Curiosidade: Bioimpressão de órgãos a 3D… é possível

19 Comentários

Uma empresa Americana ligada a biologia, chamada “Organovo”, de San Diego, prepara-se para a primeira do mundo a realizar uma impressão de órgãos a 3D, já este ano. A impressão vai ocorrer da mesma maneira que qualquer outra impressão em 3D : a bioimpressao estabelece camada após camada de material, neste caso células vivas, de forma a criar uma entidade física sólida, sendo esta o tecido humano.

O maior desafio deste projecto é a criação dos sistemas vasculares que garantem a oxigenação e nutrientes necessários para sustentar vida. Caso contrario, as células morreriam antes do tecido sair da mesa da impressora.

Impressão 3D de orgãos


A Bioimpressão, uma ramificação da biofabricação, consiste da aplicação da prototipagem rápida para a fabricação aditiva e automatizada de tecidos e órgãos humanos. A bioimpressão vem revolucionar a medicina reconstrutiva e são muitos os desafios, especialmente na espessura dos órgãos impressos.

bio_02

No entanto, a empresa americana parece ter superado isso mesmo – “conseguimos espessuras de 500 microns e conseguimos manter o tecido hepático num estado totalmente funcional com o comportamento fenotipico nativo de pelo menos 40 dias“, afirma Mike Renard, vice presidente executivo de operações comerciais da Organovo.

A empresa não comentou ainda a futura implantação deste tipo de órgãos, o que teria que passar por uma bateria de avaliações governamentais, antes de ser aprovado para fins clínicos.

orgaos_00
De qualquer maneira, a criação de um fígado viável representa uma grande mudança para a industria de bioimpressao e da medicina, pois um tecido criado por um a impressão 3D poderá manter-se vivo por tempo suficiente para testar os efeitos de medicamentos sobre ele, ou mesmo implanta-lo num corpo humano, onde ele se poderá desenvolver ainda mais.

bio_03

Conheça melhor as técnicas de bioimpressão no seguinte vídeo:

https://videos.sapo.pt/DIVcHH8weF4H8HelufNB

Segundo Mike Renard “ainda é muito cedo para se especular sobre a amplitude de aplicações que a engenharia de tecidos vai possibilitar, ou sobre a eficácia alcançada”. O futuro deste tipo de aplicações poderá demorar entre 3 a 10 anos, pois terá que passar por uma revisão pela Food and Drog Administracion (FDA),  após o desenvolvimento bem sucedido de tecidos e a conclusão dos estudos clínicos.

Qual a vossa opinião sobre a Bioimpressão de órgãos a 3D

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    A “skynet” e os Cyborgs… ou até “robocop’s” afinal de contas, não estão a anos luz em ficção cientifica. 🙂

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Que disparate.

      Esta tecnologia é para fazer exatamente o oposto! Criar orgãos biológicos em vez de mecânicos/electrónicos.

      Ou vais chegar á beira de uma pessoa que tenha uma perna prostética, e chamar-lhe de “robocop”

      Uma pessoa que lhe roubaram os rins por meia dúzia de trocos “é a skynet”…

      Se é isso…

      1. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Boa noite,

        O que ele quer dizer é que no futuro será possível criar controlar as duas partes, criar metade homem metade maquina.
        Apesar de isto estar a ser criado com um intuito também pode ter outras finalidades.

        Cumprimentos

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          A ideia deste projeto é não ter a parte máquina.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Ao contrário do que dá a entender o texto, o objectivo tb não é esse! O que é criado são tecidos, não orgãos, para testar fármacos!

          2. Avatar de Marcelo Barros
            Marcelo Barros

            Nelson vou te explicar muito devagarinho.

            Quando se descobriu a fusão nuclear, teoricamente o objectivo não era produzir uma bomba, anos mais tarde uma rebenta em Hiroshima y Nagasaki.

            Já agora relembro a celebre frase “Agora me tornei a morte, a destruidora de mundos.”
            Vai la perguntar ao SIRI quem disse isso.

            Cumprimentos

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não subscrevo teorias da conspiração.

        2. Avatar de Marcelo Barros
          Marcelo Barros

          “Agora me tornei a morte, a destruidora de mundos.”

          É de Bhagavad Gita e foi citada por J. Robert Oppenheimer considerado o Pai da Bomba atómica, se não me engano após a primeira detonação no espaço da bomba nuclear.

          “Agora, eu me torno a Morte, o destruidor de mundos”

          1. Avatar de Ricardo Carvalho
            Ricardo Carvalho

            Boa tarde.
            Marcelo Barros, deixo aqui apenas um reparo. As bombas atómicas não explodem devido à Fusão Nuclear mas sim à Fissão Nuclear, que são duas coisas bastante distintas.
            Cumps,

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Boa tecnologia!

    Espero é que não seja utilizada para fins maus, como aquelas clínicas de operações estéticas que fazem tudo o que lhes pedem…

  3. Avatar de Scal
    Scal

    E a avaliar pela primeira imagem utilizam uma 690C adaptada…

    Se eu soubesse nunca tinha deitado a minha fora…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      xiii onde é que isso já vai 😉

      Se carregares no botão “puxar a folha”, sai um pulmão de amostra.

      1. Avatar de okapi
        okapi

        eh!eh!eh! talvez queira dedicar-se ao trafico de orgãos, imprime de dia e faz a entrega de noite.

  4. Avatar de Nunes
    Nunes

    O que esta companhia apresenta não é a impressão de um orgão, mas de tecidos tridimensionais para ensaios farmacêuticos! É uma diferença muito grande!
    Poderá ou não esta técnica servir como um passo para no futuro imprimir um orgão, mas tenho muitas dúvidas que o seja, pois o objectivo para tal seria criar um orgão compatível com uma pessoa. Para isso é preciso usar células da pessoa, uma coisa muito complicada de obter na quantidade e variedade necessária para obter um orgão, e manter viáveis. Creio que a estratégia que virá a ser seguida no futuro (e que já está a ser perseguida por alguns grupos) é imprimir uma estrutura tridminensional que sirva de molde para que algumas células possam crescer, dividir e diferenciar-se para no fim obter um orgão funcional!

  5. Avatar de Antonio
    Antonio

    qualquer dia imprime-se logo os filhos.

  6. Avatar de Luis
    Luis

    É um excelente avanço, espero que seja o quanto antes.
    Existe um enorme pedidos de dadores de órgãos, para salvar crianças e pessoas que a vida lhes corria bem, até uma deficiência no órgão se acentuar numa fase da sua vida.

    Poderá ser a salvação de muita gente que não consegue dadores e que morrerá cedo com a falta deles. Pode-se evitar isso, os avanços na medicina estão a evoluir rapidamente. Acho que estamos a chegar ao ponto de que quando éramos pequenos, sonhávamos com os carros voadores do futuro, como no filme que acabou de passar na TV.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Atenção que isto não é para impressão de um orgão, mas sim de tecidos! O seu objectivo é para testar fármacos em laboratório, não para transplantes!

  7. Avatar de Hugo
    Hugo

    Mesmo que só seja possível imprimir órgãos “simples” e de espessura reduzida, por exemplo pele, imaginem os benefícios que isso poderá ter para vitimas de queimaduras graves.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      É claro que não imprimir logo órgãos inteiros como. A figura, mas há que começar por algum lado!