David Ellefson da banda Megadeth disse que “Steve Jobs salvou o negócio da música”

28 Comentários

Atualmente o negócio da música vive tempos auspiciosos. Depois de um período complicado, com a pirataria a ameaçar o futuro da música e dos músicos, o modelo de pagar para ouvir por streaming, veio dar continuidade a um outro negócio começado décadas antes. No passado, com os dispositivos MP3, muito mais massificados os iPod da Apple, a música evolui da sua forma de chegar às pessoas e de ser consumida. Como tal, David Ellefson, baixista e compositor da banca americana Megadeth, disse que “Steve Jobs salvou o negócio da música”.

O iTunes foi o modelo de negócio concebido pela Apple para vender música para dar mais utilidade ao iPod. Nascia um novo e próspero mercado.

Imagem Steve Jons com o iPod que salvou a música


Steve Jobs salvou o negócio da música

Numa entrevista ao podcast theFIVE10 o baixista dos Megadeth, David Ellefson, foi questionado sobre a relevância da banda nas mudanças tão frequentes na indústria musical.

Acho que só funciona com os socos. Lembro-me quando toda a história do Napster estava a acontecer, e Lars [Ulrich], em particular, dos Metallica lutava numa boa causa, e tinham toda a razão. E lembro-me do nosso manager dizer: “Oh, não saltes para essa controvérsia. Tens de ter cuidado”. E eu disse: “Que se foda isso. Eles estão errados. Estão a roubar a nossa música. Eles estão errados, e Lars está certo”. Infelizmente, foi uma batalha insuperável. É como pilhar – alguém acabou de abrir a porta da frente do Walmart, e todos entraram a correr e roubaram tudo. Assim, até eles [METALLICA] tiveram de recuar e deixar que ele seguisse o seu curso.

Segundo o músico, o fundado da Apple acabou por salvar o negócio da música quando procurava para a sua empresa o sucesso do seu próprio produto, o iPod. Jobs percebeu que esse seria o caminho depois de se inteirar do mundo do cinema e como poderia traçar um paralelo até à música.

Graças a Deus pelo nosso amigo Steve Jobs que, na minha opinião, salvou o negócio da música, apesar de ser auto-serviço porque ele queria vender iPods – “Ei, eu tenho um dispositivo. Como é que eu ponho lá a música?”.

O músico refere que ainda hoje compra tudo no iTunes e que subscreve o Apple Music. Contudo, faz uma confissão, Ellefson diz que não subscreve o Spotify porque o serviço sueco dá pouco dinheiro. Contudo, ainda segundo as suas palavras, a Apple paga bem. Confessa também que é um utilizador Apple.

Imagem David Ellefson da banda Megadeth

 

Spotify paga pouco aos músicos?

Há dois anos e meio, Ellefson lamentou os parcos pagamentos feitos pelo serviço de música streaming Spotify. Conforme referiu no festival belga de heavy metal Graspop Metal Meeting:

Por muito grande que o streaming digital seja em termos promocionais, é extremamente injusto para nós. Construíram fortunas enormes às costas da nossa música que não nos pagam. E isso, felizmente, vai mudar…

Apesar dele ser um utilizador Apple, os seus filhos, como todos das suas idades usam um pouco de tudo, do Spotify ao YouTube, entre outros serviços. Aliás, ele próprio diz que é importante estar atento ao que os seus fãs estão a usar no smartphone.

Assim, se pretender ouvir mais algumas das confissões do músico, elas estão disponíveis neste podcast:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Apple
    Apple

    Uma visão de negocio incrivel do Steve Jobs, mas isso so foi possivel num país onde existe liberdade para criar, onde existe liberdade para errar, onde o Estado nao atrapalha o mundo dos negocios com burocracias. Quero ver fazer o mesmo na Europa, ou até mesmo em Portugal.

  2. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    O .mp3 matou a musica, e o iPod ajudou no enterro…

    1. Avatar de Vítor M.

      Mentira, o iPod foi um sucesso e o iTunes foi sempre um caso de sucesso na venda de música, entre outras coisas.

    2. Avatar de Joselito
      Joselito

      Que nada, o .mp3 só popularizou o que estava restrito… e o Steve deu a forma correta ao serviço que tds precisavam, de forma paga, é claro! Viva o capitalismo!

      Não existe almoço grátis!

      1. Avatar de Apple
        Apple

        Perfeito Joselito, Viva o Capitalismo!

    3. Avatar de old school
      old school

      o computador matou a máquina de escrever, e o word ajudou no enterro…

    4. Avatar de Ze das Quintas
      Ze das Quintas

      A internet é que matou a música

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não, a internet matou as mentalidades de 1990.

  3. Avatar de Joselito
    Joselito

    Ah o capitalismo, quem trabalha e produz é que sabe dar valor aos seus serviços e produtos!

  4. Avatar de AlexX
    AlexX

    Os músicos que foram ou fizeram parte da composição e letras são desde sempre quem menos factura nesse negócio. Eram os concertos que davam as principais fontes de rendimento para aqueles que não abdicam de luxúria e muitos terão agora que abdicar disso ou não tarda estão depenados. Falidos.

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Ai a luxúria…

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Talvez a maior ilusão da humanidade, não? Vendem a alma por ela, literalmente.

  5. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Acho um bocado exagerado a afirmação. A fonte de rendimento de um banda não é venda de CDs. Cada vez mais (não tanto agora com a pandemia) a grande fatia do rendimento é em concertos, por isso é que tens muitas bandas que passam largos anos sem lançar nada, mas fazem tours todos os anos.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É um facto, no entanto essas tours são para quem pode e não para quem quer.

      1. Avatar de Hélio Musco
        Hélio Musco

        Sim, mas se não vendes CDs, também muito dificilmente vendes bilhetes. É proporcional.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Há bandas que oferecem a música no seu site e têm concertos

  6. Avatar de Guilherme Tiago
    Guilherme Tiago

    Há uma música que representa bem o título da notícia: “Deixa-me rir…”

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Ou por outro lado, Os Vampiros de Zeca Afonso…

  7. Avatar de Elsa Santos
    Elsa Santos

    Exacto.
    As bandas precisam vender CDs para fins de promocão e prestigio, mas o dinheiro fazem com concertos e merchandising. Aliás as editoras e distribuidoras sempre lucraram mais com os CDs do que as proprias bandas. Apenas bandas que conseguiam editar os proprios CDs conseguiam lucrar algo decente. E o mesmo se passa com os livros, um escritor leva apenas 30% por cada livro, o resto fica na editora e distribuidora.

  8. Avatar de Jacinto
    Jacinto

    Eu acho que esta gente não conheceu o minidisc da sony. Já era utilizado o sistema musica digital. A apple sempre se acha o ultimo biscoito do pacote.

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Acho que é indiscutível que foi a Apple quem melhor fez por fomentar a venda online de música. A Sony fê-lo vários anos antes mas queriam ganhar tudo vendendo a mais de 3 dólares cada música. Que ganharam com isso? Fomentaram foi a pirataria.

      1. Avatar de Jacinto
        Jacinto

        Pois meus caro mas a sony, continua a ganhar dinheiro com a musica. Com a Sony Music Entertainment. O ser digital e ser acessível a todos, se não fosse a apple seria outra qualquer. Agora diga-me quem inventou o formato FLAC. O que eu uso todos os dias. Acho que não foi a apple.

        1. Avatar de Jacinto
          Jacinto

          Esqueça, esqueça estamos a falar de sistemas de venda de musica online. Eu sou do tempo do Napster e fiquei por ali a par do winap. Eu não uso sistemas de musica online. Gosto os meus formatos com alta qualidade, sem precisar de um serviço como youtube music, ou spotify. A apple criou um produto, o ipod e um serviço para isso. Deu certo para eles. Mas essa produtos da apple sempre me passaram ao lado. Continuação de um bom dia.

  9. Avatar de HB
    HB

    A musica online permitiu haver menos intermediários. Antes vendia-se CDs através de milhões de lojas espalhadas pelo mundo (havia distribuição de riqueza). O processo tinha muitos intermediários, desde a logística ao transporte.
    As lojas foram retiradas da equação, juntamente com toda a logística e transporte, e concentraram tudo em poucas empresas que vendem as músicas online através de serviços de subscrição, sendo as principais a Spotify, Tidal, Deezer, Apple Music, Amazon Music e Youtube Music.
    O capitalismo é isto, colocar apenas meia dúzia a lucrar, uns quantos passam a receber migalhas e outros são completamente destruídos.
    Vejam os planos da UBER: primeiro exploram os motoristas ficando com uma grande fatia do seu trabalho, agora começaram a colocar os motoristas e lutar entre si através de preços diferenciados. Enquanto isso estão em investir em veículos autónomos para acabar com os motoristas que os ajudaram a crescer.
    As grandes empresas não ajudam economia nenhuma nem ninguém, apenas se servem dela para lucrar cada vez mais e fazer concentração de riqueza procurando eliminar tudo à sua volta.
    As grandes empresas funcionam como um parasita, implementam-se no seu hospedeiro e acaba com ele retirando-lhe todos os recursos.
    Ao longo dos anos as grandes empresas têm comprado empresas inovadoras ou para ficarem com as suas ideias ou simplesmente para que elas não estejam disponíveis.
    A concentração de poder não serve a inovação, faz exatamente o contrário.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      O problema é que estás a fazer de empresas tecnologicas, nada tem a ver com capitalismo mas sim com evolução, se existem intermediários que possam sair prejudicados, ultimamente ao remover intermediários o consumidor sai sempre beneficiado.
      Evolução e inovação fazem parte do mundo globalista onde toda a gente quer viver, e a perda de muitas profissões será uma evolução natural como muitas outras que aconteceram ao longo dos séculos.
      Eu quando quiser ver-me livre disso vou para a ilha, até lá, como não os posso derrotar, junto-me a eles.

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        O HB não podia ter dito melhor na minha opinião. Removeram os intermediários mas o consumidor não saiu beneficiado nem vai sair nunca. Antes pelo contrário, paga bem mais agora do que pagava quando existiam 2 ou mais intermediários e isso é válido para praticamente todos os restantes meios de negócio. O melhor que um músico/ banda criativo pode fazer hoje em dia é terem estúdio e site próprios onde promovam e vendam o seu trabalho, as redes sociais e o passa a palavra fazem o resto. Mas por muito bons que sejam, nunca verão os seus trabalhos promovidos nos meios de comunicação nem vão encher estádios. Vida de cão, como cantaram os Táxi. Precisamente um dos motivos porque cada vez mais pessoas estão largando tudo e indo para a ilha.

  10. Avatar de TRaveller
    TRaveller

    Não vi um post quando Bon Jovi: disse “a Apple matou a música” nem sei porque apagaram o meu comentario anterior a dizer o mesmo.

  11. Avatar de Marco
    Marco

    Ninguém matou a música ela está aí. O Steve Jobs salvou a indústria da música e o spotify está a alimentá-lo!