Dacia apresenta o novo Spring totalmente elétrico e mais atraente do que nunca

79 Comentários

Chega mais apelativo e confortável do que nunca, numa promessa da marca de entregar um carro com um design “mais Dacia”. Conheça o novo Spring, “o automóvel totalmente elétrico com a melhor relação qualidade/ preço da Europa”.

Novo Dacia Spring - Pplware

Bom, bonito e barato

A Dacia quer encorajar os condutores a adotarem automóveis totalmente elétricos e reconhece que o design – com a eficiência, o preço e o carácter prático – é uma das peças essenciais do puzzle.

Assim sendo, o Spring apresenta-se com o novo design Dacia, visto pela primeira vez na última geração do Duster. Além do estilo robusto e assertivo, que torna este novo modelo mais atrativo, o interior sofreu mudanças, tendo sido completamente reorganizado. De tal forma, que a única parte da carroçaria exterior que se mantém inalterada é o tejadilho.

Novo Dacia Spring totalmente elétrico

 

Design exterior: sólido e mais moderno

As novas linhas, e uma imagem de um volume estruturado, dão uma força renovada ao Spring: um visual mais robusto que resulta de uma silhueta moderna, simples e discreta.

Destaca-se a nova identidade Dacia, evidente nas duas faixas pretas, uma à frente e outra atrás, que se encontram num acabamento brilhante, com riscas mate específicas na traseira. As duas faixas são enquadradas pela conhecida assinatura luminosa em forma de Y da marca, que é particularmente marcante com as luzes diurnas full-LED à frente e as luzes de estacionamento atrás.

O design moderno do novo Spring é reforçado pelos autocolantes que adornam os para-choques dianteiro e traseiro da versão Extreme.

As jantes de 15 polegadas, agora de série nas versões com motor de 65 cv e equipadas com calotas muito trabalhadas, contribuem para o caráter robusto deste novo modelo totalmente elétrico.

O novo Spring está disponível numa gama de seis tonalidades, incluindo o novo Beige Safari e o Brick Red.

 

Interior do Spring é fresco e digital

O painel de instrumentos foi totalmente redesenhado para integrar uma nova gama de ecrãs digitais, mas também para trazer a linguagem gráfica da marca.

Assim, o Spring apresenta um painel digital personalizável com um ecrã de 7 polegadas em todas as versões e um grande ecrã central de multimédia de 10 polegadas nos modelos de topo de gama. A paleta de cores e os materiais utilizados no interior foram reformulados.

O Spring apresenta, também, elementos brancos em toda a carroçaria que ajudam a criar uma atmosfera fresca e modular. Estes estão localizados em torno do painel de instrumentos, da alavanca de velocidades e dos compartimentos das portas. O “Y” da Dacia, situado no centro das saídas de ar centrais, é em Branco (ou cobre no acabamento Extreme).

O destaque decorativo central no painel de instrumentos varia consoante o acabamento: Alto Gray no Essential, Brick Red no Expression, Lichen Khaki no Extreme.

Neste novo Spring 100% elétrico, a Dacia quis que reinasse a praticidade: ecrã tátil multimédia foi posicionado o mais alto possível para uma ergonomia ótima. O design gráfico do painel de instrumentos digital personalizável, com ecrã de 7 polegadas, foi concebido para ser simples e intuitivo, proporcionando ao condutor um acesso imediato a informações essenciais.

 

Spring tem a melhor relação qualidade/ preço

O novo Spring mantém-se fiel ao conceito original: um automóvel totalmente elétrico de preço acessível e adaptado às necessidades reais.

Assim como sempre foi, desde o seu lançamento em 2021, esta nova iteração do Spring continua a ser o carro totalmente elétrico mais barato do mercado (excluindo subsídios governamentais), além de ser o único automóvel 100% elétrico a pesar menos de uma tonelada. Como tal, a Dacia continua a encorajar os condutores europeus a fazerem a transição para a mobilidade com emissões zero de uma forma muito concreta e eficaz.

Apesar de tudo o que dá forma a este novo modelo totalmente elétrico da Dacia, a marca não descartou a utilidade do carro. Assim sendo, o Spring oferece o melhor volume de arrumação da sua categoria. Com 308 litros (+6% em relação ao modelo anterior) – 1004 litros com os bancos traseiros rebatidos – a sua bagageira pode acomodar muito mais do que veículos rivais de tamanho semelhante e está ao nível dos modelos do segmento B.

Além disso, a arrumação adicional (porta-luvas duplo, compartimentos das portas, etc.) com um volume total de quase 33 litros é também superior aos padrões do segmento.

Novo Dacia Spring totalmente elétrico

O sistema simples e inteligente inventado pelos engenheiros da Dacia, o YouClip, pode ser utilizado para fixar de forma prática e robusta vários acessórios dedicados em locais chave no interior do automóvel. O equipamento de série do Spring vem equipado com três pontos de fixação YouClip (um no painel de instrumentos e dois na consola central).

Para uma experiência de condução mais fácil, cada Spring inclui um painel de instrumentos digital personalizável com um ecrã de 7 polegadas, localizado atrás do volante.

Uma caraterística de série nas versões Essential e Expression, o Media Control é um sistema multimédia controlado pelo volante com informações multimédia e chamadas telefónicas apresentadas no painel de instrumentos digital. Inclui também dois altifalantes, ligação Bluetooth e uma porta USB.

Os novos ADAS melhoram a gama de equipamento a bordo do Spring, de modo a cumprir as mais recentes normas de segurança europeias.

 

O novo Spring foi concebido para enfrentar qualquer estrada

Particularmente compacto (3,70 m de comprimento), o Spring é excecionalmente ágil, o que o torna particularmente fácil de conduzir. Tem um motor com 65 cv/48 kW e possui uma aceleração dinâmica, atingindo os 0-100 km/h em menos de 14 segundos.

Mais acessível e perfeitamente adaptado à utilização urbana, o Spring está equipado com o motor de 45 cv nas versões Essential e Expression (0-100 km/h em menos de 20 segundos).

A bateria compacta de 26,8 kWh foi calibrada com precisão para responder às necessidades e ao estilo de vida dos condutores do Spring, sem degradar o desempenho global através de um peso excessivo.

Com uma autonomia de mais de 220 km para todas as versões (a aguardar certificação), o seu desempenho é largamente suficiente para os clientes que percorrem uma média de 37 km por dia (de acordo com os dados recolhidos pelos computadores de bordo).

Além disso, está equipado com um carregador AC de 7 kW que pode carregar a bateria de 20% a 100% numa tomada doméstica em menos de 11 horas, ou em apenas 4 horas numa wall box de 7 kW. Está disponível um carregador DC opcional de 30 kW para um carregamento rápido de 20% a 80% em 45 minutos, bem como carregador bidirecional V2L:

Para otimizar ainda mais a autonomia do automóvel, o novo Dacia Spring está equipado, pela primeira vez, com um sistema de travagem regenerativa que é ativado através da seleção do “modo B” por via dos novos comandos da caixa de velocidades.

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O que mais gostava de saber eram as diferenças para a versão anterior, desde especificações técnicas e preço.

    1. Avatar de Vítor M.

      Essa informação, parte dela, pode já ser vista. Em termos de desempenho, este novo Spring tem consumos muito idêntico ao anterior, apenas ganhou mais espaço, está com mais opções, mais robusto e com melhores materiais. Tem a mesma motorização, 65 cv/48 kW recebendo, no entanto, uma nova bateria, mais eficiente e isso permite ter o mesmo desempenho, mas num carro mais interessante e versátil. Quanto aos preço, a marca ainda não divulgou, mas esperamos… que seja dentro dos preços que a Dacia tem apresentado. E isso faz com que este carro tenha efetivamente outros trunfos.

  2. Avatar de Valdemar+Santos
    Valdemar+Santos

    Bonito?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, dentro do seu segmento, e face ao modelo anterior, este é um carro bonito, com linhas modernas. A comparação tem de ser justa e enquadrada. Aliás, quem procura um carro neste segmento não o vai comparar, em termos de design, com um segmento premium, isso não faz sentido. Como tal e pelo o que a Dacia apresentou, o carro tem umas linhas bonitas, dentro do seu segmento.

      1. Avatar de Kabindas
        Kabindas

        A beleza é um conceito subjectivo

    2. Avatar de RP Sá
      RP Sá

      Eu acho, tenho um Duster e gosto desta nova linha que vai ao encontro da linha do Duster.

  3. Avatar de aaa
    aaa

    “Spring tem a melhor relação qualidade/ preço”

    ok qual é o preço que justifica esta afirmação?

    1. Avatar de Vítor M.

      A afirmação foi o mercado que a deu, ao ser o carro elétrico mais vendido a particulares em 2023 e um dos mais vendidos no nosso país. Além disso, tem um preço que, perante o mercado dos elétricos, está na lista dos mais baratos. São factos. Outros carros que vendem muito, mas com ajudas fiscais, não o conseguem a particulares (o que é normal, dado o preço de venda).

      1. Avatar de aaa
        aaa

        qual é o preço?

        1. Avatar de Vítor M.

          Do novo? Logo que recebamos essa informação…. partilhamos. Mas pensem que, para continuar a ser competitivo, o preço estará dentro do que o seu segmento assim obriga.

          Do anterior, que foi o que descreveu o segmento, é público o preço desde há uns anos, com as devidas correções.

          1. Avatar de aaa
            aaa

            ou entendi mal ou a noticia é sobre o novo..
            queria saber se o preço é assim tão bom que justifique ser o que tem “a melhor relação qualidade/preço”

          2. Avatar de Vítor M.

            A notícia é sobre o novo, com o respetivo enquadramento no mercado. Até porque é um upgrade 🙂 a uma gama que já existe., Um novo Spring, carro que, em alguns países, foi o mais vendido a particulares. Portugal, por exemplo.

          3. Avatar de Maria+Albertina
            Maria+Albertina

            Um carro feito na China de uns modelos 65 cv e que precisa de 14 segundos até aos 100, por 20.000€ em Portugal? Vai ter sorte vai…

          4. Avatar de Vítor M.

            Quanto custa o modelo atual?

  4. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    E a bateria continua a ser somente refrigerada a ar?

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Para o tamanho dela e potência é mais do que adequado os modelos antigos tiveram 0 problemas nesse aspeto

  5. Avatar de palex
    palex

    Aqui está a razão pela qual a Roménia ultrapassou Portugal em PIB… Indústria e marcas nacionais com projeção internacional!

    1. Avatar de Pijama
      Pijama

      Olha, também acho que uma marca automóvel criada cá seria muito vantajoso, algo tipo Dacia nem que reabrisem a umm. Já temos novamente a Famel se bem que acho aquilo um exagero de preço para o que oferece mas isso sou eu

    2. Avatar de RSx
      RSx

      Apesar de que este Spring é feito na China…

      1. Avatar de GM
        GM

        O anterior, era. Uma parceria entre a RENAULT e a DONGFENG. Se este se mantiver, para mim fica já fora de hipótese.

      2. Avatar de palex
        palex

        A marca é Romena e pertence à Renault. Qual o construtor que não tem fábricas ou componentes “made in China”?… O sector automóvel move muita indústria… É de aplaudir o percurso da Dacia desde que a Renault a agregou. Entrega o que promete e o mercado tem recebido bem o que a marca “vende”. Já vemos vários taxistas e TVDE com Dacias… A marca tem procura!

        1. Avatar de GM
          GM

          Componentes, pode ser (por enquanto) inevitável. Agora, o veículo TODO fabricado lá, para mim é logo descartado da lista. De qq modo, para já não está nos meus planos substituir o meu veículo diesel. Pelos km’s que faço anualmente, ou que tenho feito estes últimos anos, e os custos que tenho, não me compensa substituir o veículo. Até porque para obter uma viatura equivalente, polivante, não me custaria 23k€. Seria talvez o dobro, senão mais.

    3. Avatar de Zé NAbo
      Zé NAbo

      A DACIA é uma marca com injecção de capital da Renault…

    4. Avatar de RP Sá
      RP Sá

      Pois claro. ter uma marca como a Dacia ajuda na balança económica. Para memoria presente e que tenho um Duster gosto de saber (e estou mesmo a olhar para este com bons olhos) a Dacia vendeu mais de 8 milhões de carros nos últimos 19 anos. Não é qualquer marca com estes numeros.

  6. Avatar de RSx
    RSx

    20 400,00 € – Portugal
    18 590,00 € – Espanha

    Para um carro que custa pouco mais de 10.000€ para ser construído…os nossos estado continua a afogar o Tuga com taxas e impostos…

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      e Espanha dá ate 7 mil euros de apoio na compra de um electrico, Portugal dá zero, continuem a votar na esquerda que continuamos todos pobres

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não é verdade.
        Portugal dá muito mais subsídios à compra do elektro.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          A donde? 4k previsto no OE de 2024 para compra de BEV novo ou usado até 4 anos com abate de carro velho matriculado até 2007.

          https://postal.pt/sociedade/saiba-quanto-pode-receber-pelo-abate-do-seu-carro-anterior-a-2007-e-como-proceder-ao-abate/

        2. Avatar de JL
          JL

          Não, não dá. Dá um número bem limitado de incentivos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @ freakonaleash e @JL
            Em Portugal, os carros elétricos são considerados bens de investimento, logo a empresa pode deduzir o IVA
            Em Espanha, os carros elétricos são considerados bens de uso misto o que significa que tem que provar que para descontar alguma coisa (cerca de 50%) tem que provar que usa o carro exclusivamente para fins profissionais o que não é fácil.

            Em PT é que é tudo à lagardère.

            Isto explica pq os elektros vendem mais por cabeça em PT do que em ES.

          2. Avatar de JL
            JL

            Nos a diesel também podia até há uns anos atrás e ainda podem em 50% do IVA no combustível.

            Exato, até dão subsídios no combustível.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os diesel sp pagaram o ISV mais o IVA/o ISV devido. Nunca foi esta pouca vergonha que se assiste agora com os elektros.
            Por isso hoje os combustão de 2000 cc para cima são e sp foram muito mais caros em PT a comparar com ES. No entanto o preço dos elektros em PT estão e sp estiveram em linha com ES.

          4. Avatar de JL
            JL

            Os eléctricos também, a isenção tem a ver com a formula de calculo que dá menos de 10 euros, logo não pagam.

            Não é vergonha nenhuma, vergonha é haver carros que poluem muito mais até que os novos e pagam muito menos.

    2. Avatar de bbb
      bbb

      Para a Madeira mete mais 5k nisso

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Quais impostos?

    4. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      Exato ! E depois querem descarbonização ! Baixem os impostos nos veículos elétricos e a descarbonzação acontece de resto é só “balelas” !

  7. Avatar de dfs
    dfs

    A nível técnico, se este costar 20 mil euros, o citroen c3 parece-me melhor, 23300 mas com mais 50% de autonomia e um motor mais potente.

    1. Avatar de Vítor M.

      O Spring tem agora 3 modelos elétricos no mercado. Os preços serão de combate e é isso que a marca pretende. Por isso foi o veículo mais vendido a particulares em 2023.

  8. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Exteriormente prefiro o design do modelo “antigo”… aquela traseira dá ares de carro indiano.

    1. Avatar de Vítor M.

      O bom que tem é que cada um tem o seu gosto. E, face ao anterior, este levou de facto um grande update. Se for como o antecessor, será um sucesso. Mas vamos ver o que diz o mercado.

    2. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      Só falta é a pinta ! 🙂

  9. Avatar de jota
    jota

    Mas afinal qual é o preço? É igual ao praticado na Alemanha, 12.500€?

    1. Avatar de Vítor M.

      O preço ainda não foi revelado. Este novo veículo foi apresentado na semana passada à comunicação social e hoje ao mundo em geral. Mas ainda não há um comunicado oficial com o preço. Na Alemanha a versão anterior sim, anda por esses valores, este ainda não se sabe.

  10. Avatar de RP Sá
    RP Sá

    Se tiver o preço como o anterior vai ser a minha escolha. Serve perfeitamente para o dia a dia.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Conta com 23000€ (mínimo)

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Aguarda pelo Citroen eC3 mais mês menos mês. É uma geração de tecnologia mais avançada e custa apenas mais 3k que o Spring original. Este Spring de que fala o artigo é essencialmente um face lift mais robusto mas a mecânica e bateria são essencialmente os mesmos do original.

  11. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Quando chegará a Portugal e a que preço?

  12. Avatar de PJA
    PJA

    Se já conta con travagem regenerativa já é uma melhoria, mas o preço possivelmente será mais elevado. A bateria arrefecida a ar não augura muita longevidade.
    Por fim bateria de 26,8 kWh significa autonomias de menos de 200km, pouco muito pouco.

    1. Avatar de JL
      JL

      Sempre teve travagem regenerativa.

      É uma bateria lfp, calor é coisa que não a afeta.

      Depende do consumo, estes carro em cidade, já que é esse o seu melhor argumento, não vai além dos 11 kwh, e 8 a 9 kwh/100 fazem eles a brincar.

        1. Avatar de JL
          JL

          Blá blá também para si

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Temos q ver isso.
        Para já, deixo serias reservas a esses valores.

        1. Avatar de JL
          JL

          Temos de ver isso ? Ou tem de arranjar o maior valor possível ?

          Ok, não se esqueça que tem de comprar com carros que consumam uns 20 litros/100 kms, talvez um pouco menos, já que este é um carro bem pequeno, vá uns 16 a 18 litros por 100 kms

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não. simplesmente não me acredito em 11 kw/h e muito menos em 9 ou 8. Isso é esticar a corda comó caraças, veja lá se parte . Hei-de encontrar dados e depois mostro.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se quiser tb lhe mostro o meu quadrante a marcar 0 ou perto disso. Basta escolher um percurso desde a Torres até Seia, por exemplo
            Essas fotos para mim nada valem .
            Preciso apanhar um report real. Tenha calma que hei-de encontrar.

          3. Avatar de JL
            JL

            Tem lá os KMS que fez para fazer essa média.

            Claro, o que vale são aquelas fotos que dizem que consomem 60 kWh . Loool

          4. Avatar de JL
            JL

            Diga antes assim, tenho de encontrar um que mostre mais.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qué q tem os kms, humm?
            Da torre a Seia são 30kms. Quer q faça fotos de consumos impossíveis para botar na net?
            Nao é isso q se pretende correcto?

            Tome lá o consumo real de um Spring monitorado durante 2anos:
            https://www.spritmonitor.de/en/detail/1352947.html?page=2

          6. Avatar de JL
            JL

            Tem lá 49.5 KMS feitos ? Desceu e subiu ?

            Se fosse a descer o consumo era negativo, só tinha carregado, se quiser também lhe arranjo um exemplo desses.

            Claro que tinha de ir buscar o que consome mais, é como nos a combustão, vai sempre buscar os que consomem 50 litros aos 100 em vez dos que consomem 20.

            Veja o que eu disse:.

          7. Avatar de JL
            JL

            “Depende do consumo, estes carro em cidade, já que é esse o seu melhor argumento, não vai além dos 11 kwh, e 8 a 9 kwh/100 fazem eles a brincar.”

      2. Avatar de Lelo
        Lelo

        @Jl, De certeza que é LFP ?
        Ainda não tinha visto isso…

  13. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Parece que há mais pessoas interessadas num Dacia do que num Tesla, o que diz isso da qualidade dos teslas? 😀

    1. Avatar de JL
      JL

      Parece que não, a Dacia só aparece em 17º posição.

      https://pplware.sitedev.pt/motores/se-tivesse-que-comprar-um-carro-eletrico-por-quais-marcas-optaria/

      Se o tem é Dacia, para quê falarem em tesla ?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Isso é o interesse se ganhassem o Euromilhões, aqui é o interesse real de quem compra EVs na tuga

        1. Avatar de JL
          JL

          Então porque escolhem a marca mais barata ?

          Não, aqui é o interesse por um novo Dacia.

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            O vendedor da Tesla, já em ação

          2. Avatar de JL
            JL

            Quem ? A Tesla tem vendedores ? Onde ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem. Todos os q têm Tesla ambicionam “referral’s”, logo todos são potenciais vendedores.
            Ainda não se aperceberam da triste figura q fazem?

          4. Avatar de JL
            JL

            Esses não são vendedores.

            Também os que compram os ambicionam, já que recebem as mesmas regalias.

            Qual figura ?

            Não percebi ? viu o meu onde ?

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      É possível que a qualidade de construção e acabamentos de um Dacia, tal como um Renault seja superior a um Tesla…em prestações é que não deve ser.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Um custa metade do preco que outro…..

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Isso significa que a melhor marca que está no mercado é a Peugeot, tudo o resto tem qualidade inferior

    5. Avatar de Idalécio
      Idalécio

      Tenho um Spring há 8 meses e zero problemas. É um carro do dia a dia e zero problemas mesmo. E para quem faz 60kms por dia é muito dinheiro poupado ao fim do mes.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Com que frequência é que o carrega? Carrega-o em casa? Tomada doméstica normal ou wallbox? Obrigado.

      2. Avatar de JL
        JL

        Qual é o consumo que tem com nele ?