Deco receia concertação de preços na Net móvel

28 Comentários

Com algumas horas de diferença, Optimus, TMN e Vodafone lançaram serviços de banda larga pré-pagos com tarifários iguais. A Deco suspeita de concertação de preços.


António Meyrelles de Souta, da Associação de defesa dos Consumidores (DECO), considera ser «estranho que as três empresas tenham lançado produtos exactamente iguais no prazo de um fim-de-semana. De sexta para segunda, surgem três produtos idênticos, em termos de preços, prazos, modo de comercialização», lê-se em notícia hoje publicada pela Agência Financeira.

Apesar de não querer acusar directamente os três operadores móveis, o responsável da Deco afirma que «é estranho isso ser possível, num produto que não estava a ser comercializado, dois operadores conseguirem copiar tudo num tão curto espaço de tempo. É uma oferta que pressupõe alguma preparação».

Em causa, estão os serviços Kanguru Pré-Pago (Optimus), Banda Larga Pré-Paga (TMN) e Vita Net (Vodafone).

Os três serviços são iguais em vários pontos: todos requerem carregamentos de 10 euros com validade de 10 dias e limite de tráfego de 300 MB; todos têm carregamentos adicionais de cinco euros para mais cinco dias de comunicações; a placa USB e o cartão SIM custam 54,90 e 14,90 euros nos três operadores; o acesso não está disponível no estrangeiro e a velocidade está fixada em 512 Kbps.

E até o carregamento obrigatório de 120 e 120 dias difere nos três operadores. Haverá coincidências? Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ASilva78
    ASilva78

    Isto só prova que não existe concorrência, ou melhor alguem não tem interresse que exista…

    Sendo assim existem entidades neste pais que podiam fechar as portas pois como se pode constatar não tem utilidade.

  2. Avatar de Collipo
    Collipo

    Onde foram buscar essa ideia?????
    Na mesma altura, mesmas condições e preços…..
    Só pode ser coincidência 😉

  3. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    ASilva78:

    Suponho que estejas a falar da ANACOM. Realmente não é só na Net Móvel. Em tarifários de telemóvel, e de uma forma menos agressiva na oferta de Internet Fixa, existe este tipo de “acordos”. Basicamente hoje em dia escolher uma rede é só mesmo por haver mais gente com que se fale que seja da mesma rede… de resto é quase igual ao litro!

  4. Avatar de BB
    BB

    É obvio que é coincidência! Não acredito que instituições sérias fariam tal coisa aos consumidores! LOL

  5. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    ASilva78: concordo plenamente, um dos grandes problemas de Portugal é a existência de imensas entidades públicas que pura e simplesmente nao executam o seu trabalho em prol do interesse publico para benefício de empresas privadas e dos seus próprios trabalhadores que “colhem” o dinheiro ao fim do mês e nao têm preocupaçoes.

    Veja-se a Netcabo que andou anos a ter denúncias por cobrança de excesso de consumos da internet (eu fui um deles… cobraram-me 350€ de consumos num mês que fui de férias e a casa ficou com a energia desligada no quadro => logo nem modem ligado, nem PCs, nada! e aconteceu o mesmo a um vizinho meu que estava no hospital (!!!) e nao tem wireless para o caso de pensarem que estava “desprotegido”)

    Enviei uma carta registada com todos os dados/declaraçoes/datas, etc para a ANACOM e Netcabo… a netcabo disse que admitia “houve um erro mas dos 350€ só irá ter direito á devoluçao de 40€” (LOLOL) e a ANACOM “a netcabo nao nos respondeu em tempo útil pelo que encerramos o caso” LOLOLOL só por aqui vejam a palhaçada destas entidades.

    E como esta há muitas outras situaçoes: concertaçao de preços de longa data nos telemóveis, combustíveis que sobem imediatamente quando sobre o petróleo mas depois demoram vários dias/semanas a baixar, etc…

    Va, na realidade ninguém vai fazer nada o chegar a conclusao alguma. Há que saber o que é ser Portugues em Portugal

  6. Avatar de Paulo Ribeiro

    Nunca houve concorrência em Portugal em nada. Os “grandes” vêm que existe outra empresa e chegam sempre a algum tipo de acordo e passam a ser amigos, as vezes até se fundem. nas operadoras fazem este tipo de coisas à descarada e a autoridade da concorrência come e cala-se. Aposto que também leva algum de baixo da mesa, é o país em que vivemos…

  7. Avatar de Bruno Bernardino

    Independentemente de a quem compramos serviços de telecomunicações (a todos os níveis) a PT ou fica com o dinheiro todo ou com uma grande parte.

    Independentemente de a quem compramos energia (a todos os níveis, a não ser que nós próprios a fabriquemos) a EDP ou fica com o dinheiro todo ou com uma grande parte.

    Não sei quem acha que há concorrência em Portugal… nos combustíveis só vejo as bombas de combustível dos Hipermercados a fazer concorrência, as outras deixam-se estar todas com os mesmos preços… Eu achei o melhor episódio de comédia do ano quando a Autoridade da Concorrência disse que os preços entre GALP, BP, REPSOL, etc. não eram combinados… enfim…

    Só uma observação ao artigo:
    Onde no final dizem : “E até o carregamento obrigatório de 120 e 120 dias difere nos três operadores.” devem querer dizer “E até o carregamento obrigatório de 120 EM 120 dias NÃO difere nos três operadores.” (notem o EM e o NÃO)

    Abraço

  8. Avatar de Sousa
    Sousa

    Autoridade da concorrência?
    Só se for para garantir que NÃO há concorrência!

    As empresas combinam entre si o que consideram ser o preço mais alto que o consumidor está disposto a pagar e siga em frente.

  9. Avatar de Frederico

    É tudo farinha do mesmo saco. Vamos aguardar aos dois operadores novos, talvez haja concorrencia a serio. A radiomóvel continua a ser a única que não se rende a esse monopólio, vai aparecer ai com telefone, espero que a bom preço e não mais um clone.
    Fredc

  10. Avatar de Vítor M.

    Estranho apenas haver “receio”! Eu iria afirmar que a coincidência é no mínimo suspeita.

  11. Avatar de Souselas
    Souselas

    Além de ser “coincidência”, acho que acima de tudo é um “roubo” pelos preços praticados.

  12. Avatar de Conversoid
    Conversoid

    O que mais me chateia é a publicidade enganosa, dizem que não há mensalidades nem compromissos .. mas depois numa pequenina nota dizem que se não carregarmos o cartão de (+/-)4 em 4 meses ficamos com o cartão desactivado. É verdade que não temos carregamentos obrigatórios, mas se não carregarmos o cartão, este vai para o lixo.. que bonito

  13. Avatar de B80
    B80

    Concertação de preços???Em Portugal????? Nãa, só podem estar a difamar essas grandes empresas e os grandes organismos que defendem o desgraçado do consumidor neste país….

  14. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    Antes da DECO já o Zé Povinho sabia que isso iria acontecer e mt antes de esses serviços aparecerem no mercado.
    Tudo o k um faz o outro imita mas nem se dão ao trabalho de disfarçar.
    A minha pergunta é outra…
    Só agora é k a DECO viu isso??

  15. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    @Conversoid, isso ñ é mensalidade nem carregamento obrigatório LOL
    É apenas uma taxa de prestação de bons (aka “maus”) serviços. 😀

  16. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Eu acho que a Vodafone estava a pensar meter 301 megas de tráfego. Mas aí pensou: “Eu acho que a TMN e Optimus vão dar 301 megas para serem originais! Vou é dar 300 megas e ninguém me vai superar!”
    Já a TMN como se acha rainha pensou logo “300 megas: upa, ninguém se vai lembrar”
    Por fim a Optimus pensou em dar só 299, mas aí pensou: “Épa, se calhar deve ser pouco, o ideal é mesmo 300 megas!”
    Por isso não venham dizer que estão todas combinadas, foi tudo coincidência a pensar no melhor dos utilizadores! xD

  17. Avatar de miguel
    miguel

    Eu só nao entendo é cm é q com tanta coisa onde pegar, “avarias” nos sistemas da cabovisao ou tvcabo ou o q quer que seja em q é preciso o pessoal ligar para lá a dizer q não tem net pq “a falha” fez com que desligasse sozinha sem explicação e portanto que se ninguem reclamasse nao havia net mas fatura na mesma, a DECO se preocupa com coisas que nao incomodam tanto o cidadão geral…
    Digo para mim, se são os 3 ao mesmo preço, escolho o com melhor cobertura, escolho o melhor, ou se achar que são iguais um qualquer, qual o problema disso?
    Alguém dos presentes se sentiu incomodado com esta igualdade de serviços? Não… mas deve ser sempre uma história mais divertida de investigar ou não, não sei…
    Só suposições… 😉
    Passem bem a semana x)

  18. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Deve de ser invenção da DECO… como se pode ver na foto, as placas USB são completamente diferentes e os nomes também:
    Kanguru Pré-Pago (Optimus)
    Banda Larga Pré-Paga (TMN)
    Vita Net (Vodafone)

  19. Avatar de Blizard
    Blizard

    A TMN ia lançar um serviço de banda larga livre com outro tarifário…
    mas… depois foi na mesma onda…
    isto é uma palhaçada!

  20. Avatar de Sombra
    Sombra

    Sinceramente se tem é porque tem se não tem é porque não tem.

    1º só compra quem quer!!!
    2º as empresas são livres de se associarem num produto ou whatever…
    3º não passa só de uma suposição!!!
    4º com coisas mais importantes onde o povo está a ser roubado e vem a srª Deco preocupar-se com uma coisa insignificante e que até está supostamente ok.

    Vai-se lá perceber esta gente…

  21. Avatar de Sombra
    Sombra

    viva a noite da má língua…

  22. Avatar de Crashed

    Eu não sei como a ANACOM continua a existir, só lá estão para complicar as coisas e não ajudar quando precisamos deles.
    A PT hoje em dia só não pode acabar com a assinatura aos clientes de internet porque a ANACOM não permite, pois diz ser a unica maneira dos concorrentes da PT terem clientes. Pois bem se os outros fizessem um trabalho decente ate entendia. A cerca de 4 anos tive um problema com a Clix, os mesmos fizeram publicidade no meu prédio a informar que já tinha o serviço de adsl disponivel na minha zona, fiquei todo contente pois na altura era o serviço mais em conta. Fiz o contrato com eles, mandaram la a PT instalar a linha (demorou 15 dias) e durante 4 meses andaram a mentir-me a dizer que na semana seguinte já iria ter net e afins. Até que um dia passado esses 4 meses me informaram que não existia clix adsl na minha zona, cancelei tudo com eles e pus SAPO.
    Com estes dados todos fiz uma queixa na ANACOM e os mesmos disseram que não podiam fazer nada pois não tinham interferência na maneira de fazer publicidade. Eu interrogo-me se não são eles a entidade que controla os operadores….

  23. Avatar de joao
    joao

    Meus amigos!!É a maior banhada de marketing!!mais uma x vão levar o consumidor “menos” atento, aquele que não faz as continhas e vão enriquecer ainda mais, pois no final vão todos gastar mais do que se pagassem uma mensalidade fixa.E sem falar nas mensalidades. O que está a dar é ir outra x para o 7ªano e aderir ao e-escola 😉

  24. Avatar de ex0
    ex0

    Vítor, eu não suspeito… tenho a certeza!
    Felizmente existem pessoas mais inteligentes do que nós a olhar pelo nosso fututo…

    Dentro da temática, deixo a sugestão para um Pplware Classics:
    http://www.youtube.com/watch?v=ZUJts90HIHc

  25. Avatar de Mrodrigues
    Mrodrigues

    LOLOL isto parece uma anedota…contado ninguém acredita… enfim.. grande banhada que estão a dar aos clientes… e nem diz nada..pois e tal e smp a mm coisa

  26. Avatar de Filipe Lopes
    Filipe Lopes

    Até parece que na net móvel com mensalidade não existe concertação de preços.

    Eu ando a pagar €29.61 por mês à vodafone e queria que houvesse concorrência para mudar porque o contrato de um ano acaba este mês.

  27. Avatar de Sílvio Horta

    Simplesmente concertação de preços. Nem há qualquer tipo de dúvidas que existe um cartel nas telecomunicações. ANACOM para quê? Alimento para glutões que pouco fazer (ou com poucos resultados práticos)…

  28. Avatar de UKN
    UKN

    “Recia concertação” …

    O meu receio … é que estejam a gozar com quem os financia …