Depois da Carta por Pontos o número de multas diminuiu

54 Comentários

O mês de Junho ficou marcado pela entrada em vigor de um sistema de pontos associado às cartas de condução. Na prática este passa a ser um sistema mais simples, transparente e que visa promover a adopção de comportamentos mais seguros e responsáveis na condução.

Um mês depois as contra-ordenações diminuíram mais de 25%. Esta informação foi revelada na mesma altura em que foi instalado o primeiro de 30 radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade.

carta de condução


Segundo o secretário de estado da Administração Interna, Jorge Gomes, as contra-ordenações no primeiro mês da entrada em vigor da carta de condução por pontos diminuíram 25,4%.

As contra-ordenações tiveram uma quebra de 25,4%, o quer dizer que contraria completamente aquilo que as pessoas diziam, que com a Carta por Pontos estávamos a trabalhar para a caça à multa, o que não é verdade

O objectivo inicialmente traçado de adopção de comportamentos mais seguros e responsáveis na condução, aparentemente, parece estar a ser concretizado.

A Carta por Pontos, que entrou em vigor a 1 de Junho, basicamente significa que ao título de condução de cada condutor foram atribuídos 12 pontos. Por cada contra-ordenação grave ou muito grave, ou crime rodoviário, serão subtraídos pontos. Se não praticar contra-ordenações graves, muito graves ou crimes rodoviários, podem ser atribuídos pontos.

carta-conducao-nova02

Se praticar uma contra-ordenação grave ou muito grave, para além da coima e eventual inibição temporária de conduzir, também perderá pontos.

O ministro, ao anunciar estes dados, fez questão de frisar que para o Estado o importante não é ter receitas pelas contra-ordenações, nem despesas com a sinistralidade, mas sim reduzir o número de acidentes rodoviários nas estradas.
 

30 novos radares

Esta informação relativa à diminuição das contra-ordenações foi revelada no final da cerimónia que assinalou a instalação do primeiro de 30 radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade na A5. Este sistema, denominado de SINCRO, permitirá a detecção automática de infracções de excesso de velocidade, e é composto por uma rede de locais de controlo de velocidade seleccionados de forma criteriosa.

Segundo o secretário de Estado Jorge Gomes, os 30 radares não vão ser fixos. Estarão, sim, integrados num sistema rotativo por 50 cabines em locais considerados “extremamente críticos”, sendo a sua instalação aleatória.

carros_thumb.jpg

O SINCRO estará em pleno funcionamento em Janeiro de 2017 e o custo da sua instalação é de 3,19 milhões de euros, segundo a verba aprovada em Fevereiro em Conselho de Ministros.


Artigo relacionado: A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim…

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Freitas
    Freitas

    Ainda estou para ver onde vão depois buscar o dinheiro, já que vão receber menos, vão ter prejuízo.

    1. Avatar de Jerry Torres
      Jerry Torres

      Menos multas = menos acidentes = menos dinheiro dos contribuintes gasto em hospitais

      Onde perdem de um lado, ganham do outro

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        O único que vai acontecer é cortar na polícia e no final meter mais camaras de velocidade escondidas, em especial em sitios a descer onde a malta não consegue estar sempre a travar para nao dar cabo dos discos. No final ganham pelos dois lados. Policia a multar manobras perigosas, falta de paragens nos stop, nas passadeiras etc nem vê-los.

      2. Avatar de ZEDAPIPA
        ZEDAPIPA

        Contribuintes?? Onde fica o papel das companhias de seguros?

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Simples, com as multas que vão passar vai dar rentabilizar a despesa que tiveram

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      Nem por isso. Apesar de o estado receber menos das multas, acaba por não ter que pagar tanto aos hospitais e outras despesas assim, o que acaba por ser lucrativo.

  2. Avatar de Pedro Morais Pereira

    O que é que o novo sistema de pontos tem haver com o número de infracções? O que muda é a maneira como se trata essa infracção… Não foi o sistema por pontos que baixou o número de multas. Talvez tenha sido o medo que tenha tido este efeito mas não o sistema de pontos em si…
    Já os 30 radares, e também pelo medo, poderão ter um impacto maior em relação ao número de multas. Tanto podem ser mais porque as pessoas não sabem onde estão, ou menos, se as pessoas tiverem medo de ser apanhadas e conduzirem mais devagar.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Também não percebi qual é a lógica.
      Correlação != Causalidade

    2. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      O que é que a água tem a ver com a chuva? Sabe-se lá… Só se sabe que a chuva tem agua, mas é pura coincidencia! alguma vez pode a chuva vir do mar e lagos e what not… pfff.. ciência….

    3. Avatar de Rita Soares
      Rita Soares

      Calma… Só agora está a ser instalado o 1º radar, ou seja 1 mês e pouco depois da carta por pontos não houve qualquer ”radar” instalado novo, portanto afetou zero isso.
      Quanto à carta ser por pontos e as multas diminuírem? Coincidência, falta saber se o numero de Op Stop no ultimo mês foi menor, etc. Há muitos fatores, mas duvido que a carta passar a ser por ”pontos” mude o comportamento de alguém.

      Agora o que ainda estou a tentar descobrir na noticia é o que é que a cartão de condução por pontos ou sinistralidade rodoviária vem a ver com Tecnologia para estar aqui uma noticia. Quando há falta de conteúdo fala-se em telemóveis chineses que nem têm representação em Portugal, ou agora de cartas de condução.

  3. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Agora:
    “As contra-ordenações tiveram uma quebra de 25,4%, o quer dizer que contraria completamente aquilo que as pessoas diziam, que com a Carta por Pontos estávamos a trabalhar para a caça à multa, o que não é verdade”

    Futuramente:
    “Segundo o secretário de Estado Jorge Gomes, os 30 radares não vão ser fixos. Estarão, sim, integrados num sistema rotativo por 50 cabines em locais considerados “extremamente críticos”, sendo a sua instalação aleatória.”

    Verdade, agora já podem começar a multar sério 😉

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Ou seja, não estão a caçar a multa, mas vão já instalar mais 30 radares

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Se a possibilidade de haver um radar estiver bem visivel ao condutor e o radar estiver num local onde efectivamente existem mais acidentes nao vejo qualquer tipo de problema, aliás até deviam de instalar ainda mais radares.

        Agora se for para estarem escondidos atrás dos arbustos como é habitual em Portugal, epah… isso santa paciencia.

        1. Avatar de Portugues
          Portugues

          Pois é o zé gosta de ver onde estão para no devido local irem dentro das normas, mas passado o local fazem o que querem. Será mentira acho que não todos sabem disso.

      2. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        Se (e existem muitos “se”s…) o radar é efectivamente fixo (embora rotativo dentro de 50 locais), ele necessita estar sinalizado, e por si só, não á caça a multa, mas prevenção (já que os locais são avisados.

        1. Avatar de Portugues
          Portugues

          E os radares nem deviam de indicar onde estão, pois vão todos bem comportados durante essa zona, depois é só vê-los.

  4. Avatar de pedro lopes
    pedro lopes

    Experimentem instalar esses radares no ic-17 no troço que vai de Alfragide para a entrada na A5.Era certinho que a dívida portuguesa baixava a pique…

    1. Avatar de int3
      int3

      lol e o dinheiro que os Portugueses têm não faz parte do PIB. descia a divida pública? era indiferente. estavas a sacrificar PIB…. e não é isso que pretendes. pretendes que haja mais poder de compra para haver crescimento superior ao défice .

      1. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        Então 0 Multas, = maior dinheiro po contribuinte, por sua vez, mais poder de compra, por sua viz PIB mais baixo. Certo? Vamos abolir as multas, e isto começa já a aumentar!

        1. Avatar de Ismael Guimarães AJ
          Ismael Guimarães AJ

          O raciocínio final está certo mas se as pessoas não gastarem dinheiro em multas podem gastar noutras coisas e assim sucessivamente. O PIB, então, aumentará, o que, indiretamente, permitirá diminuir a dívida pública.

        2. Avatar de Portugues
          Portugues

          Santa ignorância. As multas são para quem infringe as regras, logico se não as infringir não paga SIMPLES.

  5. Avatar de fulld
    fulld

    Já para não dizer que é uma grande mama…
    Já levei com uma multa de 300paus e fiquei sem 4 pontos por vir a 60kmh … Aproveitam se demais.

    1. Avatar de int3
      int3

      conta lá isso direito.

    2. Avatar de Nckportugal

      explica melhor essa dos 60km/h e 300€ pk tal não consta no CE nem na legislação adjacente.
      mete aí o artigo de infracção para seres mais explícito

      1. Avatar de jonny
        jonny

        sim, também gostava de saber em que situações se leva com 300 paus por se vir a 60kmh. parec-me mais um comentário sem nexo.
        Para mim é simples o caça á multa é uma treta de tuga, isso não existe, se as pessoas cumprirem as regras não apanham multas. Agora o que acontece é: as pessoas não cumprem o estipulado, apanham multa, é culpa dos caça á multa. lol.

        1. Avatar de censo
          censo

          Eu também pensava assim ate dezembro último. Podes ter toda a certeza que ha operacoes montadas especificamente para fazer dinheiro. Já o denunciei. E nunca me desmentiram, aliás, por portas e travessas, já me confirmaram.

        2. Avatar de Portugues
          Portugues

          Concordo.

      2. Avatar de Pablo
        Pablo

        provavelmente numa zona de coexistência

        1. Avatar de Quack
          Quack

          Sabes o que é uma zona de coexistência?

          1. Avatar de Pablo
            Pablo

            ya, só podes circular no max a 20km/h

    3. Avatar de Malucs
      Malucs

      Ias a 60km/h numa rua de 20 ou 30km/h?

    4. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Aposto que excedeste o limite minimo em 60km/h…. aí sim, pode ser muito grave e perdes os tais pontos!

    5. Avatar de OzéDasSandes
      OzéDasSandes

      Eu já fui multado a 70km por hora numa zona de 50 e só apanhei 120 euros, que é o mínimo. Ou estás a aldrabar bem aldrabado, ou então já és reincidente nesse tipo de situações.

    6. Avatar de Portugues
      Portugues

      Leria, provas disso onde estão.

  6. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    sim, as multas baixaram por causa da carta pontos loool
    não terá sido as forças de segurança que andam a passar menos??
    é que basta sair à rua para ver tudo ao telemóvel e a fazer infracções tal como antes.

  7. Avatar de José Santos
    José Santos

    O número de multas diminuiu mas o civismo dos Portugueses contínua em alto!
    Ainda este fim-de-semana parei por 10 minutos e ganhei logo uma valente pancada numa das portas… e onde está o responsável foi se embora como se nada fosse com ele e nem deixou o contato e o pior e que eu nem reparei no carro que estava ali estacionado só sei a cor “Branco” e que erra novo!
    Ainda desviei o meu carro para cima de uma raia para não ficar muito perto mas mesmo assim conseguiram bater e lá se foram este senhor ou senhora com o seu grande civismo à tuga e agora o pobre que fique com o prejuízo!
    Tuga é Tuga… bola para a frente e os outros que se amanhem…

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Estava bem estacionado? Pelo comentário não sei se parece..

      Dito isto.. Já levei uns quantos espelhos a frente, propositadamente, por pessoas que não sabem estacionar os seus veículos. Assim como já movi veiculos (com a ajuda da bola de engate do jipe) que me impediam a saída.. Civismo? Tive nos primeiros 5/10 minutos, depois, como portugues, desenm*rdeime…

      1. Avatar de RUI
        RUI

        “Já levei uns quantos espelhos a frente, propositadamente, por pessoas que não sabem estacionar os seus veículos.”
        Estavas bem era na Coreia do norte a trabalhar numa mina. Não podes justificar a tua falta de civismo porque os outros também não tem.

        1. Avatar de Portugues
          Portugues

          Concordo.

      2. Avatar de Portugues
        Portugues

        Tive nos primeiros 5/10 minutos, depois, como portugues, desenm*rdeime…
        Bem era cívico, depois é o quê. Então diz civismo e depois faz igual se os demais forem atirar-se da ponte também vai. Não faça rir. Justificações patetas.

    2. Avatar de José Santos
      José Santos

      Se eu estava muito bem estacionado, claro que sim como sempre, alem disso eu não me considero um Tuga… ate tenho vergonha em ser Português… pela enorme falta de respeito que os Tugas tens uns pelos outros pela inveja…
      Pelas leis que defendem os criminosos, e não o cidadão cumpridor…
      Mas já o senhor e um Tuga mesmo à seria! Vai ganhar um prémio um dia destes!

  8. Avatar de Luis
    Luis

    Quando foi proibida a utilização de telemóveis também ninguém mexia no telemóvel enquanto conduzia, vejam agora…

  9. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Estranhamente a noticia já é bem antiga, a dos 30 radares, algo já pensado desde 2014 e supostamente para estar concluido em 2015…
    https://www.publico.pt/sociedade/noticia/sistema-nacional-de-controlo-de-velocidade-concluido-em-2015-1669746

  10. Avatar de censo
    censo

    Espero que sejam cada vez menos, mas acreditem que há operacoes montadas especificamente para fazer dinheiro. Acham normal o agente chegar ao pé de vocês e “…são 120€, paga em cheque, dinheiro ou multibanco?”…assim, sem mais? Pois é. Foi denunciado. Foi aberto processo de averiguações à unidade em causa. É claro que ninguém o ira admitir, mas aconteceu.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Eu não só acredito como sublinho.
      Vejo constantemente operações nos sítios do costume (zonas de caça). Normalmente longas rectas dentro de localidades, onde pouca gente que não conheça o local passa a menos de 70Kmh (está errado eu sei, mas isso não é de todo prevenção.
      Ainda bem que existem os grupos no face para informar das operações 🙂

      1. Avatar de Portugues
        Portugues

        Então em zonas onde normalmente as pessoas se desleixam, são zonas de caça. ahahaha.

    2. Avatar de Portugues
      Portugues

      A dita unidade em causa o que tem a ver co o geral. NADA.

  11. Avatar de Ismael Guimarães AJ
    Ismael Guimarães AJ

    No meu entender a carta por pontos é inconstitucional.

    A verdade é que como as coisas foram feitas, haverá lugar a um duplo pagamento, ou seja, pagasse a multa e ainda, ao mesmo tempo, se perde pontos por algo que se pagou em dinheiro.

    Consideraria a carta por pontos algo excelente se acabassem as coimas em dinheiro associadas à infração e passasse só a acontecer a perda de pontos.

    Assim as pessoas usariam o dinheiro das coimas para ir estudar novamente na Escola de Condução.

    1. Avatar de Portugues
      Portugues

      Duplo pagamento. Só é paga uma vez. A perda dos pontos, não paga. A perda serve unicamente para incutir mais responsabilidade e menos estupidez. Senão é com tudo vai aprender a conduzir novamente. Essas regras ainda deviam de ser mais rígidas. Ninguém tem culpa se perder pontos por causa de irresponsabilidade ter que pagar novamente futuras situações. É simples tomem CUIDADO.

    2. Avatar de Portugues
      Portugues

      Inconstitucional. ´muitos terem que levar com a estupidez dos outros, causando mortos, feridos, etc, tudo por causa de quê. Analisem e vejam bem. Isso até é brando de mais. Deveria de dar prisão. Isto situações graves. Usar telemóvel a conduzir, não respeitar as passadeiras, excesso de velocidade, bebedolas a conduzir, mudança de direção sem darem sinal, mudança de faixa sem darem sial Esses ditos condutores de meia tijela e com carta tirada à custa de dinheiro por baixo, julgam o quê. A policia que atua e forte .

  12. Avatar de Vlad
    Vlad

    Mas que estudo mais tendencioso. Ora o sistema acabou de ser implementado, logo é perfeitamente normal as pessoas inicialmente andarem com mais cautela por causa deste. O estudo deveria de ser realizado um tempo considerável até as pessoas se ambientarem a este. Mas pronto, certamente que nessa altura não vai haver estudo nenhum porque duvido que tenha um impacto assim tão significativo.

  13. Avatar de Portugues
    Portugues

    A palhaçada nas estradas continua na mesma, condutores a conduzir e a falarem ao telemóvel, mudança de faixa, sem darem sinal e se alguém reclama, ainda insultam, virarem para esquerda ou direita sem darem sinal, estas coisas é uma fartura. Uma coisa boa era os condutores tirarem foto das matriculas e enviarem para determinado numero da polícia. Depois sempre gostava de ver.

  14. Avatar de José Santos
    José Santos

    Olhem para países como a Suíça onde todos respeitam e que não respeita sabe que vai ter 90% de hipótese de ser multado e de ficar inibido de conduzir por uns meses.
    Lá todos os sinais luminosos tem camaras, existem radares fixos devidamente identificados em zonas urbanas, auto estradas mesmo em zonas rurais. Nas localidades existem as zonas de 30 e de 20 k/h onde que tem prioridade são os peões e assim é que devia ser em Portugal… caça a multa não civismo respeito pelo código se é 50 k/h é 50k/h e não 90k/h.
    Vamos respeitar para ser respeitados vamos cumprir para não ser punidos, e no que toca ao bater mesmo com uma porta no carro ao lado e fugir devia ser considerado crime.
    Sou a favor de camaras de controlo de tráfego nos sinais luminoso nas intercessões, cruzamentos, parques, nas vias de mais concentração de trânsito e de maior sinistralidade.

    1. Avatar de Portugues
      Portugues

      HIP HIP HURRA BRAVO. APOIADO.CONCORDO. E mais as penalizações deveriam de ser mais fortes.
      Melhor era colocar os condutores a apresentar queixa dos que prevaricam, assim talvez começassem a ter mais cuidado. Agora dizem, era uma ditadura, pois é, é mau mas as pessoas respeitam-se, senão…..