Dados pessoais de 2,4 milhões de portugueses aparecem na Dark Web

14 Comentários

A Internet não é apenas aquilo que muitos conhecem! A título de analogia, a Internet é apenas uma ponta de um enorme iceberg de dados, conteúdos e sites. Depois há a Dark Web, o lado mais obscuro da internet onde acontece tudo o possível e imaginável.

Foi nesta “Internet negra” que recentemente apareceram os dados pessoais de 2,4 milhões de portugueses.

Dados pessoais de 2,4 milhões de portugueses aparecem na Dark Web


São vários os dados dos portugueses partilhados na Dark Web

A notícia foi revelada pelo semanário Expresso que refere que num único ficheiro partilhado na Dark Web, em fevereiro, constam nomes, números de telemóvel, endereços de email, locais de trabalho, habitação e estado civil dos 2,4 milhões de portugueses. Além desta informação, o ficheiro tem ainda o UID (User ID) do Facebook. Até ao momento não se sabe quem partilhou tal informação.

A maior rede social já reagiu ao leak é referiu que “Acreditamos que estes dados são antigos e foram obtidos a partir de uma falha que eliminámos em agosto de 2019″.

Segundo alguns comunicados do Facebook, existe uma associação entre a vulnerabilidade do Facebook e uma queixa das autoridades portuguesas em janeiro de 2021. A queixa teve como alvo os líderes da startup portuguesa Oink and Stuff, que desenvolve apps para usar com o Google Chrome e Microsoft Edge, Esta startup tinha morada no Instituto Pedro Nunes (IPN) de Coimbra, mas tal informação já está desatualizada.

Dados pessoais de 2,4 milhões de portugueses aparecem na Dark Web

Segundo o Facebook, a Oink and Stuff desenvolveu extensões que permitiam recolher informação das contas dos utilizadores da rede social. A queixa contra a Oink and Stuff é relativa a quatro extensões para o browser Chrome (Web for Instagram plus DM, Blue Messenger, Emoji Keyboard e Green Messenger), que permitem a troca de mensagens e de ícones.

As  autoridades aconselham que os utilizadores que tenham perfil no Facebook mudem a password e desconfiem de mensagens de desconhecidos, devido aos riscos de ataque.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    O Facebook deveria ser multado mas multado a grande e a francesa… Não é com 10.000 ou 30.000, 500.000.000 de euros ou mais.

    É uma vergonha, Portugal não se pode deixar abater por este Zack. Temos que meter ordem nesse gajo, aqui ele não manda nada, por ele a pagar impostos e muito mais.

    1. Avatar de SemNome
      SemNome

      Para que? o facebook é um empresa com grande capital financeiro baseado em adds personalizado… dinheiro não e problema para eles… ate fecharam páginas de noticias da Austrália…. O pior e que reclamam que as gigantes da tecnologias estão a nos roubar informações pessoais mas vemos o seguinte… generalizando a maioria das pessoas coloca tudo e mais alguma coisa ex. nas redes sociais, como fotos de viagem (que podem ser usados para assaltar as suas residências), informações como dia de nascimento, onde trabalhou, qual a sua profissão actual e muito mais… Vergonha sim é as pessoas que metem tudo e mais alguma coisa nessas redes sociais e que depois reclamam do roubo de informações… Basta uma pessoa com um perfil minimamente bem feito para acessar esse tipo de informações… Evitem de colocar tudo e mais alguma coisa … o pior e que eles roubaram as nossas informações porque nos demos lhe esses tipo de informações!

      1. Avatar de JS
        JS

        Exatamente isto.
        E digo mais, o mesmo se passa com a questão de burlas e afins.
        Falta consciencializar as pessoas a usarem a tecnologia de uma forma melhor e sustentável, ensinando às mesmas formas de se precaverem em relação a este tipo de coisas.

  2. Avatar de Gomes Alberto
    Gomes Alberto

    Há algo aqui que não bate certo… o ficheiro não aparece em lado nenhum!!!

    1. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Sim aparece. Ainda está ativo na “Dark Web” numa página de um grupo de hackers. Instala o Tor Browser e pesquisa na rede.

  3. Avatar de A.M.
    A.M.

    Facebook!??? o que é isso!!??
    Alguém ainda usa essa mer….??

    1. Avatar de Cláudio Andrade
      Cláudio Andrade

      sim, na empresa em que estive ainda se recebia muitas mensagens para saber preços via faceboock,
      o que mais me irritava era o preço estar na imagem do artigo e mesmo assim perguntarem o preço

    2. Avatar de PORTUGAL
      PORTUGAL

      Sim, milhoes de pessoas por todo o mundo. Do

    3. Avatar de Vanessa
      Vanessa

      Não, a rede social mais popular do mundo não é usada por ninguém…. É estranho mas praticamente ninguém sabe o que é o facebook mas é a rede mais popular do mundo.

  4. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Mas quem quer saber dos dados de pessoas do terceiro mundo?
    Que valor terão?
    Isto é a República das Bananas, está tudo bem…

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Estuda Marketing e Publicidade (Campanhas, Estudos Comportamentais, Culturais, Geográficos, Turísticos, etc) e logo vais me dizer, se querem ou não saber.

  5. Avatar de gigbola
    gigbola

    O mais importante é saber se os nossos dados estão lá…

  6. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Mais uma vez foi o chrome e o edge!! Ainda bem que não uso esses browsers e não instalo extensões que desconheço.