas através do WhatsApp? Pois vi agora na CNN que existe escutas do WhatsApp e pelo que sabemos a PJ não participou nestas investigações.
    Será que a PSP em um ferramentas como o Pegasus da NSO?

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    O salário mínimo e as pensões para quem mais precisa são o principal. O resto vai-se vivendo.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Vocês e o salário mínimo…..
      Uma pessoa com salário de 1000 euros leva em 2024 mais 65 euros para casa que uma pessoa que ganha o salário mínimo e vocês preocupados é com o salário mínimo!

      O tem de acabar é o roubo em impostos a troco de nada.

      1. Avatar de Ever
        Ever

        Filho se o salário mínimo, não sobe os outrs também não, ficas estagnado e a inflação não para e ordenados mais uma vez estagnados com estas constantes crises govarnamentais…

        Vocês esquecem-se que isto anda tudo a reboque do estado…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          subir o minimo não significa que os restantes subam, significa que nivelam tudo por baixo, daqui a nada 1000€ é o salario minimo e quem ganhava 1000€ conitnuará a ganhá-los.
          é preciso uma politica de investimento e captação de investimento, para isso é preciso que exista uma fiscalidade justa e proporcional, quer para pessoas quer para empresas

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Quem tiver uma remuneração de 1000€ ganha quase 120€ mais do que quem ganhe o ordenado mínimo. Não sei onde desencantaste os 65€. Bem como quem ganha 1000€ ainda pode ir buscar parcialmente ou totalmente, dependendo das despesas apresentadas, o valor retido na fonte, enquanto que quem ganha o ordenado mínimo, como não há retenção na fonte não vai buscar nada. Logo, na maioria dos casos, tendo em conta os reembolsos, o equivalente mensal é superior a 120€.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          uau.. life changing money

    2. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Se achas que viveste inflação este ano, espera até subirem o salário mínimo vais desejar que tivessem ficado quietos!

      1. Avatar de nuno a
        nuno a

        isso mesmo a maior parte não entende que o aumento dos salários é um dos principais factores da subida da inflação, as pessoas ficam todas contentes de passarem a receber 820 euros mas em 2024 vao conseguir comprar menos com 820 do que compram hoje com 750. não estou de acordo que as pessoas recebam pouco e passem dificuldades mas não podemos ou devemos culpar os patrões ou empresas por recebermos mal quando quem leva a maior fatia do bolo é o estado. uma pessoa para receber 1000 euros a empresa tem de pagar perto de 1500 e depois dos mil que recebes ainda tens de pagar o IVA 23% das compras que fazes logo dos 1500 fruto do teu trabalho o estado fica logo com 730 euros sem contar com taxas e tainhas .
        Nao tenho nada contra impostos quando eles são aplicados para melhorar a vida de todos mas andar a pagar para ter serviços que não funcionam ou funcionam mal pagar as reformas vitalícias dos politicos, não ter um medico de familia e tudo o mais é que não . ja agora porque é que uma pessoa que recebe 750 euros ou o mínimo não desconta nada e uma pessoa que receba 1000 vai descontar sobre o total dos 1000, não deveria descontar apenas sobre os 250 que recebe a mais? onde esta a justiça aqui? daqui a uns anos todos vão estar a receber o mínimo e das duas uma, ninguém paga ou pagamos todos

        1. Avatar de mikado
          mikado

          Vai dizer isso aos pensionistas…

        2. Avatar de FranProdigy
          FranProdigy

          Não é verdade, o aumento dos salários não está ligado ao aumento da inflação, só em casos muito específicos mas que não é o nosso.

    3. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Se a AR for dissolvida, as pensões ficam obrigatoriamente congeladas até a aprovação do OE. O mesmo não se aplica ao SMN, pois este pode ser alterado por decreto de lei, que pode ser apresentado e votado na AR, mesmo com esta dissolvida.

  5. Avatar de joao
    joao

    O PSD vem agora com o OE para 2024 ui ui, vamos todos ganhar o dobro do ordenano minimo e o ordenado minimo sobre para o triplo do ordenado minino do luxemburgo XD
    Podiamos estar mal, mas vamos ficar pior

    1. Avatar de Márcio Pêgo
      Márcio Pêgo

      …tenho serias dúvidas, que mesmo assim, a Direita consiga chegar ao poder.

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        O PSD vai chegar ao poder em coligação com o Chega, aposto.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Com o Montenegro ao comando não. É mais previsível o PS governar em minoria do que o PSD aceitar coligar-se com o Chega. A narrativa socialista, bloquista e comunista assim dobrou a espinha a quem é mole. Socialistas com extrema esquerda não tem problema. Sociais democratas com direita conservadora cai o carmo e a trindade!

          1. Avatar de Theboice
            Theboice

            O chega é direita conservadora? Essa designação é muito interessante e de gritos, tal como a Le Pen, muito conservadora…

          2. Avatar de DV
            DV

            Experimenta dizer essa de “o chega é de direita” a uma pessoa de direita com 2 palmos ou mais de testa que decerteza que vais ter resposta.

          3. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            De facto, DV, no espetro europeu e das democracias ocidentais o Chega é centro – centro direita. Só em Portugal, um país com a comunicação social capturada pela esquerda pró Putin, pró Hamas, anti EU (mas venha daí o guito do PRR!) é que o Chega é classificado por extrema direita. Não é novidade nenhuma, já em tempos o CDS assim também foi classificado.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      É isso camarada…a culpa é do Passos…deixe o ódio fluir.

      Mais a sério agora. Acredito que o PR mantenha AC em funções até a aprovação do OE e depois dissolve a o parlamento.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        a verdade é que se não o fizer será pior

    3. Avatar de JP
      JP

      É certo que vivemos em democracia, mas assistir ao declínio acelerado e ser conivente com isso, é para mim difícil entender. Comparo o governo ( e seus apoiantes) Socialista ao PT no Brasil.
      As coisas batem no fundo mas continuam a defender com unhas e dentes e como sendo o melhor. Parece que a massa cinzenta desaparece quando se fala de fanatismos, seja da ordem política, religiosa ou clubística.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Era melhor continuar com a besta do Bolsonaro?
        Até uma pedra era melhor do que ele…

        1. Avatar de Cenas e coisas
          Cenas e coisas

          Votar novamente no PS sera’ legitimizar o que se passou nos ultimos 4 anos, com crise atras de crise.

          Basicamente manda a mensagem de, desde que nao parecas o pior de todos, faz o que quiseres

    4. Avatar de Anung
      Anung

      Então vota PS! Nada melhor que os Bancas Rotas.

      Para mi PS e PSD são partidos esquecidos.

      1. Avatar de FranProdigy
        FranProdigy

        Exactamente isso, PS e PSD deviam levar cartão vermelho de todos os votantes mas só sabem alternar entre estes dois partidos de tachos… Se o Guterres abandonou o barco e o Sócrates e agora o Costa, pior ainda foi o Barroso que abandonou Portugal para ir para o mega tacho europeu, devia ser persona non grata. Os dois maiores partidos agora são uma miséria e já nem seguem os seus ideais e para que foram criados.

    5. Avatar de Grunho
      Grunho

      O salário que interessa aos capitalistas é sempre o mais baixo de todos os salários possíveis. E os desejos do capitalista são ordens para o PSD. PSD: Prometemos Salários de Dumping.

  6. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    O importante para os portugueses é o aumento do IUC, esse é que vai pesar no orçamento familiar. Sem esse aumento vamos viver muito melhor.
    Cambada de anormais ou pelintras, conforme se lhes queiramos chamar.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Anormais?
      Já vemos que tipo de pessoas que és.

      Sim é o roubo o IUC, mas não foi por isso que o Governo caiu, ou achas que tudo é uma cavala e os 5 detidos é tudo uma ilusão?

      1. Avatar de GM
        GM

        Uma cavala é um peixe….

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não é o valor q está em causa., mas som a atitude desonesta.
      Isso é atitude própria dos gangs da Sicília.

  7. Avatar de JS
    JS

    Cada vez fico mais confuso as escutas funcionam para alguns e para outros não?
    No caso do AP Dourado foram apagadas e não válidas e para outros casos já vale?
    Como não estou dentro fico cada vez mais desconfiado na justiça

    1. Avatar de Alkapone
      Alkapone

      Explicação é simples, num caso as escutas estão autorizadas por um Juiz, no apito dourado não estavam autorizadas, daí serem ilegais.

      1. Avatar de JS
        JS

        Obrigado porque não sabia desse detalhe

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      com o socrátes a mesma coisa e até foram destruídas sem serem ouvidas, no caso do freeport por exemplo, tem tudo a ver com as autorizações validadas por juizes.
      de qualquer forma, isto demonstra o nivel de amadorismo da corrupção em PT, nem chamadas encriptadas sabem fazer.

  8. Avatar de Aves
    Aves

    Estou em crer que os timings do PR para aceitar a demissão do governo e a dissolução da AR passam por deixar aprovar o OE 2024 – já foi aprovado na generalidade, falta a aprovação na especialidade.
    E entrará em vigor a 1 de janeiro. Outro governo que venha pode aprovar um orçamento retificativo.
    De outra maneira não entra em vigor, por exemplo, a descida do IRS e um grande número de medidas.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Já agora, sobre a demissão de António Costa e a consequente queda do governo, o que sei, do que se escreveu e disse:
      – De quatro escutas que os procuradores levaram ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), mandou destruir três e e validou uma
      – A escuta validada não sei se tem António Costa a falar (com alguém que tinha o telefone sobre escuta) ou é entre pessoas do governo ou que lhe são próximas que invocaram o que ele possa ter dito ou feito.
      Mas – ao menos isto – a Procuradoria não tinha de esclarecer? E esclarecer mais qualquer coisa?
      Tem-se um governo que é deitado abaixo pela Procuradoria e porque o presidente do STJ encontra indícios criminais numa escuta telefónica que envolve o primeiro-ministro, ou alguém que refere o que possa ter dito ou ter feito. Os indícios através de transcrições das escutas, em horas de conversas habitualmente são umas frases que se vai buscar aqui e ali, ignorando tudo o mais.
      Não tem que haver um esclarecimento público mínimo pela Procuradoria ou pelo presidente do STJ que diga por que é que foi ou vai ser aberto um processo criminal contra o atual primeiro-ministro?
      Se há indícios, para António Costa poder ser ouvido tem que ser aberto um processo criminal. Por ter sido ou vir a ser aberto um processo criminal, o primeiro-ministro demite-se – porque não se sabe quanto tempo irá durar o processo e muito menos as suas conclusões.
      Não gosto disto. O governo deve cair em eleições, ou porque o PR decide, por razões políticas, usar a “bomba atómica” de dissolução da AR. Diria o mesmo se fosse outro primeiro-ministro. Isto de ser a “justiça” a mandar governos abaixo não me agrada, porque tem mostrado um desempenho deficiente.

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        A malta já desconfiava que eras Partido socialista fan boy mas agora ficou explicito.
        A resposta para 99% do que dizes tem um nome: segredo de justiça.
        Para o outro 1%, ele demitiu-se porque quis, não existe na lei nada que o impedisse de continuar, talvez a consciência pesada, demasiados telhados de vidro ou quem sabe foi uma boa oportunidade para se pirar á conta do que ai vem.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Não me faças rir com o segredo de justiça. A conta-gotas não deixarão de ser publicados nos jornais os “segredos de justiça” escolhidos.
          Mas eu só queria saber se nas escutas foi António Costa que disse ou disseram por ele e mais qualquer coisa que não fosse nada. É que assim o que se sabe é que há qualquer coisa, mas não se sabe o quê, que para ser esclarecido precisa que se lhe abra um processo criminal.
          Quanto a ser obrigado a demitir-se, não resulta da lei – mas politicamente não há outro caminho, seja este primeiro-ministro ou outro. Não sei se o presidente do STJ, ao validar a escuta que conduz á abertura do processo criminal, tinha presente que a consequência era a demissão do primeiro-ministro, por não ser obrigatório por lei nem a lei o obrigar a ter isso em consideração. O que fica demonstrado, para surpresa geral, é que da separação de poderes resulta que um, o judicial, pode facilmente derrubar um governo. Eu, e os que pensam pela sua própria cabeça, esperam para ver se a justiça tinha motivos e provas suficientes para derrubar o governo, ao abrir um processo criminal ao primeiro-ministro

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Afinal já está esclarecido que na escuta o telefonema não é com António Costa. Diz a Procuradoria:
            “no decurso das investigações surgiu o conhecimento da invocação por suspeitos do nome e da autoridade do primeiro-ministro e da sua intervenção para desbloquear procedimentos”, pelo que essas referências “serão autonomamente analisadas no âmbito de inquérito instaurado no Supremo Tribunal de Justiça”.

        2. Avatar de Fla
          Fla

          Já venho há algum tempo a dizer que o Aves é um militante pago do PS para influenciar a opinião publica. O Antônio Costa foi o braço direito do Socrates e alguém que seja minimamente inteligente acredita de ele não sabia de nada e que não participou em esquemas? Só não vê quem não quer ver ou é pago como o Aves.

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Quem pensa pela sua cabeça incomoda 😉
            Ainda bem.

          2. Avatar de Fla
            Fla

            Aves, a única coisa que incomoda é saber que existe pessoas a fazer o que fazes para ludibriar os que não pensam pela sua cabeça. Não é por acaso que o Antônio Costa ganhou 2 vezes as eleições. Sabendo que ele pertence ao gangue que pretende destruir o pouco que resta e tornarmos numa Venezuela.

          3. Avatar de Aves
            Aves

            O teu erro e de muitos é que os portugueses se deixam ludibriar. Não deixam.

          4. Avatar de Contador
            Contador

            Já se percebeu que esta personagem não está aqui por acaso.

          5. Avatar de 25novembro
            25novembro

            Aves não e um boy, e um fascista de esquerda.
            Hipocrisia indignação, ficam chocados corrupção ser investigada , não ficam chocados inúmeros casos de corrupção no governo
            Fascistas ficam incomodados pela justiça e democracia , apesar de ambas estão moribundas neste pais.

          6. Avatar de Fla
            Fla

            Aves. A maioria dos portugueses não se apercebe que está a ser ludibriado. A prova é o Costa ser duas vezes primeiro ministro e a ultima vez com maioria absoluta. Ele diz que vai dar uns euros aqui e ali aos reformados, RSI e salários mínimos e ficam todos(são a maioria) encantados com a ideia. Mas para dar a uns é preciso tirar a outros e quando esses são cada vez menos e mais fustigados a tendencia é para desaparecerem. E assim surge a necessidade de aumentar o IUC e começarem a plantar a ideia que os salários mínimos tem de pagar IRS. A classe média/alta está a desaparecer a passos largos e brevemente seremos quase todos salários mínimos. Daí a máxima dos socialistas/comunas “Se não podemos ser todos ricos, sejamos todos igualmente pobres”.

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Não tentes virar o bico ao prego.
        AC demitiu-se! Não foi a Justiça que o fez por ele!
        O protegido dele (e do nº44 de Évora) deve de estar enterrado em merd@ até ao pescoço, e como AC se atravessou por ele perante o PR e o cheiro já se começa a entranhar, ele achou melhor demitir-se antes que caia de podre. Não esquecer que o chefe de gabinete, melhor amigo de AC, foi detido. Não estamos a falar de casinhos estamos a falar de uma operação judicial que envolveu 40 buscas com 170 operacionais da PSP no terreno.
        Mas percebo a tua frustração, a avença pode não cair no mês seguinte!

      3. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Amigo o Ministro já era obrigado a demitir-se mesmo sem a investigação a ele, 5 camaradas do círculo interno foram presos ontem ou isso está a escapar na sua história?

        Só o chefe do gabinete do PM mais o Galamba que o Costa protegia com unhas e dentes foram presos ontem e isso já chega para todo o governo cair, se o Costa está envolvido é outra história.

      4. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        O que tu gostas sabemos nos, votar PS e fechar os olhos.
        De tudo o que se sabe, o menos grave já é grave o suficiente para a demissão do governo, no caso, o que alegadamente fez o pessoal do gabinete do primeiro ministro, já para não falar do resto, e António Costa estar envolvido é apenas e só o topo da cereja do bolo.

      5. Avatar de Zé

        O governo não caiu nem ninguém o mandou abaixo. O primeiro ministro demitiu-se. Como dizia a música, “foi-se embora, fugiu”. É que nem forçado foi. Fez bem ou mal? Bem , já nem comento. E lá ficará na consciência dele, como tanto gosta de apregoar. Aliás, ele nem culpado, nem arguido, nem suspeito. Mas parece-me bem que a justiça faça o seu trabalho. Uns diziam ontem que deveria ter esperado pelo orçamento…. mas a justiça é cega. Ou devia ser. É lenta, já sabemos. Mas quando funciona parece que já nem conseguimos lidar com isso. Claro que na prática pouco ou nada vai sair daqui e ainda alguém virá carpir que foi “injustiçado”. Mas tantos têm passado pela justiça (outros ainda lá estão entalados) e a verdadeira tragédia é que nem são inocentes nem culpados. Simplesmente os processos esfumam-se na espuma dos dias (poesia a esta hora, hein?). E nem isso o governo conseguiu endireitar (ainda entortou mais).
        E sinceramente o problema aqui não é o PM ser alvo de um inquérito. É tudo o resto que aconteceu em meses (ou anos). Uma acumular de casos e casinhos. Um ministro segurado a toda a força e que agora parece que anda com as mãos no pote. O melhor amigo e chefe de gabinete do PM. Um ex ministro e homem “de confiança”. Quer dizer… fica a dúvida se haverá mais alguma maça marada no balde, não?
        Mas reitero. Foi o PM que se demitiu. Percebo que pouca margem “política” tinha, mas essencialmente pelo historial que tem sido a entradas e saídas, no mínimo, manhosas que tem sido este governo. Tanto quis segurar gente duvidosa que acabou por lhe sair o tiro pela culatra porque alguns deles, esses sim, são suspeitos.
        Mas tivemos buscas na residência oficial do PM. Certamente que não o fariam só porque… Mas foram os manhosos ministros e amigos do PM (e por os ter defendido em certas alturas o próprio PM) que levaram o país a este triste fado. Não foi a “justiça”… eu até teria vergonha só por dizer tal coisa.
        Agora o que se segue… não faço ideia. Nem ideia faço o mal menor. Mas vejo muito pouco margem de manobra para este PS continuar no governo. Já tanta coisa manhosa aconteceu nos últimos nem 2 anos que mau era se as pessoas continuassem a confiar neles. Pior ainda se formos olhar para as políticas, mas isso fica para outras núpcias.
        Sinceramente, acho que o Señor Costa foge para escapar ao escrutínio mediático e para proteger o PS de (ainda) mais casinhos. Falta saber se ao puxar o novelo não vem mais alguma coisa atrás.

      6. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        é irrelevante se o PM está envolvido ou não, tem o galamba constituido arguido, como ele se atravessou pelo galamba tem de sofrer as consequencias politicas disso.

        P.S.: sei de fonte segura que o Pedro Nuno Santos denunciou o esquema para assumir a presidência do PS 😉

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Se foi mesmo ele, então não tem um QI por aí fora. Arrisca-se a por os reaças no governo e a queimar-se. A fazer companhia ao Ferro e ao Seguro. A única hipótese de evitar isso é por logo todas as fichas em cima da mesa e a Esquerda toda ir a votos em lista única, para aproveitar ao máximo o método de Hondt.

      7. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        digo mais, o Costa está todo contente com este desfecho, já estava farto de ser PM e de lhe descobrirem a careca como o incompetente que sempre foi

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Ainda se chega à conclusão que a Procuradoria e o presidente do STJ, ao abrir um processo criminal obrigando Costa a demitir-se, lhe quiseram facilitar a vida 😉
          Mas devo dizer que não percebo por que é que abrem um processo criminal contra Costa – e o anunciam (podiam não ter anunciado). A conversa telefónica validada pelo presidente do STJ, não é com Costa é entre os suspeitos. Como diz o comunicado da Procuradoria:
          “no decurso das investigações surgiu o conhecimento da invocação por suspeitos do nome e da autoridade do primeiro-ministro e da sua intervenção para desbloquear procedimentos”.
          Então porque não se limitaram a chamá-lo a depor nos processos dos arguidos que tiveram essa conversa – bastava que perguntar-lhe: “Qual foi a sua intervenção para desbloquear procedimentos para a construção do data center de Sines (e/ou outras situações)”? Uma testemunha está obrigada a responder. A partir de depoimentos podem ser levantados processos autónomos.
          Ultima hora: O “Expresso” acaba de anunciar que Costa propôs quatro nomes para o substituir e concluir a legislatura, evitando eleições antecipadas, que considera serem prejudiciais para o país: Mário Centeno, António Vitorino, Carlos César e Augusto Santos Silva.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            ele ia ter de se despedir sempre, ele assumiu a responsabilidade politica pela galamba, estava comprometido, já para não falar dos restantes amigos pessoais

          2. Avatar de Zé

            Ninguém obrigou o Costa a demitir-se. Ele foge. Faz-se de vítima. Tantas vezes disse que até haver acusação não havia nada. Devia reger-se pelas mesmas palavras que teve pelos seus (muitos) ministros embrulhados na lama. Mas pior… Foge porque nada resolve e já começa a não ter conversa para enrolar os tristes. Foge porque tem gente a morrer sem médicos. Foge porque tem professores à perna. Foge porque os serviços públicos não funcionam. Foge porque está rodeado de gente manhosa. Foge porque é medricas. Não tem coragem. Nunca a teve, muito menos com maioria absoluta onde se fartou de fugir a decisões e responsabilidade. Foge porque o PRR está encalhado. Foge porque a bazuca mais parece ser a carvão molhado… Foge porque aprendeu com o amigo Zé. E foge porque se rodeoi de vários membros do gang do Zé. Podem vir com muitas teorias, mas com o PS tem sido trafulhice, país a andar para trás, bancarrota… Enfim

          3. Avatar de Aves
            Aves

            Não sei se o faria. Mas se o fizesse era o assumir de responsabilidade política, que é o que se espera dos políticos que exercem funções públicas. Era uma situação normal.
            Mas o que aconteceu foi anormal. Creio que já percebi o filme todo e que Magalhães e Silva tem razão – que houve “apenas uma errada qualificação por parte do MP daquilo que é um processo político administrativo”.

  9. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    Quarta linha: “substituir Antónia Costa.” 😀

  10. Avatar de supersilva
    supersilva

    Vendo isso, o Brasil realmente é uma continuação de Portugal… Quais os benefícios pra quem produz?

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Bom, cá vai mais uma bojarda do PorcoDoPunjab.

    O martelo não deveria aceitar a demissão do Costa.
    O país está destruído e ele vai embora e quem vier atrás que feche a porta?
    Onde é que já vi este filme?
    Não senhor, não vai embora coisa nenhuma.
    Tem maioria e por isso cumpre a legislatura até ao fim.
    Ao fim e ao cabo isto não vai dar em nada, já todos sabemos como isto funciona.
    É para cumprir a legislatura até ao fim.
    Assim pira-se, deixa a batata quente noutros e daqui a dois ou três anos está num cargo europeu porque as investigações vão dar um grande nada.
    Alguém quer apostar um café?
    Isto foi o melhor que lhe podia acontecer.
    Demitir por demitir que se tivesse demitido aqui atrasado quando os seus ministros iam sendo demitidos dia sim dia sim por corrupção e outros actos ilícitos.
    Agora vai porquê?
    Simples, sabe que o que vem aí não é coisa boa, já tem os bolsos bem cheios e tb está farto disto tudo.

    Se alguém pensa que se houverem eleições as coisas mudam, está bem enganado.
    O PS ganha novamente, não tenho qualquer dúvida nisto.

  12. Avatar de Jota
    Jota

    O IUC é o mais “urgente” ficar sem efeito!

    1. Avatar de LA
      LA

      Para mim e para a maioria dos Portugueses seria o ordenado mínimo aumentar. Mas prioridades, são prioridades.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        a maioria dos portugueses não recebo ordenado minimo

    2. Avatar de Fla
      Fla

      Acho bem que aumentem o IUC… para muita gente sentir a dor de pagar impostos e não ficarem a rir da classe média/alta. Talvez agora aprendam a pensar no outros.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        quem é a classe alta Amorim’s? Balsemão’s? Nabeiros? Champalimou’s? O resto é tudo faz de conta.. mesmo a média-alta já não existe, aqui em casa temos rendimento conjunto com salarios e rendimentos patrimoniais cerca de 20k, disso chega à conta 10k e no fim do mês nem tusto.. que classe somos? ganhamos bem, descontamos ainda melhor e temos o suficiente para viver e pagar os estudos aos filhos, somos todos classe media

        1. Avatar de Afonso
          Afonso

          Não. Tu com esses rendimentos é que queres viver como rico. Dá esse tipo de rendimento a alguém que não viva do rendimento minimo e que tenha orientação que vais ver a vida que ele passa a ter.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            orientação depende do que queres fazer da vida..
            com 2 miudos se queres dar-lhes uma boa educação vão para colegios privados, só para os miudos entre colegios e actividades são 4k, empregada doméstica + serviços de babysitting ou private chef ocasionais 2k, refeições fora 2k, emprestimo bancario para 2 apartamentos alugados 1k, o restante é para despesas, fim-de-semanas fora, viagens etc.
            desculpa lá se não gosto de viver como pobre, se trabalhei a vida toda e imigrei para hoje poder ter uma vida desafogada e poder proporcionar o melhor aos meus filhos

        2. Avatar de Afonso
          Afonso

          Não. Tu com esses rendimentos é que queres viver como rico. Dá esse tipo de rendimento a alguém que não viva do rendimento minimo e que tenha orientação que vais ver a vida que ele passa a ter.

  13. Avatar de Robin
    Robin

    Aleluia !
    Farto desta gente que se tem servido do país e dos portugueses.
    Desejo ao PS o mesmo destino do CDS.

  14. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Dá para entender que a clubit que alguns espumam não passa só disso …

    Precebem ZERO, de ZERO …

    Enfim …

  15. Avatar de Kush
    Kush

    Sai Costa, entra o didadorzeco do santos silva! Agora e que vai ser!

  16. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Hehehehehehe,… demais PS PS PS PS PS
    O povo e o reflexo do governo que tem!
    Perfeito Socrates concorrer a PR e ganhar a primeira e o Costa concorrer novamente e ganhar com maioria absoluta outra vez,

  17. Avatar de Joao M
    Joao M

    Quanto ao orçamento, tenho 90% de certeza que a demissão do Primeiro Ministro será efectiva após aprovação do orçamento do estado para garantir orçamento em 2024 sem duodécimos e que não implique uma subida dos juros.

    Quanto ao contexto em si. Não gosto do Costa e acho que de santo ele não tem nada. No entanto o que aconteceu foi um governo cair porque existe um processo que “PODE” vir a constituir arguido o primeiro ministro. Se isto não dá em nada (e em Portugal é muito provavel não dar em nada — caso Marquês? alguém se lembra como isso anda? ) então temos um grave problema — o governo cai por uma “possibilidade” e isto é muito perigoso constitucionalmente. Pelo menos a meu ver.

    Se antonio costa é constituido arguido a Politica fica a perder muito em Portugal.
    Se antónio Costa não é constituido arguido a justiça vai ficar manchada por ter deitado um governo abaixo.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      o costa não se despediu por ele estar envolvido, despediu-se porque tinha responsabilidade politica sobre aqueles que foram constituídos arguidos, muitos amiguinhos xuxas, um até é padrinho de casamento.. c’mon

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Zé Fonseca, e sobre os outros ministros que se demitiram antes, uns 12 ou 13, não tinha nessa altura responsabilidades políticas?
        Algo de muito errado se passa aqui.
        Oh Zé Fonseca, 4 mil paus para dois miúdos no colégio?
        2k para refeições fora?
        Anda a almoçar com o Isaltino?Lol…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          A culpa é dos estrangeiros, a vida em Lisboa está uma loucura de cara.
          Vai ver quanto custam aulas de piano, ténis, esgrima, vela e ballet em cima da mensalidade do colégio, e nem me atrevi mete-los no liceu francês que era a vontade.

  18. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Muita gente está contente com esta demissão, com novas eleições….. uiiii….
    Mas esquecem-se que isto vai trazer consequ~encias para todos nós, a primeira é ver os aumentos dos salários, pensões e prestações sociais ficarem na mesma, enquanto os preços irão aumentar e ficaremos mais com a corda no pescoço.
    Outras áreas vão logo refletir, gasolina, ranking de Portugal……

    Agora vá toca a ficarem felizes….vá…..

    1. Avatar de GM
      GM

      … pessoas às 03H00 da manhã à porta das USF, hospitais com os serviços disfuncionais, país cada vez mais estagnado e atrasado, com ultrapassagens pela direita e pela esquerda. E nós a vê-los passar, como dizia um anúncio ao Citroen Dyane nos anos 70 do século passado.
      Se o PS / António Costa quisesse algum bem ao país e aos portugueses, em primeiro lugar não tinha feito o arranjinho em 2015. Em segundo, sobretudo depois de Jan/2022, tinha implementado reformas sérias no sentido de puxar pelo país. Já que é tão bom político e negociador. Mas foi o que se viu, e sentiu.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        “Se o PS / António Costa quisesse algum bem ao país e aos portugueses, em primeiro lugar não tinha feito o arranjinho em 2015.”
        A grande verdade inconveniente!

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Freak, eu já aqui disse muitas vezes que esse arranjinho, de arranjinho não teve nada, foi um golpe de estado.
          Abriram uma caixa de Pandora.
          Quero ver se algum dia a direita fizer o mesmo.
          Aposto que veem logo as esganiçadas falar em ditadura e o diabo a quatro…

          1. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Desde que o Chega chegou a 3ª força política que as esganiçadas andam a espernear.

      2. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        É e pensar que mudando ficamos melhor são todos iguais e os de estrema direita pior, querem o pais tipo ditadura……
        Precisamos é de partidos com pessoas de bem e que queiram mesmo mudar.

        1. Avatar de GM
          GM

          E, analisando estes últimos 8 anos, quem lá esteve NÃO quis mudar. Portanto, partamos para outra, que daqui já se viu que é estéril.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          bom pensamento, pessoas de bem, que querem o bem dos outros.. vai tudo votar livre ou bloco e depois acabamos na bancarrota..
          como tu dizes a “estrema” direita é má, mas a “estrema” esquerda.. ui
          se quem vota ao menos soubesse português já ajudava a pensar pela propria cabeça

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Zé Fonseca, é isto que temos.
            Percebe agora quando eu digo que não damos para mais e que tem que ser gente de fora a mandar em Portugal?
            Volto a dizer, enquanto forem tugas a votar em tugas, é sempre a descer.

    2. Avatar de LA
      LA

      É lamentável ver pessoas felizes com esta situação. Dá-me a entender que este tipo de pessoas só utilizam 1%, do seu cérebro.

  19. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Só que já se sabe que também existe o risco de uma outra polhitica ( de pulhas ) tomar o Pais …

    A tal que ” Que lata ” que ( roubou ) ordenados, reformas, ( apagões informáticos ) etc, etc …

    Onde têm andado os ilustres da ” justiça “, os constitucionalistas, os jornalistas ?

    A tal força externa … offshore , contas na Suíça … Onde 20% da fp tem contas …

    Enfim …

    Dá para entender que a clubit que alguns espumam não passa só disso …

    Precebem ZERO, de ZERO …

    Enfim …

  20. Avatar de VTPC213
    VTPC213

    Sai um corrupto, entra outro.

  21. Avatar de Theboice
    Theboice

    Ainda não viram que o kosta está cheio desta confusão toda desde o sns ao galamba? Sempre achei que aideia da europa é o que ele tinha em mente e esta situação, para já não lhe encontro qualquer problema mas no entanto ele acha que sim veio mesmo a calhar, sai de cena, vamos ver isso nos próximos 2 a 3 meses, como heroi, imaculado, sem qualquer culpa a não ser amigo de pessoas de índole duvidosa e livra-se das confusões todas e fica pronto para ascender à luga europa e até à presidência da república e o tuga que se fo****… disse.

  22. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Das 7 medidas apresentadas pelo PPlware que podem não ser implementadas há duas do conhecimento que não dependem do orçamento de estado para 2024, aumento do salário mínimo e pensões portanto vão ser aumentadas pois resultam de uma portaria governativa conforme divulgado por alguns meios de comunicação social durante o período da manhã de hoje.

  23. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Também não sabem o que é presunção de inocência …

    ( enquanto não transitar em julgamento são todos inocentes … )

    e o resto é só coco que mostram ter nessa cabeça …

    Dá para entender que a clubit que alguns espumam não passa só disso …

    Precebem ZERO, de ZERO …

    Enfim …

  24. Avatar de mikado
    mikado

    Para acabar com estas crises políticas de vez é meter todos os políticos num barco no meio do oceano sem motor durante 6 meses.

  25. Avatar de JL
    JL

    Se o OE não avançar os aumentos dos salários e das pensões serão honrados à mesma. O restante sim, cai ou ficará suspenso.

    1. Avatar de Joao M
      Joao M

      Aumentos de salários e pens~poes sobem mas se o IAS não subir (algo que fica para traz caso o orçamento não seja usado) então quem ganha o salário minimo vai começar a pagar IRS em 2024 – pelo menos até se fazer um orçamento rectificativo e, com rectroactivos, devolver esse dinheiro.

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      O SMN pode ser estabelecido por decreto de lei. O aumento de pensões apenas pode ser feito pelo OE. Sem OE não há aumento das pensões. O mesmo se diz dos salários dos funcionários públicos.