Cristiano Ronaldo poderá ser multado por ter feito “ambush marketing”

34 Comentários

O capitão da seleção nacional, Cristiano Ronaldo, enfrenta acusações por ter praticado “ambush marketing” ou, traduzido, marketing de emboscada, após divulgar nas redes sociais os seus dados de ritmo cardíaco durante o jogo de Portugal contra a Eslovénia na última segunda-feira.

Ilustração de Cristiano Ronaldo a praticar ambush marketing


Segundo o jornal Telegraph, Cristiano Ronaldo terá praticado “ambush marketing” ao divulgar os seus dados cardíacos. Conforme é referido, a questão não está nos dados partilhados, mas sim na ilegalidade por ter associado uma empresa, produto ou serviço a um evento que já possui patrocinadores oficiais.

O jornal lembra um incidente envolvendo Nicklas Bendtner no Europeu de 2012, quando o ex-atacante dinamarquês levantou a camisola após marcar um golo para mostrar que usava cuecas da marca Paddy Power.

Na altura, Bendtner foi multado em 80.000 libras (cerca de 93 mil euros) e suspenso por um jogo pela seleção dinamarquesa como resultado desta ação.

 

Divulgação de ritmo cardíaco de Cristiano Ronaldo pode dar multa

Agora, na origem desta acusação, feita por Ricardo Fort, antigo responsável global de patrocínios da Visa e da Coca-Cola, está a divulgação de dados relacionados com o ritmo cardíaco de Cristiano Ronaldo, no referido jogo.. O dispositivo que captou estes dados cardíacos, da Whoop, pertence à empresa de performance desportiva da qual CR7 se tornou recentemente embaixador.

Ricardo Fort recorreu ao Twitter para denunciar a partilha de dados registada no decorrer de um jogo do Euro 2024, defendendo que tanto o jogador português como a empresa a que está associado deviam ser multados.

O avançado na seleção portuguesa poderá sofrer as mesmas consequências, multas e, no pior dos casos, suspensão por um jogo.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aquele gajo
    Aquele gajo

    Epah daqui a pouco o gajo manda um pedido e tem que pagar porque está a fazer publicidade a uma doninha! #informacaoDramatica

    1. Avatar de FM
      FM

      Existem regras e leis, certas ou erradas, não importa, há que compri-las. Podemos sempre ignora-las mas arcamos com as consequências.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Será que a dita “lei” não está ela sim fora da lei e está a colidir com os direitos fundamentais do individuo?!
        Querem ver que já nem sequer se pode dizer que bebi uma super jola à conta das defesas do Diogo Costa….porque a uefa já tem patrocinios…..
        Não colaborem com o ridiculo.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Se essas Jolas forem bebidas no local e horário de trabalho poderá trazer consequências podendo inclusivé ser despedido. Estará a colidir com os direitos fundamentais do individuo?

          1. Avatar de Damnupa Kot
            Damnupa Kot

            então despeçam o indivíduo e depois venham cá queixar-se que a má publicidade ao sucedido é boa! N casos em que a emenda é pior do que o soneto!

      2. Avatar de Revelador
        Revelador

        Leis? Dados pessoais dele agora são da FIFA? Estamos na China ou que?

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          O problema não são os dados pessoal, ele pode fazer o que quiser com esses dados.

        2. Avatar de FM
          FM

          Marcas pagam para serem as publicitadas no evento, se a uma que aparaece publicitada sem pagar não me parece correto.

  2. Avatar de Grunho
    Grunho

    Não percebo qual é a ilegalidade disso, mas interessava-nos era que este Centeno da bola ficasse de fora neste jogo, ou pelo menos não jogasse de início. Ele é completamente previsível e muito fácil de anular para o adversário.

    1. Avatar de FM
      FM

      Existem regras e leis, certas ou erradas, não importa, há que compri-las. Podemos sempre ignora-las mas arcamos com as consequências.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Na ditadura também havia a lei de te mandar para a guerra e não foi por isso que muita gente não deixou de fugir para não ir.
        Lá por haver uma lei não quer dizer que deixe de haver bom senso. Não somos todos ovelha para andar em rebanho.
        Já agora, essa publicidade foi feita dentro do recinto de jogo?! Não foi feito na rede social do próprio ou da empresa?
        Será que a dita “lei” não está ela sim fora da lei e está a colidir com os direitos fundamentais do individuo?!
        Querem ver que já nem sequer se pode dizer que bebi uma super jola à conta das defesas do Diogo Costa….porque a uefa já tem patrocinios…..
        Não colaborem com o ridiculo.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Não são leis são contratos. Esta multa deve-se a quebra de contrato.
          Todos os jogadores têm um contrato a cumprir.

      2. Avatar de Angelo
        Angelo

        Regras e leis de uma entidade que já demonstrou várias vezes corrupção ao mais alto nível…

        Ou melhor, regras, porque a UEFA não faz leis…

        Não teria havido um 25 de Abril, se se respeitassem tão cegamente todas as leis e regras…

  3. Avatar de Ivo
    Ivo

    Isto é perseguição ao nosso capitão! Queria ver se fizessem a mesma coisa com o Messi.

  4. Avatar de FM
    FM

    Para os incomodados, existem regras e leis, certas ou erradas, não importa, há que compri-las. Podemos sempre ignora-las mas arcamos com as consequências.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Será que a dita “lei” não está ela sim fora da lei e está a colidir com os direitos fundamentais do individuo?!
      Querem ver que já nem sequer se pode dizer que bebi uma super jola à conta das defesas do Diogo Costa….porque a uefa já tem patrocinios…..
      Não colaborem com o ridiculo.

      1. Avatar de FM
        FM

        Eu não disse que a lei/regra esta certa ou errada, existe. Se me perguntas a minha opinião é uma coisa diferente. há marcas pagam para serem as publicitadas no evento, se a uma que aparaece publicitada sem pagar não me parece correto.

    2. Avatar de Eccos
      Eccos

      Nos elucide, qual é exatamente a lei/regra, palavra por palavra se possivel, pois a depender de como esta escrito toda e qualquer propaganda feita pora atletas participantes, deveria ser suspensas durante o evento. Agora se a regra estabelece que eles não podem fazer propaganda dentro de campo, ou durante a transmissão a discussão muda de contexto.
      E se formos neste caminho, os veículos que eles usam para ir para o estadio, os fones e telemoveis que usam, as roupas que usam fora de campo, tudo deveria ser controlado, afinal, quantos fãs fazem questão de ter os mesmos itens que veem seus idolos preferidos usando?

    3. Avatar de FM
      FM

      Eu não disse que a lei/regra esta certa ou errada, existe. Se me perguntas a minha opinião é uma coisa diferente. há marcas pagam para serem as publicitadas no evento, se a uma que aparaece publicitada sem pagar não me parece correto.

  5. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Penso que se fosse feito a partilha dessa a informação sem ligação a nenhuma marca, não haveria problema.

    1. Avatar de andy
      andy

      exacto. O nome da marca aparece no post e no titulo do grafico

  6. Avatar de João
    João

    Ele fez a partilha dos dados dele no perfil dele ou em algum canal do campeonato da Europa? É que no caso das cuecas elas foram mostradas pela TV do campeonato.

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei!
      BurroFuiEuQueEstudei!

      Ele fez a partilha dos dados com a publicidade da marca “Shoot Out” e a referência ao jogo do europeu. Cara##s, naõ é assim tão difícil entender….. e o burro sou eu que estudei….

      1. Avatar de sopapistas
        sopapistas

        Pelos vistos ate —és!!! Usaste as sebentas erradas. Uma coisa sao transmissoes oficiais, outras privadas e de perfis de redes sociais. Quem nao acedesse ao seu perfil nas redes, nem saberia. Olha eu ate desconhecia. Foi aqui pelo pplware. Se depois os canais de comunicaçao fazem uso disso para noticia, qual a questao? Ou tb nao podem? Tb vao multar o PPlware por o retransmitir?

  7. Avatar de Angelo
    Angelo

    Esse Ricardo Fort ficou piúrso com o Cristiano, desde aquele cena do “Coca Cola não. Água!” eh eh

  8. Avatar de Eccos
    Eccos

    Desculpem, mas estou por fora do tema, a divulgação ocorreu dentro do campo? durante o jogo? Como se deu a divulgação?
    Agora se o atleta aparecer num outdor na frente de um estadio, fazendo propaganda que não seja dos patrocinadores do evento ele vai ser punido?
    Entendo que divulgação dentro do campo, ou a qualquer momento da transmissão de um jogo deva ser considerado ilegal, agora, por acaso a empresa de autocarros que os leva ao estadio tbm não tem um certo marketing, afinal a seleção inteira esta a usar seus veiculos…

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei!
      BurroFuiEuQueEstudei!

      E que tal fazeres as publicidades que quiseres sem fazeres nenhuma referência ao Euro 2024? Regras são regras, e são para cumprir. Se ele não gosta, não participa. Não é difícil entender, certo?

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      “Agora se o atleta aparecer num outdor na frente de um estadio, fazendo propaganda que não seja dos patrocinadores do evento ele vai ser punido?”
      Vai ser punido sim, isso é mais que sabido, maioria dos desportos profissionais possuem essas regras.

  9. Avatar de Ze
    Ze

    Bem, a marca alemanha ou fed alemã de futebol tb tem andado a fazer publicidade aos penetras em campo e a pessima relva.
    Será que tb vai ser multada??

  10. Avatar de Mancebo
    Mancebo

    Ele deve ter seguro que pague essas merdices