Cyanogen Inc. pondera um novo rumo

19 Comentários

A Cyanogen Inc. é uma empresa bastante conhecida no meio tecnológico, sendo responsável por uma das mais conhecidas ROMs, a CyanogenMod.

Segundo algumas fontes, a Cyanogen Inc. estará a iniciar um processo de reestruturação e pondera seguir uma nova estratégia para a empresa.

cyanogen inc

A Cyanogen Inc. é uma empresa criada há quase 3 anos, por um grupo de developers da CyanogenMod que pretendiam dar uma orientação mais comercial à experiência adquirida no desenvolvimento de ROMs para Android.

O produto mais conhecido desta empresa é o CyanogenOS, um sistema operativo baseado em Android e que, através da parceria com alguns fabricantes, que equipam de fábrica alguns equipamentos com os quais já estamos familiarizados, como o OnePlus One e o Bq X5.

Segundo avançam algumas fontes citadas pelo Android Police, a Cyanogen Inc. estará a proceder a uma reestruturação interna, que resultará no despedimento de uma larga proporção dos seus trabalhadores, em especial da área de Open Source, podendo esta mesmo encerrar, assim como alguns trabalhadores da área da qualidade e do suporte a utilizadores.

Cyanogen inc 2

No total, já foram despedidos 30 dos 136 trabalhadores espalhados por todo o mundo, o que representa cerca de 20% da força laboral da empresa. Além dos despedimentos, alguns escritórios mais pequenos, como o de Lisboa e alguns na Índia, estão a ser encerrados. Estes números podem ainda aumentar nos próximos dias.

Na base desta reestruturação, está uma mudança estratégica que a empresa pretende implementar, centrando o foco no desenvolvimento de apps. Este novo rumo pode significar um foco na iniciativa Mod, um novo projecto da empresa que consiste numa plataforma que abre o Android framework da CyanogenOS, permitindo uma maior integração de aplicações e serviços em áreas de software que estão, normalmente, fechadas.

Depois de alguns problemas registados com algumas parcerias, como a OnePlus, e de alguns modelos planeados com o CyanogenOS que nunca chegaram a sair, esta poderá ser uma nova tentativa de encaminhar a Cyanogen Inc. de novo para um destino de maior sucesso.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    o rumo do android e a falencia assim como o w10, so iphone merece ser smartphone a serio

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Não me liguem sou um fanboy sem vida

    2. Avatar de Marco
      Marco

      A Cyanogen não é o Android…nem sei porquê mencionar Apple e WP

      1. Avatar de EC
        EC

        “A Cyanogen não é o Android… ” Explica lá isso melhor. Querem ver que o Cyanogen OS é baseado em MS-DOS e não sabia?!

      2. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        Cyanogen é Android.

        1. Avatar de Mayombe
          Mayombe

          Mas não é O Android. Foi o que o Marco disse. A Cyanogen tem uma atitude deplorável em toda a sua vertente comercial e nas suas parcerias. Apesar de usar a release oficial do CM13 no meu OnePlus, não me espanta este desastre como empresa. Apesar de tudo, são modders e hackers e não empresários… Já agora, se me pagassem bem ainda era capaz de usar algo da Apple (diria ter, mas a privacidade e a liberdade é tão pouca com a Apple que não se tem nada, só se usa os seus produtos). 😉

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Exacto, foi isso que mesmo que disse 😉

        2. Avatar de Paulo Sebastião
          Paulo Sebastião

          Como bem dizes Cyanogen é Android, mas o Android não é Cyanogen, nem pouco +/-.

    3. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      O texto não faz sentido algum. Talvez falte alguma pontuação ou acentuação.

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Irra mais ao iPhone. Qualquer assunto de telemóveis vem sempre um a falar do iPhone…. Haja paciência

  3. Avatar de paulog
    paulog

    O comentário do João é muito oportuno, deviam aproveitar a sua inteligência para o internar sem retorno. Efeitos secundários do calor…

  4. Avatar de Marco
    Marco

    Pena que a estratégia da Cyanogen passe por “…despedimento de uma larga proporção dos seus trabalhadores, em especial da área de Open Source, podendo esta mesmo encerrar,…”

  5. Avatar de LUMIA 630 DS
    LUMIA 630 DS

    Ainda nao viram, pois nao?? E tao simples.
    A MSFT nao comprou a Cyanogen. Comprou os donos. Vao passar a trabalhar para a MSFT, e devagar devagarinho, vao fechar a Cyanogen. Passam as patentes para a MSFT e vao serao funcionarios da MFST.

    Mais simples do que isto?

    1. Avatar de Alexandre Carvalho
      Alexandre Carvalho

      Microsoft nem comprou a Cyanogen, fantástico discurso da conspiração, mas precisas primeiro de te informar e ler mais na internet =)

    2. Avatar de MiguelDias
      MiguelDias

      Fez o mesmo com a nokia e foi o desastre que se viu…

    3. Avatar de Marco
      Marco

      isto faz sentido, já vi a MS aplicar esta táctica.

    4. Avatar de Ismael Guimarães AJ
      Ismael Guimarães AJ

      A verdade é que a Microsoft (MS) precisa de quem desenvolva aplicações para o Windows.

      Se a MS conseguir ter uma equipa de desenvolvimento como a da Cyanogen Inc. então muita coisa poderá mudar. Eu não acho as APPS do Windows nada boas mas se elas ficarem boas, então o SO vai rivalizar com o Android.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    O meu Wileyfox Swift que me custou £99 (Cyanogen 13.0, Android 6.0.1) é o melhor télélé que já tive e que venha a precisar por bastante tempo. Recomendo pois acho que pagar premium por algo que não tenho meios de substituir quando o azar bate à porta, é a morte do artista.