Debate sobre Cidadania Ativa: O que motiva o cidadão ativo?

1 Comentário

No mundo globalizado, fortemente marcado pela desigualdade de direitos, de informação e de conhecimento, o voluntariado é a primeira linha de defesa contra a fragmentação social.

Amanhã, dia 6 de dezembro, estará em debate na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa o tema Cidadania Ativa! Participem.

Debate sobre Cidadania Ativa: O que motiva o cidadão ativo?


Numa era digital, o voluntariado digital é cada vez mais uma necessidade, merecedora de reconhecimento. Não retira lugar ao ativismo local, à importância da intervenção direta nas populações e ao combate à infoexclusão. Não haverá um voluntário de qualquer projeto que não tenha ouvido “o que é que ganhas com isso?”.

Mas o que motiva o cidadão ativo? Devemos priorizar os certos tipos de voluntariado face a outros? Há um real interesse por parte das entidades governamentais em promover a contribuição do cidadão? Como promover a cidadania ativa e responsável?

Cidadania Ativa em debate

Para dar resposta às mais diversas questões sobre o tema “Cidadania Ativa”, vai-se realizar na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa um debate que será moderado por Pedro Pinto (Pplware).

O evento contará com um painel muito interessante de convidados. Nuno Carvalho, Co-fundador da RATO-ADCC, Nuno Carneiro, coordenador do “Politica para todos”, João Pina Fundador da VOSTPT e muito conhecido pelo projeto fogos.pt e Luís Madureira Pires, diretor do Programa Cidadãos Ativ@s, Fundação Calouste Gulbenkian.

Debate sobre Cidadania Ativa: O que motiva o cidadão ativo?

Este evento terá início às 19 horas é gratuito e aberto a todos, não sendo necessário bilhete.

Cidadania Ativa

Leia também…

GDG DevFest Lisboa’19 + VOST DAY já em dezembro

Partilhar:
Tags:

Comentários

1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Viva Pedro
    Aplaudo a iniciativa, mas acredito que um cidadão que queira interessar-se mais pela sociedade e participar mais activamente na mellhoria das condições de vida na sua cidade > país > planeta, precisa de pelo menos uma coisa que não pode ser resolvida pelo salário mínimo, coisa essa que seria menos horas de trabalho para toda a gente no mundo…

    Lamento o desabafo, mas eu sou das pessoas que mais coisas vê mal feitas na cidade e devido à minha carga horária, é-me extremamente díficil participar nas assembleias municipais ou até mesmo fazer qualquer género de acção cívica para contribuir para o melhoramento da cidade…