CyanogenMod 9 com ICS já em Janeiro

39 Comentários

CyanogenMod 9 com Ice Cream Sandwich poderá ser disponibilizada já em Janeiro.

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE.COM

Já se vem a falar há algum tempo em vários fóruns inclusive no fórum da CyanogenMod desta nova versão e quais os equipamentos que a comunidade poderia dar suporte.

Contudo, não passavam de suposições e crenças, até porque a Google ainda não tinha disponibilizado o source do ICS e a equipa ainda não tinha confirmado de forma oficial a nova versão.




Depois do lançamento oficial do source do ICS no dia 14, acabou por ser confirmado ontem pelo Steve “Cyanogen” Kondik, que revelou no Twitter (@cyanogen) da comunidade que já começaram os trabalhos no desenvolvimento da nova ROM e que, possivelmente, a mesma poderá estar pronta daqui a dois meses, o que para a maior parte dos utilizadores de Android poderá ser uma excelente notícia.

Se os planos da equipa correrem dentro dos prazos, poderá ser-nos apresentada a nova CyanogenMod já em Janeiro.

Contudo, uma das variáveis que ainda continua numa incógnita, é quais são os equipamentos alvo desta nova ROM. Provavelmente só serão revelados quando a ROM for disponibilizada, o que é mais certo.

Homepage: CyanogenMod

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Se acontecer como na versão 2.3 o meu galaxy s só terá uma versão estável um bom par de meses depois.

    1. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Antes tarde que nunca, não é verdade?

      Eu também possuo um Galaxy S, há um ano era máquina de topo e agora parece que o sinto descontinuado. Definitivamente cada vez menos vou investir em máquinas de topo quando se fala em informática e afins, um par de meses depois e parece que compramos um Renault Clio em vez de um Mercedes (mas isto há muito que é sabido).

      Embora seja provável para o meu dispositivo, a CyanogenMod poderia disponibilizar uma lista dos dispositivos que irão suportar o Ice Cream que eles trabalham.

      1. Avatar de Diogo Ferreira
        Diogo Ferreira

        Como é que hoje em dia se pode dizer que o Galaxy S está descontinuado lol. Mesmo com a ROM 2.3.3 oficial da Samsung, aquilo voa, não sei como alguém se pode queixar. Com a Cyanogen 7 então, lol.

        1. Avatar de Marco Magalhães
          Marco Magalhães

          Eu não me queixei e sei bem que aquilo voa.

          Mas a verdade é que não há updates oficiais como há para outros telemóveis. Qual é a última versão que consegues obter a partir do KIES? Pois, isso é que é ser oficial. Agora as roms que se arranja na net não são oficiais, são leaks. E arranja-se até à 2.3.5. Agora eu pergunto: vai a samsung lançar o ICS para o Galaxy S? Duvido muito.

          Por isso é que digo que é descontinuado, não há updates oficiais por parte da samsung (e o telemóvel pouco mais de 1 ano tem), mas de longe digo que é descontinuado por parte da comunidade.

          1. Avatar de R!cardo
            R!cardo

            Já se arranja a alguns tempo a versão 2.3.7

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            versão oficial? se queres versões oficiais, compra um telefone oficial google (nexus). todas as outras marcas demoram a lançar updates as suas ROMs oficiais..
            tenho um SGS, e sinto que desvalorizou muito rapido, mas isso so se deve ao crescente mercado de smartphones.
            quanto a roms actualizadas, a SAMSUNG até tem um forun com leaks deles… alem de se arranjarem inumeras em foruns..
            cumps

      2. Avatar de Marcelo
        Marcelo

        Por enquanto eles confirmaram apenas os Samsung galaxy S e S2 além do Lg Optimus 3D.

    2. Avatar de jeton90
      jeton90

      Como assim tens algum equipamento

  2. Avatar de jogqbue
    jogqbue

    Desculpem a ignorância, mas não sou informático. Do quê é que estamos a falar quando se fala em cianogen?

    Abraço.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      CyanogenMod é uma ROM personalizada (entende como um sistema operativo para o teu smartphone= com base no Android

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      É o Android modificado, com mais funcionalidades. Por exemplo, tem uma que te permite aumentar o overclock do telemovel. Eu sei que já existe aplicações para isso, mas aqui já vem de base. Depois tem muitas outras opções.
      A grande desvantagem é que vem completamente cru. O dialer, o gestor de chamadas, o laucher (a barra de apps em baixo) e muitas outras coisas. Existem muitas apps que colmatam essas desvantagens. Mas é uma tarefa árdua até encontrares aquilo que realmente queres. Por exemplo, o gestor de chamadas nativo do Android é da idade da pedra.
      Quem for geek fica todo contente porque permite mil e uma personalizações. Quem procura que o telemovel seja uma coisa pratica tem que ter muito trabalho a procura da app certa, ou fica muito desiludido. Claro que um geek que procura um telemovel pratico não se importa desse trabalho.

      1. Avatar de Xis
        Xis

        Quem procura que o telemóvel seja uma coisa prática não instala a cyanogen.
        Uma pessoa, que faz root ao telemóvel, desbloqueia o bootloader e faz flash a uma rom não deve ser propriamente uma pessoa que tem problemas em modificar um pouco a rom cyanogen.

        1. Avatar de André Tavares
          André Tavares

          desculpa que te diga, mas eu tenho um lg maximo black e demorei 10minutos a alterar a rom já que a lg se esqueceu completamente dos seus clientes.
          Por isso te digo que não é preciso ser um às na informática para fazer isso, é mais fácil do que andar atrás de aplicações isso te garanto

        2. Avatar de Sérgio
          Sérgio

          no final procuras uma coisa pratica

  3. Avatar de Entra aqui =D

    Será desta que faço root ao meu telemóvel? =D

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Ainda não fizeste?!?

  4. Avatar de Duker80
    Duker80

    Sou leigo no assunto CyanogenMod 9. Podem indicar um tutorial para o HTC Desire HD?

    1. Avatar de smonteiro
      smonteiro

      Lê bem o artigo.

      1. Avatar de Duker80
        Duker80

        Obrigado Hugo Cura!

        Aproveito e coloco o tutorial com vídeo. Foi simples e rápido.
        http://www.xda-developers.com/android/how-to-root-the-htc-desire-hd/

  5. Avatar de J0n
    J0n

    A minha Rom, a saga já começou, vai estar na última nightlie 8, algumas modificações ao já esperado ICS.

    wpa_supplicant_6: Fix signal indicator for ICS (android_external_wpa_supplicant_6)wpa_supplicant_6:

    Fix wpa_state enums for ICS compatibility (android_external_wpa_supplicant_6)

    *Stay tuned*

    1. Avatar de J0n
      J0n

      Ups… nightlie 8, não será 7?

      1. Avatar de Italo
        Italo

        No changelog da Nightly #205 para o Optimus 2X também uma menção a isso.
        Mas no tópico das Nightlies no XDA, disseram que as nightlies estarão congeladas até que o CM9 seja lançado. Já outro disse que vão ser duas branches : uma focada no desenvolvimento do CM 7.2 e outra no CM9.

  6. Avatar de Eu
    Eu

    Eu gostava de um tutorial para instalar o Android Ice Cream Sandwich no meu boston!

    1. Avatar de Daniel©
      Daniel©

      oh amigo, não ha, ainda so vai ser lançada a cyogen em principio so daqui a 2 meses…

  7. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    E já está prometido para o Boston 🙂

  8. Avatar de DRodrigues
    DRodrigues

    alguém sabe se vão disponibilizar/permitir a actualização para o ICS na família Galaxy (eu tenho um Ace)

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Pelo menos para o Galaxy SII vai ser disponibilizada de certeza, a Samsung já confirmou.

      Agora para o Galaxy S a Samsung já quase confirmou que não iria dar actualização para o ICS, o mesmo deve acontecer com o Ace.

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        Aqui está o que eu comentei mais acima: um telemóvel com pouco mais de 1 ano como o Galaxy S, já não vai receber este update por parte da Samsung. Entendo que seja tudo uma estratégia de markting, mas há os que podem continuar a evoluir e há os que ficam agarrados (se bem que eu estou bem satisfeito com o que tenho e não penso trocar).

  9. Avatar de José Zinho
    José Zinho

    Eu tenho um Nexus S e vou ser dos primeiros a ter ICS oficial da Google!!!!
    Comprem GooglePhones em vez de HTCs, LGs, SAMS, MOTOs e etc altamente customizados e terão tudos mais rápido e melhor.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Eu estou interessado no Galaxy Nexus mas não sei se a qualidade de construção seja igual a um HTC.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Eu comprei agora um na Fnac e é impecável.

        Vale mesmo a pena. E o bonus das actualizações rapidas é sempre bom.

  10. Avatar de rodriguesp
    rodriguesp

    para o Galaxy S já existe um port do ICS das sources da google. ja praticamente tudo está a funcionar:

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1338636

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Sim…
      Não experimentes esse port ainda, ainda tem muitas falhas que até podem danificar o equipamento.

      O source image foi disponibilizado por um membro da equipa da CyanogenMod, portanto, já deve ter vindo com algo trabalhado para o Galaxy S.

      Daqui por umas semanas, já deve estar +/- para poder ser instalada e ser usada com frequência.

  11. Avatar de Rogério M.

    Boas pessoal,

    Vai sair o ICS pra o Huawei Ideos X5?

    Cumps

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      De forma oficial, pouco provável…

      1. Avatar de Rogério M.
        Rogério M.

        Refiro-me a uma versão pela mão da equipa Cyanogen.

        1. Avatar de Hélder Ferreira
          Hélder Ferreira

          Não se sabe ainda…

          Pode ser que por daqui mais uns dias, a equipa da Cyanogen revele quais os equipamentos alvo…

  12. Avatar de L. Mata
    L. Mata

    Já me deixei de ROMS… é libertador. 🙂