Cuidado com as ofertas de iPhone no Facebook. São falsas!

61 Comentários

…este e outros hoaxes tornam-se cada vez mais virais, mas são FALSOS.

Constantemente vemos no Facebook, mais que noutras redes sociais, os designados hoaxes que são mensagens falsas sobre um determinado tema que pode ir desde a crianças supostamente doentes, a alterações no sistema Facebook, pessoas que estão desaparecidas, bilhetes do euromilhões, e mesmo concursos para que se ganhem equipamentos electrónicos.

Este último é o que tenho visualizado com mais frequência ultimamente na rede social, e nunca é demais relembrar que são mensagens falsas, feitas por pessoas que somente querem likes nas suas páginas, e podem pôr em causa até a privacidade do utilizador.

hi-iphone5-box

Se tem Facebook, decerto que já se deparou com estas mensagens falsas que, de vez em vez, surgem na rede social, tornando-se virais e entupindo o nosso feed de notícias.

O cariz da imagem/notícia/mensagem falsa é, por vezes tão evidente, que o mais surpreendente são os likes e shares que esse mesmo hoax consegue.

O objectivo não é outro senão esse. Uma determinada página/pessoa que quer dar um ‘salto’ ou se evidenciar enquanto marca ou simplesmente fazer-se notar no Facebook, e a publicação destas mensagens falsas são uma excelente forma onde, infelizmente, milhares de utilizadores caem.

No início deste post, deixei alguns exemplos mais recorrentes destas mensagens falsas que circulam o Facebook, mas o artigo em si vai incidir-se naquele que, nos últimos dias, tem estado em destaque: Os sorteios de iPhone.

Soa tentador à maioria dos utilizadores, mas É FALSO!

01

A imagem acima, demonstra um exemplo desse hoax. A imagem é quase sempre a mesma, nestes pseudo-sorteios, e caracteriza-se por demonstrar várias caixas do produto, bem empilhadas, de forma já a ser cativante.

O texto que acompanha a imagem, é também fácil de detectar. A página diz que recebeu um determinado número de equipamentos mas, devido a erros ou algum problema, estes não podem ser vendidos e, portanto, estão a ser sorteados.

Este exemplo em concreto indica que estes 22 iphone não podem ser vendidos pois não se encontram com a película exterior na caixa, o que a própria imagem desmente, verificando-se, mesmo com a fraca qualidade da imagem, a existência dessa película que se diz estar em falta.

Apesar de falsa, essa publicação conta já com mais de 46.000 partilhas.

03

Inclusivé está-se mesmo a criar eventos para que as pessoas participem nestes sorteios, tendo já esse evento atingido mais de 11.000 utilizadores que dizem aderir.

O link que se encontra nesse evento, direcciona para uma página da Yurmobile:

http://www.pt.yurmobile.com/lp/1422/?af=233&af_code=CD6191___2770___21244___4242_278450069

Outro sorteio falso no Facebook, engloba também o iPad

02

Como podemos verificar, a forma é basicamente a mesma com uma imagem e um texto.

Desta vez o texto indica que vão ‘voltar’ a sortear 5 iPads a quem partilhar e fizer like. Numa imagem anterior da mesma página, indicavam que o motivo do sorteio se prendia com o facto dos equipamentos estarem riscados na parte traseira, aspecto que, uma vez que na imagem os iPads aparecem selados, seria impossível de detectar.

LEGALIDADE DESTES SORTEIOS

Estes sorteios são ilegais no Facebook, e a rede social deixa bem claro que a nível de

Ofertas:

  • Apenas podes publicar uma oferta se fores o/a revendedor(a) ou o/a fabricante do produto ou serviço que estás a promover.
  • És responsável por garantir que a tua oferta está em conformidade com estes termos e com todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis. As ofertas estão sujeitas a vários regulamentos (tais como os que visam descontos em álcool e as ofertas que visam menores) e se não tiveres a certeza de que a tua oferta está em conformidade com a lei aplicável, consulta um perito.
  • Se existirem quaisquer restrições na tua oferta (tais como o prazo de validade ou as limitações de resgate) deves indicar essas restrições aos utilizadores na secção de termos e condições da oferta.
  • Tu és exclusivamente responsável pela utilização imprópria, fraude ou outros problemas que resultem da distribuição e/ou utilização da tua oferta.
  • Se a tua oferta puder ser resgatada junto de um revendedor não controlado por ti, é da tua exclusiva responsabilidade comunicar com o revendedor participante.
  • Não deves utilizar o criador de ofertas do Facebook para oferecer o equivalente a um vale de oferta, cheque presente ou vale de crédito.

Promoções:

  • As promoções no Facebook têm de ser administradas dentro das Aplicações no Facebook.com, quer numa Página de tela ou numa Aplicação de página.
  • As promoções no Facebook devem incluir o seguinte:
    • Uma autorização completa do Facebook por cada entrada ou participante.
    • O reconhecimento de que a promoção não é de forma alguma patrocinada, aprovada, administrada ou associada ao Facebook.
    • Divulgação de que o participante está a fornecer informação para [divulgar destinatário(s) da informação] e não para o Facebook.
  • Não deves condicionar o registo ou a entrada mediante o uso por parte do utilizador de quaisquer características ou funcionalidades do Facebook, que não o gostar de uma Página, o início de sessão num Local ou a ligação a uma aplicação pessoal. Por exemplo, não deves condicionar o registo ou a entrada mediante o gostar de uma publicação, o comentário ou o carregamento de fotografia num Mural.
  • Não deves utilizar as características ou funcionalidades do Facebook como o registo de uma promoção ou mecanismo de entrada. Por exemplo, o ato de gostar de uma Página ou iniciar sessão num Local não pode automaticamente registar ou inscrever um participante de uma promoção.
  • Não podes utilizar características ou funcionalidades do Facebook, tais como o botão Gosto, como mecanismo de votação para uma promoção.
  • Não deves notificar os vencedores através do Facebook, seja por mensagem, chat ou publicações em perfis (cronologias) ou Páginas do Facebook.

O QUE A APPLE TEM A DIZER?

Há precisamente um ano, ocorreu um sorteio do género, também no Facebook, com mais incidência no Brasil.

O objectivo era o mesmo: conseguir likes e auto-promoção dentro do Facebook. Em pouco tempo, a página conseguiu ter 190 mil fãs no Facebook, e a imagem foi partilhada mais de 115 mil vezes e comentada por mais de 10 mil pessoas.

Entretanto a página foi denunciada, eliminada da rede social e a própria Apple – assessoria local –  comentou o caso, dizendo que a empresa não realiza nenhuma acção deste género, nem cede equipamentos para sorteio. Contudo a empresa também indicou que não comenta casos deste tipo.

ipad e iphone

Apesar de tudo, basta, na barra de pesquisa do Facebook, colocarmos somente “ganhar iphone/ipad” para verificarmos a quantidade de páginas, grupos, eventos, perfis criados somente para enganar pessoas que, infelizmente não reconhecem que é um sorteio FALSO!

Cuidado!

Visualizaram esta imagem no vosso Facebook? O que pensam destas publicações virais?

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de hrm3
    hrm3

    vi uma cena dessas numa página do facebook de fans do hulk. ou qualquer coisa assim. lol

    1. Avatar de observador
      observador

      Se os tansos, não tiverem uma conta no link das comadres (Leia-se facebook) , já não serão enganados.

  2. Avatar de Miguel Ribeiro

    Digo que vi muita gente que se deixou enganar!

  3. Avatar de BigLord
    BigLord

    O que penso delas é que irritam até dizer chega. E pior são quando, ainda por cima, têm acrescentado algo como “NÃO É MENTIRA!!” ou coisa assim… bah

    1. Avatar de bruno lopes
      bruno lopes

      ou entao se tiver um link, dizer “NÃO É VIRUS” e por vezes (a maior parte das vezes) é virus…..

  4. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Fico parvo ao ver pessoas que ainda acreditam no pai natal!!!

    1. Avatar de Mike Litoris
      Mike Litoris

      … e no menino jesus, ui.

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Queres ganhar 1 iPhone 5? Um iPad? Vai trabalhar!

    1. Avatar de n_lippe
      n_lippe

      Não é bem assim, até porque conheço um “senhor” que nunca trabalhou na vida e tem um.
      Chama-se Passos coelho

      1. Avatar de Gonçalo Damas
        Gonçalo Damas

        Só 1!?

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        já faltava o belo do comentário do Passos Coelho. O que é que tem que ver com o que se está a discutir aqui? Que cabecinha tão pequena que têm as pessoas.

        1. Avatar de sergio
          sergio

          vota nele de novo cabeçinha de piolho.

        2. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Acho que mais cabecinha pequena é quem se deixa comer, queixa-se mas vota sempre no mesmo (ou nos mesmos, já que o PS e o CDS est
          ao incluidos).

          Aí já não é só a cabeça, passa a ser o pacote completo pois o QI não chega para mais….

  6. Avatar de Pedro Couto
    Pedro Couto

    Mas que ganham estas supostas “empresas” com isto? Não percebo…Ganham gostos? Mas se muita gente denunciar, são eliminados…Que ganham com isto?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Gostos levam à promoção de uma determinada marca/página, e infelizmente é isso que acontece.

      Quando se denuncia uma, criam-se mil :/

      1. Avatar de Rúben Silva
        Rúben Silva

        Isso é só a ponta do iceberg,há gente que vive a custa do facebook…

    2. Avatar de Mac

      publicidade meu caro…

      vende-se um post por algumas centenas de euros

      quanto mais fãs mais se cobra

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Nestes casos não é uma questão de ganhar gostos, porque já se sabe que a pagina vai acabar por ser denunciada e eliminada.

      Os links que são colocados na descrição das imagens são de paginas com serviços, geralmente, subscritos por telemóvel, ou seja após subscreveres o serviço é te debitado 4Euros por semana do saldo.

      Esses links contêm um código que permite aos criadores do serviço saberem quem foi a pessoa que lhes enviou aquele visitante e depois pagarem-lhe um valor entre os 2 e 4 euros pelo numero de visitantes que acabam por se registar.

      Este tipo de brincadeiras ao final do mês acaba por dar um bom dinheiro a quem a criou…

  7. Avatar de pikax
    pikax

    e’ daquelas coisas que e’ somente spam

  8. Avatar de Marco Filipe
    Marco Filipe

    Ainda ontem vi uma página de título “Android” com um esquema semelhante, mas oferecendo um Samsung Galaxy em vez de um iPhone, entretanto a página já foi removida. Mas a da “Apple Portugal” continua activa, e até fazem outros posts sobre produtos da Apple para dar o aspecto de ser uma página oficial. Ajudem a denunciar: http://www.facebook.com/AppleIncPt
    Já era altura do Facebook pelo menos adoptar um sistema semelhante ao do Twitter e atribuir um selo de genuinidade a páginas oficiais de empresas e personalidades.

  9. Avatar de João Xará
    João Xará

    Desde já dou os meus parabéns ao Peopleware por alertar estas situações. De facto, quase todos os dias vejo amigos a “acreditarem-se” nestes sorteios. Apesar de todos os dias ver alertas acerca destas falsidades, a verdade é que muita gente ainda cai nisto e como tal é preciso continuar a alertar a comunidade. 🙂
    Bom trabalho!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Obrigada!

      É verdade… como é possível tanta gente cair nisto? Em minutos chegam-se às 30mil partilha… :/

      1. Avatar de jorjão
        jorjão

        O pessoal já faz click por instinto. Não para para pensar um pouco, enfim . . .

  10. Avatar de zekaao
    zekaao

    Thank you Captain Obvious !!!

  11. Avatar de Francisco
    Francisco

    A alta aderência a este tipo de concursos, que se vê logo que são burlas, só demonstra o quão ignorantes e gananciosos são a maioria dos utilizadores de Facebook em Portugal…

    Pode ser que este artigo alerte os utilizadores para esta farsa, que já é velha… mas continua a enganar muita gente.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Os concursos agora também têm cola? Parece que sim,têm aderência! Ah ah ah

  12. Avatar de André Carvalho
    André Carvalho

    Pplware confesso que me ri com o vosso título e so’ me veio à cabeça o seguinte:
    http://anthonycolpo.com/wp-content/uploads/2012/10/captain-obvious-thanks.jpg

    Mas de resto, bom artigo 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Óbvio para alguns mas pelo que se vê no Facebook é só patinhos a caírem nesta “fraude” 🙂

  13. Avatar de meh
    meh

    YOU DON’T EFIN SAY

  14. Avatar de J0n
    J0n

    aguarde, aguarde, é só mais um bocadinho, haha

  15. Avatar de Joji
    Joji

    oh pah… bem vindos à internet, mas parece que só chegaram agora.. para darem ênfase a isto..

  16. Avatar de Marisa Pinto

    A página que estava, ultimamente, a fazer esses sorteios no Facebook já foi apagada, Não consigo aceder já.

    Infelizmente não tardará a criarem outras..

  17. Avatar de Ricardo Pereira

    Eu já ganhei 2 iPads2 (1 eu, outro a minha esposa) num concurso da Navigator Paper feito em 2011. Esse concurso foi feito através do Facebook.
    A principio também pensar tratar-se de uma farsa, mas pensei que nao tivesse nada a perder, e de facto só tive a ganhar!
    Por vezes é preciso ter um 6º sentido neste tipo de situações (o mesmo acontece em downloads)

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Muita sorte, logo dois para uma casa.

      Podem-se fazer concursos pelo Facebook, não é isso que está em causa. Mas tem que se ver COMO se fazem, não se podem usar likes/shares para sortear, e estes anuncios são de caras falsos..

      Este artigo serve para, mais uma, chamada de atenção às milhares de pessoos que continuam cair como patinhos…

    2. Avatar de PSD
      PSD

      Era fácil de ganhar com estratégia.
      Não me deram razão na altura, quando o sistema falhou.
      Concurso cheio de problemas, emails atrasados. Depois deram razão que o sistema deles falhava. E no final até sortearam um monte deles no fim!

      O concurso era fixe, mas tinha de ser justo! E não ao calha, não era a lógica dele!

      Ainda me poupei de concursos anulados, ou de perda de tempo. Se o sistema não falha, então vai falhar de novo e desisti.

      A ideia era muito boa, mas falhou em escolherem um servidor em condições para envio de emails.

      Não estive para perder tempo outra vez. Foi graças ao facebook que ganhei muitos participantes. Mas começaram logo a bloquear esse tipo de links.

      Outros dedicavam-se a fazer batotas informáticas, mas tinham ali o facebook tão perto…

      Grande empresa a oferecer iPhones e iPads (de mãos largas) mas foi um big fail nos iPads pelo menos em emails completamente atrasados.

  18. Avatar de Luís Miguel
    Luís Miguel

    Acho que existe outras coisas bem piores que estas falsas ofertas no facebook.

  19. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    O problema é que 99% desses utilizadores são pessoas até 18 anos que acreditam em tudo o que lêem no facebook.
    Basta uma criança de 14 anos vêr um desses “sorteio” que vai enviar para os 23000 amigos que têm. Desses alguns enviam para os outros conhecidos todos… facilmente conseguem milhares de likes-share em poucos minutos.
    E quantos mais likes tenha a página mais gente acredita nela.
    Esse é outro problema do facebook. Com tantas centenas de milhões de contas falsas, é muito simples arranjar 10000 likes em poucos segundos. E isto sem precisar de fazer muitos share. Quando começam a passar a “mensagem” a página já têm uma quantidade gigantesca de likes… a partir daí é simples de filtrar os “alvos” verdadeiros.

  20. Avatar de ivo dias
    ivo dias

    Ha gente que convida para eventos mas nem sabe que o faz e elimina os eventos e denuncia e continuam a enviar pros amigos… Como se faz pa eliminar este spam e deixar de enviar pros amigos sem nossa autorização?

  21. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Infelizmente muita gente vai an onda, já sei à muito que estas cenas são falsas, serve muitas das vezes pra criar spam, quando é por e-mail, pelo face é este tipo de coisas que pode criar e muito mais……todo o cuidado é pouco e a melhor maneira de avisarmos é metermos avisos no face também e partilhar a todos…..

  22. Avatar de John
    John

    O mais triste é ver montes de gente com likes e partilhas desses scams…
    Deviam era perder mais tempo no pplware e menos no facebook 🙂

  23. Avatar de tiago
    tiago

    Eu tive uma situação com a primeira imagem mas era uma cena muito simples, nunca acreditei nisso e a verdade seja dita, nunca fui enganado com isso até pk esta mesma imagem tava associada ao programa “Gosto Disto” da SIC e era apenas para partilhar a imagem… nao tinha link nem nada onde pudesse meter os nossos dados.

    Era simplesmente partilhar a imagem e esperar pelo sorteio, achei estranho mas resolvi tentar…tambem era só partilhar a imagem…nd de mais.

    Mas qd já mete links á mistura, isso sim, é preciso ter MUITO cuidado!!!

  24. Avatar de Fonseca
    Fonseca

    Quem diria xD… Caption Obvious strikes again

  25. Avatar de Ricardo Sousa
    Ricardo Sousa

    recebi vários convites para isso, nem liguei. já imaginei que fosse uma coisa do gênero ou que fosse só para ficar com os dados das pessoas e vender posteriormente.

  26. Avatar de Vitor Pêgas

    Hahaha, que burros os portugueses… Vejam lá que eu nem dado queria esse lixo. E eu sei que ninguém dá nada a ninguém, então alguém a fazer-se passar pela apple? Se eles quisessem dar algo baixavam o preço dos seus pisa papeis chamados Iphone e Ipad

    1. Avatar de Coelho
  27. Avatar de Woot!
    Woot!

    A conclusão que eu tiro é que a maioria das pessoas que querem produtos da apple são burro!

    1. Avatar de Woot!
    2. Avatar de Luis
      Luis

      “são burro”??? Da maneira que escreves, dá a sensação de teres uma 4ª classe aferventada!! Tu já deves ser muito inteligente…

  28. Avatar de Beowulf
    Beowulf

    Metam as imagens no TinEye.com e percebem logo. Esta imagem das caixas em piramide and a circular na net ha’ imenso tempo, em todo o tipo de anuncios. Provavelmente o inicial era verdade, e a partir dai foi sempre reciclada para esquemas.

    Outra coisa que ajuda e’ pensar. Ninguem deixa de vender 22 unidades porque nao tem o celofane exterior. Uma maquina para o repor e’ muito barata e o processo facilimo.

    Pensamento e analise logica evitam muitas destas aldrabices.

  29. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Eu acho incrível é a quantidade de pessoas que acreditam nisso. Só falta dizerem que o Pai Natal existe…

  30. Avatar de Seveconfidential
    Seveconfidential

    Eu não entendo é cm o ppl acredita nestas coisas … devem ser os mesmos que dão os dados bancários pa serem roubados .. acho que devia haver mais avisos sobre este e outro tipo de burlas … nos entretantos deixem mas é de ser tansos :)))

  31. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Só me rio, isto da para ver de que são capazes as pessoas.

    Não me estou a mencionar as pessoas que fazem estas supostas campanhas (mentiras), mas sim a quem partilha isto, o desespero é tanto por ter algo que as leva a acreditar nisto.

    Mas dou os parabéns por este post, a ver se alguns abrem os olhos.

  32. Avatar de Power

    É incrivel o nº de pessoas que continuam a cair nestas coisas.

  33. Avatar de Telmo Neves
    Telmo Neves

    O pessoal que cria estas páginas querem é gostos para depois fazerem publicidade na própria página em troca de dinheiro ou mesmo vender a página.

    Quanto ao que li em outros comentários aqui colocados sobre “Ninguém dá nada a ninguém”, digo que não é completamente verdade pois já recebi coisas de borla sem pagar absolutamente nada. E não, não me ofereceram nem roubei, ofereceram-me mesmo. Mas pronto, como o pessoal é quase todo céptico, nem vale a pena. Todo, nem por isso, pois acreditam nestas páginas.

  34. Avatar de miguel
  35. Avatar de miguel
    miguel

    eu juro que vi o pai natal no facebook a oferecer iphones 5

  36. Avatar de Emannxx

    Tem sido uma praga há já vários meses, no entanto abrandou nas últimas semanas.

  37. Avatar de Roseane
    Roseane

    Quando entrei no meu face estava assim:
    Parabéns! É o feliz vencedor do dia.
    terça, de 22 dezembro de 2015
    A cada terça , um visitante é seleccionado, e terá a oportunidade de obter um prémio especial dos nossos parceiros, como gesto de agradecimento por ser um utilizador lear do facebook no telemóvel.

    Foi um dos poucos sortudos escolhidos hoje. Junte-se a mais de 500 pessoas que já reclamaram o seu prémio este ano!

    Nota: Estes prémios exclusivos são limitados a cada terça e podem acabar a qualquer momento se outro vencedor o reclamar primeiro, por isso despache-se!
    Eu poderia escolher entre iPhone , iPad ou iMac . E nos comentários falavam que tinham ganhado os prêmios , como se o facebook estivesse fazendo isso para agradecer por usar o aplicativo . Isso pode ser um golpe?

  38. Avatar de Fatima Fonseca
    Fatima Fonseca

    MS SHUWZ-atacado & varejo GOLPE!!!

    MS SCHULZ IPHONES . GOLPE!!!