Curiosidades: Sedentarismo!

55 Comentários

O sedentarismo é considerado como a doença do século, está associada ao comportamento quotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Definido também como a falta e/ou ausência e/ou diminuição de actividades físicas ou desportivas. Pessoas com poucas actividades físicas e que perdem poucas calorias durante a semana são consideradas Sedentárias ou com hábitos Sedentários.



Passas muito tempo sentado em frente ao PC? Então já deves ter sentido os sintomas de má circulação. Este problema afecta uma grande parte da população, principalmente porque os nossos hábitos de vida mudaram drasticamente, senão vejamos: quem passava 8h (ou mais) sentado a trabalhar (ou a jogar)?

Os empregos alteraram o nosso padrão de vida e nós alterámos a resposta do nosso organismo. Todos os dias o nosso corpo luta contra estas agressões, sim agressões!!! é uma violência ficar na mesma posição horas a fio… Temos de ganhar esta consciência!!!

O que é a “má circulação”?O coração bombeia com alguma intensidade o sangue para chegar às zonas mais distantes, como pernas e pés. Mas as veias que deviam conduzir o sangue de volta contêm pequenas válvulas que se tornam insuficientes. Ao não fazerem a pressão suficiente para trazer o sangue de volta, fica assim estagnado nessa zona o sangue que devia subir. Como a força da gravidade também não ajuda, passamos a ver então a dilatação venosa (com veias dilatadas e/ou tortuosas) por expansão que é o mesmo que falta de retorno venoso.

Regra geral apontamos para as pernas, porque são apenas o sinal mais visível, mãos e pés sempre frios ou demasiado quentes são alertas a ter em conta. Outros como sensação de cansaço, peso e dor nas pernas, comichão, inchaço (edema), são para levar em consideração.

Algumas causas:
Obesidade, falta de exercício, gravidez, prisão de ventre, envelhecimento, sapatos altos e claro as profissões que ajudam a acentuar a inflamação.

Prevenir:

– Sapatos com salto médio ou baixo, roupas confortáveis. Não se exponha ao calor prolongado, evite cruzar as pernas e sobretudo mude com frequência a posição de trabalho de forma a vascularizar melhor, e aumentar o retorno do sangue.
– Pratique exercício físico com regularidade, repouse com as pernas ligeiramente subida, cerca de 15 cm de altura ou se for mais grave coloque uma ou mais almofadas por baixo dos pés.
– Melhore a sua alimentação: evite fritos, gorduras e bebidas alcoólicas.
– Tabaco… o que mais se pode dizer… não ajuda nada nada!

Sugestões naturais:
Alho
Hammamelis
Gingko biloba
Castanheira da Índia
Centelha asiática
– Omega 3 e 6

Com a colaboração da Irina Silva – Homeopata – www.sounatural.com

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    O Pplware também tem culpa no sedentarismo! O pessoal senta-se para ver umas coisas e é no que dá 😀
    Agora a sério um pouco de actividade física só faz bem á saude, nem que seja só uma boa caminhada.

    1. Avatar de fgfd
      fgfd

      ke isso?? só pq eu fiko a tarde inteira na tv i no pc

      ○.○

  2. Avatar de SecretSoul

    Mas “sedentarismo” é só por si uma doença? Não sabia!…
    Fazer desporto ou pelo menos como disse o Aníbal, uma boa caminhada, é essencial e toda a gente sabe que o deve fazer. É como o tabaco, hoje em dia as consequências de fumar toda a gente já sabe e só fuma quem quer, se não se conseguir de uma maneira, há mil outras para tentar…

  3. Avatar de Sílvio Horta

    Eu passo muitas horas em frente ao computador, no entanto treino imenso por isso não há problema em relação sedentarismo.

  4. Avatar de Lenocista
    Lenocista

    sim sim sim corridinhas desporto sexo e tal e tal. Uma dessas três coisas eu poderia ter estado a fazer ENQUANTO VIA O VÍDEO COMPLETAMENTE SECA da notícia. 🙂 desculpem lá, eu nunca digo mal, especialmente pq o balanço é muito positivo entre coisas boas e menos boas no v/ site, mas… aquele vídeo porquê??? é meio sequinha desculpem lá…

  5. Avatar de vadreand
    vadreand

    Joguem wii!

  6. Avatar de Dr. Estranho
    Dr. Estranho

    @Lenocista
    Já deves ter ouvido falar de corridas de automóveis não?
    Ora bem…
    Primeiro inventaram a roda, depois apareceram carroças e afins, puxadas por BURROS e CAVALOS tás a ver?
    Depois o automóvel (auto+móvel = move-se per si, nao precisa de BURRO ou CAVALO).
    Depois houveram uns senhores muito importantes que tiveram a ideia de fazer corridas com os calhambeques deles.
    Depois veio o Sr Bill Gates, que inventou uns sistemas operativos que permitiram A QUALQUER TOLINHO aceder a este mundo da informatica e EIS SENÃO QUANDO uns outros senhores inventaram (imagine-se!) simuladores de corridas nos quais a rapaziada passa horas a fio a jogar >>> é o chamado SEDENTARISMO.
    Pronto e depois o Sr Pplware achou giro o video e pôs para ilustrar esta notícia que a todos nos diz respeito, menos a ti parece.. A ti é só sexo e tal e tal…

    Boa notícia e até curti o video.

    P.S. Lenocista: Aquilo do utube tem la um botão pra pausar a reproduçao e pra tu tentares a tua. Perdeste tempo sem necessidade.

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Que agressividade 😮

  8. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Realmente o prk do filme? Tb não captei lol
    De resto acho que o tema está muito bom.

  9. Avatar de t@ndre

    Ainda bem que o pessoal gostou deste tipo de noticias, nós por cá tentamos sempre fornecer dicas relacionadas com a saúde natural para nós próprios, isto é informáticos viciados que nada mais sabem fazer do que ficar o dia inteiro á volta do pc… tal como estou agora a fazer num domingo de manha!! 😐
    Continuaremos a publicar este tipo de artigos, mas caso queiram alguma coisa mais especifica nesta área é só apitar 😉
    ——————
    http://www.sounatural.com

  10. Avatar de jeferson
    jeferson

    Eu vou fazer um trabalho pra teça e queria que me ajudassem nel. Valeu

  11. Avatar de THUANNY
    THUANNY

    ADOREIIIIIIIIIIIIIIII,ESSE SITE ME AJUDOU MOIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITO EM UM TRABALHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!OBG

  12. Avatar de brenna
    brenna

    gostei muito desse site como a thuanny

  13. Avatar de pedrosword

    me ajudou muito no trabalho :);):D

  14. Avatar de C@rol
    C@rol

    Vlw!! pakpskpakpks

    me ajudouw no trabalhooo!!

    ^.^

  15. Avatar de Sakura-chan
    Sakura-chan

    VLWWWWW!!!! VCS ME AJUDARAM MUUUUUUUUUUUUUUUUITO NUM TRABALHO SOBRE SEDENTARISMO

  16. Avatar de amei muito esse site pq ele mim deu 5 pontos no trabalho de fisica kk
    amei muito esse site pq ele mim deu 5 pontos no trabalho de fisica kk

    amei muito esse site mim deu 5 pontos e é muito importante agente saber de coisas novas

  17. Avatar de amei muito esse site pq ele mim deu 5 pontos no trabalho de fisica kk

    amei muito esse site pq ele mim deu 5 pontos no trabalho de fisica kk diz: O seu comentário está a aguardar

    amei muito esse site mim deu 5 pontos e é muito importante agente saber de coisas novas

  18. Avatar de ivan
    ivan

    gostei muito deste site,achei o que eu queria pro meu trabalho.

  19. Avatar de Renan
    Renan

    Eu queria saber da relação entre o sedentarismo e o tabagismo.
    Pois estou fazendo uma campanha “antitabagismo” pra faculdade sendo que nela quero incentivar a prática de atividades físicas como forma de combate ao tabagismo.

  20. Avatar de Jhonas
    Jhonas

    Sou o oposto de sedentarismo, estou fazendo trabalho sobre isso, e acho q tds devem praticar esportes, passo a semana inteira praticando esportes, sou um atleta e queria concientizar as pessoas,

    sedentarismo é um atraso da humanidade!!!!!!!!!!!!!!

  21. Avatar de may
    may

    adorei este site é muito bom me ajudou muito em um trabalho
    sem contar que é sempre bom aprender coisas novas.

  22. Avatar de !!R@NiNh@ MuLeK@!!
    !!R@NiNh@ MuLeK@!!

    nusSs e msm!!
    muita gent vai ndDd!
    =ppp
    apesar di eu ja saber q e escencial exercicios..foi bom saber mais um pouco ate pq vou ganhar pontu nu trabalho di ed.fisica!

  23. Avatar de levi
    levi

    Cara eu queria saber como coloca esse vídeo no power point…

  24. Avatar de Vítor M.

    levi usa este software:
    http://www.pplware.com/2008/04/07/atube-catcher-10231-rc2/
    que irá converter o FLV para AVI.

    Depois e simples, abres o Powerpoint, inserir vídeo, inseres o caminho e pronto, já lá mora o vídeo.

    Espero ter ajudado.

  25. Avatar de Beatriz
    Beatriz

    Amei esse site me ajudou mtooo no trabalhoo vlww

  26. Avatar de VINÍCIUS NUNES
    VINÍCIUS NUNES

    Gostei muito desse site, mas com sempre há críticas eu também quero fazer a minha – apesar dos pesares as pessoas hoje são muito bem orientadas que não devem deixar de praticar atividades fisicas, mas mesmo assim, tem alguns malucos, doidos, uns sem noção, duentes, retardados e porque não dizer assassinos de si mesmos e dos que estam a sua volta. E éssas palavras não são duras, mas sim reais, pois quem se prejudica diariamente dia-a-pós-dia, como pode ser chamado?
    E essa é a minha pequena “critica”.rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…

  27. Avatar de VINÍCIUS NUNES
    VINÍCIUS NUNES

    vlwww msmo, ajudou a fazer o meu trabalho e com o conteúdo tirado desse site eu tirei a nota MAXIMA… valw mesmo continuem assim e sempre melhor…
    ah o trabalho era sobre Sendentarismo…

  28. Avatar de VINÍCIUS
    VINÍCIUS

    cricricricricricricricricricricricri…..

    eu jah estou muito tempo fazendo esse trabalho de Sedentarismo…
    eu vou circular para não fazer parte do meu trabalho…
    vlw vc’s me ajudaram atémesmo com os comentários…
    ah VINICIUS NUNES em parte eu concordo mas em parte discordo com o seu comentário “QUASE EXAJERADO”… se é q vc entende[…]

  29. Avatar de Karina
    Karina

    [red]
    esse saiti é horrivel porque ele não contem as coisas que eu presiso para o meu trabalho.
    se vcs melhorarem eu vou agradecer
    obrigado
    ass:a filha do presidente LULA

  30. Avatar de flavinha a grandona
    flavinha a grandona

    era sedentaria ate entrar em uma facu de ed. fisica esperimentem e otimoooo!

  31. Avatar de deise
    deise

    gostei do site ele mostra varias curiosidades.
    eu estava cheia de duvidas mais esse site me ajudou pra caramba valew

  32. Avatar de tereza
    tereza

    gostei dos comentários, mas estar visívelmente incompleto…..contudo as informações dadas é de grande valia

  33. Avatar de bufalo bil

    esse site e muito entesante eu gostei muito esta de parabens:p

  34. Avatar de amei e site pq tava doida atras falando sobre isso e achei aqui !!!!
    amei e site pq tava doida atras falando sobre isso e achei aqui !!!!

    amei esse site pq to fazendo um trabalho e.f e minha professora e muito legal e passou esse site pra nos !!!!!!!!!!!!valeu beijaooooooo

  35. Avatar de Paula

    [i][b]bom super xow valeu !!! … tudo de bom a tooodooossss olha cuidado com a obesidade naverdade eu sou gorda mais tantoooo faz bejos fui !!!!

  36. Avatar de D@ni

    Adoreiiiiiiiii eu achei o queria para meu trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  37. Avatar de sakurablueice
    sakurablueice

    Esse site me ajudou mtooo³³³³³’ em um trabalho de Ed. Física q tenho q apresentar pra hj…

    Vlw…

  38. Avatar de Ediscleide
    Ediscleide

    to fazendo um trabalho e isso ta me ajudando pacas

  39. Avatar de darana

    essa peesquiiisa kiii encontreiii foii muiito booua \\ó// tiireii uma nota bem booua ! =)

  40. Avatar de rafaela

    muito obrigado eu presisava muito desta ajuda porque tava a fazer um trabalho nasola soudre sedentarismo e apartir de agora vou paxar a vazer maix exersecisio fisico

  41. Avatar de Cristina

    Gostaria de comunicar que farei uma cópia desta matéria, integral e postarei no meu blog, muito obrigada.
    Acho que matérias assim tem que ser renovadas sempre.
    Claro que irei mencionar a fonte tudo direitinho.
    Obrigada.
    Cristina

  42. Avatar de Fabio
    Fabio

    nussssssssssssssssss qta gnt fez trabalho aki… e eu sou + 1
    O Site eh otimo maravilha nota 100000000000000000000000000000000000000000000….. e assim vai mtOOO massa tah de parabens eu postaria no meu blog tb + eu num tenho1…
    vlws

  43. Avatar de renatynha

    eu achei todo o meu trabalho nesse site

  44. Avatar de larissa
    larissa

    voces me ajudaram50% no meu trabalho……………………………..cuide -se

  45. Avatar de CaamiLa
    CaamiLa

    Muiito Boom ! E Boom qe todo muundo apreende a se cuiidar meelhor ;D
    e num vira um Seedentáarios !

  46. Avatar de Alessandra
    Alessandra

    Hummm…amei!!!
    Essa página me ajudou muito com o meu trabalho do colégio!!!
    depois de ter procurado tanto consegui achar exatamente
    o que eu estava procurando…
    Nem nesses sites mais “avançados” eu naum achei coisas tão simples e complexas ao mesmo tempo…
    Valeu mesmo…foi de grande ajuda…
    E nada mais justo que agradecer de novo…
    Muito obrigada…

  47. Avatar de Alessandra
  48. Avatar de paloma
    paloma

    AMEI…COM ESSE SITE VOU CONCEGUIR
    TIRAR NOTA EM FISICA.KKKKKKKKKK

  49. Avatar de André Pinto
    André Pinto

    Adorei isto…já vou ter boa nota no meu trabalho de Educação Fisica ^^ infelizmente tou lesionado e nao posso fazer exercício fisico e sinceramente ja tou com saudades

    Obrigado

  50. Avatar de larissa  rocha
    larissa rocha

    eu adorei muito esse site ele ensina a viver bem e com saude bjs tcahu!!! se cuida ta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  51. Avatar de silvia
    silvia

    hum gostey muito mas há aí uma parte que me deixa curiosa é que demasidas horas frente ao pc provoca a má circulaçao se sangue, o que eu acho que isso nao nem nada a ver. . .
    mas para alem disso gostey muito de ler este artigo

  52. Avatar de karina
    karina

    adorei muito esse videu
    ele nos mostra muita coisa.

  53. Avatar de DIVINA RIBEIRO
    DIVINA RIBEIRO

    Estava ausente do facebook, e não vi no devido tempo os comentários sobre o video que postei. Grande foi a minha surpresa, de como pude ajudar tantas pessoas e despertar o interesse pelo assunto(sedentarismo).Mas nunca é tarde: obrigada! pelo carinho e comentário. Gostaria de convidá-los para participar do grupo “MENSAGEIROS DO BEM-ESTAR” na minha página do FACEBOOK. Onde podemos compartilhar e discutir sobre saúde, fitness, controle de peso, cuidados pessoais e muito mais.Beijo a todos.