Cuba criou vacina contra a COVID-19! São necessárias três doses…

28 Comentários

São vários os países que têm vindo a investigar soluções contra a COVID-19. As vacinas têm sido a melhor arma para o ser humano e isso nota-se na redução diária de mortos.

Cuba também já tem uma vacina contra a COVID-19 e a eficácia é de 62% após a segunda das três doses previstas.

Cuba criou vacina contra a COVID-19! São necessárias três doses...


Vacina (Soberana) 02 tem eficácia de 62%

A vacina candidata cubana contra a COVID-19 tem uma eficácia de 62% após a injeção de duas das três doses previstas. O resultado é positivo e excede os 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vicente Verez, diretor do Instituto de Vacinas Finlay, referiu que “Podemos informar que atingimos 62% de eficácia com a aplicação de duas doses da vacina (Soberana) 02”, um resultado “reconfortante” porque tem em conta as variantes que já circulam no país das Caraíbas.

Cuba trabalha há 13 meses em cinco vacinas candidatas, duas das quais, a Soberana 02 e Abdala, completaram a terceira e última fase de testes.

Cuba criou vacina contra a COVID-19! São necessárias três doses...

Os resultados, avaliados por uma comissão independente de especialistas cubanos, serão submetidos à autoridade reguladora para “fazer o pedido oficial de autorização de utilização de emergência” da vacina nas próximas semanas, disse o diretor-adjunto do instituto, Yuri Valdez.

O Presidente cubano Miguel, Diaz-Canel referiu que…

Não temos sido capazes de investir todo o dinheiro e financiamento que o projeto necessitava, e mesmo assim temos resultados de classe mundial

O anúncio da eficácia da vacina chega numa altura em que a ilha está a ser atingida por uma nova vaga de casos. Desde o início da pandemia, Cuba já registou 166.368 casos e 1.148 mortes. Mais de 4,3 milhões de doses de Soberana 02 e Abdala foram administradas a partir de 16 de junho. Cerca de 2,1 milhões de pessoas receberam uma dose, quase 1,4 milhões duas doses e quase 794.000 três doses.

 

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    A AstraZeneca também anda nos 60% de eficácia.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Que diga a malta do lar no Algarve onde há um surto, e levaram uma dose dessa, e estão todos doentes, e um até já faleceu

    2. Avatar de António
      António

      60% Com uma dose da vacina.
      Não se deve dizer meia verdade, até porque meia verdade corresponde a meia mentira.

      1. Avatar de José Queluz
        José Queluz

        33% a 1a dose. 60 com as 2 doses

  2. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    3 doses e 60% acho muito pouco

    1. Avatar de lapizazul
      lapizazul

      Sempre é melhor do que aquela que não desenvolveste, para além do tipico comentário a dizer nada…

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Aqui só levas com a vacina

  4. Avatar de asdasa
    asdasa

    O melhor e nao levar com a vacina e deixar os outros serem vacinados…correm mais riscos com efeitos secundarios da vacina que com o virus o qual n tem cura

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Só asneiras, para variar.

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          Para o “amigo”Rui:
          https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1201971221003647

          Não compreendo que pessoas ligadas à saúde não estejam mais infirmadas e pareçam uma “k7”.
          Bom fim de semana

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Para o “amigo” Antonio

            Onde esta dito que a vacina protege a 100%?
            Nenhuma vacina o faz.

            O pessoal da saude , como lhe chama, vai ser quem tem de tratar do doentes que nao cumprem as regras, e dao o seu melhor mesmo sabendo que nao sao reconhecidos.
            Os negacionistas so entendem quando estao deitados numa cama de hospital a pedir aos medicos para os salvar.
            Procurar artigos apenas para poderem “ajustar” as suas ideias é muito bom.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Diz isso aos que estão agora na UCI

    3. Avatar de Antonio
      Antonio

      Fala assim pk nunca teve um familiar nos cuidados intensivos .

  5. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Portugal também tem uma vacina desde o início da pandemia. Chama-se bom vinho.

  6. Avatar de pedro
    pedro

    “Os resultados, avaliados por uma comissão independente de especialistas cubanos, …. ” deve ser para rir … naquele país é tudo menos independente e livre !!! quero ver os “independentes” a desafiarem o clã Castro e afins …

    1. Avatar de Manuel Gomes
      Manuel Gomes

      Exacto !!!

    2. Avatar de Sérgio Ferreira
      Sérgio Ferreira

      Comecei logo a rir que nem um perdido quando li a palavra “independente”…

  7. Avatar de cloroquinase
    cloroquinase

    Laboratórios não assumen responsabilidade,
    governos não assumen responsabilidade,
    mas se não tomo a vacina, o irresponsável sou eu!

    1. Avatar de Aj
      Aj

      pode tentar ser melhor que os laboratórios e governos.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Então o objetivo é sermos todos cobaias e ver no que dá? Somos agora ratinhos de laboratório

      2. Avatar de Rafilda
        Rafilda

        memezada alert!!!!

      3. Avatar de Soraia
        Soraia

        Este comentário apenas revela falta de inteligência.
        Há que dizer a verdade.

        Se todos se vacinarem e a coisa correr mal, o que será que vai acontecer? Morremos todos?? Vamos todos ficar doentes e ninguém sobra para tentar salvar os doentes?
        É como num avião, um piloto come um prato e o outro come outro, para não ficarem os dois doentes.

        Sei que ser vacinado é importante, mas neste caso em que as coisas foram feitas ás 3 pancadas e ninguém sabe muito bem os efeitos a longo prazo temos de ser capazes de pensar pela nossa cabeça. Ninguém sabe ao certo os efeitos desta brincadeira.

        Quem acredita nos governos deve também acreditar que duas torres caíram em Nova Iorque ou na fantasia que um avião se despenhou no pentágono e 20 anos mais tarde ainda não se encontraram imagens que o comprovem (sendo que é o edifício mais vigiado do mundo, não, não é a casa do big brother).

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ou seja, é preferível continuar a deixar morrer gente com covid, deixar colapsar os sistemas de saúde e por consequência morrer muito mais gente de outras patologias, muitas vezes simples de resolver .
          As vacinas não foram desenvolvidas às três pancadas, aliás, a evolução foi tal neste campo, neste último ano, que surgiram também novas alternativas a situações que de outra forma continuariam estagnadas.
          As vacinas são perfeitas? Infelizmente não…mas quando disseres o que disseste, por favor, não comeces por falar em inteligência. Fica-te mal.

          1. Avatar de Robin
            Robin

            Tu nem sabes o que está envolvido, se soubesses não falavas assim.
            apenas vês a ponta do iceberg, mas pensas que sabes alguma coisa.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            É verdade….eu sei pouco mas vocês para além de saberem pouco ainda inventam.

          3. Avatar de rui
            rui

            Hugo
            Concordo contigo.
            Este pessoal para inventar teorias da conspiração…. Nem nos filmes conseguem ser tão rebuscados!

            Incrível mesmo!
            🙂

  8. Avatar de Luis
    Luis

    Então o objetivo é sermos todos cobaias e ver no que dá? Somos agora ratinhos de laboratório