COVID-19: Tráfego de dados bate recordes em Portugal

20 Comentários

A pandemia por COVID-19 veio acelerar os processos de digitalização. O teletrabalho passou a ser algo normal, as reuniões online são constantes e até a escola já foi (e será em breve), através da internet.

Com os portugueses confinados por causa da situação pandémica, o tráfego de dados bateu recordes em Portugal.

COVID-19: Tráfego de dados bate recordes em Portugal


De acordo com dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) revelados hoje, o tráfego de dados aumentou 9% na semana terminada em 24 de janeiro, face à anterior, “tendo atingido o valor máximo desde o início da pandemia”.

COVID-19: Tráfego de dados bate recordes em Portugal

Segundo o regulador…

De acordo com a informação provisória disponibilizada pelos principais prestadores de comunicações eletrónicas, na semana de 18 a 24 de janeiro, semana em que foi restabelecido o dever geral de recolhimento domiciliário e em que foram suspensas as atividades letivas (22.01.2020), o tráfego de dados aumentou 9% face à semana anterior, tendo atingido o valor máximo desde o início da pandemia

O tráfego de dados encontra-se agora 87% acima do contabilizado no período anterior à pandemia e 12% acima do verificado na segunda semana de pandemia (16 a 22 de março), semana em que se iniciou o primeiro estado de emergência

Relativamente ao tráfego de voz este cresceu 7% face à semana anterior, “situando-se 32% acima do verificado no período pré-covid-19, e 8% abaixo do valor atingido na segunda semana de pandemia (semana em que atingiu o seu máximo)”.

COVID-19: Tráfego de dados bate recordes em Portugal

Durante o primeiro estado de emergência, que teve início em 19 de março do ano passado, “o tráfego de voz fixa cresceu, em média, 53% acima da tendência de crescimento do período pré COVI-19, enquanto a voz móvel cresceu 36%”.

Após esse período, adianta a Anacom, “o crescimento atribuível às medidas excecionais e extraordinárias foi entre 46% e 47%, no caso do tráfego de voz fixa, e entre 34% e 38% no caso da voz móvel”.

Anacom

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toninha
    Toninha

    Epá, párem com essa chachada. Tudo o que faço em casa fazia no trabalho. Portanto a utilização de dados é igual.

    1. Avatar de André Correia
      André Correia

      Você faz outros não, já não vou a Netflix YouTubes e afins mas quantas reuniões se fazem hoje com recurso a vídeo conferência e se antes era 1 interveniente hoje são todos não é a mesma coisa, já nem vou ao acesso VPN que possibilita que se faça o que se fazia antes em Lan sem recurso a Internet aumentou e não foi pouco, o que a meu ver não justifica o choro das Operadoras pelo menos em serviço (assistência técnica já consigo compreender)

    2. Avatar de Tuga
      Tuga

      Como é que pode ser igual ? COmo é que te ligas à empresa ? Se a empresa está ligada à rede para trabalhar e tu estás à distância, então tens de te ligar à rede para te ligares à empresa para esta por sua vez se ligar à rede. Logo, tens mais utilização de dados.

      1. Avatar de Toninha
        Toninha

        Mas qual ligo-me à empresa…Basta-me ter internet e um pc e não tenho que me ligar a empresa nenhuma.

        1. Avatar de Tuga
          Tuga

          Sim, tens de te ligar à empresa no caso desta usar software proprietário para o desempenho da actividade e ter de respeitar elevados padrões de segurança e privacidade da informação com que trabalha.

  2. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Há um acrescimo de trafego que é o pessoal fica mais em casa, fica a ver youtube, netflix, streams e tal.
    Inclusive zoom e escola online.
    O segmento de trabalho uso deve manter o mesmo, se for cena de acesso remoto ou assim.

    1. Avatar de Tuga
      Tuga

      O segmento de trabalho tem também aumento. Como te ligas à empresa ? Por telepatia ?

      1. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Sim tem aumento.
        Apenas pode não ser tão acentuado, porque á lugares que apesar de ter os pcs ali, o controlo e sessões é tudo remoto

      2. Avatar de Toninha
        Toninha

        Mas porque é que assumes que as pessoas têm que se ligar à empresa para fazer trabalho em casa? Ou o país é todo um grande call center?

        1. Avatar de Joaquim
          Joaquim

          Presunções.
          E não estou dizendo todo o país, claro que há empresas em que tudo é local.

          Presumi…

        2. Avatar de Tuga
          Tuga

          Jovem, se a empresa usar software proprietário de tiver elevados compromissos de segurança e privacidade com os dados com os quais trabalha, tens de te ligar à empresa via VPN, por exemplo para seres um trabalhador virtual. TEns mais dados a circular. E não és nenhum call center.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Vejo imensa netflix todos os dias e bastante gaming online , é normal que gaste muito. Infelizmente na minha empresa nao me dao muito trabalho agora mas pelo menos recebo o salario na totalidade que apesar de uns miseros 3400 euros ainda vao dando para entreter nesta terrivel fase da pandemia. Que passe rapido!

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      “Míseros”? Pouco trabalho? Aldrabão sou eu e não minto tanto.

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Deve ser por isso que os senhores da NOS resolvem, de vez em quando, reduzir a qualidade da ligação à net… Estou a pagar por um serviço que supostamente oferecem, mas não estou a usufruir.
    Chulos…

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      A NOS e todos os outros operadores estão neste momento a desviar “qualidade de serviço “, se é que se pode dizer isto, para garantir qualidade de serviço aos hospitais e serviços essenciais adjacentes, como aliás está previsto no decreto do estado de emergência. Não terá acontecido com tanta frequência no primeiro confinamento, mas neste momento, com o caos instalado, tem de ser.

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    As ISP tiveram a brilhante ideia de utilizar a desculpa de “serviços essenciais” para colocarem um limite de 500 gigas. Assim que isso for ultrapassado, cortam a velocidade. Se continuar a gastar, cortam cada vez mais. É ridículo pagar um preço absurdo por uma ligação à internet e ainda levar com cortes de velocidade. Cortes à mensalidade já não o fazem!

    Quais são os tais serviços essenciais? Se não têm infraestruturas para aguentar a carga, tiveram 1 ano para as arranjar.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Não sei onde estás, mas se puderes, dá uma vista pelos jornais, televisões ou vai mesmo aos hospitais ver o que se passa. Depois, talvez compreendas o que são serviços essenciais. Até lá, vai preservando a tua saúde. Pode ser essencial para o resto da tua vida…

      1. Avatar de Toninha
        Toninha

        Claro, vai aos hospitais. É uma excelente ideia!

      2. Avatar de Nightingale
        Nightingale

        Aqui a discussão é a infraestrutura ser fraca. O resto é consequência disto. Precisam de reservar tráfego para serviços essenciais porque não têm infraestruturas robustas…. E para além disso, ainda ganham com a venda de pacotes de dados móveis. A ideia deles é genial, tolo é quem acredita neles.

        1. Avatar de Tuga
          Tuga

          Perante alterações dos padrões de normalidade, tudo é fraco. Entras em modo de guerra. É dificil entender que é isto que se passa ?