COVID-19: Site do Governo “EstamosOn” está inoperacional

47 Comentários

O Governo lançou em março o site covid19estamoson.gov.pt com o objetivo de apresentar numa plataforma única todas as informações relevantes sobre as medidas de prevenção e contenção do novo coronavírus. Este site pretendia ser um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo COVID-19.

No entanto, o site COVID-19 EstamosOn está completamente inoperacional.

COVID-19: Site do Governo "EstamosOn" está inoperacional


Site com informações sobre a COVID-19 está completamente Off

Sem qualquer alerta prévio, o site COVID-19 EstamosOn deixou de estar on e está mesmo off. Esta é uma iniciativa do Governo, em parceria com quatro das principais empresas do setor (AWS, CISCO, Google e Microsoft) e operadores de telecomunicações (Altice, NOS, Vodafone e APRITEL) – que possibilitam a operacionalização do regime de teletrabalho. É também providenciado um conjunto de tutoriais de boas práticas para a sua utilização.

A secção de perguntas e respostas (FAQ), era atualizada de forma periódica, com perguntas recolhidas pelos voluntários da VOST Portugal nas redes sociais e respondidas pelas autoridades de Saúde competentes, nomeadamente Direção-Geral da Saúde (DGS), SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Numa publicação na rede social Facebook, a VOST Portugal revela que terminou a ligação da @vostpt a todo o projeto EstamosON, não tendo nenhuma responsabilidade pelo desempenho ou conteúdos no mesmo, na sua atual existência.

Acedendo ao site via browser ou via app, o utilizador não recebe qualquer tipo de conteúdos.

 

Por agora não há nenhuma indicação por parte do Governo relativamente ao futuro do site. O site está já inoperacional há algumas horas, não permitindo o acesso à informação que hoje foi revelada por António Costa.

De relembrar que o Conselho de Ministro definiu um conjunto de medidas especiais que passam a ser aplicadas a concelhos que tenham mais de 240 casos por cada 100 mil habitantes.

Leia também…

Teletrabalho volta a ser obrigatório! Conheçam as medidas do Governo

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Só tenho a dizer isto, este homem disse tudo em plena TV e foi silenciado… É engraçado ver como não se aceita opiniões contrárias, ainda que exista respeito pelo próximo, somos censurados.

    https://www.youtube.com/watch?v=Dic07GcWop0

    Tal como ele disse, é a minha opinião e sempre será.

    1. Avatar de Jorge Fernando
      Jorge Fernando

      Porque uma opinião contrária não significa que seja um pensamento correto e o que este senhor disse foi essencialmente lixo.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Esse mesmo poligrafo que a uns belos meses pediu desculpa pelo erro que cometeu? É de rir, ou tu achas que o Poligrafo é assim tão seguro como pensas?

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Pelo menos pediu desculpa pelo erro que cometeu, ao contrário de certas pessoas…

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Qual é o teu ponto?
            Os políticos ocaisonalmente também pedem desculpas e as grandes companhias também, depois de serem apanhados.

            O acto por si só não atribui nem retira credibilidade a ninguém. As intenções e a situação em que se o faz é que sim.

          2. Avatar de eu2
            eu2

            Exatamente, a diferença é entre pedirem desculpa antes ou depois de serem apanhados. Achas que o polígrafo corrigiu o erro porque os apanharam a enganar?
            Erros existem sempre; pedir desculpa e corrigi-los em vez de tentar defendê-los a todo o custo torna-o mais seguro.

        2. Avatar de Carlos Mogas da Silva
          Carlos Mogas da Silva

          vamos a ver bem as coisas, e afinal a Terra é mesmo plana….

          1. Avatar de Spoky
            Spoky

            Tens que estudar mais, aconselho a leres estes livros
            https://www.youtube.com/watch?v=b2FWkZ35S0I

          2. Avatar de Petrus
            Petrus

            Carlos! O Spoky já disse tudo. Ele, o Mário Machado e o Goebbels. Está explicado!

    2. Avatar de AD9
      AD9

      Claro para além que isso já foi comprovado como sendo falso (como por exemplo foi bem exemplificado no polígrafo da sic), nós ate agora estivemos fora do período sazonal da gripe “normal”. Nos outros verões também não se registrou os números da gripe estavam a disfarçar o quê, os números do tétano para obrigar o pessoal a tomar vacinas??
      Mas tem piada para vocês as centenas de entendidos de entendidos que deram e dão a voz pela pandemia vale 0 mas um gajo qq que liga para um programa de tv só pq partilha das vossas desconfianças já é o maior expert da zona. Para mim vale tanto como os “médicos pela verdade” que se calhar até o artista que me tratou da verruga do pé está lá a mandar o seu bitaite mas virulogistas estão lá um belo número de 0, o pessoal que trabalha diretamente na área e que podia de facto expor “a mentira” não se aproxima desse movimentos pela “verdade”, porque será??
      Mas pronto o resto do rebanho é que não consegue ver o que está a frente, os especialistas do programa da Júlia e os podologistas com basta experiência em virulogia é que têm toda a razão!

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Procura pelo o que ele disse no final do vídeo, ai tens. Não foi uma pessoa qualquer, foi Graça Freitas a dizer-lo!
        https://www.youtube.com/watch?v=bx7w-2Y6w_Y

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Mas tu achas que as coisas estão bem??? Desculpa lá mas tenho visto os teus comentários e realmente acho que precisas de uma resposta. Estamos numa situação caótica e descontrolada, e pessoas como tu são as principais promotoras dos comportamentos de risco. Desculpa mas isso é inadmissível. Comecem e ter noção porque se acham que ter liberdade é pôr em causa a vida e o trabalho dos outros, não se admirem que as pessoas se comecem a afastar de vocês porque parecem-me nada mais do que lunáticos. É uma extrema falta de respeito por quem quer levar as coisas o mais controladas possível, quem nos seus trabalhos se esforça diariamente para cumprir as medidas, isto já sem falar dos profissionais de saúde, mas o que vocês entendem disso? Estão-se a borrifar, querem é direitos, e acham que isto é tudo uma selva sem regras.

          Dedica-te ao voluntariado, vai fazer umas horas aos hospitais e pode ser que aprendas com a realidade e não com vídeos do youtube.

          1. Avatar de LR
            LR

            +100000000000000000000

          2. Avatar de Pois
            Pois

            100% de acordo…
            Embora… Existam muitos governos e empresas a tirarem belos dividendos dista situação.
            Infelizmente existem sempre uns a tirar proveito das pandemias e afins.

          3. Avatar de Jamaral
            Jamaral

            Subscrevo integralmente!

          4. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Pondo opiniões pessoais de lado, esse argumento está completamente invertido Marisa.

            Quem efectivamente está a pôr em causa a vida e o trabalho dos outros é quem os está a mandar fechar e quem apoia esses métodos.

          5. Avatar de Marisa Pinto

            Meu caro, eu comentei a frase dele que não tem qualquer factor desses que agora escreves.

            Então, sendo assim, os infectados que não fiquem confinados. Liberdade aos infectados, só depois a saúde. Parece-te coerente?

            Cumps,

    3. Avatar de AC
      AC

      Em resposta ao economista, que sabe interpretar os números, deixo o link que mostra que a mortalidade atribuída à Covid-19 peca apenas por defeito. Se ele é economista tem a obrigação de saber o efeito de um crescimento exponencial (aumento de casos críticos) aplicado sobre uma constante (total de camas em UCI).
      https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=452172550&DESTAQUESmodo=2&xlang=pt
      Pela interpretação dos números, em termos homólogos, apenas posso concluir que a Covid-19 provocou um aumento de quase 11% to total de mortes (das quais 3% atribuíveis directamente à Covid-19).
      Eu, por uma questão de integridade moral e intelectual, apenas aceito as opiniões de um «negacionista» que tenha registado testamento vital que exclua os tratamentos utilizados para assistência na Covid-19.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Ainda bem que te tens em tão alta moral e pedestal de integridade para depois fazer uma exclusão de outros baseado na tua visão do mundo. Mais íntegro e moral que isso é difícil. Quase cristão até.

    4. Avatar de AD9
      AD9

      E qual é a novidade disso? Só estão a fazer um escândalo pq é do Covid pq isso é algo que já acontece há anos.
      Uma pessoa que tenha cancro ou qq outra doença que o deixe mais fragilizado e apanhe por exemplo uma gripe e acabe por falecer, a doença terminal é a gripe. Se formos por aí a gripe (e muitas outras doenças) também não matava 1/10 do que aquilo que são os números finais.

    5. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Eu só não consigo compreender é a panca com a gripe. Já te explicaram, aqui, que no verão não há gripes e que as medidas de segurança tomadas para a COVID são eficazes também na gripe.
      Agora, o que é que interessa se o que matou a pessoa foi uma doença ou outra? Se tem duas, que parece ser essa a grande confusão em cabeças pequenas, ambas contribuem para a morte, o nosso organismo é um sistema complexo e interligado, onde tudo pode contribuir para a recuperação ou para a morte. Se queres levar para o extremo, sabes qual é e única causa de morte? A paragem cardio-respiratoria, toda a gente morre disso e nada mais.
      Eu quero saber é o que é que isso altera na prática. Se quem tiver pé de atleta e COVID morrer e a morte for contabilizada como sendo por pé de atleta, vai haver menos doentes internados? Vai haver mais vagas em UCI? Vão crescer os recursos do SNS? O SNS vai ficar ilimitado?
      O que muda, ao certo?

      1. Avatar de Petrus
        Petrus

        Certo! Eu tenho doença coronária. Estando medicado e vigiado regularmente, posso viver muitos anos com isto e morrer de outra coisa qualquer, mas, se apanho a Covid-19, as minhas hipóteses de sobrevivência reduzem-se abismalmente. Pergunta: Morro de quê? Resposta: De Covid-19.

        1. Avatar de Santos
          Santos

          Pois, a piada da coisa (ou nao) é que acontece exatamente o mesmo com a gripe mas ao fim destes meses todos ainda há quem continue a usar esse argumento vezes e vezes sem conta.

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Oficialmente morrerias *com*, e não *de*.

          Segundo eles próprios, ainda ninguém morreu *de* .

          1. Avatar de AD9
            AD9

            Claro, aqueles idosos que tinham outros problemas mas que até estavam bem na altura e faleceram depois de apanhar o coronavirus, de certeza que não morreram “de”.

          2. Avatar de Petrus
            Petrus

            Se uma pessoa tiver várias doenças/patologias e morrer, morre de nenhuma delas mas com todas?

    6. Avatar de Peace
      Peace

      Outra vez arroz

    7. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Isto há com cada um! Pensem um pouco… Mesmo que a gripe mate em Portugal cerca de 5000 por ano, a Covid já está a matar quase 50 pessoas por dia o que dá aproximadamente 18.000 por ano e se continuar a subir será bem mais.
      A gripe não requer o uso de ventiladores da mesma forma que a Covid.
      Será que os negacionistas não conseguem pensar nisto?!?!

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        O Covid também não requer ventiladores como andaram a palrear.
        Ou não apanhaste a parte de afinal estarem ainda arrecadados em armazém, ainda hoje?
        Também não deves ter apanhado a parte dos ventiladores afinal terem morto mais pessoas por estarem a ser usados de forma indevida, em intervenções indevidas, como foi apontado desde o início por N indivíduos.
        Nem 8 nem 80. As coisas estão mal contadas, mas o negacionista pareces tu.

        1. Avatar de AD9
          AD9

          Pois estão, as pessoas deviam prestar mais atenção a programas como o poligrafos e outros de “fact checking” em vez de darem tanta atenção a publicações de Facebook. Isso não aconteceu e o ventilador pode provocar danos se for mal usado mas não leva a morte.

  2. Avatar de Tony
    Tony

    Como diz o Alex VanTrue na musica “Valente da Internet” (procurem no youtube)…
    “Adora a liberdade da expressão até tu expressares uma opinião”

    Penso que já não existem duvidas de que o mundo vive uma ditadura.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      E o ditador é um vírus. O que vais fazer contra ele?

  3. Avatar de Petrus
    Petrus

    Mas é bastante claro que este ano deverá ser um ano com muito menos casos de gripe. Por um lado, porque há mais gente a vacinar-se, por outro, porque o uso da máscara e a desinfeção das mãos nos protege contra a gripe que tem uma forma de contágio semelhante ao da Covid-19. Não é preciso tecer uma conspiração só por causa de uma coisa tão simples. De resto, ainda não começou a época da gripe. Deve estar a chegar. Ou esperavam a gripe na primavera/ verão?

  4. Avatar de Pedro Rodrigues
    Pedro Rodrigues

    Aqui funciona.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      +1
      Está tudo ok!

    2. Avatar de Petrus
      Petrus

      Também aqui.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Porque é que apagar o meu comentário?
    Isto não é fake news ou o DN publica fake news?

    500 pessoa morreram num dia só de gripe em 2019.
    https://www.dn.pt/pais/surto-de-gripe-em-portugal-e-o-mais-forte-da-europa-10461066.html

    1. Avatar de Marisa Pinto

      O que disse acima também serve para ti. Muda o disco e faz alguma coisa pela tua comunidade.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Aconselho-te a fazeres o mesmo, em vez de entupires tu e os teus colegas com pacientes a dar antidepressivos, faz alguma coisa de jeito. Procura alternativa, ou nunca ouviram falar de L-Theanina, GABA, Niacina, Basil?

        Pois tal como calculei, nem sabem o que é isso e se souberem já vão com sorte!

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Tem noção 🙂 O Youtube está a fazer-te a fazer mal ao cérebro. Oh Wait…

    2. Avatar de Santos
      Santos

      Vocês e a panca com a gripe. Isso aconteceu a meio de Janeiro o covid chegou aos 40 no último dia de outubro, com a atitude do pessoal nem quero imaginar como será em pleno inverno, na altura, ai sim, da gripe atacar.
      Ah para além de que se leres mais que o título a notícia refere que apesar de tudo com a toma da vacina havia esperanças de que a situação se controlasse o que de facto aconteceu.

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      Não morreram 500 pessoas de gripe mas sim morreram quase 500 pessoas (483 para ser exato) pelos mais diferentes motivos em todo o país naquele dia (14 janeiro 2019). Isto inclui gripe e outras causas, por exemplo outras doenças, acidentes, suicídios, etc. e isso é dito na notícia.

      “(…)na segunda-feira, dia 14, morreram perto de 500 pessoas no país, um dos dias com mais mortes da última década, boa parte delas na sequência de problemas provocados pela doença[gripe]. ”

      Para contexto em Portugal morrem normalmente entre 250 a 350 pessoas por dia, sendo o valor mais alto no inverno e mais baixo no verão.

      Os dados da mortalidade diária do país podem ser consultados em:
      https://evm.min-saude.pt/

  6. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    “EstamosOff”

  7. Avatar de Ricardo Pereira
    Ricardo Pereira

    Já estão ON

  8. Avatar de Leandro
    Leandro

    EstamosOff