De Genebra até Doha: duas carrinhas elétricas viajaram 8 mil quilómetros

70 Comentários

Duas carrinhas elétricas viajaram de Genebra até Doha. Os oito mil quilómetros serviram para assinalar a edição local do Salão Internacional do Automóvel de Genebra organizada pelo Qatar.

Duas carrinhas elétricas viajaram de Genebra até Doha, para assinalar o Salão Internacional do Automóvel de Genebra no Qatar

A primeira edição do Salão Internacional do Automóvel teve lugar, em Genebra, em 1905. Depois de muitos anos, a exposição internacional chegou, este ano, ao Qatar.

Para nós, foi ótimo ter um parceiro global, uma marca global com experiência. A parceria com Genebra foi uma escolha muito inteligente. O evento no Qatar foi semelhante ao original, em termos de aparência, sensação e profissionalismo.

Partilhou Berthold Trenkel, diretor de operações do turismo do Qatar.

A diferença, este ano, residiu no destaque dado àqueles que são os modelos do momento, foco de (quase) todas as atenções: os carros elétricos. Aliás, ano após ano, estão a tornar-se uma presença notável nos salões automóveis de todo o mundo.

 

34 dias, de Genebra a Doha, a bordo de um carro elétrico

Pela primeira vez, e para assinalar o evento, duas carrinhas elétricas percorreram doze países e oito mil quilómetros, de Genebra até Doha, numa viagem pioneira de 34 dias.

Houve muitos desafios, muitos problemas a ultrapassar. Foi uma viagem cheia de emoções, de entusiasmo, conhecemos pessoas fantásticas, vimos paisagens extraordinárias. Foi uma viagem intensa e, de certa forma, provavelmente única na vida.

Contou Frank M. Rinderknecht, diretor da Rinspeed AG, acrescentando que está na altura de fazer a passagem das energias fósseis para as energias renováveis.

Salão Internacional do Automóvel de Genebra no Qatar

Afinal, “a mudança ao nível do nosso pensamento já é um grande passo em direção a esse objetivo”, pois “não se trata apenas de consumir mais um produto, mas de transformá-lo numa indústria circular”.

Conforme adiantado pela Euronews, o Salão Internacional do Automóvel de Genebra deverá regressar a Doha, a cada dois anos, a par do Grande Prémio do Qatar de Fórmula 1, no Circuito Internacional de Lusail.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    8000km / 34 dias = 235km por dia… dá 2 horas de viagem a 120km/h.

    É muito pouco e alguém aproveitou foi para andar a passear.

    1. Avatar de fm
      fm

      o resto do tempo estiveram ligadas ao gerador a gasolina 🙂

      1. Avatar de JL
        JL

        Geradores a gasolina não carregam carros.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O 2.0 TFSI do E-Tron do Dakar informa que está a mentir.

          1. Avatar de JL
            JL

            Onde posso comprar esse gerador que tem um motor a fazer de gerador do mesmo carro ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Duvido que o Tesla tenha categoria para usar um motor daqueles. Teslas é mais motores de tirar agua do poço .
            https://youtu.be/A5Mya368440?si=lhEVj3DPspfo4LY_

          3. Avatar de JL
            JL

            Até parece verdade. Loool

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Só para quem gosta de ficar com a mangueira dos outros na mão é que a conveniência dos tempos de carregamento é que é um problema… 😉

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      8000 kms para as 2 carrinhas, 4000 kms a cada uma.
      Rica vida, realmente!

      1. Avatar de JL
        JL

        É isso é, uma fez a metade do caminho e a outra, mais metade.

        Looooool, isso deve ser de andar a cheirar muito o gasóleo.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          São 5000 kms desde General a Doha, duhhhh

          1. Avatar de JL
            JL

            Por avião sim, mas foram por via terrestre.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Via terrestre. O Gmaps explica.

          3. Avatar de JL
            JL

            Explica pois, 6800 kms.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Há um de 5mil.
            Vc faz-me lembrar um gajo que eu conheço. Vai dar sempre a volta maior loooloool
            Itinerário partilhado
            De Doha para Genebra pela Itinerário 1.

            2 d 12 h (5 954 km)
            Para obter o melhor trajeto com o trânsito atual, visite https://maps.app.goo.gl/S9R7MCCtoCYo74oL9
            Por aqui tb se pode ver a anedota que são os elektros. Um a combustão fazia 16 viagens dessas no tempo que essas pandeiretas levaram a fazer. Eheheh

          5. Avatar de JL
            JL

            E onde disseram que era uma competição ?

            Os a combustão não o faziam nestas condições.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não faziam? Faziam pois. Até fazem menos. O Gmaps estima sempre mais tempo do que o que se gasta na realidade.
            A não ser que haja acidentes não previstos no cálculo inicial do tempo de percurso.

          7. Avatar de JL
            JL

            E sabe que desvios fizeram para visitas e eventos ?

          8. Avatar de JL
            JL

            Vi agora, o seu excelente planeador de viagens até escolhe sentidos proibidos. LOOOOOOOOOOL

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            São avisos obras e pode passar. Se nao pudesse passar a app não direccionava para lá.

          10. Avatar de JL
            JL

            E quem lhe disse que o caminho era esse ?

            Para si tudo é uma corrida, deve ser um grande piloto. loool

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Corrida? Nop!
            Gestão de recursos e tempo sim.
            Por raio teria que ir pelo. caminho mais longo?
            O mesmo para estes carros. Se o objectivo era Doha é embicar a Doha e acabou a conversa.

          12. Avatar de JL
            JL

            Mas sabe qual era a gestão de recursos e tempo deles ? Onde dizem que o objetivo era Doha ?

            Era uma corrida de meninos ?

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O simbolismo da viagem era levar o tradicional salão auto de Genebra ao novo salão de Doha.
            Uma espécie de passagem de testemunho que demorou 34 dias lol

          14. Avatar de JL
            JL

            Era ? onde diz isso ? e eram tão tolos que não aproveitavam a viagem para fazer outros eventos e até apresentarem a carrinha noutros paises.

            Eles são crianças também, era a ver quem chegava lá mais depressa pelo caminho mais longo. LOOOL

        2. Avatar de Yamahia
  2. Avatar de Zé

    Sinceramente, não me parece grande poster para os carros elétricos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Num local que não existem postos públicos ?

  3. Avatar de João
    João

    realmente é uma grande noticia, carros electricos fizeram 8000 km, será para o Guiness?

    1. Avatar de JL
      JL

      A dificuldade é que mais de metade do caminho não há carregadores públicos.

      Portanto foi sim um grande desafio.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ó se foi. Então essa treta não carrega nas tomadas normais enquanto as pessoas dormem?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E? Funciona ou não?

          2. Avatar de JL
            JL

            Funciona, e depois ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não parece…34dias é obra.

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas sabe se iam para fazer tempo ?

  4. Avatar de Robin7
    Robin7

    Querem a viva força vender o produto que ninguem quer.

    1. Avatar de JL
      JL

      Fale por si não ? ou é algum ditador ?

      1. Avatar de Robin7
        Robin7

        A prova disso é que a VW esta na corda banba por causa dos electricos. E vamos ver se vai sobreviver.

        1. Avatar de JL
          JL

          Qual é a diferença que tem em relação ao tempo em que esteve na corda bamba devido ao dieselgate ?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        De facto ng quer, tirando uns poucos early adopters. Coisas impostas à força, que as pessoas não querem, normalmente dão mau resultado. Acaba por definhar. É o que já se está a verificar nos elektros!

        1. Avatar de JL
          JL

          Olha outro ditador, impostas ? Então qual é o seu eléctrico ?

          Já agora porque tem um diesel ? Considerado durante muitos anos um trator ? Não diga que não foi imposto em vez de comprar um a gasolina ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ao menos tem mais alcance que o gasosas. Uma mão lava a outra.

            Agora estas pandeiretas elektras nem ao alcance do gasosas chegam eheheh

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Alem disso foi imposta a inviabilidade de pequenos diesel. As pessoas tb não gostaram.
            Decisão no mínimo estranha até pq eram dos veículos menos poluentes

            Só inteligentes estes gestores do CO2 lool

          3. Avatar de JL
            JL

            Tem? Então há postos de abastecimento em todo o lado, o alcance num a combustão ainda é um problema ?

            Imposta a viabilidade ? Desde quando ? Continuam nos stands para venda.

            Ou será que foi por terem o gasóleo subsidiado ?

            Para uma população que faz uma média de 9000 kms ano, o alcance é algo muito importante sim.

          4. Avatar de JL
            JL

            Todos os mais vendidos.

        2. Avatar de JL
          JL

          Ah ok, deve ser por isso que os diesel estão a despencar mas vendas também.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não se esqueça de muitos a que chamam elektros, andam na realidade a Diesel looolooolool

          2. Avatar de JL
            JL

            Carros a diesel a carregar eléctricos ? Novidade absoluta no pplware.

            Vá lá tomar o comprimido das 14.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E híbridos com motor a gasóleo tb. O que não falta e disso.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então qts
            Diesel de de pequena cc tem à venda?
            E o euro7preparava-se para fazer o mesmo aos gasosas pequenos. Felizmente deu-lhes a luz de repente loolool

          5. Avatar de JL
            JL

            Não tem nenhum diesel híbrido que carregue a bateria.

            Todos os mais vendidos.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem muitos PHEV . Tenho um amigo que comprou uma carrinha C.
            Se estivesse comprador seria para essa opção que iria.

            P.S. Anda sp com aquilo a debitar zagoil eheh
            Recebeu os subsídios todos e pronto está feliz. lool

          7. Avatar de JL
            JL

            Sim sim, mais uma verdade.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Olha que eu não me importava nada de ter esta ID.BUZZ…

      Ainda na quarta feira vi uma no parque de estacionamento do MarShoppping e comentei com a minha esposa que o único carro que era capaz de trocar o meu carro atual era por uma ID.BUZZ.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Qt pesa esse bisonte?

        1. Avatar de JL
          JL

          Menos que um Range Rover hibrido.

  5. Avatar de Robin7
    Robin7

    Tem um design bonito mas a pilhas , não obrigado ainda se fosse a gaz.

    1. Avatar de JL
      JL

      Este não é a pilhas, esteja descansado, esses parece que vão acabar entretanto.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        É lá agora.

    2. Avatar de PJA
      PJA

      Se fosse a pilhas dava para as mudar, e assim já não demoravam tanto tempo. Lol.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Há marcas q têm esse sistema.

        1. Avatar de JL
          JL

          Só se for a toyota que já mudou as pilhas de uma quantidade de mirai’s.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quais Mirai.
            Não conhece a Nio?

          2. Avatar de JL
            JL

            Esse não usa pilhas.

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Era pior se fosse a gasosa.

  6. Avatar de AJ
    AJ

    Isto o Tesla não tem coragem de fazer. O resultado triste seria o mesmo.

  7. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    A sério ? 235km por dia numa expedição ? Esta será a piada do ano.

  8. Avatar de PJA
    PJA

    Ah, o BEV esse enigma do princípio do século 21. Como será o fim?

  9. Avatar de Ao sul
    Ao sul

    Eles mesmo dizem que tiveram que enfrentar grandes desafios, provavelmente muitos dias parados com avarias, mas não contam. É , no fundo, uma má imagem para a WW.