COVID-19: Simulador de vacinação para quem tem mais de 50 anos

17 Comentários

Tem mais de 50 anos e quer saber quando vai ser vacinada? Agora já pode saber essa informação através do simulador da DGS que foi hoje disponibilizado.

Esta nova funcionalidade, em formato de simulador, foi anunciada na semana passada, mas só hoje passou a estar disponível na página dos serviços do Ministério da Saúde. Veja como funciona.


Para usar o simulador basta que indique o número de utente, nome e data de nascimento

A ministra da saúde, Marta Temido, anunciou na semana passada que iria estar disponível um simulador que permitia saber quando uma pessoa com mais de 50 anos, que tenha doenças associadas, iria ser vacinada.

O simulador foi disponibilizado hoje e para obter a informação basta que indique o seu número de Utente, Nome Completo e Data de Nascimento.

COVID-19: Simulador de vacinação para quem tem mais de 50 anos já disponível

Caso não saiba o seu número de utente para introduzir no simulador, o site disponibiliza uma imagem indicativa que mostra onde pode ver essa informação.

A utilização deste simulador é muito simples e rápida.  De relembrar que toda a população portuguesa poderá ser vacinada, desde que seja elegível de acordo com as indicações clínicas aprovadas para cada vacina na União Europeia. Contudo, foram definidos grupos prioritários, por estarem mais vulneráveis à COVID-19.

Segundo o plano de vacinação, que pode sofrer alterações em função da evolução do conhecimento científico e das indicações e contraindicações que venham a ser aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos, a estratégia de vacinação será a seguinte:

Fase 1

  • A partir de dezembro de 2020:
    • Profissionais de saúde envolvidos na prestação de cuidados a doentes
    • Profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos
    • Profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e instituições similares
    • Profissionais e utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
  • A partir de fevereiro de 2021:
    • Pessoas de idade ≥50 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias:
      • Insuficiência cardíaca
      • Doença coronária
      • Insuficiência renal (Taxa de Filtração Glomerular < 60ml/min)
      • (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração
    • Pessoas com 80 ou mais anos de idade

Fase 2 (a partir de abril de 2021)

  • Pessoas de idade ≥65 anos (que não tenham sido vacinadas previamente)
  • Pessoas entre os 50 e os 64 anos de idade, inclusive, com pelo menos uma das seguintes patologias:
    • Diabetes
    • Neoplasia maligna ativa
    • Doença renal crónica (Taxa de Filtração Glomerular > 60ml/min)
    • Insuficiência hepática
    • Hipertensão arterial
    • Obesidade
    • Outras patologias com menor prevalência que poderão ser definidas posteriormente, em função do conhecimento científico

Fase 3 (em data a determinar após a conclusão da segunda fase)

  • Toda a restante população elegível, que poderá ser igualmente priorizada.

 

Simulador de vacinação

 

Leia também…

Já sabe quando vai ser vacinado? Então veja neste simulador lançado pelo Governo

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Até que enfim que saiu mais um DLC

    1. Avatar de scp
      scp

      Espera pelos patches e compra só baseado nas reviews.

  2. Avatar de Alexx
    Alexx

    Apenas para quem desejar, ter fé ou quer que seja … o site além de não possuir info de pessoas inscritas no CS ou USF, mesmo depois da introdução de dados continua a mostrar aquela simpática mensagem de que não possui contactos do utente.
    Só espera que a plataforma que garante a logística das vacinas seja de facto, coisa bem feita e eficaz … ou então tenham alguém a fazer fichas em papel como antigamente de forma segura e ordenada 😀

  3. Avatar de Jose Garcia
    Jose Garcia

    pena não funcionar…..

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      +1 experimentei dos meus pais e nada

  4. Avatar de j
    j

    Funcionou e disse que ainda não estava na lista para a primeira fase.

    1. Avatar de Tabonitota
      Tabonitota

      +1
      E de acordo com o título deste artigo, diz que é para mais de 50 anos (2 fase). A minha mãe está neste grupo, mas pelos vistos a listagem ainda é referente a pessoas da primeira fase apenas …. n entendo.

      1. Avatar de Hugo Cunha
        Hugo Cunha

        Não é só mais de 50 anos…

        “Pessoas de idade ≥50 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias:
        Insuficiência cardíaca
        Doença coronária
        Insuficiência renal (Taxa de Filtração Glomerular < 60ml/min)
        (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração"

        Sublinho… "com pelo menos uma das seguintes patologias"

        1. Avatar de Hugo Cunha
          Hugo Cunha

          Fiz mal o copy paste… mas a informação “com pelo menos uma das seguintes patologias” mantem-se

  5. Avatar de AindaTiveEsperança...
    AindaTiveEsperança…

    Bom, manda-me para uma única página que apenas tem uma opção de “Registar os meus sintomas” e diz que “Não tem histórico para apresentar “.
    Parece-me mais uma propaganda governamental que não tem qualquer aderência com a realidade. Infelizmente, perece-me ser é mais uma a somar a tantas outras.

  6. Avatar de Ana
    Ana

    Nao funciona convenientemente. Quando entro pelo chrome pede os dados de contacto, escrevo tudo e depois submeto mas nao grava nada. Se aceder pelo Internet explorer surge outro menu diferente, com o registo de sintomas, nem pede os contactos.
    Já apaguei historico e cookies do chrome para ver se pelo menos grava os contactos e continua igual.

  7. Avatar de Bicho
    Bicho

    Vacina? se já há cura para o “bicho”!!!

    https://youtu.be/csskEzqRGl4

  8. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Ups, e agora Ze ? Como chegar essa informacao as pessoas ? Nao se chega. So aqui na internet e que sabemos disso. Obrigado Bicho.

  9. Avatar de EstelaFernanda paiva e Costa
    EstelaFernanda paiva e Costa

    Tentei por três vezes fazer a simulação e ñ obtive resposta! É normal? Tenho 71anos sofro da doença DPOC estou muito preocupada

  10. Avatar de Infinity
    Infinity

    O Cyberpunk 2077 encontrou um concorrente à altura

  11. Avatar de Fernando Heitor
    Fernando Heitor

    É só propaganda. Nisto este governo é fertil. De conteúdo concreto nada.

  12. Avatar de Isabel oliveira
    Isabel oliveira

    Sou profissional saude e ainda nao fui convocada..
    Trabalho todos os dias ao contrario de algumas pessoas que ja fizeram vacina e estao em casa de baixa medica
    os que trabalham na area saude hospitais privados ignorados ate a data…lamentavel!!!! Que ma gestao….