COVID-19: Problemas com ar condicionado? DGS diz que risco é baixo

16 Comentários

Vários meses já se passaram desde que foi declarado o estado de pandemia por causa da COVID-19. No ar ainda há muitas dúvidas, incertezas, mas os estudos científicos têm esclarecido algumas questões.

Em Portugal a DGS procedeu à atualização das orientações sobre climatização dos espaços e métodos de pagamento.

COVID-19: Problemas com ar condicionado? DGS diz que risco é baixo


A Direção-Geral da Saúde (DGS), à semelhança da OMS e do ECDC, tem acompanhado de perto a evolução do conhecimento científico desde que foram reportados os primeiros casos de COVID-19.

A 9 de julho, a OMS emitiu um comunicado sobre as vias de transmissão do SARS-CoV-2, em que reitera que a transmissão do vírus ocorre maioritariamente através de secreções e gotículas e do contacto próximo com pessoas infetadas, não excluindo a possibilidade de transmissão por aerossóis. Posição idêntica tem o ECDC.

DGS: risco de transmissão da  COVID-19 via ar condicionado é baixo

O risco da utilização de sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) é considerado muito baixo desde que se cumpram as regras para uma utilização segura, nomeadamente a sua manutenção, de acordo com as indicações do fabricante, e a renovação do ar dos espaços fechados.

Por outro lado, verifica-se também que o risco da utilização de moedas e notas é considerado muito baixo desde que se cumpram as regras de higienização das mãos.

Todas as orientações relativas a sistemas AVAC e métodos de pagamento foram atualizadas e estão disponíveis aqui.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Urtencio
    Urtencio

    Uii! é provável que para a próxima semana já seja MUITO perigoso!! se não for já logo a noite!

  2. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Este virus na minha opiniao e a maior mentira do seculo

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Sim e a terra é plana!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        E o Sol roda em torno dela.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      É cada barbaridade que se lê santa inocência!

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Mentira não é, mas é imensamente exagerado.
      Morreram pelo menso o dobro das pessoas com a gripe de hong Kong e não se passou nada.

  3. Avatar de B80
    B80

    Não entendo como a OMS pode dizer isso e como é que tanto a DGS e a ECDC tâm tanta falta de sentido critico.
    Já não é a primeira vez que a OMS mete a pata na poça em assuntos relacionados com a COVID e a nossa DGS vai alegremente atrás, parece que ninguém já tem ou usa o senso comum.
    Já existe pelo menos um estudo de um caso em que se julga que a transmissão foi feita precisamente pelo ar condicionado. Apesar de não ter contaminado directamente ajudou na dispersão e deslocação de particulas que contaminaram outros.
    Podem consultar mais informação aqui https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/26/7/20-0764_article
    Até agora o único restaurante que considero que fez um bom trabalho para manter os utilizadores seguros – https://www.thejakartapost.com/life/2020/06/13/star-french-chef-comes-up-with-covid-safe-restaurant.html

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Tanto a OMS, como a DGS, é outros organismos de controlos de doença dizem que o risco é muito baixo desde que se cumprem determinadas condições. Não dizem em parte alguma que o risco é não existente. Existe uma diferença. Mas claro que o investigador de sofá sabe melhor que os especialistas.

      1. Avatar de B80
        B80

        É verdade que não dizem que o risco é inexistente, mas parece-me que, como noutras situações, estão a monesprezar um pouco a situação.
        Às vezes o investigador de sofá tem uma melhor visão da situação por ver um quadro mais abrangente que os especialistas. E o sentido critico e o bom senso não são exclusivos dos especialistas.

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Ou seja, dizer que o risco é baixo é menosprezar a situação. Check!

          “Às vezes o investigador de sofá tem uma melhor visão da situação por ver um quadro mais abrangente que os especialistas.”

          Não têm nada. Apenas sabe mandar postas de pescada de áreas que não têm o mínimo do conhecimento.

          “E o sentido critico e o bom senso não são exclusivos dos especialistas.”

          Nem nunca disse que era exclusivo destes. Das pessoas que não são especialistas, a grande maioria são investigadores de sofá.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Na minha opinião, já nem a DGS sabe o que é risco ou não. Tanto afirmam como desmentem. Decidam-se!

  5. Avatar de JoãoT
    JoãoT

    Avac…um inimigo da saúde em vários aspectos…e mais não digo

    1. Avatar de Nilocalas
      Nilocalas

      Avac.. OK… Split?.. Mandas postas para o ar e queres dar uma de inteligente mas como não dá para mais, terminas como começas, sem dizer nada de jeito.

      1. Avatar de ernez
        ernez

        JoaoT, então essa bibliografia para confirmar a tua afirmação!

  6. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Bom eu so pergunto uma coisa e nao sei se sou o unico a pensar nestas coisas, mas ja algum de voces recuou atras e tentou entender melhor como surgiu o primeiro contagio de Covid no mundo sem engasgos ? Parece que sobre esse assunto nao se fala muito, e preferivel continuar a semear o terror e o medo, e na verdade todas estas entidades em conjunto com a comunicacao social estao a consegui-lo. Se algum dia estiver errado vou admitir isso.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    O grande problema do AC é mesmo a diminuição de faturação da EDP.
    O vírus covid-19 tem a especial capacidade de apenas se propagar onde as receitas do estado não têm muita relevância.