Custará até 3€ carregar rápido o seu carro eléctrico nas cidades

89 Comentários

Há uma grande necessidade de instalar nas cidades os chamados “carregadores rápidos”. A EDP, a Mobilectric e a Prio, que participaram no concurso para operar carregadores rápidos nas cidades, têm até dia 8 de Janeiro para instalar os equipamentos.

O preço de cada carregamento rápido resultante do concurso irá variar entre 1,5 e 3 euros.

Custará até 3 euros carregar rápido o seu carro eléctrico nas cidades


Segundo informações veiculadas pelo Público, há já novos resultados para fornecer carregadores rápidos nas principais cidades portuguesas. Depois deste concurso público ter sido repetido, haverá até dia 8 de Janeiro a necessidade de instalar 14 pontos de carregamento rápido explorados pelas entidades que ganharam.

A entrega de lotes coube à Prio, à EDP e à Mobilectric (empresa de mobilidade eléctrica do grupo C. Santos, que comercializa a marca Mercedes em Portugal). Estas empresas têm até início de Janeiro, segundo avançou o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, para disponibilizar o serviço de carregamento rápido aos vários modelos de automóveis que já existem nas estradas nacionais.

 

E o Preço?

Segundo o ministro, do concurso resultou o preço de cada carregamento rápido entre 1,5 e 3 euros, frisando que usar um carro eléctrico terá um custo “incomparavelmente mais baixo” do que utilizar um veículo convencional. Esta nova medida irá beneficiar, para já, cerca de 4500 a 5000 carros eléctricos a circular em Portugal, como referiu Henrique Sanchez, da Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE).

A EDP ganhou 5 lotes no concurso da Mobi.e, que deverá instalar nas cidades de Aveiro, Évora, Valença, Viana do Castelo e Vila Real. A EDP acrescentou que “tem previsto instalar mais uma série de carregadores rápidos em locais estratégicos, no âmbito de um programa de médio prazo mais amplo”.

pplware_mobi02

Por sua vez, a Prio ficou-se por um posto de carregamento, o de Coimbra. Quem conseguiu arrebatar oito lotes foi a Mobilectric, a empresa do grupo C. Santos. Nesta segunda versão do concurso (onde o critério preço se mantinha como o principal), a empresa garantiu os lotes nos maiores centros urbanos: dois em Lisboa e ainda Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Braga, Cascais e Loures.

 

8 carregadores extra nas áreas de serviço

Segundo o ministro do Ambiente, 8 de Janeiro é a “data limite” para que estes carregadores sejam instalados nas cidades, ainda assim, poderá haver “uma probabilidade elevadíssima de, até essa data, se instalarem mais oito carregadores nas áreas de serviço das auto-estradas”, para que o trajecto Porto/Lisboa “possa ser feito com toda a naturalidade”.

Assim, segundo o ministro, no início do ano haverá “garantidamente 35 carregadores instalados” na rede piloto de carregamentos rápidos, ficando, contudo, aquém do objectivo fixado pelo Governo, os tais 50, até ao final deste ano.

pplware_mobi01

 

Por que falhou este objectivo?

Matos Fernandes reconhece que a negociação “nem sempre tem sido completamente pacífica”, porque muitos concessionários das estações de serviço ainda olham para a mobilidade eléctrica “como um potencial concorrente” ao seu negócio. Por isso mesmo, o ministro do Ambiente admite que o resultado do projecto-piloto de carregadores rápidos possa ficar abaixo dos 50 previstos inicialmente.

 

Utilizador começará a pagar no final do 1º trimestre

Segundo as palavras do ministro do Ambiente “O investimento que as empresas estão a fazer nos carregadores rápidos tem a nossa garantia de que os carregamentos passarão a ser cobrados”, disse Matos Fernandes. Como a cobrança só pode ser feita quando o projecto-piloto estiver concluído, e o calendário do Governo define que “o mais tardar, no final do primeiro trimestre de 2017”, os carregamentos começarão a ser pagos, o fecho do projecto-piloto “não passará nunca de Fevereiro, Março”.

Comentários

89

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    Os carros elétricos são demasiado caros.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      por enquanto…

      1. Avatar de David
        David

        Mesmo “baratos” são caros para os portugueses.

        1. Avatar de Tico
          Tico

          Quando o cliente não precisar de andar a pagar o aluguer das baterias, nessa altura deve valer a pena…

          1. Avatar de Traveller
            Traveller

            Só a renault tem aluguer de baterias Dah.
            Nissan não há aluguer baterias, testa não há aluguer de baterias, bmw não há aluguer de baterias, vw não há aluguer de baterias, kia não há aluguer baterias, Mercedes não há aluguer baterias, etc

          2. Avatar de Tico
            Tico

            As marcas tem o serviço de aluguer de baterias, podem é ter uma opção adicional de compra das baterias, será interessante nesse caso saber a diferença entre as duas opções, especialmente as condições da garantia das baterias.

    2. Avatar de Ricardo Lopes
      Ricardo Lopes

      Enquanto um carro eléctrico não tiver pelo menos 500Kms de autonomia por carregamento para mim é inútil.

      1. Avatar de João Cavaleiro
        João Cavaleiro

        +1

        Mas já estamos ou quase que estamos lá.

      2. Avatar de MikEV
        MikEV

        Fazes 500km todos os dias? Se não então um eletrico pode ser muito útil nos restantes dias…

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Só porque uma vez por ano fazes 500 km, não precisas de ter um carro com essa autonomia. O meu carro com um depósito ultrapassa os 1000 km. Por dia dificilmente faço mais de 30 ou 40

      4. Avatar de APereira
        APereira

        Nao sei se sabes mas o Tesla já tem mais do que isso…

        Model S 60 – 408km
        Model S 75 – 490km
        Model S 90D – 557km
        Model S P100D – 613Km

        Eu tenho um 90D e no mundo real em AE a andar dentro dos limites de velocidade aqui (70mph~112km/h) consigo a volta de 280milhas, (450km).

        1. Avatar de Ricardo Lopes
          Ricardo Lopes

          E o preço do veiculo? 85000€ – 107000€ !!!
          E a falta de pontos de carregamento fora das cidades?
          É tudo muito bonito , mas neste momento é impraticável.
          Faço 2000Km’s por semana. Não me compensa nadinha.

          1. Avatar de APereira
            APereira

            e quanto cus um veiculo com a performance de um tesla?

            e quanto gasta?

            Onde estou tenho um supercharger a 20minutos e tenho carregador instalado em casa também.

            Para além disso tenho ainda carregadores “universais” na maioria dos hipermercados na zona.

    3. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Não me interessa tanto o preço ou a autonomia.

      Não estou é para abastecer o carro esperar 1 hora ou mais, quando agora demoro 5/10 minutos!

      1. Avatar de dino
        dino

        carregar um tesla num supercharger demora cerca de 15 minutos

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Não percebo essa das concessionarias acharem ser concorrente… é obvio que concorre com o consumo de combustível nas bombas deles contudo aumenta a venda de alimentos a preços bastante inflacionados nos seus restaurantes, ninguém vai ficar meia hora a espera de ter bateria sem comer ou beber nada…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      É.
      Mas a generalidade dos “empresários” tugas são broncos de vistas curtas.

    2. Avatar de João Cavaleiro
      João Cavaleiro

      Bom, eu até acho essa teoria engraçada, mas quando lho para o salário mínimo nacional vejo que poucas sandes de leitão na Mealhada dá para comprar..

  3. Avatar de BM
    BM

    Boas..
    Os preços destes veículos é que são o grande entrave para a sua aquisição, e depois a sua autonomia
    Valores muito altos, por exemplo andei em tempos interessado num veículo de 2 rodas mas os preços para a minha carteira foram logo um entrave 😉

  4. Avatar de jorge
    jorge

    Tanto dinheiro e tao poucas pessoas investem em carros electricos pk???
    porque sao muito caros

    1. Avatar de APereira
      APereira

      Depende do que chamas caro, compras um utilitário praticamente pelo mesmo valor.

      1. Avatar de Tico
        Tico

        Quanto é que pagas por mês SÓ para alugar a bateria do eléctrico? Ele pode nem sair da garagem aquele mês, mas o valor fixo mensal da bateria, geralmente 80€/mês tem de ser sempre pago…

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Eu tenho um Tesla, nao pago aluguer de baterias…

          1. Avatar de Tico
            Tico

            Vamos mostrar que não tem razão por outro ponto de vista, paga o aluguer do dinheiro para o comprar… se as baterias estão incluídas no carro, está ou não a alugar as baterias?

          2. Avatar de APereira
            APereira

            @Tico,

            Vamos mostrar que entao voce nao tem razao…

            Entao paga pelo aluguer do motor do carro?Ou do carro em sí?

            Paga entao o valor do motor ou do carro em sí para o comprar, logo está a alugar o carro… certo?

            Epah que comparacao mais estúpida.

            Como lhe disse, paguei pelo carro tal como pagaria por quaquer outro carro seja qual for o combustivel.

          3. Avatar de Tico
            Tico

            APereira até estar pago o carro não é seu (é frequente ver muitas pessoas a dizerem este é o meu carro, quando lhes perguntamos se já está pago, aí ficam calados…), o carro é composto por vários elementos (motor, bateria, volante…), por isso não compreendo o seu processo de negação…

          4. Avatar de APereira
            APereira

            @Tico,
            Curiosamente o meu está pago por isso nem sequer percebi o porque do assumir que teria feito um financiamento para o pagar.

            Qualquer forma, alugar para mim significaria que em caso de as baterias se danificarem estas seriam substituidas mesmo que já fora de garantia…como nao pago alguer de baterias, quando se forem lá terei de as substituir a meu custo.

            Nao estou em negacao, simplesmente voce está a tentar desinformar…

            Sim um carro electrico fica mais barato, muito mais barato… nem tao pouco se pode comparar um Tesla a um 1.4TDI como andava aí pessoal a comparar.
            Os custos iniciais até podem ser mais elevados, mas nao é a mesma coisa com tudo?
            Em Portugal anda tudo a comprar carros a Diesel porque dizem, e volto a referir dizem que fica mais barato que a gasolina…no entanto pagam mais uns milhares logo a cabeca…
            Nao se parecem importar com isso porque dizem que depois poupam muito dinheiro em combustivel, mas nao querem pagar mais para depois andar a eletrecidade e realmente poupar.

      2. Avatar de MárioM
        MárioM

        Qual valor ?
        1º para quem compra usado não existe nenhum eléctrico barato .
        2º Substituir as baterias é o preço de 1 carro novo, ninguém vai nisso. Portanto eléctricos em 2º mão ninguém se vai enterrar num carro onde possa ter de substituir baterias.

        1. Avatar de Traveller
          Traveller

          Já te estás a contradizer com o primeiro e segundo ponto se ninguém lhes pega porque são caros em segunda mão ?
          Do que tenho conhecimento há por aí pessoal a importar para vender em segunda mão e não chegam para as encomendas.
          Porque comprar um. Carro a gasóleo em segunda mão se posso ter que comprar um motor novo que custarias que o carro?

          Uma bateria nova hoje custa 5000€ com 8 anos de garantia daqui a 8 anos nem 2000 deve custar mas pronto.

        2. Avatar de APereira
          APereira

          Eu nem falei em comprar usado, mas se comprares um carro usado de combustao tambem podes ter problemas e ter de substituir o motor…por vezes até gastar tanto ou mais do que aquilo que ele vale para o meter a andar…

          É isso que te vai parar??Entao compra novo.

        3. Avatar de dino
          dino

          de facto os eléctricos ainda estão demasiado caros. e carros electricos sem ser Tesla seria como comprar uma carroça quando já existiam carros a gasolina. Mas para quem tiver posses é o futuro. quanto à fiabilidade, há um sr. na Holanda que já fez quase 350000 km com um tesla 85d (dos primeiros) e mantem mais de 80% da autonomia da bateria. Depois temos a outra parte, quanto custa um carro a gasolina com 450 cv e que se pode conduzir sozinho?

  5. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Nao tem o que fazer a galp e as outras…esta é a medida que com o tempo menos e menos carros a combustivel irao vender

  6. Avatar de user xpto
    user xpto

    definam “rapido”? é que para mim mais que qualquer outra coisa, esse é o principal entrava à massificação do uso de carros elétricos. Ninguém quer esperar mais de 10 ou 15 min (no máximo) antes e prosseguir viagem.

    1. Avatar de Traveller
      Traveller

      Acho um absurdo ter que ir a uma bomba e Ainda perder 15 minutos a atestar um carro de combustível eu chego a casa ligo o carro á ficha e vou dormir no outro dia de manhã desligo da ficha e vou trabalhar, como é possível haver pessoas que ainda perdem tempo a ir a uma bomba neste século. Já agora ao fim de 200km de viagem acho que devia parar mais de 15 minutos para descansar acho de que

      1. Avatar de Tico
        Tico

        Qualquer pessoa normal acha um absurdo quase todos os dias ligar e depois desligar o carro da corrente só para o poder usar… num carro a gasolina/gasóleo atesta-se o deposito em três minutos, mais três minutos para fazer o pagamento, dá seis minutos geralmente por mês, agora vê o absurdo que é carregar o carro a cada três dias no mínimo, que sejam 4 minutos por carregamento e que se tenha de carregar 10x/mês, temos 4mx10d=40 minutos… Só para ligar e desligar da corrente, agora adiciona o tempo que demora a carregar… Enquanto carrega vais comer e beber qualquer coisa… Enfim concordo contigo é um absurdo mas existem pessoas que nos querem vender como uma escolha inteligente…

        1. Avatar de João Cavaleiro
          João Cavaleiro

          Ora nem mais. É aí que está, está-se a tentar vender o conceito como uma escolha inteligente quando ainda não o é nos moldes actuais, pois uma escolha inteligente tem de albergar todas as variáveis em torno do conceito: preço, usabilidade, fiabilidade, etc. Neste momento, a escolha inteligente só é para quem pode comprar um Tesla Model S no caso de ser uma pessoa de classe média/alta. Não há muito mais a dizer, venha que teoria vier (sim, a de ser um negócio nas áreas de serviço para os restaurantes das gasolineiras também é para rir).

        2. Avatar de APereira
          APereira

          Existem pessoas que sao adversas a evolucao e tudo o que seja mudar o seu sistema habitual causa problemas nas suas cabecas.

          Ora vejamos…
          Chegas a casa ligas o carro a corrente(2min)…sais de casa de manha, desligas o carro da corrente(2min) e segues viagem.

          Referes a questao de que abasteces apenas uma vez por mes… Ok…

          Primeiro nao atestas o deposito em 3 minutos, demoras bem mais do que isso, a menos que tenhas um deposito muito pequeno e andes mesmo muito poucos km.

          Depois, tens de contabilizar ainda com o desvio para ires atestar… ou seja, mais 15minutos…e fazes quantos km?400/500km?

          Mesmo assim, a autonomia do meu Tesla é de 450km aproximadamente, logo…meto o carro a carregar durante a noite e voilá…tenho carga para o resto do mes.

          Isto já para nao falar na questao performance e manutencao de ambos os carros.

          A unica coisa que peca é mesmo pela falta de locais onde carregar por essa Europa fora.

          1. Avatar de Tico
            Tico

            Se não atestas quase qualquer deposito em três minutos, tens de o levar a um mecânico é capaz de ter um buraco em qualquer lado.

            A menos que andes a procurar combustíveis mais ou menos baratos, não tens de mudar o teu trajecto normal para procurar esta ou aquela bomba, ficam a caminho do trabalho ou de casa (sentido oposto da estrada).

            Tu e o Tesla para recuperares o investimento feito na aquisição mesmo com uso excessivo precisas de quase dez anos para recuperar o “investimento” e vê que não estou a adicionar o tempo de o colocar a carregar ou o teu custo hora de esperar que carregue… ou o custo de a meio da noite tens uma emergência e tens de chamar um táxi, já para não falar de que se existe um incêndio na garagem e o carro não está carregado tens de o ir empurrar o carro para fora da garagem, que vida de cão, pior alguém pagar para ter essa vida.

            Tenho um carro que custou 900€ (novecentos) euros em 2010, mudei agora (2016) a distribuição e a embraiagem (475€), está preparado para durar mais no mínimo uns sete anos, daqui a sete anos compro-te o Tesla por 900€ ou 1000€, nessa altura meto-lhe uma bateria pronta a usar (entenda-se que seja chegar a uma bomba, entregar a descarregada e seguir viagem com a “nova”) Não gosto de andar a segurar CABOs.

          2. Avatar de APereira
            APereira

            Nao demoras bem mais que 3 minutos a atestar, depois nem sempre foca no caminho e ha que fazer desvios.

            Por essa ordem de ideias entao se tiveres um invcendio na garagem e nao tiveres gasolina tanmbem tens de empurar…que vida de cao…

            tu nao achas que gastei mais de 100k num tesla a pensar em recuperar o dinheiro pois nao???
            tenta la comprar um carro qualquer com a prformance e extras de um tesla mais barato que um.

          3. Avatar de Ayres Moura
            Ayres Moura

            Quanto ao carregamento caseiro, o problema é que a maioria das pessoas não tem garagem e estaciona onde calha.
            Depois há a questão dos impostos arrecadados pelo Estado a nível dos combustíveis que o erário público não está em condições de dispensar.

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        Nem toda a gente tem garagem para por o carro dentro. Não deveria pensar o que é normal para si (por o carro na garagem) é para outros…

        1. Avatar de APereira
          APereira

          O meu carro fica muitas vezes a carregar fora da garagem.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      O problema é que a maior parte das pessoas até perde mais tempo. Eu apercebi-me que numa viagem, sempre que paro, entre ir a casa de banho, petiscar uma treta qualquer e 2 dedos de conversa, queima-se meia hora e nem se sabe bem como.

  7. Avatar de Freitas
    Freitas

    O teu bebe bem, eu com 25 faço 420 mais ou menos

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Lgp? Como é possivel?? Eu agora no inverno com 15 faço uns meros 200

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Por isso é que se chama ROto 🙂

    3. Avatar de APereira
      APereira

      Depende do pé, por acaso tenho cá em casa um que bebe mais do que isso lol

      A andar normal evitando acelaracoes e travagens bruscas…
      Cidade: 18l/100km
      Auto Estrada: 9l/100km
      Misto: 12l/100km

      Para compensar, tenho um Tela que na maior parte dos casos é carregado nos Superchargers, ou seja, 0€/100km.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Com um pé desses usas o Tesla só para dar a volta ao bairro e voltas a casa né? xD

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Nao, uso o Tesla como Daily driver…

          Ainda gostava de ver alguém a fazer consumos abaixo de 12 naquele carro. (6.3 V8)

          1. Avatar de Freitas
            Freitas

            Só de reboque

      2. Avatar de int3
        int3

        “0€”.
        O carro tem desgaste.

        1. Avatar de Traveller
          Traveller

          Dah 0€ de combustível porque em questão de desgaste então a diferença entre carros eléctricos e de combustão é abismo. Revisão 1 por ano 60€ não há velas óleo correias de distribuição, injectores, etc

      3. Avatar de Tico
        Tico

        APereira quanto é que pagas por mês SÓ para alugar a bateria? Onde é que compras-te a tua imitação (Tela)? A imitação é do Tesla?

  8. Avatar de Nelito
    Nelito

    E depois temos “aquelas situações” caricatas, cliente da BMW, mas que ninguém pia em relação às mesmas, pois trata-se de um “BMW”, i3 com 6000km , bate-se a 14km/h, parte-se apenas o farol e um guarda lamas e agora para o por a trabalhar, tem de se comprar baterias novas que custam 22.000€…………lol !!!!!!
    https://pt-pt.facebook.com/bmw.fraude/

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      E o seguro nao cobra isso?

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Carro dado como perdido, negociaram o salvado…logo o seguro pagou o que tinha a pagar.

    2. Avatar de APereira
      APereira

      Convem nao acreditar em tudo o que se ve…

      O carro em questao teve um acidente e foi dado como perda total(seja a 14 ou a 140 nao importa), foi negociado com a seguradora e o dono ficou negociou o salvado.

      Levou o carro a ser reparado fora da BMW…

      Entretanto teve problemas com as baterias, alegadamente devido a reparacao que foi efectuada incorrectamente.

      Agora a BMW diz que apenas repara os danos nas baterias caso estas sejam substituidas.

      Problema?Nao vejo nenhum, qualquer outra marca se for reparar o carro fora se recusam a dar garantia…

      Este agora anda todo contente por ai a tentar espalhar que o carro nao presta e afins devido a ele proprio se ter armado em esperto e reparado o carro fora.

      Se fosse dono da BMW já lhe tinha metido um processo em cima para ele ver como era bom.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isso não me parece assim tão linear…
      Bateu, partiu o farol e o guarda lamas e tem que substituir baterias?
      Alguma coisa não está bem contada.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Declaração Oficial BMW:
        “O proprietário adquiriu este BMW i3 na Alemanha fora da rede oficial de distribuição BMW, tratando-se de um veículo usado que sofreu um grave acidente.
        Apesar desta viatura não apresentar danos exteriores aparentes tal não garante a inexistência de danos estruturais substanciais no seu interior. A segurança e o cumprimento das normas de homologação são fundamentais para a BMW, desta forma, de acordo com estas normas e medidas de segurança, foi sugerida a reparação do veículo, após respetivo diagnóstico.

        A BMW Portugal esteve disponível para esclarecer todas as dúvidas do proprietário, não sendo imputável a responsabilidade sobre a decisão de não reparação desta viatura”

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Estamos perante alguém que adquiriu um veículo na Alemanha fora da rede de distribuição da BMW e quer que a garantia internacional seja feita em Portugal, quando a garantia nestes termos não é válida…

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Se consegue substituir um fusível, que o substitua por sua conta em risco, mas a BMW tem todo o direito de lhe pedir €22.000 para trocar as baterias.

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Isso é uma história muita mal contada. Já li por aí que o carro tinha sido dado como salvado e mais um monte de coisas. Não é bem assim como se conta, mas cada um puxa a brasa à sua sardinha e quem conta um conto, acrescenta um ponto.

  9. Avatar de kekes
    kekes

    Um nissan leaf tem autonomia para 120km maximo na versão base. Alem que os carregadores de Fast Charge não carregam mais de 80% da bateria.
    Os teste em vida real dizem que normalmente a bateria dura na realidade 50-60% do publicado pelos fabricantes.

    Ou seja, por 3€ fazes cerca de 50-60km com 30 minutos para carregar. Com os consumos dos carros actuais (hibridos ou gasoleo) e fazendo as contas poupas cerca de 10%.

    1. Avatar de traveller
      traveller

      120Km versão base? os Fast Charge não carregam mais 80%? vai informar-te antes de dizeres asneiras

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Retirado da Nissan:
        with 24 kWh battery 135 km (84 miles)
        with 30 kWh battery 172 km (107 miles)

        Alem que dizem que se carregas mas de 1 vez à semana com fast charge não deves carregar mais de 80% pois senão vais diminuir a vida da bateria. Tambem dizem que em paises com muito calor no Verão a esperança da bateria pode ser fortemente reduzida. Tens de ter cuidado para não deixar o carro ao sol, etc. Ou seja, o cuidado que tens que ter com uma bateria normal. Não tenho um carro electrico mas conheço quem tenha este modelo e contam que estão contentes mas no final não se poupa TANTO como se pinta, sim em impostos mas em consumos há pouca diferença. Falam sempre do problema da duração de uma carga e que é perciso estar sempre a fazer altos calculos para saber se vai durar a viagem toda e que só les funciona porque têm dois carros.

        Estou ansioso que a tecnologia melhore e que tenhamos cidades mais limpas, pois hoje em dia é um caus.

        1. Avatar de Traveller
          Traveller

          Pensei que era os de 24kwh 180 km e os de 30kwh 250km (NERC) e que se um carregador rápido carrega a 44kwh o mesmo ficaria carregado dos 0 aos 100 em 30 minutos e que a média de consumo é de 12 kWh aos 100 logo o de 24 da na boa para 200km mas agora deixamos o que vemos na net e vamos para a realidade
          O meu é de 24 e nos últimos 3 anos faz na boa 150km os de 30 fazem 200km os postos rápidos serão usados em viagens longas que serão feitas no máximo uma vez por semana a maior parte das pessoas uma por ano.
          Eu faço 200km por dia e carrego sempre em casa e no emprego. Em 3 anos já poupei 12 mil euros

        2. Avatar de dino
          dino

          concordo. por enquanto, com excepção da TESLA, mas esses são para poucas bolsas, os carros eléctricos só como segundo carro. Depois temos os renault que são uma autêntica “me..da” para não dizer mais, onde é que já se viu ficar a pagar aluguer de uma bateria toda a vida? Quanto aos TESLAS, sim são fantásticos, mas são apenas para gente rica e estão sempre em constante evolução, o que desvaloriza demasiado os usados e têm tido alguns problemas menores que demonstram alguma falta de qualidade de construção. Vamos esperar pelo futuro. Mas, apesar de eu pessoalmente gostar dos teslas, no futuro, quando quase todos tivermos eléctricos o estado arranja um imposto. Aliás há uns anos atrás no “imposto de selo” havia a parte das voltagens.

    2. Avatar de sm
      sm

      O meu Leaf já vai com mais do que 153.000 KMs.
      Pode acreditar que o que poupei é muuuuuuito superior ao que possa sequer imaginar, já que não conhece a realidadade.

      1. Avatar de int3
        int3

        Really?
        Quanto pagaste pelo carro?
        Quanto já gastaste em manutenção?
        Quanto já gastaste em avarias?
        Em que ano e mês compraste o carro?

      2. Avatar de Tico
        Tico

        Quanto é que pagas por mês SÓ para alugar a bateria?

      3. Avatar de MárioM
        MárioM

        Pois é e quando o fores vender em 2º mão ninguém lhe pega isso é que ninguém se lembra .

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Do que ouvi falar os carros eléctrico que circulam no mercado cobram um valor mensal pelo “aluguer da bateria” (corrijam-me se estiver errado).
    Ora juntando o valor do aluguer com os carregamentos não ficará mais ou menos o mesmo valor que pagamos actualmente pelo gasóleo ou gasolina?

    1. Avatar de pena33
      pena33

      Errado. Tens a Renault que vende carros com aluguer de baterias, mas consegues comprar sem aluguer (pode não ser fácil).
      As outras marcas vendem sem aluguer, a nissan permite o aluguer, mas não conheço ninguém a nível particular que tenha comprado um com aluguer de baterias.

    2. Avatar de CB
      CB

      As baterias alugadas é o negocio do seculo para a Renault mas no caso da Nissan (por exemplo) o valor é total e não existe um valor de aluguer

  11. Avatar de António Pacheco
    António Pacheco

    Muitos concessionários das estações de serviço ainda olham para a mobilidade eléctrica “como um potencial concorrente” ao seu negócio?
    Deixem-nos, ponham os carregadores nos estacionamentos de centros comerciais, estacionamentos públicos perto dos atuais postos de combustiveis, nos pontos de descanso nas auto estradas etc.

  12. Avatar de Tico
    Tico

    Deves pensar que os outros são parvos, as baterias são alugadas, geralmente 80€/mês no mínimo ou seja a pessoa paga essa renda fixa, acrescida do valor dos carregamentos, eu no meu carro não gasto metade do custo fixo do aluguer das baterias… Por isso acaba lá o teu raciocínio.

    1. Avatar de Traveller
      Traveller

      Aluguer bateria 0€ e tem 8 anos de garantia.
      Iuc 0€
      Estacionar em lisboa 0€
      Carregar em casa 1.5€ para 100km com oferta de 49€ por mês em desconto na factura da edp.
      Revisões 1 por ano 60€.
      E não necessito de me justificar acho piada é andarem para aqui a dizer asneiras sem saberem do assunto não querem não compre pode se que as restrições para carros anteriores a 2000 passem para carros de combustão ou como acontecei em Barcelona proibidos de circular um dia por motivos de poluição ou daqui a 5 anos quando quiserem vender o carro o mesmo valer 0 porque a Noruega já em 2020 não vai permitir venda de carrios a combustão a Alemanha vai seguir o mesmo caminho. Etc

      1. Avatar de Ricardo Lopes
        Ricardo Lopes

        A minha cara de preocupado com isso! LOL

    2. Avatar de dino
      dino

      Esse aluguer que vcê tanto fala é na renault!!

  13. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    3€ pra qq carregamento?

  14. Avatar de SF
    SF

    O mal dos carros eléctricos é que são demasiado poluentes.
    Da produção de baterias resultam imensos resíduos tóxicos.

    1. Avatar de dino
      dino

      Onde é que foi buscar essa teoria?? Produzir baterias, consiste em extrair litio e lavá-lo ( tão poluente como extrair cobre ou outro metal), o resto do processo consiste em deposição de camadas da substância ( note-se que a camada final é um banho de litio na parte do anodo da bateria) na parte do cátodo temos o manganês (esse sim muito caro) entre outros metais. Não é preciso queimar nada para refinar, como no petróleo, não é necessário camiões para transportar a energia ( petróleo) vem por cabos e até podemos ser independentes da rede se quisermos ( e pudermos) produzir a energia em casa. Quando as baterias dão o “berro”, todos os metais que estão dentro dela são reutilizáveis. Portanto pela poluição não!! Por acaso, já se deu ao trabalho de pesquisar?? Aproveite e veja a poluição de extrair o crude betuminoso!!! Deixemo-nos de tretas, o único problema dos eléctricos é que são muito caros para as nossas bolsas.

  15. Avatar de Strat
    Strat

    Mandei vir um Peugeot da França ainda na garantia, por cerca de 10.000€ com tudo incluído. Faço 90km por dia e carrego em casa à noite (não tenho garagem; tudo se arranja quando há vontade…) e gasto mais 25€ por mês em electricidade. Só me arrependo de não o ter feito há mais tempo…
    Só a Renault é que cobra (estupidamente) aluguer de baterias e até isso está para acabar…
    Deixem-se de conversas.

  16. Avatar de Blackdead
    Blackdead

    Epá isso é agora mas se eu vos disser que tenho um carro eléctrico e não o carrego nem em casa nem em lado nenhum, ele carregasse quase sozinho, tenho uma manha feita com um motor de um gerador que quando as baterias ficam a baixo de 50% ele carregasse ate encher.

  17. Avatar de antonio guimaraes
    antonio guimaraes

    que anormalidade de conversa…
    este pessoal tem 7 anos de idade?

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      7? ah pois, já escrevem…

  18. Avatar de rdt
    rdt

    e para as motas?