Dark Stream: PJ desmantela nova rede ilegal de IPTV! Há 9 detidos

41 Comentários

Os serviços de IPTV pirata geram mais de mil milhões euros de lucro só na Europa. Muitos clientes continuam a preferir pagar por serviços “pirata”, mesmo tendo em conta que arriscam a ser apanhados pela polícia. As autoridades europeias têm vindo a desmantelar várias redes ilegais e até a investigar utilizadores que usufruem do serviço.

Hoje a Polícia Judiciária anunciou o resultado da operação “DARK STREAM”. Há nove detidos.

Dark Stream: PJ desmantela nova rede de IPTV! Há 9 detidos


A Polícia Judiciária desencadeou uma operação a nível nacional de combate ao “streaming” ilegal, atividade que faz incorrer os seus autores, na prática dos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo, fraude fiscal, branqueamento e associação criminosa.

No âmbito desta operação, foram realizadas 13 buscas, 9 domiciliárias e 4 não domiciliárias e foram detidos 9 indivíduos, 6 homens e 3 mulheres entre os 35 e 55 anos de idade. Além destes detidos foram ainda constituídos mais 2 arguidos, revela a PJ.

Foi apreendido diverso material probatório da atividade criminosa, nomeadamente, seis bastidores de servidores e diverso outro material informático de suporte à atividade criminosa. o saldo de contas bancárias, cerca de €8.000,00 em numerário e um veículo automóvel.

A investigação iniciou-se em 2019, tendo sido recolhidos elementos probatórios relevantes para o desmantelamento desta estrutura criminosa, que se dedicava à partilha de acesso ilícito a conteúdos televisivos através do serviço de “streaming” por IPTV.

Os agentes do crime divulgavam na Internet o acesso condicionado a serviços de televisão, recebiam quantias fixas de centenas de aderentes e auferiam lucros significativos com esta atividade ilícita. Está estimado em cerca de meio milhão de euros, o prejuízo causado à operadora de telecomunicação detentora dos direitos de difusão.

Os detidos irão ser presentes às autoridades judiciárias competentes para efeitos de aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

IPTV: Distribuição ilegal de sinal de TV corresponde a pelo menos quatro crimes

Em Portugal, os utilizadores que distribuem ilegalmente sinal de TV cometem pelo menos quatro crimes puníveis com penas que podem chegar aos cinco anos de cadeia e avultadas multas. Os crimes em causa são os de:

  • Usurpação– que pode chegar aos três anos de prisão
  • Proteção das medidas tecnológicas– Pena máxima de um ano de prisão
  • Acesso ilegítimo– Pena de prisão entre um e cinco anos
  • Detenção de dispositivos ilícitos– Pena pode ir até três anos de prisão

Estima-se que as perdas das operadoras rondem os 600 mil euros por mês. Em Portugal o preço mensal de uma subscrição para ter TV+Internet ronda os 31.4 €.

O IPTV é um serviço de stream que permite visualizar canais de televisão nacionais e internacionais em regime aberto através da Internet. Como tal, existe uma grande variedade de canais isentos de custos e que podem ser usados em quase todos os dispositivos inteligentes.

Na verdade, com este sistema, tudo o que precisamos fazer é instalar uma aplicação como o VLC Player, gratuito, num qualquer dispositivo inteligente e, com essa listagem de canais abertos, podemos aceder a centenas de canais não somente nacionais como de todo o mundo.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PTO
    PTO

    Excelente noticia!

    E deviam pegar na lista de clientes e espetar-lhes com uma multa bem pesada e regista-los numa lista negra dos operadores para irem sendo fiscalizados de quando em vez, pois rapidamente tentam entrar noutro esquema igual.

    1. Avatar de Malamen
      Malamen

      Deves comer da mesma gamela… está visto.

    2. Avatar de EstouraBilhas
      EstouraBilhas

      RGDP anyone?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        +1
        Por isso é que podemos dar os nossos dados a qualquer pessoa ou criminoso. Estamos sempre protegidos pelo RGDP.
        Nem sei por que as pessoas usam Dark Web ou navegam de forma anonima, temos o RGDP para nos proteger.

  2. Avatar de nestum
    nestum

    wow Sinto me mais seguro

    1. Avatar de BC
      BC

      Mas o que tem a ver com segurança?
      Não vos percebo. Queixam-se que as operadoras são caras e bla bla bla, mas qdo é o Zé do 4º Direito a partilhar o sinal roubado da operadora e a cobrar dinheiro por isso a todos, com qualidade duvidosa e sem qualquer apoio qdo ha problemas e a enriquecer sem pagar impostos disso, já está tudo bem.
      Hipocrisia…

      1. Avatar de nestum
        nestum

        E quando é as operadoras a roubar e a cobrar indevidamente? a autoridade atua eficazmente
        Estou com tanta pena da operadora por o ze talentoso

        1. Avatar de Pe@ce
          Pe@ce

          As operadores cobram por um serviço, ninguém te obriga a contratá-lo.

        2. Avatar de Louro
          Louro

          @nestum,
          Tens várias opcoes no mercado e acima de tudo ainda tens a opcao de nao contractar o servico deles.
          Podes sempre ver os canais abertos. 😉

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            E não tem internet lol.

        3. Avatar de Alphie
          Alphie

          Quando é a operadora a roubar e a cobrar indevidamente está tudo bem, nem é preciso fiscalizar. Se houver um engano na cobrança da operadora eles ficam bem caladinhos a espera de o cliente não detectar nada, se o cliente se atrasa 1 dia no pagamento já dizem que vão cortar o serviço e cobrar para o reactivar. Que cambada as operadoras.

  3. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    “Estima-se que as perdas das operadoras rondem os 600 mil euros por mês…”. Como assim? Que perdas é que eles têm? Se não usassem o serviço de Iptv para verem por exemplo os canais premium, mais de 90% não pagaria à operadora o serviço em questão, por isso perdas não existem.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      @Pedro Nogueira,
      Sao potenciais perdas, porque se assume precisamente que se nao houvessem estes a vender o servico de forma ilegal que os clientes iriam comprar o servico as operadoras.

      Seria o mesmo que tu desenvolveres um software qualquer e depois descobrires que só vendeste uma licenca e tudo o resto eram cópias piratas, óbvio que irias dizer que a pirataria do teu software te deu perdas de xxxxx€

      1. Avatar de sempaleio
        sempaleio

        aquele que não usa office pirata e windows pirata atire a primeira pedra

        1. Avatar de SANDOKAN 1513
          SANDOKAN 1513

          Eu atiro essa pedra.Estou à vontade nisso. 🙂

        2. Avatar de NelsonR
          NelsonR

          Pois, nos tempos que correm é só estúpido usar software pirata. Imagina que o teu vizinho faz o mesmo que tu fazes para ganhares 1000 euros apenas por 10, quem te vai dar trabalho?

      2. Avatar de Alphie
        Alphie

        Isso não se pode assumir assim. Se não houvesse os serviços piratas os clientes também não iam comprar os serviços as operadoras, ficavam apenas com os pacotes sem canais premium. É interessante neste tipo de notícias se ouvir falar sempre em perdas das operadoras mas nunca se fala no lucro das mesmas. Quanto é que as mesmas lucram com as ilegalidades que as operadoras cometam e com os seus preços elevados a comparar com o custo de servirem os servicos? Devem ter lucros de milhões.

  4. Avatar de Nuno Amorim
    Nuno Amorim

    Quanto maior é o valor que as operadoras cobram, mais pirataria vai haver.

  5. Avatar de 934 518 177
    934 518 177

    Menos um serviço no mercado. Já só faltam apanhar mais 2350

    1. Avatar de Alphie
      Alphie

      @934
      Isto só vai acabar quando as operadoras acabarem com os canais premium ou os colocarem a preços justos. Por exemplo na sportv campanha de 1 mês de oferta, mas tens de ficar com o serviço activo durante 3 ou mais meses. Claro que ninguém adere. Ou ainda sportv só funciona na TV onde foi subscrita, tens 3 TVs em casa tens de pagar 3 sportv. Claro que podes passar a subscrição de 1 TV para outra mas não é prático. Enquanto esta forma de negócio não acabar os serviços piratas continuam.

      1. Avatar de SongsTheLordTaughtUs
        SongsTheLordTaughtUs

        Finalmente alguém deu uma resposta em condições!
        Obrigado Alphie!

  6. Avatar de Luis
    Luis

    O Tuga não tem 31€ para pagar por uma subscrição legal de IPTV, coitados, são uns tesos…

    1. Avatar de Theboice
      Theboice

      claro que tem, aliás se não tivesse provávelmente não teria o iptv pirata porque para o ter terá de ter internet logo terá um serviço de 31 euros ou mais, não tem é depois 90 ou + de 100 euros para ter o que tem na pirataria, entendes?

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Gnu quem usa iptv ilegal é para ver desporto. É só fazeres as contas

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Consideras 31 o valor da mensalidade da operadora.
      Depois 30 das SPORTtvs
      maIs 9,90 da BTV.
      mais o valor das ELEVEN sports
      Mais os valores dos TVCines.
      Mais o valor dos Adultos.
      E considerando o “video clube” actalizado com os filmes actuais das salas de cinema.

  7. Avatar de João
    João

    Estima-se que as perdas das operadoras rondem os 600 mil euros por mês. Em Portugal o preço mensal de uma subscrição para ter TV+Internet ronda os 31.4 €.

    O que é que uma coisa tem a ver com outra!??? Primeiro quase ninguém ia pagar balúrdios pela porcaria da sport TV, logo não existem 600k de perdas mensais. Segundo, todos os que usam iptv pirata têm que ter Internet em casa, logo pagam pela subscrição…

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Exatamente!

      Estão a fazer as contas assumindo que quem contrata uma serviço destes não quer pagar os tais 31.4€ por um serviço 3Play.
      O problema é que a malta que subscreve o serviço pirata é muito provavelmente para evitar pagar os valores cobrados atualmente pelos canais premium.
      Um adepto do slb (não é o meu caso), para poder seguir apenas os jogos do seu clube, tem de pagar BTV para ver os jogos em casa, Sport TV para ver os jogos fora e ainda Eleven Sports para ver os jogos da Champions.
      Na minha opinião, este é o principal fator e motivo pelo qual é subscrito um serviço pirata.

      1. Avatar de Julius
        Julius

        Descrição perfeita, do porquê da utilização dos serviços piratas. 10 Btv+26 Sporttv+ 25 Eleven, isto mais ou menos. Agora façam as contas mensais só de serviços premium.

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Congratulo-me com esta operação de sucesso da Polícia Judiciária.Que nunca parem nesta senda de prenderem estes ordinários que só lesam as operadoras de telecomunicações.Muito bem feito.

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      E quando são as operadoras de telecomunicações a lesarem o cliente???

      1. Avatar de Gomes
        Gomes

        Estas a falar de concertação de preços entre as operadoras de cá, oferecendo-nos dos preços mais caros da europa? Estás a dizer que ninguém investiga isso (ou tem tomates para o fazer) e que nós, consumidores, somos lesados em milhões? É bem capaz…

        1. Avatar de TiagoC
          TiagoC

          Sim por exemplo. Mas também uma situação que aconteceu comigo em que o operador de telecomunicações não esta a cumprir o contrato no que respeitava a um dos serviços. E ainda por cima usava a fidelização como “instrumento” e desculpa para abusar dessa situação.
          E esta situação não aconteceu só comigo mas com muitos mais clientes do mesmo operador de telecomunicações.

  9. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    “Estima-se que as perdas das operadoras rondem os 600 mil euros por mês.”

    Como? Se nem eram clientes…

  10. Avatar de jorge
    jorge

    Muitos tugas no estrangeiro têm iptv, e consta-se que visualisão mais de 1000 canais.

  11. Avatar de Jonas
    Jonas

    Alguém sabe o nome do serviço da stream.
    É só para não comprar quando a minha acabar.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Lol….
      Penso que no Facebook haja um monte de gente a vender disso.
      Questão de pesquisar com calma..

      Só que já se sabe, quem publicita o serviço está sujeito a ser detectado.

      Keep low profile and live longer….

    2. Avatar de a
  12. Avatar de Cerelac
    Cerelac

    Enquanto este povo burro não abrir os olhos e exigir serviços de qualidade com preços justos, vai continuar a ser explorado e a deixar de comer para poder dizer aos vizinhos que tem TV por cabo.
    Continuem a sustentar esses chulos, eles agradecem.

    1. Avatar de FCaveiro
      FCaveiro

      Caros, ha varios pontos nesta discussão. Contratar IPTV pirata é crime, é roubo, isso é claro! Estar a consumir um recurso para o qual não estão a pagar a quem o fornece (originalmente). De facto isso ocorre por que o valor cobrado pelas operadoras é elevado e acaba por sair mais barato pocurar piratear. Relativamente à perca, essa é relativa e não possivel de mensurar. Entramos sempre no campo dos “se’s”!
      Quanto às operadoras baixarem os preços é uma miragem, elas existem para ganhar dinheiro e não para simplificar a vida dos clientes. Alem disso em portugal, todos o sabemos, ha no minimo “concertação” de preços. Não ha diferenças substânciais nas várias ofertas. Tal como acontece com os combustiveis, etc. É tão miragem como baixar os impostos ! 🙂
      O Povo, que é manso, não vai conseguir fazer grande coisa enquanto não houver verdadeira concorrencia no pais e para isso teria de haver, de facto, uma autoridade da concorrencia que o fosse na realidade, Autoridade, digo!

  13. Avatar de SongsTheLordTaughtUs
    SongsTheLordTaughtUs

    Finalmente alguém deu uma resposta em condições!
    Obrigado Alphie!