COVID-19: Vacina da Farmacêutica Moderna é “quase 95% eficaz”

61 Comentários

Depois de vários meses de notícias menos positivas por causa da COVID-19, começam a chegar algumas notícias que nos dão alguma esperança. É verdade que ainda são resultados preliminares, mas dão-nos uma boa confiança que a vacina poderá chegar nos próximos meses.

Depois da Pfizer, agora é a Farmacêutica Moderna que diz ter uma vacina “quase 95% eficaz”.


Vacina da Farmacêutica Moderna com melhores resultados…

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela norte-americana Moderna Inc “tem 94,5% de eficácia” na prevenção da doença, avança hoje a farmacêutica após a primeira avaliação da fase 3 dos ensaios clínicos, a última antes do pedido de aprovação pelas autoridades de saúde, revela a SIC Notícias.

Os resultados do estudo podem ser vistos aqui. Face aos resultados,  o risco de contrair COVID-19 foi reduzido em 94,5% no grupo de voluntários que foi inoculado no grande ensaio clínico a decorrer nos Estados Unidos.

Esta é a segunda vacina com resultados muito satisfatórios. De relembrar que no passado dia 9 de novembro a norte-americana Pfizer e a alemã BioNTech deram também uma boa notícia ao mundo. De acordo com os testes realizados, a vacina contra a COVID-19 é “90% eficaz”.

É, no entanto, importante referir que estes são resultados preliminares da fase 3 dos ensaios clínicos. A terceira fase é a última antes do pedido de aprovação pelas Autoridades de Saúde.

Leia também…

COVID-19: Vacina da Farmacêutica Moderna é “quase 95% eficaz”

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Eu só acredito quando ver resultados bastantes favoráveis e não o diz que se diz.
    além disso está a ser demasiado depressa demais para o meu gosto uma vacina por norma leva tempo a ser desenvlidia e depois a chegar ao utente final

    1. Avatar de fim do mundo
      fim do mundo

      De facto falta vermos evidencias mais concretas, no entanto quando ao demasiado depressa, tens de ver que hoje em dia existem muito mais meios de acelerar o processo em comparação a outras pandemias que os meios existentes eram rudimentares e limitados.

      Hoje temos tecnologia muito mais avançada e meios que permitem obter resultados muito mais rápido e cruzar informações entre entidades, coisa que à 100 anos não eram possíveis.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        A tecnologia mais rápida que mencionas foi fazer bypass aos protocolos de segurança e testes adequados. É só ler a literatura, os estudos, os procedimentos e isenções aprovadas e comparar.

    2. Avatar de Infetado
      Infetado

      Tudo evolui, tal como o processo de desenvolvimento de vacinas.

    3. Avatar de Beltrano
      Beltrano

      Dizes isso porque estás dentro do assunto e trabalhas no desenvolvimento de vacinas, ou porque “achas” que sabes?

    4. Avatar de Nãosabesnada
      Nãosabesnada

      Depressa?
      Quase 1 ano a arranjarem vacina e tanto esta como a que foi anunciada na semana passada, não vão começar a dadas ainda este ano.

      1. Avatar de AD9
        AD9

        Uma vacina nova demora quase 4 anos a desenvolver por norma, se esta demorar 1 sim pode se aplicar a palavra depressa

    5. Avatar de Carlos
      Carlos

      As regras para desenvolvimento e aprovação de uma vacina não se baseiam no ” diz que se diz”, mas sim em factos cientificamente provados.
      Estas duas que se mais se tem falado estão na fase final dos testes e têm cumprido todas as regras a que estão obrigadas.
      Tal como todas as outras vacinas deste mundo (incluído a da gripe) só serão aprovadas se garantirem uma eficácia que deverá rondar os 50% (desconheço o valor exato). Se chegar aos 90% como se fala, ou mesmo aos 70% será um tremendo sucesso.
      Aguardemos mais mas semanas e logo saberemos.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Estás a falar claramente do que não sabes. Se fazes investigação e sabes ler, e leste, saberias que o que dizes não é verdade.

  2. Avatar de Antonio
    Antonio

    Vacina tem de ser prioritária para os mais vulneraveis.
    Eu ofereço a minha de boa vontade.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Eles já disseram que os mais vulneráveis não vão ser prioritários para receber as vacinas.

  3. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Vai sair vacinas para todas as carteiras, dependendo da percentagem de sucesso.

    1. Avatar de Beltrano
      Beltrano

      As vacinas serão aplicadas gratuitamente, excepto em Portugal.

      1. Avatar de Nãosabesnada
        Nãosabesnada

        Fonte?

      2. Avatar de Américo Mendes
        Américo Mendes

        Gratuitamente?? Que alarvidade…
        Nos países onde quer que seja “gratuita” serão os impostas respectivos desse pais que pagarão ao laboratório onde comprarem.

        Dassss…irrita este pensamento “socialista/comunista” do “grátis”, sem perceberem que não existe nada grátis na vida!!!

        ET: Tudo se deveria pagar…SNS, etc..mesmo que depois houvesse participação em face dos rendimentos. Esta “história” de usar sem pagar (SNS, medicamentos, etc)…parecem os tipos do RSI… 🙂

        1. Avatar de Carlos Fernandes
          Carlos Fernandes

          Tudo se paga, diretamente ou indiretamente, já irrita este pensamento liberal, de privatização de ex- empresas financiadas pelo Estado, que afirmam que sãomais produtivas e beneficiam o utilisador, por exemplo meo, edp etc etc. 😉

      3. Avatar de Jorge
        Jorge

        Dizes isso porque estás dentro do assunto e trabalhas no governo, ou porque “achas” que sabes?

        1. Avatar de Hoje tem que ser como anonimo
          Hoje tem que ser como anonimo

          Mas és o Beltrano ou o Jorge, vê lá se te decides!

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Jorge e apenas Jorge, não me escondo. Estava a ser irónico pois o Beltrano dá uma no cravo e outra na ferradura.

      4. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Subsidiadas pelos contribuintes mas dizes que são gratuitas. Vives no mundo dos unicórnios.

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Mas as vacinas só deveriam estar a ser compradas se assegurassem pelo menos uma eficácia de 99,90% ou superior, menos que isso é um mau investimento, em especial numa doença que mata tão poucas pessoas em relação ao total de população, acho que em relação à população mundial anda nos 0,000.000.016% da população mundial que morreu por causa do Covid… chamem desconfiado… mas por tão poucas mortes se calhar é melhor exigir uma vacina mais eficaz, que com eficácia tão baixa é tão bom como não tomar nada.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      99,99 ??? existe alguma vacina com essa taxa de eficácia? Mata pouco, mas que raio? Uma morte já é demais. Não tens olhado para os números ultimamente.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não existe nenhuma vacina do mundo com eficácia de 99,9%.
      O normal é rondar os 60% ou pouco menos
      A Internet democratizou o acesso à informação, mas cabe a cada um de nós seleccionar a fonte da mesma e pensar pela sua propina cabeça.

    3. Avatar de Rui Pinheiro
      Rui Pinheiro

      Eficácia de 99,90% ?
      Pela hora, o comentário foi feito a seguir ao almoço. Está explicado!

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Nao existe nada, rigorosamente nada que seja 100% seguro.

      1. Avatar de ruiSilva
        ruiSilva

        Os impostos são 100%…nunca falham…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Há muitos que não pagam.

    5. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Uma vacina não precisa desse nível de eficácia para ser útil, basta ser suficientemente eficaz para se obter imunidade de grupo, que segundo os especialista para a COVID-19 precisas cerca de 70% da população imune.
      Logo se uma vacina for 90% eficaz e se administrares a pelo menos 77% da população crias imunidade de grupo., isto não quer dizer que não possam aparecer pessoas infetadas com a doença mas a probabilidade dessas pessoas propagarem é doença torna-se muito baixa, não conseguimos eliminar a doença de vez mas se o nº de infeções for muito baixo então o SNS consegue dar resposta e é possível voltar a vida ao normal.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Se consegues imunidade de grupo por vacinas então não faz sentido excluir imunidade de grupo natural que, perante os dados, é já superior à taxa da vacina. Talvez não compreendas o conceito de imunidade de grupo.

        1. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          Que dados? Onde é que encontraste a informação que a imunidade de grupo natural está sequer perto de 70%?
          Especialista estimam que a Suécia que procurou uma estratégia de imunidade de grupo a percentagem de imunidade será inferior a 30%.

          1. Avatar de FilipeB
            FilipeB

            Esse é o problema com a imunidade de grupo natural que não se fala. É muito lenta!
            Se tiver verbas posso vacinar um país inteiro numa semana, mas se deixar a coisa andar podemos andar anos a ver pessoas a morrer.
            Uma analogia que já vi algures é termos um rebanho de ovelhas e aparecer um lobo.
            A vacina nesta analogia é irmos buscar um caçador e matarmos o lobo. Pode aparecer outro lobo, mas não faz muito estrago pois o caçador mata-o outra vez assim que o ver.
            A imunidade de grupo natural é não fazermos nada. O lobo come até ficar cheio e vai-se embora. Quando aparecer outro lobo passamos pela mesma experiência, até as ovelhas aprenderem a fugir mais rápido ou até os seus números forem reduzidos a um ponto que não compensa ao lobo a caça.
            Problema resolvido em ambas as soluções, mas uma delas tem um custo muito maior!

    6. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Tens de mudar de calculadora. Andas lá perto mas exageras nos zeros. Ou não sabes apurar percentagens…

    7. Avatar de acs
      acs

      Se for suficiente para os governos deixarem as pessoas em paz. Vale todos os euros. Eu próprio pago a minha diretamente. Não preciso que me roubem em impostos para me pagarem a vacina. Dêm a quem está desempregado, o resto pode pagar. Já agora baixem os impostos a ver se voltamos a criar riqueza. Já eramos pobres agora somos ainda mais pobres. Temos vários países do Leste a passar à frente. Países que eram comunistas antes de entrarmos na EU. Agora pensem na bela gestão desde 1974

  5. Avatar de greego
    greego

    Mais uma notícia para a roleta bolsista…
    Só os estudos científicos têm validade para este tipo de informações…
    Será que a próxima terá eficácia a 100% ?…

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Espero que todo este esforço signifique que daqui a um ano estejamos a regressar a um normal que não será certamente o de 2019. Entretanto espero que os Portugueses e não só se saibam comportar minimamente bem para não termos 60~70 pessoas a morrer todos os dias.

    1. Avatar de Américo Mendes
      Américo Mendes

      O seu comentário parece ser genuino, de boa vontade…mas, também reflecte a intoxicação dos média, sem ofensa.
      DIARIAMENTE, antes do covid, já morriam (e continuam, senão ainda mais) cerca de 50 pessoas por problemas cardíacos. Acrescente mais umas dezenas por Pneumonia e outros problemas respiratórios. Outros tantos por cancrro…Dados da DGS (quem tiver dúvidas….basta estudar/consultar, está disponivel).
      Nenhuma morte é boa, mas considerar o covid o centro do problema é sermos todos ingénuos!

      PS: Sem falar nos invernos normais com a gripe…assunto mais que estafado, mas que mata bem mais que este…e tb com hospitais completaemnte entupidos! Ah pois…nunca tiveram esta cobertura dos média.

      1. Avatar de Rui Carriço
        Rui Carriço

        Espero que não seja um negacionista. Não acho bem que se normalize que tenham morrido 1.3 milhões de pessoas desde o início da pandemia, a somar a todas as mortes que já acontecem, sobre estas podemos, devemos fazer um esforço para as evitar, dizer que não faz mal morrerem porque se morre também de outras patologias é ignorante e egoísta.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Esperas que não seja negacionista? Mas isso é um género de racismo passivo agressivo disfarçado ou quê?

          O que ele disse não foi que não faz mal. Ele falou em proporção de atenção e de resposta. Não compreender isso é que é ignorante e egoísta.

          1. Avatar de acs
            acs

            Exato. quero ver os media a falarem das urgencias dos hospitais entupidas no inverno ou das milhares de mortes porque o estado tem operações com 1 ano de atraso há varios anos.

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        “assunto mais que estafado, mas que mata bem mais que este…e tb com hospitais completaemnte entupidos!”

        Tu próprio percebes onde está o problema e mesmo assim não consegues perceber o grande problema desta pandemia?

        1. Avatar de acs
          acs

          vamos ver se atenção será a mesma quando morrerem o mesmo numero porque o sns está a trabalhar mal na prevenção e com as suas operações com 1 ano de atraso. Isso também mata.

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Qual é a percentagem de pessoas que apanham ou transmitem problemas cardíacos ou cancro an rua. Como é que se pode reduzir essas mesmas propogacao.

        1. Avatar de acs
          acs

          com um sns mais competente. com um ministério que faz prevenção e passa informação.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Eles já disseram N vezes que não vais voltar ao normal pré 2020. Seja com vacina ou sem ela. Não estás atento.

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Eles já disseram N vezes que não vais voltar ao normal pré 2020. Seja com vacina ou sem ela. Não estás atento.

    4. Avatar de Cristiano
      Cristiano

      Para tua informação, morriam até ao COVID cerca de 4000-6000 POR CADA época de gripe.

      1. Avatar de AD9
        AD9

        E qual é a lógica desse argumento? Enquanto não atingirmos esses números não é preocupante? Se bem que andarmos perto de metade com todas as restrições que ja houve deveria dizer alguma coisa…
        Ou quer dizer que não há problema em irem mais uns milhares para debaixo de terra?

  7. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    Elas a aparecerem todas depois da derrota do Tramps….

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      ….quantas é que Trump financiou…Ps: dizer que vai comprar não é a mesma coisa que fazer uma encomenda.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Grande parte dos países do mundo já têm encomendas feitas, os contratos de compra já estão assinados e até já existem adiantamentos de pagamento.
        Na Europa a própria UE já tem garantidos muitos milhões de vacinas e garanto que os contratos não foram feitos com um “aperto de mão”.

  8. Avatar de daniel
    daniel

    a proxima vai ter 95,5% de eficacia

    tumba … venda de acções

    CEO da Pfizer vende 60% das suas ações e ganha 4,7 milhões
    O CEO da Pfizer alienou 132 508 ações no mesmo dia em que foi anunciado que a vacina que esta farmacêutica está a desenvolver revelou uma eficácia de 90%

    https: //www.dn.pt/dinheiro/ceo-da-pfizer-vende-60-das-suas-acoes-e-ganha-47-milhoes-13027135.html

    1. Avatar de Vítor M.

      Embora a transação, segundo eles, estivesse programada há algum tempo, foi uma coisa estranha, muito estranho. Dá o que pensar!

      1. Avatar de daniel
        daniel

        Eles tem sempre justificação.
        Banqueiro , Broker, financeiro , etc … tem sempre álibi.
        Só acredita quem quer.

    2. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      “Ganha” como quem diz. Quando compras acções, compras a um preço e vendes a outro…ou seja tens uma margem de lucro (caso vendas com lucro). Por isso, 4,7 milhões não é o lucro que ele teve do seu investimento.

  9. Avatar de Redin
    Redin

    Pfizer com 90%
    Sputnik com 92%
    Moderna com 95%
    Ainda vamos poder assistir a uns corajosos 110%.

  10. Avatar de Gomes
    Gomes

    Já existe com 110%!
    É só ir à Coreia do Norte.
    Enão são assim tão caras lá…

  11. Avatar de mario
    mario

    Nenhuma vacina para coronavirus alguma vez preveniu a infecção do virus ou capacidade de transmitir o virus a terceiros.
    Cuidado com a noticias dos Media Portugueses, vão aos clinicaltrials.gov está toda a informação lá sem qualquer censura.
    A eficácia é apenas acima dos 90% para não desenvolver a doença de Seveare Acurate Respiratory Syntom” ou seja COVID-19. Ou seja vão sempre apanhar o virus e transmiti lo a terceiros.
    Para isso tomem mais de 25mg de Vitamina D diárias (se tiverem acima de 70 anos mais 50mg) que tem também uma eficácia de 90% para prevenir a doença de COVID, e não tem efeitos secundários. Existem inúmeros artigo publicados.

  12. Avatar de ZéBoss
    ZéBoss

    na china deixou de haver casos.. e nunca ouvi falar que tinham vacina

  13. Avatar de Cuca Beludo
    Cuca Beludo

    Alguém saberia me dizer por que o CEO da Pfizer vendeu a maioria das suas ações após o anúncio dos “90% de eficácia”?

    1. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      O CEO da Pfizer vendeu as acções de acordo com o contrato 10b5-1 (Rule 10b5-1 – https://www.investopedia.com/terms/r/rule-10b5-1.asp). Em que, basicamente, indicas com antecedência (neste caso, foi a 19 de Agosto) a quantidade que queres vender e a que preço. Se o valor da acção não chegar lá, então não é vendido. Com a subida da Pfizer, após notícias dos resultados, o preço do contrato foi batido e por isso a venda foi feita.

      Isto acontece todos os dias, até com Moderna (empresa do tópico).

  14. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Tsst Tssst uma percentagem de mortes tao pequena sobre esta (suposta) pandemia, quanta mentira que se vive no mundo. Este tipo de noticias e bom para os accionistas, nao para o comum dos mortais. Existem negocios que se fazem em segundo plano e que lucram bastante com isso.