Cyanogen e OnePlus, está terminada uma parceria sem futuro

34 Comentários

Quando a OnePlus lançou o One conseguiu estabelecer uma parceria estratégica com a Cyanogen. Ao ter esta empresa a produzir as ROMs para os seus equipamentos tinha a garantia de ter um vasto mercado e actualizações constantes.

A relação entre estas duas empresas nunca foi pacífica, tendo-se tornado bastante complicada com alguns problemas recentes. Esta parceria parece ter terminado agora, segundo afirmações dos responsáveis da Cyanogen.

Cyanogen_1

Na verdade este fim da relação entre a Cyanogen e a OnePlus era algo que já se esperava há algum tempo. Ambas as empresas têm procurado alternativas para seguirem o seu caminho e tudo parece estar agora tratado.

A confirmação da parceria entre a Cyanogen e a OnePlus foi feita pelos responsáveis máximos da Cyanogen numa conferência que teve lugar em Pequim.

As afirmações de Kirt McMaster e Steve Kondik foram claras e mostraram que as muitas divergências sobre o futuro da versão Android da Cyanogen e o que dela se espera levaram a conflitos constantes.

Foi ainda dito que sem a Cyanogen a OnePlus não teria alcançado o sucesso que teve e que provavelmente seria apenas mais uma fabricante de smartphones. No entendimento da Cyanogen a OnePlus aproveitou-se da fama destas ROMs para promover os seus produtos.

Mas o fim desta parceria vem abrir agora portas para a Cyanogen procurar outros parceiros, sendo quase certo que irá olhar para o mercado chinês e encontrar ali empresas com a capacidade que esperam para criar equipamentos talhados para se ajustar à sua ROM, repetindo o sucesso que conseguiram com a OnePlus.

OnePlus_1

Um dos maiores problemas com estas empresas surgiu quando a OnePlus quis entrar no mercado indiano e viu-se impossibilitada, devido a uma parceria de exclusividade entre a Cyanogen e a Micromax.

Esta situação levou a que a OnePlus anunciasse a criação da sua própria ROM, o OxygenOS, que acabaria por ser lançada no início deste mês. Desde essa altura que as relações entre estas empresas ficou definitivamente quebrada.

O OxygenOS irá substituir o CyanogenMod como sistema operativo principal, pondendo o utilizador escolher qual quer usar. A própria Cyanogen irá manter o suporte para os OnePlus nas suas versões futuras de Android.

Esta separação vem assim libertar estas duas empresas e torná-las independentes para seguirem os seus caminhos. A OnePlus irá dedicar-se aos seus equipamentos e à sua versão de Android e a Cyanogen vai procurar novos fabricantes, com uma maior capacidade de produção e de massificação de equipamentos com a sua ROM.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    A Cyanogen começou por ser algo que vivia do trabalho de todos os developers, mas começou a pensar desmasiado nos €.
    Conheço outros developers que deixaram de ajudar a Cyanogen porque viram que estavam a trabalhar de graça para outros ganharem milhões…

    Então como podem fazer um contracto de exclusividade para a India com a Micromax e ao mesmo tempo fazer parceria com a OnePlus a saber que o mercado Indiano tambem estava nos planos da OnePlus?

    No entanto existe developers que vão continuar a trabalhar nas versões Cyanogen a custo 0 para o OnePlus e isso é de louvar!

    1. Avatar de comentador assiduo
      comentador assiduo

      isto +e o android..ahah que SO ridiculo

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Aí estão eles, hoje és tu o responsável pelo nível de estupidez nos comentários do pplware?

        1. Avatar de PP
          PP

          Basta olhar para os comentários abaixo para se ver que o “comentador assíduo” aceitou o repto de bom agrado. LOL

      2. Avatar de Joaquim Ramos
        Joaquim Ramos

        Este senhor devia ser banido…

  2. Avatar de João Dias
    João Dias

    Tinha a Cyanogenmod 12 desde Janeiro no OnePlus.
    Fui acompanhando o desenvolvimento das nightlies, com mais features a todas as semanas. Tudo estava a avançar bem até meio de Março, quando a Cyanogen inseriu mais uma série de funcionalidades (daquelas que não interessam nem ao menino Jesus) e a bateria começou a sofrer com isso. Um telemóvel tão bom como o One Plus e estava com problemas de performance.

    Entretanto a própria OnePlus lançou o OxygenOS. Decidi experimentar e a bateria está impecável, com as funcionalidades que são essenciais e com um aspecto muito aproximado ao Android do Nexus 5.

    O que significa que, assim que a Google lança o código para o Android Open-Source Project, a OnePlus demorará menos tempo a implementar uma nova versão…porque são menos funcionalidades para colocar em testes para novas versões.

    Resumindo: Mais features não significam melhor sistema. Um sistema mais leve funciona melhor e às vezes é preferível voltar ao início e fazer algo bem feito.

    Boa sorte para a Cyanogen, mas não tenciono voltar a colocar as ROM’s deles no telemóvel.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Desculpa la mas eu tentei o oxygen e aquilo devorava a bateria

      Agora com cm12 esta bem melhor.

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Pronto, temos pontos de vista contrários.
        Quando eu ia às definições do dispositivo no Nexus 5, eram X opções. Com a CM12 no OnePlus, eram quase o dobro de opções, só na master view.

        Eu entendo que existem pessoas que gostem de imensas funcionalidades. Eu gosto de boa performance e boa bateria, e o OxygenOS dá-me isso mesmo. Se a ti te dava o contrário, não discuto isso, é um ponto de vista de cada utilizador.

      2. Avatar de Meianalga
        Meianalga

        Pois igualmente vezes 3 aparelhos cá em casa e para além da bateria sentia falta de tudo que um tem e o outro nao

    2. Avatar de Filipe Viola
      Filipe Viola

      instala a nightly cm12.1, tem muito mais fluidez e é muito poupada na bateria. Usa a build do dia 26.

  3. Avatar de Ricardo sms
    Ricardo sms

    A atitude arrogante da Cyanogen Inc, bem como a sua vontade de se afastarem do Android “vanila” vão ditar o seu fim.

    Sempre utilizei ROM cyanogen, mas vou deixar de utilizar se continuarem pelo caminho “anti-google”e a meter bloat da MS nas suas ROMs.

    1. Avatar de comentador assiduo
      comentador assiduo

      ser fandroid e frustrante, mudem para um SO de jeito e n ha problemas destes

      1. Avatar de João Brito
        João Brito

        E qual recomendas, já agora?

        1. Avatar de jcouts
          jcouts

          Windows Phone, por exemplo. Performances melhores, baterias melhores, câmaras melhores, preços melhores, e faz mais que o Android faz sem precisar de aplicações. Se precisares de duas mil aplicações diferentes, o Windows Phone não é para ti. Se precisas de um telemóvel que seja rápido, dure vários dias seguidos e não te faça gastar dois meses de ordenado então devias considerá-lo.

  4. Avatar de comentador assiduo
    comentador assiduo

    isto é o android..venham agr os defensores do 1+1..meu rico iphone mais 2anos com updates sem andar a procura de roms na net e sempre rapido e ainda vendo por 500euros se me apetecer.

    1. Avatar de ze
      ze

      vendes vendes…

    2. Avatar de David.pt
      David.pt

      Eu pelo menos tenho a opção de usar a ROM que me apetecer…agora tu tens sempre do mesmo.

      1. Avatar de comentador assiduo
        comentador assiduo

        isso e como dizeres a um tipo que compra um rolex..epa olha sempre para o mesmo ecra o meu android wear tem varias..who cares?

        1. Avatar de João Dias
          João Dias

          Se tu estás satisfeito com o que tens, bom para ti. Se não estás satisfeito com o dos outros, boa sorte com isso.

    3. Avatar de Darth
      Darth

      Lol… 500€. Vendes dendes

  5. Avatar de Pires
    Pires

    Não fosse o custo e já teria regressado aos Cupertino há muito ..

    1. Avatar de comentador assiduo
      comentador assiduo

      so a Apple merece o que se paga, android basta ver os forums de queixas e procuras de lag fixes.

      1. Avatar de Marco N.
        Marco N.

        Preocupas-te muito com o android.
        Não estás contente com o iPhone?

  6. Avatar de One_Nuno
    One_Nuno

    Não me preocupa nada esta noticia, nem deve preocupar os que tem o OPO. Acontece que a cyanogen apenas vai deixar de dar suporte ou actualizar versões posteriores á CM12S ( android 5.0.2).
    É extremamente fácil ter o OPO actualizado com as NIGHTLIES, e as NIGHTLIES vao continuar a ter suporte durante +/- 3 anos possivelmente até mais visto que telemóveis como por exemplo o galaxy S2 ou o nexus 4 continua a ter actualizações e já sairam á uma parga de anos.
    Neste momento estou a correr as Nightlies do CM12.1 (android 5.1.1) e digo que nunca tive o OPO tão rápido e fiável . Bateria dura 2 dias com 6h30m de SOT, as novas funcionalidades do 5.1.1 são um must e muito importante tambem, o memory leak do playservices está reparado. Quem tem um OPO experimente os Nighlies , não se vão arrepender .

    Cumprimentos para todos.

  7. Avatar de Frederico
    Frederico

    Dizer que a apple merec o que se paga é ridiculo. Acho engraçado este pessoal que nem android tem ou que nem sequer testou o oneplus one vir para aqui mandar bitaites.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já vi Castelos maiores a demorarem mais tempo a desmoronarem-se, pode ser que a cyanogen siga o mesmo que caminho e se afunda também

  9. Avatar de Jota Eme
    Jota Eme

    No entanto, o Steve Kondik mostra-se bastante interessado na comunidade OPO, explicando detalhadamente o que correu bem e o que correu mal com o(s) lançamento(s) da CM12S, e termina com a promessa do lançamento em breve da 12.1, com o Android 5.1.1 e novas funcionalidades.
    https://forums.oneplus.net/threads/adventures-in-ota-land.306573/

  10. Avatar de Antonio Jose Guerreiro
    Antonio Jose Guerreiro

    O sistema Android é sem duvida o mais popular em todos aspectos positivos (relação preço qualidade, mais variedade de APP principalmente grátis, compatibilidade e facilidade de utilização). Comprar APPLE = (Apple Pois Para Largar Euros)! Tenho um ONEPLUS e sou testemunha em ver vários amigos meus trocarem iphones por ONEPLUS e ficarem pasmados com a diferença. Cups

    1. Avatar de jcouts
      jcouts

      Na relação preço/qualidade o rei é o Windows Phone. Completamente indiscutível. O meu 520 de 80€ tem performances semelhantes a Androids de 300€.

  11. Avatar de Sevenfoldeiro
    Sevenfoldeiro

    a realidade é que a rivalidade android vs ios, e ate mesmo WP, é estúpida, e alimentada por fanáticos, e jornais.
    Sao SOs diferentes, com propositos diferentes.
    Android : Versatilidade
    Ios: fiabilidade
    WM: performance e duração.

    Basicamente é isto…
    o ios e programado para correr apenas nos dispositivos da marca … o android e feito para correr em muitos ou seja, o óbvio é que este não seja tão fiável e tenha muitos erros…