Cuidado, o seu PC pode andar a minerar bitcoins às escondidas

31 Comentários

Com a febre dos bitcoins a tomar de assalto a Internet, muitos tentam por todos os meios conseguir minerar esta moeda. Se a maioria respeita as regras e usa os seus recursos próprios, outros subvertem essas mesmas regras e tentam usar todas as medidas para terem lucro.

Uma descoberta recente mostrou que há uma nova forma de conseguir enganar os utilizadores e tê-los a minerar moeda virtual mesmo depois destes terem saído dos sites onde existe mineração escondida.

bitcoins

Foram muitos os sites que, de forma consciente ou não, tiveram os seus utilizadores expostos a scripts de mineração de bitcoins e outras moedas virtuais que consumiam os recursos das suas máquinas para proveito de terceiros.

Casos como o do The Pirate Bay mostraram que era muito simples expor os utilizadores a estas ferramentas de mineração da Internet e que os resultados eram compensatórios. Da mesma forma os utilizadores conseguiam perceber que algo não estaria correto e fugiam dessas situações.

Mas uma nova forma foi encontrada e que desta vez é quase impossível de detetar e funciona mesmo depois dos utilizadores abandonarem os sites. Com um simples pop-under escondido com o script Coinhive. Tudo fica escondido abaixo da barra de tarefas do Windows, junto ao relógio do Windows, e a processar de forma permanente.

bitcoins

Os criadores desta nova forma de ataque para mineração tiveram o cuidado de garantir que os recursos do PC não se esgotam, mantendo o CPU elevado, mas longe dos 100%.

Por agora apenas foi encontrada a correr no Windows 7 e 10 e nas mais recentes versões do Chrome. Não se sabe ao certo se poderá ser explorado noutros browsers ou noutros sistemas operativos.

Sendo capaz de contornar os bloqueadores de pop-ups e conseguindo-se esconder, este script fica difícil ser descoberto, garantindo assim que fica a minerar enquanto o PC não for reiniciado.

Fonte

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    A MEO está frita então. Aquela APP que dava net gratuita em troca de anúncios no ecrã de desbloqueio vai desaparecer

    1. Avatar de johny
      johny

      post errado :/

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Acabou de dar uma ideia à meo… instalar app que mine, em troca de mais 100mb de tráfego.

  2. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Já passei por isso, no entanto se terminasse o Browser, resolvia o problema.

  3. Avatar de Antônio
    Antônio

    Há software torrents que mineram.

  4. Avatar de Zinco
    Zinco

    Apanhei um sacana no pc da menina dos RH. O antivírus detectou o bicho e alertou para o facto.

  5. Avatar de JacareDTR
    JacareDTR

    é so bloquear o script do coinhive no adblock

  6. Avatar de Vítor I
    Vítor I

    uBlock Origin e subscrever o filtro “uBlock filters – Resource abuse”, eis a solução.​​​​​

  7. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Há uns addons para proteger mas não tenho idea se realmente funcionam

  8. Avatar de vida
    vida

    E eu não sei minerar bitcoins…

  9. Avatar de vida
    vida

    E eu não sei minerar bitcoins… Por acaso gostava de o fazer para mim, não para os os outros

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Podes minerar cryptoescudos, a crypto portuguesa, passa no forum cryptoescudotalk.com perguntas na secção mining e nos ajudamos a iniciar no mining, depois de aprenderes o basico podes minar o que quiseres.

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Não é exactamente as escondidas, eu tive esse problema, a minha placa gráfica trabalhava a 100% mesmo após terminar os jogos, nem reparei no Cpu, mas o raio do PC estava em overload por horas.

    1. Avatar de vida
      vida

      E a conta da electricidade a aumentar

      1. Avatar de André Seabra
        André Seabra

        errado, a conta da electricidade não aumenta significativamente por o pc dele estar a trabalhar a full. lol
        a conta da electricidade aumenta sim, com a mineração de moedas virtuais, porque se investe em muitos componentes. exemplo disso foi o investimento de um amigo que adquiriu 24 placas gráficas para minerar. aí sim vais ver um desvio na conta da luz. mas nada que não seja suportável.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Com 20 placas ligadas a 100% a fazer mining vai notar um ligeiro aumento na factura da electricidade… Nao deves ser tu a pagar a conta da luz de certezinha. É só pior que ter um aquecedor ligado 24 sobre 24 no maximo… Pior que ligar um aspirador 24 sobre 24. Pior que um forno elétrico. And so on. Basta só fazer contas.

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            ligeiro é como quem diz! 20 placas gráficas a trabalhar a 100% e cada uma gasta no mínimo uns 150W por si só, fora o resto dos componentes, refrigeração, etc. é só fazer as contas. Acredito que fique com uma conta de luz igual à de 3 ou 4 familias juntas

  11. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Sinceramente o gif não é explicito… porque vê-se a barra a aparecer com o relogio e afins… e de repente aparece a janela… basicamente fica a pergunta: Onde se encontra a janela? Junto ao relogio?

  12. Avatar de gigbola
    gigbola

    Interessante. Será que da para minerar bitcoins/outra moeda virtual com as duas placas gráficas do pc, a integrada da Intel e a dedicada da Nvidea?

  13. Avatar de ricardo
    ricardo

    Este tipo de Postes sobre bitcoin perdeu controlo no pplware
    Não que já chega de publicidade à bolha deste esquema de roubar dinheiro
    Mais uma piramide que tem o fim à vista

    1. Avatar de Vítor M.

      Estes POSTS são importantes. São artigos que são importantes para informar e enquadrar o assunto que está a mexer com a humanidade.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Podes achar o que quiseres, mas se achas que este assunto não interessa provavelmente não tens a mais pequena noção do que as moedas virtuais vão fazer no sistema financeiro no futuro e vai afectar a TUA vida e de que maneira. Se achas que é um esquema de roubo não investes, deixa ficar para os investidores, mas se o seu valor está a subir é porque há bastante interesse, caso contrário não tinha a inflação que teve, são regras simples de mercado, oferta/procura, se não fosse interessante nem ultrapassava o valor que começou. O dinheiro que usas actualmente não é mais que umas folhas de papel com desenhos e números e a informação que o banco te deve x dinheiro porque o teu patrão te transferiu, e transferiu o quê? Dinheiro actualmente não é mais que uma bit coin, uma ideia, uma garantia, um produto virtual? Até os bancos estão a começar a utilizar o mesmo sistema de verificação de transacções. A “bitcoin” já cá está há muito mas até agora era regulada pelo sistema financeiro, vai passar a ser descentralizado, as consequências disso vão ser enormes, mas o que vai acontecer realmente ninguém realmente sabe, apesar de muito sabichão andar a mandar lavercas, são desmentidos por factos na semana seguinte, pois estamos a pisar terreno novo.

      1. Avatar de ze moleza
        ze moleza

        errado, se eu for ao banco tenho lá o guito todo pra levantar, em papel!

        1. Avatar de blabla
          blabla

          Até ao dia que não tens.

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Tem para meia dúzia de clientes, se forem todos os clientes do banco levantar podes ter a certeza que o banco não tem capacidade de liquidação

    3. Avatar de blabla
      blabla

      Piramide?
      Meu caro, não diga baboseiras que não compreende.

  14. Avatar de sakura
    sakura

    O win10 usa sandboxs como segurança (windows universal Apps) o Chrome como velha app, não respeita a segurança do windows tem a sua sandbox, i pensa que é um sistema operativo a parte com a sua loja etc…. hoje sabe-se que isso é uma ilusão…..
    2 sandbox …… em que uma é root, não faz sentido só gasta bateria, ram, e 2X mais bugs etc…… hoje o windows é seguro mas se instalam apps fora da loja já não o é .
    I love windows10 S. no you can t install chrome, lol, the best windows.

  15. Avatar de sakura
    sakura

    Win10S, just work. like apple.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      2 posts, 2 a fazer publicidade. Muito bonito, só é pena que quase tudo no ecossistema da loja da MS é pago e muito limitado onde a maioria das nossas aplicações não estão lá

  16. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    Ainda bem que só visito esse site, sou ou não sou um menino sagaz?

  17. Avatar de Raúl Ribeiro
    Raúl Ribeiro

    … não é às escondidas…. É à descarada. Tenho o PC infectado com sparechange.io e não sei como resolver…. estou desesperado..