Crédito à Habitação: conheça as possíveis medidas do Governo

54 Comentários

Sobre o crédito habitação não há muito a dizer. As taxas Euribor têm vindo a atingir valores históricos e ainda ontem o Banco Central Europeu subiu as taxas Euribor em 25 pontos base. É o sufoco para muitas famílias que precisarão certamente de ajuda nos próximos tempos. O Governo Português vai anunciar na próxima semana medidas para aliviar as prestações.

Crédito habitação: Conheça as possíveis medidas do Governo


O Governo Português está a preparar medidas para reduzir ou estabilizar prestações ao banco. Segundo revela o Expresso, os detalhes continuam a ser ultimados e apenas devem ser conhecidos na totalidade daqui a uns dias, após aprovação no Conselho de Ministros.

No entanto, segundo o Expresso, as famílias com empréstimos vão poder optar por uma solução que reduzirá de imediato a taxa de juro associada ao crédito, fixando o valor a pagar mensalmente durante dois anos. Depois, de forma gradual, a redução é compensada nas prestações seguintes até ao fim do empréstimo.

Na prática, os portugueses deverão começar a pagar menos agora de prestação, mas o valor final poderá manter-se (sendo os juros distribuídos ao longo do tempo da prestação).

Crédito habitação: Conheça as possíveis medidas do Governo

Em termos de valores, o “desconto” atual poderá chegar a 25% do valor atual da Euribor, ou seja, em vez de pagarem uma prestação sobre a totalidade do indexante, que anda agora nos 4,040% a 6 meses e nos 4,159% a 12 meses, pagariam apenas sobre três quartos. Seriam cerca de 3% (mais spread) em vez de 4%, o que permitirá reduzir em cerca de 60 euros a prestação mensal por cada cem mil de empréstimos a 30 anos.

Crédito à Habitação: Vamos a um exemplo…

Num crédito de 300 mil euros, a prestação diminuiria quase 180 euros, de 1520 para 1347, e num contrato de 200 mil euros passaria de 1013 para 898. Clientes com prazos de empréstimos mais curtos, de 20 ou 10 anos, por exemplo, teriam descidas ligeiramente inferiores em valor absoluto (52 e 48 por cada cem mil, respetivamente) mas bastante inferiores em termos proporcionais.

Do que se sabe, a nova medida deverá  ser acessível a todos os clientes bancários com crédito. Segundo o Expresso, esta medida pode ter um custo de cerca de 250 mil milhões de euros. De referir também que as taxas Euribor voltaram a subir hoje.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de XBUZZY
    XBUZZY

    Porque que nao obrigam os bancos a distribuir os juros que coletam, de igual forma ao longo do prazo do emprestimo em vez de os coletarem todos nos primeiros anos?

    1. Avatar de Aves
      Aves

      A prestação de um empréstimo é: juros (taxa de juro x capital em dívida) + amortização do capital em dívida + comissões e outros encargos.
      Para se manter uma prestação mais ou menos constante não há volta a dar – as prestações iniciais são praticamente para pagar juros, porque praticamente ainda não se amortizou capital.

    2. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Os bancos normalmente emprestam a prestações constantes e como no inicio do empréstimo o valor dos juros é maior (por ter uma divida maior) o capital amortizado é menor.
      Pessoalmente prefiro amortização constante e juro variável, mas esta modalidade faz com que a prestação seja maior no inicio do empréstimo e menor no fim.
      O cliente é que escolhe.

  2. Avatar de Grunho
    Grunho

    Podeis esperar sentados pela ajuda do governo, porque quem manda são os burocratas do BCE. E os objectivos de “política monetária” deles são mesmo deixar as pessoas sem dinheiro para comprar o que precisam, quanto mais para consumir, tudo a reboque da subida das taxas de juros. Portanto, enquanto estivermos dentro da UE e ela não implodir, como vai acabar por implodir, é mais do mesmo que aí vem.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Eu vejo muita gente, e com muito dinheiro. Só a quantidade de Teslas que por aí anda… Restaurantes todos cheios. Shoppings cheios, iPhones a vender que nem pães quentes, não me parece que “a política monetária tenha deixado as pessoas sem dinheiro”. Há quem fique mal, mas há muitos que continuam muito bem.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Não podemos generalizar. Há os que:

        1. São pobres e vivem como pobres – os mais debéis;
        2. São pobres e vivem como se fossem ricos – os menos inteligentes;
        3. São ricos e vivem como se fossem pobres – os mais discretos;
        4. São ricos e vivem como ricos – os mais inteligentes.

        A questão é saber qual destes grupos está em maioria. É fácil de perceber que são os do grupo 2, que por acaso é em geral a classe média.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Aí tens a resposta à inflação. O facto de viverem como ricos é a grande causa da inflação, excesso de consumo.

          1. Avatar de Anónimo
            Anónimo

            Excesso de consumo? Não me digas que estás obeso…

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Fernando Ulrich, és tu??? Ou serás o salgado, ou o fantasma do rendeiro regressado do outro mundo?

      3. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Fala por ti.

    2. Avatar de Test User
      Test User

      Grunho és um puro cómico.
      Quando tivemos fora da UE, foi um sucesso com política monetária e politica cambial. ~
      Em 1984 tinhamos inflação de 28,38 % e UE tinha 7,67 % e Mundo 8,12 %.
      https://www.dadosmundiais.com/europa/portugal/inflacao.php

      Taxa de Juro Mais 5 anos em 1984 era 32,5 %

      Era uma abundancia de dinheiro em Portugal fora UE.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        É o típico militante do PCP, contra a NATO, contra a UE, contra o imperialismo americano.

        1. Avatar de GM
          GM

          …, mas não conta o imperialismo russo.

        2. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Já tu és submisso à meretriz Lagarde e aos criminosos de guerra Bush e Blair. Não tens moral para falar.

  3. Avatar de tUGA
    tUGA

    Alegam os inteligentes no BCE que a subida das taxas de juros é para combater a inflação. TRETAS E MAIS TRETAS.
    A inflação continua, os bancos continuam a encher o saco e não só os bancos. Os UNICOS QUE NÃO CONSEGUEM ENCHER NADA, PELO CONTRÁRIO DESVAZIA SEMPRE É O ZÉ. Enquanto o Zé deixar andar eles continuam. Aguardemos pelo seguimento da novela. O governo ajuda, dá migalhas.
    Deviam era OBRIGAR OS BANCOS A ALTERAREM AS SUAS ATITUDES E AJUDAR QUEM TEM EMPRESTIMOS. NA ALTURA PARA SE PEDIR, ALGUNS ATÉ LIGAM PARA OS CLIENTES A VEREM SE QUEREM ISTO E AQUILO. DEPOIS SE ALGUEM FOR NA LETRA DELES, ELES CARREGAM FORTE E FEIO E NEM SE PREOCUPAM.
    MEUS SRS. ABRAM BEM OS OLHOS E NÃO SE DEIXEM IR POR CONVERSAS FIADAS DOS BANCOS.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Shiuu. Fale baixo. Há pessoal com crianças a dormir.

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Apesar do excesso de maiúsculas, tem toda a razão. Os bancos são os maiores parasitas da sociedade, a seguir à escumalha senhoria, e o BCE está do lado deles. Era precisa uma revolução para correr com essa escumalha. Em 1975 a banca foi, e bem, nacionalizada. E agora?

      1. Avatar de Naodouonome
        Naodouonome

        E agora não podes fazer isso porque vai contra a união europeia

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          A UE vai implodir. O mais tardar no dia em que o zé lenços da voz de bagaço apresentar a conta dos estragos da guerra para os contribuintes da UE pagarem.

      2. Avatar de anoónimo
        anoónimo

        Qual a culpa dos senhorios? infelzimente não tenho casas para alugar, mas aqui não vejo qual o mal de uma pessao que trabalha a vida e e poupou para comprar uma 2º casa ou deixou de heranca e meter a rentabilizar. Acho que isso é mesmo mentalidade de tuga, por isso nunca saimos desta sepa torta.
        Se ha culpa é do governo, que não diz as verdades à sociedade, e a sociedade quer viver de subsidios e pensava que iamos viver com juros negativos durante 100 anos. Os governos andaram a gastar o que não tinham, e agora, andamos a pagar infelizmente por estas decisões e as coisas vão é piorar.
        Para quê mais nacionalizações?? Já nao chega as TAPs e BES destas vidas? só dinheiro gasto em vão que não produz nada para a economia das populações.

      3. Avatar de Test User
        Test User

        Era precisa uma revolução nas mentes de Anónimo , tUGA, Grunho e afins.

        1- Anónimo podes ter dinheiro em casa, vais ao Banco para que ?
        2- Anónimo vais pedir dinheiro ao Banco para que, porque não pedes aos teus amigos e familiares.
        3- Anónimo vais alugar para casa ao Senhorio para que? Alguem te obriga.
        Logica da Batata: Quando os Inquilinos existem , não existem Senhorios.

    3. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Acho que ainda não percebeste, a subida é pra impedir o pedido de novos empréstimos e evitar vendas.
      Mas a pessoas continuam a pedir novos empréstimos e a comprar comprar, logo as taxas têm de subir e tentar combater novamente a inflação e impedir novos empréstimos, só que as pessoas continuam a pedir empréstimos.
      O culpado somos nós que continuamos a pedir empréstimos e a comprar.

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Malditas pessoas que pedem empréstimos para… terem uma casa onde viver. Como se atrevem?

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Sacanas dos Senhorios que disponibilizam casas para pessoas viver.
          Podiam ter as casas fechadas, como é que eles se atrevem,

          Sacanas dos bancos que não emprestam dinheiro.
          Fazem muito bem ter dinheiro parado, como é que eles se atrevem emprestar dinheiro.

          1. Avatar de Anónimo
            Anónimo

            Os senhorios disponibilizam casas, é isso que te ensinaram na Nova Business School, que à tua semelhança, não sabe escrever em português? Explica lá o que acontece se a escumalha senhoria não “disponibilizar” casas? Vão arranjar um emprego e trabalhar como o resto das pessoas?

          2. Avatar de Test User
            Test User

            Anónimo já que és culto, já agora estudaste onde para adquirir tanto conhecimento. Já que conheces essa universidade publica explica essas teorias ensinadas.

            Já que nos teus ensinamentos são escumalha, no caso das casas devolutas, os proprietários são obrigados a arrendar a casa ao Estado. Estado é escumalha?

            Nas rendas congeladas, os senhorios conseguem viver sem trabalhar?

            Conheces Senhorios que não trabalham? Deve ser falha minha , nunca conheci somente senhorios, nem nas casas que aluguei,

            Segunda a tua teoria já que são escumalha acaba-se com eles.
            Os Inquilinos vão viver para onde? As casas ficam fechadas?

    4. Avatar de int3
      int3

      Não vás estudar tu. Quem menos sabe é quem mais pensa que sabe. No final, cometem sempre o mesmo erro porque são ignorantes e não entendem patavina da dinâmica da economia nem ciência económica. Somos, digamos, os terraplanistas da economia.

    5. Avatar de Ifm
      Ifm

      Tuga, não existe mais nenhum meio conhecido para travar a inflação a não ser subir o juro, e criar menos dinheiro disponível.

      O problema de estares assim é que deixaram a inflação subir durante muito tempo, o chamados tempo das vacas gordas onde se imprime moeda e se injecta no mercado… muito bonito a malta tem dinheiro para tudo etc.

      Depois a seguir vem a crise como sempre né??
      Vem os problemas mundiais como as guerras ,etc para mascarar um problema criado por más políticas de imprimir moeda ( nomeadamente os EUA), que depois se reflete nos parceiros económicos.

      Se não travares a inflação reduzindo,a impressão de moeda, vais ficar como Venezuela e 80% dos países africanos que a moeda deles vale menos que o papel higiénico. E usam o dólar como moeda, basicamente um país que vale 000 a nível econômico que só serve para ser explorado e que a bitola é tudo pobre, não há classe média e classe podre é pobre o o miserável o o extremamente rico só isso

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Ora aí está. Se fossemos pela conversa desses pseudo economistas de café, andávamos com inflação da Venezuela onde um salário nem dá para comprar um frango…

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Qual é a diferença para Portugal onde nem para a prestação da casa chega, quanto mais para o frango?

  4. Avatar de Aves
    Aves

    A taxa diretora do BCE subiu de 3,75% para 4,0%, a décima subida consecutiva.
    A boa e má notícia – deve manter-se em 4% até setembro de 2024. Alguma redução apenas em 2025, esperam os entendidos.

    1. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Vamos ver
      Não há muito tempo, chegou aos 5.2 e o que veio a seguir foi uma crise generalizada e em 2 anos baixou para 1%

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    Devíamos TODOS deixar de pagar…E depois acaba-se a mama!!!
    Os Bancos e o Governo não iam por todo o Portugal a dormir ao relento!!!
    Deixávamos todos de pagar e pronto!!! Gostava de ver o que é que faziam depois???
    Aí é que era bonito de se ver!!! Quando um dia acontecer uma calamidade como ocorreu recentemente em Marrocos e a seguir na Líbia, o que é que os bancos e o governo vão fazer???
    Sou apologista da criação do Movimento: “EU NÃO PAGO!TU NÃO PAGAS!!!ELE NÃO PAGA!!!NÓS NÃO PAGAMOS!!!” Gostava mesmo de ver o que faziam à vida deles!!! Acabava-se a mama e deixavam de encher o cu à pala de que trabalha. Quando andaram a berrar foi o Estado com o DINHEIRO dos CONTRIBUINTES a INJETAR os BANCOS…Com o nosso dinheiro, agora ao contrário é só migalhas.
    Se fôssemos alguns que andam por aí …perdoavam-nos a dívida, como Berardo!!! Que só tem uma GARAGE!

    1. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Avança sem medos, mas sabendo que ficavam-te com a casa, pelo preço da divida e vendiam pelo dobro.
      Quanto maior for o numero de pessoas a fazer o mesmo mais o banco vai ganhar.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Quando andaste com juros negativos no CH não vi revolta nenhuma…

      1. Avatar de GM
        GM

        Eu posso dizer que agradeci. Permitiu-me potenciar a amortização total do empréstimo, há quase um ano. Antes da loucura de juros.

    3. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Até parece o palerma do PNS a bater no peito que não pagava não pagava, quando chegou ao governo só fez cagada e deixou uma TAP a ser paga pelos contribuintes a peso de ouro.. opah cala te por um instante, não fizeste esse barulho todo quando andavam a distribuir dinheiro como se fossem folhas a cair no outono.. vocês são uns hipócritas

  6. Avatar de Lopes
    Lopes

    Não podem obrigar os bancos ou contribuintes a ser a seguranca social dos senhorios . O mercado imobiliário precisa de habitações . Não tẽm como pagar ? – Há quem tenha.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      O que há mais neste país é casas sem gente. E logo a seguir é gente sem casas.

      1. Avatar de João Câmara
        João Câmara

        Casas sem gente que foram pagas com dinheiro do trabalho que quem as tem ou dos acrescentes dos mesmos.
        Quem fala dessa forma, dá a entender que quem tem muitas casas deve distribuir por quem não tem nenhuma.
        Em relação “à gente sem casa” tenho pena, mas tambem há tantas terras neste país que têm cada vez menos gente e onde as casas são muito mais baratas.
        Eu tenho uma casa sem ninguém e assim continuará enquanto eu entender.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Quem tem muitas casas sem lher dar serventia está a cometer autênticos crimes de açambarcamento, e no mínimo deve ser taxado nessa qualidade. Se há coisa fácil de taxar é casas: não saem do sítio, não se transferem para offshores e não há sigilo que as esconda. Portanto é “ou pagas o imposto, ou ficas sem isso”.

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Claro, já temos imensas casas e tudo, no dia que fizerem isso mais ninguém compra casas para arrendar em Portugal e vais tu mais os teus amigos ETs fazer tendas na quinta da atalaia para o pessoal.. é só cromos

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            Estou a falar de mânfios que têm casas simplesmente para as ter fechadas sem serventia nenhuma, não dos que compram para arrendar. Desde que as arrendem mesmo. Mas se não arrendam porque planeavam cobrar rendas ultra gulosas, então devem pagar caro o preço da gula.

  7. Avatar de Marte
    Marte

    Se por um lado é facto que o valor da prestação praticamente duplicou, por outro, durante este período estamos a pagar juros do CH abaixo do valor da inflação. Ou seja, está a custar muito mais a prestação e a amortizar pouco o valor da nossa divida, mas o valor real da divida caiu mais de 10% em ano e meio. Eu sei que isto nao se sente no bolso, mas é uma realidade. Em 2025-2026 100K que se deva a um banco, deve valer o mesmo que valeria 80K em 2022. Por outro lado cada 100K investido no imóvel, deverá valer pelo menos 120K.
    Resumo: está nos a doer, mas está a ser melhor negócio que antes com a prestação menor.

    1. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Duplicou para quem ainda não amortizou capital significativo, ou para empréstimos novos, porque só se paga juros do que ainda falta pagar.
      Quem já pagou boa maior parte da dívida não vai pagar o dobro da prestação, apesar das noticias de todos os órgãos de comunicação social referirem exaustivamente que vamos todos pagar o dobro.
      Como eu já passei por uma fase destas, poupei enquanto o juro esteve baixo, amortizei quase tudo logo que começou a subir e durmo descansado.

      1. Avatar de GM
        GM

        Não esquecer de actualizar o capital em dívida junto do seguro de vida sempre que é feita a amortização extraordinária. O valor do prémio desce. E sempre são mais uns euritos disponíveis, que nesta altura de inflação fazem diferença.

        1. Avatar de João Câmara
          João Câmara

          No meu caso é automático, mas é sempre bom estar atento a essa situação.

      2. Avatar de int3
        int3

        O João é inteligente. Precisamos de mais malta como o João. Infelizmente estamos com problemas de falta de literacia financeira. Não reparas nos comentários? Todos a mandar vir com os bancos quando foi a política monetária do BCE que causou este problema todo. O pior? é o BCE andar a sacudir a água do capote e apontar o dedo aos “lucros” das empresas (como se todos os empresários passassem a ser gananciosos de um dia para outro) e apontar para a guerra. Já era sabido o que ia acontecer. Anos e anos de juros negativos. Compras de dívidas soberanas a juros zero. Tudo tem consequências. Quem contraiu crédito sem saber o que estava a fazer temos pena. entreguem a casa então e para a próxima usem o que está dentro da cabeça. Talvez precisem.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          E injeção de dinheiro na economia durante a pandemia.

    2. Avatar de int3
      int3

      Oh Marte, para quê dar lições a quem não quer aprender nem compreender? Especialmente na tugalândia onde votam por governos xuxas?

  8. Avatar de João Câmara
    João Câmara

    Em Novembro de 2000 a Euribor a 6 meses estava a 5,1% e nessa altura um spread de 1,5% era do melhor que se arranjava (total 6,6%)
    Em setembro de 2008 a Euribor a 6 meses estava a 5,2% e nessa altura um spread de 1% era do melhor que se arranjava (total 6,3%) – Este “pico” causou tal estrago na economia que em 2 anos a Euribor baixou para 1%
    Em agosto de 2023 a Euribor a seis meses, estava a 3,9% e hoje em dia os spreads andam todos abaixo dos 0.9% ( Total 4,8%)

  9. Avatar de André
    André

    Quando comprei casa, o contrato tinha simulação com mais 1% e 2%. Fiz contas e mesmo com o máximo, conseguia pagar. Fiz negócio. Agora o que acontece é, vão comprar casas e nem sequer querem pensar subida. Julgam que é tudo fácil e querem comprar, porque os outros também compraram. Mas não é assim, e vão ter problemas por viverem acima das possibilidades. É a vida!

    1. Avatar de João