COVID-19: Portugal volta a ser dos piores países do mundo

62 Comentários

Se até agora o nosso país estava a ser um exemplo no combate à COVID-19, tudo mudou rapidamente. Portugal volta a ser um dos piores países do mundo no que diz respeito à pandemia.

O Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) atualizou os mapas da COVID-19 e Portugal está todo a vermelho.

COVID-19: Portugal com todas as regiões no vermelho! É dos piores do mundo


Apenas o Chipre está pior que Portugal na pandemia por COVID-19

Todas as regiões de Portugal Continental estão, esta quinta-feira, no nível de risco elevado nos mapas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

Durante vários meses com o semáforo a laranja, Portugal volta a atingir valores que colocam o semáforo a vermelho que significa que o nosso país está em risco elevado.

A categoria “vermelho” significa que, nestas regiões, a taxa cumulativa de notificação de casos de infeção nos últimos 14 dias varia de 75 a 200 por 100 mil habitantes ou é superior a 200 e inferior a 500 por 100 mil habitantes e a taxa de positividade dos testes de é de 4% ou mais.

COVID-19: Portugal com todas as regiões no vermelho! É dos piores do mundo

De relembrar que, em fevereiro de 2021, Portugal chegou a estar na categoria “vermelho-escuro” dos mapas do ECDC, usada para zonas onde o vírus está a circular a níveis muito elevados.

No mapa atualizado, apenas Chipre está no “vermelho-escuro”, mas praticamente toda a Espanha encontra-se agora também no “vermelho”, com exceção da Galiza e Castilla La Mancha.

Em meados de junho, o Conselho da UE adotou uma recomendação para abordagem coordenada nas viagens, propondo que vacinados e recuperados da COVID-19 não sejam submetidos a medidas restritivas como quarentenas ou testes.

Estes mapas da agência europeia seguem um sistema de semáforos sobre a propagação da COVID-19 na UE, a começar no verde (situação favorável), passando pelo laranja, vermelho e vermelho-escuro (situação muito perigosa).

ECDC

Leia também…

Vacinação: Quanto tempo vai estar na fila? Este site diz-lhe

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tome Barrios
    Tome Barrios

    Se o mundo apenas inclui a Europa, então talvez

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Estava a ler e a pensar exactamente nisso… acho o título um pouco sensacionalista..

      1. Avatar de Joao Cordeiro
        Joao Cordeiro

        Julgo que é mais em fazerem estatisticas à semana..

        Os paises piores a longo prazo nunca estão mal nas estatísticas semanais, pois diluem as ocorrências pelas semanas anteriores e posteriores.

        Cá em Portugal não se faz “tratamento” de dados…

        1. Avatar de Ronaldo
          Ronaldo

          Se ainda estivessemos no Euro ninguém dizia isso… e ainda dizem que pagam muito ao pessoal da bola…

    2. Avatar de Paulo Pedroso
      Paulo Pedroso

      +1

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Não, é mesmo dos piores do mundo.

      1. Avatar de ItsMeMikey
        ItsMeMikey

        Com os vídeos que vi hoje de Itália, dê-lhe 7 dias e deixamos de o ser!

      2. Avatar de Joe
        Joe

        Há países em bem pior estado. Estamos longe de ser dos piores em relação ao covid.

    4. Avatar de Grunho
      Grunho

      A Itália teve hoje pouco mais de 1/3 dos casos e mais 4 vítimas. E o rácio deles tem vindo a ser ainda pior. Portanto, não estamos melhor nem pior que os outros. O que eles estão a fazer é a baldar-se aos testes para abafar os números.

      1. Avatar de T
        T

        Uma pequena nota, a Italia teve no dia de hoje 1349 casos com quase 175.000 testes feitos (mais 384 novos casos em relacao a ontem) e os casos tem vindo a aumentar desde a semana passada.
        A grande diferenca e que a Italia tem aproximadamente 6x a populaçao de Portugal , portanto actualmente a situaçao em Portugal nao anda nada famosa.
        Os numeros em Italia tambem terao tendencia a piorar rapidamente, por via do levantamento das restricoes no passado recente (devido a melhoria dos numeros que tinham vindo a baixar desde o ultimo lockdown e das condicoes gerais) , das festas ilegais (a ultima detectada foi uma rave party com 6000 jovens de toda a europa e todos rigorosamente sem mascara) e por causa dos ajuntamentos por causa do europeu, onde a maior parte anda sem mascara a festejar (a mascara ja nao e obrigatoria na rua (se nao houver concentracao de pessoas))

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Se a Itália testasse tanto como nós, em proporção da população, com 13 vítimas hoje provavelmente em vez dos 1349 casos teria tido à volta de 4700. Mas em plena época turística não dá jeito nenhum publicar números dessa ordem. É muito melhor espalhar aos 4 ventos que a Ibéria é a ovelha ranhosa.

          1. Avatar de T
            T

            de facto os numeros dos testes baixaram nas ultimas semanas, mas sao devido ao facto do levantamento das restricoes nos movimentos internos (entre regioes) e externos,facto que obrigava o teste para os movimentos…
            ainda continuam certas limitacoes nas fronteiras … mas visto o aumento da populacao vacinada (mais de 30% da pop total duplamente vacinada, e mais de 30% com apenas uma dose), nas fronteiras por ex. para passar pedem o greenpass, ja nao e necessario o teste recente para passar (medida necessaria so para quem nao fez a vacinacao ou ainda nao esta totalmente imunizado)
            De qualquer maneira os testes passaram de 220/250.000 testes a 180/200.000 diarios
            So recentemente houve o levantamento das restricoes… mas ja estao a avisar que se os numeros continuarem a aumentar, as cores das regioes mudam e comecam a aumentam as restricoes…

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Só a Europa é que interessa, o resto é paisagem 🙂
    Enquanto as pessoas acharem que isto é uma coisa inventada com a desculpa para nos controlar a todos não saímos disto nos próximos tempos.
    À e claro a culpa é do governo de esquerda, também muito importante não esquecer.

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Atéque pode ter alguma parte de culpa o governo. Mas as pessoas por ai também não escapam e o que vejo por ai também é muita falta de cuidado e desleixo muita gente pensa que não apanha e que é só os outros e estão se a borrifar para as regras, que as coisas fossem mais rigidas ou se o virus fosse mais mortal de certeza que as pessoas se indireitavam.

  3. Avatar de Rafilda
    Rafilda

    Somos os piores do mundo. Ahhhhh o que vou fazer com a minha vida???!!!!!! Façam títulos ainda mais negativos. Pode ser que alguém acredite.

  4. Avatar de Urtencio
    Urtencio

    Pois não sei o que se passa, mas se tiveres a curiosidade de ver algumas das webcams de outros países europeus tipo (Holanda) não vez ninguém de mascara na rua ou em alguns centros comercias! Não fazem testes? são mais fortes..
    não sei.. o que sei é que cada vez mais me deparo com pessoas a procurarem comida nos caixotes de lixo dos hipermercados… e maior parte dos bens essenciais a ficarem mais caros..

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E muitos recusam ser vacinados…

      1. Avatar de Omg not again...
        Omg not again…

        A vacina não para a propagação….

    2. Avatar de Sara Mamede
      Sara Mamede

      Posso falar pela Suíça e ninguém anda de mascara na rua porque isso não faz sentido.
      O mesmo na Alemanha e Franca.
      A mascara é apenas nos transportes públicos e nas lojas.

      Mas os números estão a piorar porque as pessoas já não querem saber, em particular os mais novos.

  5. Avatar de Raul Brandão
    Raul Brandão

    Desliguem-se dos media e a Pan – Demia acaba.
    Portugal é dos países mais corruptos onde os lobbies proliferam, por isso, dificilmente isto terá fim.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      ya portugal fez uma vacina e está a faturar que nem é bom com esta pandemia. We are going to the Moon!

  6. Avatar de Jonny
    Jonny

    Bem bom espero que continue a subir em flecha. E que o pais volte a parar de preferencia antes do Verão terminar.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se pararem de testar como os outros passa loco para os melhores.
    Isto tem de piorar obrigatoriamente para ver se dá para fazer o choradinho e pedinchar mais uns euros.

  8. Avatar de João
    João

    Agora imaginem que morria alguém, ai sim era caso para ficar preocupado.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Então nas últimas 24 horas não morreram 9 pessoas no país devido à COVID-19 ?? Tenha mas é noção e ganhe juízo.Deixe de dizer disparates

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Portugal volta a ser um dos piores países do mundo no que diz respeito à pandemia e ainda por cima há quem teime em não se vacinar.Enfim… 😐

    1. Avatar de Helga Schneider
      Helga Schneider

      Vacinar nada tem a ver com isso.
      Até parece que a vacina muda alguma coisa…. santa ignorância!

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        nada.. o que é que tem haver reduzir as mortes, nº de pessoas a necessitarem de ir para o hospital ou reduzir a propagação? ZERO, NICKLES! Deixa de ser sheep Sandokan, por amor de deus…

    2. Avatar de Tá tudo na maior
      Tá tudo na maior

      A tua visão e de mais um conjunto de cidadãos:
      Definição de negacionista: Todo e qualquer cidadão que ponha em causa e questione legitimamente o discurso oficial. Esse cidadão não tem direitos.
      Papagaio: Conjunto de cidadãos que repete até à exaustão o discurso oficial. Qualquer que ele seja. Não é importante a mensagem, importante é a continuidade na transmissão da mensagem para no fim serem medalhados por bom comportamento. Esse cidadão só tem direitos.
      Agora a minha visão sobre a vacina contra covid 19: espero convictamente que seja eficaz. Tenho sérias dúvidas sobre resultado da mesma – o tempo o demonstrará. Espero que de forma positiva, pois esta vacina colocou em causa toda a informação veiculada pelos laboratórios e entidades oficiais ao longo de dezenas de anos sobre o custo em tempo e dinheiro para a obtenção de um tratamento eficaz para uma qualquer patologia. Onde param os estudos de potenciais efeitos secundários a longo prazo? Ah, espera lá, não existem, a manipulação do Tempo ainda só existe em teoria.
      Mas uma coisa tenho a certeza e que facilmente é verificável em caixas de comentários nos mais diversos sites de informação – o efeito secundário a curto prazo, provocado pelas vacinas nos papagaios:
      Prepotência
      Arrogância
      Malcriadez
      E, fundamentalismo…
      Certamente dará um bom tema para mais um estudo…

  10. Avatar de Tabonitota
    Tabonitota

    Acho que aos negacionistas por um lado, é os crentes nas vacinas por outro, estamos de acordo que estas estatísticas só veem afundar cada vez mais portugal. Pois são cok estas estatísticas que fazem com que se entrem ou se saiam de listas vermelhas dos países para as viagens. Se as empresas (não só do turismo) já estavam aflitas … isso vai ser a macheasses final. Por isso …. Obrigado portugal. E obrigado governo também … pois foi o governo que menos dinheiro dispensou a apoiar as empresas a nível europeu.
    Já agora … continuem a votar em quem nos leva por duas vezes consecutivas à bancarrota. Depois não se queixem que vem a Europa para nos controlar. Ontem … já era tarde!!

  11. Avatar de Abílio Portas
    Abílio Portas

    Portugal já tem mais de metade da população vacinada e mesmo assim é isto que vivemos. Espanha está mal mas muito melhor que nós!
    Agora é preciso ver o que é que não está bem cá. Só se vê os mídia a criticar outros países e dão a entender que está pior que cá e na verdade nós é que não estamos bem.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Não é verdade. Tens metade da população com uma dose da vacina. Só 35% tem a vacinação completa.

      1. Avatar de Hugo Sousa
        Hugo Sousa

        E Espanha não está melhor que nós…

        1. Avatar de Abílio Portas
          Abílio Portas

          Tem ido a Espanha?

          1. Avatar de Hugo Sousa
            Hugo Sousa

            Estou em contacto diário com cientistas espanhóis, e médicos espanhóis e outros profissionais de saúde espanhóis. e não me querendo alongar muito, posso-lhe garantir que Espanha é um exemplo, de como gerir mal uma pandemia. se ainda estivesse a falar da Alemanha, compreenderia… agora a Espanha…

          2. Avatar de Abílio Portas
            Abílio Portas

            Não respondeu à minha pergunta… Tem ido a Espanha?
            E Portugal é o quê?

      2. Avatar de Abílio Portas
        Abílio Portas

        Informe-se: https ://sicnoticias.pt/especiais/vacinar-portugal/2021-07-06-Covid-19-os-numeros-da-vacinacao-em-Portugal-e-no-Mundo-42c4410b

  12. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Não tenho conhecimentos especiais nesta matéria, além do que vou lendo.
    Mas a ideia que tenho é que a Covid (e as variantes do vírus) são tipo uma onda (por isso lhe chamam, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, vaga) que se estende a diferentes velocidades – nuns lados está a bater com força quando noutros já está em refluxo. Até vir nova vaga.

    Tenho, para mim, que escapámos, razoavelmente, da primeira vaga, com o susto que apanhámos com a situação dramática que se passava, primeiro em Itália e a seguir a Espanha e França.

    Ainda há pouco tempo estava a bater forte em Inglaterra e França e nós sossegados. Está a a bater mais forte por cá agora, irá bater a seguir noutro lado.

    Ao ritmo a que está agora a ser feita a vacinação em Portugal e mais os testes – há de baixar a onda. A questão é como será o novo “normal” até estar toda a gente vacinada (não está definido se abrange abaixo de 16 anos). O normal é manter as medidas preventivas e vacinar e ir vivendo, trabalhando (e fazendo férias) o melhor possível.

    P.S. O Governo inglês decidiu que, a partir de dia 19, deixam de ser obrigatórias, por lei medidas como o uso de máscara e o distanciamento social. Serão os cidadãos a cumprir essas medidas – pelo seu sentido cívico. De facto, se os cidadãos não aplicarem as normas, não é através da polícia que se aplicam. Mas dá uma indicação errada. E vai dar confusão, por exemplo, quando num espaço público, uma parte dos cidadãos, de acordo com o seu sentido cívico, estejam com máscara e outros não. Vai haver discussões sobre o civismo. Quando está na lei está definido de que lado está o civismo

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      É exatamente isso.

    2. Avatar de Magdalena
      Magdalena

      Não, não é assim.
      As ondas acontecem quando os governos decidem levantar as medidas e o virus ataca novamente.
      Basicamente uma vaga/onda é quando tudo volta a estar mal, depois de ter estado tudo controlado.
      Um exemplo é levantar as restricões sem qualquer criterio e depois ter de voltar tudo atrás.

      Não é o virus que ataca de surpresa….

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        E o que é que tem acontecido lá fora ? Ou cá em Portugal o vírus só ataca quando o governo se distrai ?? Naturalmente que não podemos andar para sempre confinados. Nem sabemos ainda qual o verdadeiro custo social deste confinamento ou semi-confinamento eque vai persistindo já há mais de um ano, pelo que se vai tentando abrir arriscando retrocesso.

  13. Avatar de Sergio
    Sergio

    Jornalixo.

  14. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Somos os piores porque estamos mais avançados na 4ª vaga ou 4ª onda. Isto é como os surfistas, ou estamos na crista da onda ou estamos entre as ondas.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Concordo com esse ponto de vista.

  15. Avatar de CS
    CS

    O tuga paga os testes que leva a economia ä falência. Que delícia.
    Entretanto no resto da Europa só se fazem testes a quem tem sintomas e a vacinação está a meio gás.

    Acordem tansos!

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Acabei de ler n’ “O Público”:
      “Europa tenta acelerar a vacinação: na praia, ao pé de bares, ou nos centros de emprego.
      Países como Alemanha, França ou Itália tentam ser mais criativas na corrida para vacinar o maior número de pessoas possível.”

      Essa do “meio gás” foi cozinhada onde?

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        4 testes gratuitos para as pessoas -> o tuga é que PAGAAA!

        Fui a dois países diferentes em Junho:

        Hungria, apenas quem está vacinado é que pode aceder a eventos, ir de férias entre outras coisas, máscara obrigatória em locais fechados -> ACORDEM TANSOS HÚNGAROS

        Áustria -> para ir a qualquer restaurante, evento é necessário teste antigénio realizado nas últimas 48 horas – > ACORDEM TANSOS AUSTRÍACOS

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      CS, tu não sabes como se propaga o hiv. Não achas um pouco arrogante fazeres tais afirmações acerca deste assunto? Estuda, informar-te e pensa…

  16. Avatar de Omg not again...
    Omg not again…

    Eu continuo sem perceber a malta que vem criticar quem não tomou a vacina… Será que não entenderam ainda que a vacina não para a propagação do vírus? Que a vacina simplesmente protege ou atenua os sintomas?

    Não estou a dizer com isto que não se devem vacinar, pelo contrário… Mas não se vacinem para sair à rua a seguir como se não fosse nada convosco… Vocês podem ser portadores e espalhar o vírus na mesma, ok?

    1. Avatar de Hugo Sousa
      Hugo Sousa

      Já para não falar que a vacina também falha, isto é, não funciona. Basicamente temos que vacinar 70% da população, rápido, a “rezar” para que nenhuma variante fure a vacina aplicada. Mas sim, as pessoas não percebem que o objectivo é ser vacinado e de seguida esperar que todos se vacinem. Basicamente é uma compra da liberdade individual.

      1. Avatar de DataSmurf
        DataSmurf

        Exato, mas olha, não penses que alguma vez vais conseguir uma imunidade de grupo com este tipo de vacinas, nem que vacinasses 100% da população.

        1. Avatar de Hugo Sousa
          Hugo Sousa

          Porquê? O problema parece-me a logística e não a vacina em si.

          1. Avatar de DataSmurf
            DataSmurf

            Pergunta a apresentadora: “O que pode estar na origem de que pessoas que já foram vacinadas, inclusivamente com as duas inoculações, estejam agora a surgir nos hospitais internadas com a covid-19?”
            Resposta do médico: “Isso é verdade, têm estado a surgir internadas, e internadas com doença moderada grave, nós temos doentes neste momento nos hospitais da região sul, de Lisboa e mais a sul, internados mesmo em cuidados intensivos com a vacinação completa, com diversos esquemas vacinais, e não apenas com uma das vacinas que está no mercado.

            https://tviplayer.iol.pt/programa/esta-manha/60115f430cf245b9a976a3fe/video/60c9cb2e0cf279ce41cc63fb

            minuto 43

          2. Avatar de Dedo do Meio
            Dedo do Meio

            Já Camões dizia… Vejo eu mais com dois que alguns com três.

            Sim pessoas internadas após tomarem a vacina : 0,09%
            0,09%… o medo… o negacionisno… a esperteza bacoca… o estão todas mal e eu sou o inco esperto… teoria da conspiração que precisa de tratamento psicológico…

    2. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Ora vamos a umas contas simples:

      Sem vacina imaginemos que uma pessoa com covid propaga a 50 % das pessoas com quem está, num universo de 10 passava a 5.

      Com vacina reduz a propagação para 20 % -> num universo de 10 passava a 2.

      Faz agora isto para a população toda e começas a perceber a diferença entre te vacinares e não te vacinares.

      *Uma ressalva, estes números são atirados para o teto, tudo o que sei de cor do fundo da minha ignorância é que a vacina reduz os teus sintomas (logo só a partir daqui já propagas muito menos) e a carga viral do vírus, logo a hipótese de passares para outra pessoa reduz em comparação com não vacinados.

  17. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Escapamos razoavelmente da primeira vaga porque “mandaram-nos para dentro de casa”. Na segunda vaga, “fomos surpreendidos”, quando era fácil de prever. Na terceira vaga, “deram-nos uma prenda de natal” que nós tratamos de aproveitar ao máximo. E a quarta vaga, deve-se a uma incompreensão total da população face ao que representa estar vacinado + importarmos com responsabilidade própria uma variante de elevada transmissão para ganharmos uns euros (que agora vamos perder) + exaustão da população que já não tem paciência vendo o número de mortes muito baixo. Civismo? Nunca temos em nada, não teremos nisto. Uk: claramente o próprio governo está a dar indicações para o pessoal viver. As pessoas foram vacinadas, agora sigam em frente. Vacina: se o estudo realizado em Israel sobre a Pfizer tiver credibilidade, isto vai complicar um pouco. Temos que nos adaptar a cada momento.

    1. Avatar de Susana Castro
      Susana Castro

      A maioria dos paises da Europa está agora a entrar na terceira vaga, e Portugal está em plena quarta vaga…. isso é que é devia ser explicado.

  18. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Acho que sim, mas também acho que é claro o porquê. Trata-se de uma importação enorme da variante Delta que se tornou dominante no Reino Unido, por Portugal, acredito que por uma questão económica, não tenha “barrado” as entradas vindas do Reino Unido. Lisboa e Algarve automaticamente ficaram mais vulneráveis. Já na terceira vaga, com a variante Alpha aconteceu algo parecido. Nós e o Reino Unido andamos sempre muito emparelhados.

  19. Avatar de Brutosaurus
    Brutosaurus

    depois de tanta diarreia mental de negacionistas só me apetece fazer um comentário: NO COMMENTS!

  20. Avatar de Macopio
    Macopio

    Mas querem vir todos para cá!

  21. Avatar de claudio
    claudio

    Quero lá saber se somos os piores ou melhores do Mundo, isto da Covid 19 é puro negocio para farmaceuticas e para os governos de países como Portugal poderem manipular mais ainda o povo burro e estúpido que gosta de acreditar nas noticias e nas restrições impostas pelo governo como atestado de incompetência e nós assinamos todos por baixo. Relativo ás novas regras aposto que o controlo vai ser muito curto e por pouco tempo. Já ninguém tem paciência para esta palhaçada inventada ou sei lá o que diga. As vacinas são uma tanga e os testes tambem, a gente precisa é de um medicamento para curar, porque Benu-ron não é o medicamento para virus e se a febre for alta nem baixa. Os vacinados apanham o virus na mesma e contagiam tanto ou mais que outros sem vacina, e isso de proteger dos sintomas mais graves é até morrer alguem com as duas vacinas e que apanhe uma variante bem potente.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Deixa-me adivinhar.. eras daqueles que jogava cartas nas aulas no básico e que dizias que as escolas eram para os nerds?