COVID-19: Portugal é o pior país da UE em novos casos

78 Comentários

Não, a pandemia por COVID-19 ainda não acabou! Apesar de as restrições serem agora mínimas, o vírus continua a espalhar-se e os números, no nosso país, continuam a aumentar bastante.

Segundo o site Our World in Data, Portugal é o país da União Europeia com mais novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes nos últimos sete dias. É melhor ter cuidado!


COVID-19: Ao nível de óbitos, Portugal é o 8º da UE

Com uma média diária de 1.150 novos casos por milhão de habitantes, Portugal está à frente da Alemanha (826), Finlândia (766), Luxemburgo (743) e Itália (696). A nível mundial, Portugal é o terceiro país com mais de um milhão de habitantes em número de novos casos diários, atrás da Austrália (1.630) e a Nova Zelândia (1.480). A média diária da União Europeia neste indicador está em 447 novos casos, enquanto a mundial está em 64.

Em relação ao número de novas mortes diárias atribuídas à COVID-19 por milhão de habitantes, Portugal é o oitavo país da União Europeia, com uma média de 1,97 óbitos nos últimos sete dias.

A Finlândia é o Estado-membro com mais novas mortes diárias por milhão de habitantes (5,4), seguida de Malta (03), Grécia (2,9), Eslováquia (2,6) e Hungria (2,4).

A nível mundial, e considerando apenas países ou territórios com mais de um milhão de habitantes, a Finlândia é também o país com a maior média neste indicador, seguida de Grécia (2,9), Nova Zelândia (2,7), Reino Unido (2,7) e Eslováquia (2,6). Portugal é o nono país com maior média mundial de novas mortes por milhão de habitantes nos últimos sete dias.

A média na União Europeia de novas mortes é de 1,43 novas mortes diárias com COVID-19 e a mundial é de 0,2.

A pandemia da COVID-19 já provocou mais de 500 milhões de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 e mais de seis milhões de mortes foram atribuídas à doença em todo o mundo.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zedotelhado
    Zedotelhado

    Então a bacina não era a solução ?
    afina era banha da cobra.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, o problema é a falta de conhecimento das pessoas (algumas). A vacina não evita a propagação. A vacina evita que as pessoas fiquem doentes num estado grave e que acabem num hospital como acontecia antes das vacinas. Aliás, é estranho a esta altura ainda haver quem pense como tu. Repara que os doentes que ficam em internamento são muito menos, mas muito menos, aos números antes do aparecimento das vacinas. E já não há confinamento. Não digam disparates.

      1. Avatar de Zé

        ora caro Vitor , conforme as suas palavras á frente transcritas

        “A vacina evita que as pessoas fiquem doentes num estado grave e que acabem num hospital como acontecia antes das vacinas.”

        Só que não , estão mesmo a morrer aqueles que a banha da cobra dizia que era para ser menos grave.

        Cumprimentos e saude da boa para todos ai no PPLware

        1. Avatar de Vítor M.

          Não estão nada, isso não é verdade. Aliás, antes das vacinas, a mortalidade era muito superior. Os casos de internamentos eram tantos que tínhamos as unidades hospitalares a rasgar pelas costuras. A vacina foi a forma possível para ajudar a combater a doença. E felizmente que em Portugal cerca de 90% das pessoas foram vacinadas e isso permitiu um alívio grande dos hospitais.

          1. Avatar de Antonio Costa
            Antonio Costa

            Um obrigado VItor pelo esforço em tentar esclarecer estas tipo de pessoas (menos esclarecidas) passadados 2 anos.

            “Com Vacina não pode morrer ninguem”…

          2. Avatar de Vítor M.

            Não vale a pena. Alguns são tão fechado de compreensão, que se diz “diminuiu a doença grave e no cérebro deles aparece ninguém morre”. Mas isso já é QI. Não vale a pena 😉

          3. Avatar de Paula Bastos
            Paula Bastos

            Só resta saber se foi mesmo reflexo directo da vacina ou não. Podem have muitas variantes aqui. Por exemplo, podem morrer menos pesoas agora porque os mais vulneráveis já morreram todos no inicio.

            Outra questão é, se temos mais de 90% de vacinação, porque somos dos maiores em casos e mortalidade?

            Não sou nem a favor nem contra as vacinas, mas confesso que são as primeiras vacinas que foram “obrigatórias” e que menos eficácia tiveram… Nenhuma outra doença tomas tantos “bosters” com tão pouco espaço de tempo e mesmo assim…

          4. Avatar de Vítor M.

            Só resta saber? Mas não se percebe o antes e o depois? A sério?

          5. Avatar de RMR
            RMR

            A mortalidade está mais elevada neste momento que no período homólogo do ano passado (quando não haviam vacinas).
            O nível de ocupação hospitalar chegou a ser mais alto em anos pré-pandemia, não se verificou nenhum aumento significativo nos últimos dois anos desta métrica. O SNS esteve pelas costuras, sim, mas isso acontece todos os anos sem excepção.

          6. Avatar de Vítor M.

            Segundo os especialistas “…o quociente entre o número de óbitos e de casos —, que está relacionada com o “perigo que a doença representa em termos de risco de morrer”, é actualmente “cerca de cinco vezes inferior, comparativamente a Abril de 2021”

          7. Avatar de Unreal
            Unreal

            Vitor… chega a um ponto que não vale a pena gastar latim… se eles morrerem ou forem parar a uma UCI é prob deles… eu já nem entro nessas discussões porque cada um faz o que quer… desde a vacina a máscaras e misturarem “liberdade”??? Nahhhh meu.. praia e bolas de berlim!

          8. Avatar de Vítor M.

            É irritante, mas tens toda a razão. E por aqui me fico…

          9. Avatar de Louro
            Louro

            @Vitor,
            Sinceramente nao sei se vale a pena argumentar com pessoas que querem acreditar a todo o custo que estao a ser enganadas.

            Felizmente sao uma minoria.

          10. Avatar de Vítor M.

            Sim, não vale a pena é um facto (um facto triste, mas real). Há algumas pessoas que na vida para dizerem que estão presentes, escolhem o lado errado dos assuntos, gerando polémica para se evidenciarem. E vemos isso na negação da doença, na negação do propósito da vacina, na negação até dos massacres nesta infame guerra, etc etc etc…. são pessoas que precisam estar no lado errado para se sentirem ouvidos, nem que seja pelos piores motivos.

            E é verdade, já cansa…

        2. Avatar de Jane Doe
          Jane Doe

          Mesmo com dados concretos e claros, ainda têm descaramento para mentir?! Não há paciência para quem nega a realidade e constrói a sua ficção, onde não só vivem, mas querem lá colocar os outros.

      2. Avatar de Alpha
        Alpha

        Foi apresentada como solução e que seria o regresso ao normal! Não vamos ignorar o que foi afirmado pelos ditos “especialistas” como o Fauci até aos políticos.

        A pressão para a vacinação foi mesmo para isso, para voltar “ao normal”!

        Os certificados e outras medidas segregantes foi usando esse critério! E continuam em uso em algumas circunstâncias… longe de estarem abolidos.

        Interessante é continuarem a acreditar na “redução de internamentos” associados à vacina quando até à data nunca foram publicados dados revistos sobre esse tema… Apenas comparações absurdas entre periodos de anos diferentes com variáveis totalmente diferentes. É expectável a redução de internamentos e gravidade sem vacina.

        1. Avatar de Vítor M.

          É fácil a esta altura agora criticar, não tenho dúvidas. Mas o que se viu foi o mundo completamente perdido no ano de 2020. E só com a vacina se começou a falar da luz ao fundo do túnel. As máscaras foram uma ajuda, mas não a solução. O isolamento foi uma ajuda, mã não a solução. O contágio de grupo falhou, como alguns países quiserem experimentar. Os certificados foram outra ajuda, apesar de em muitos momentos ser uma medida difícil de perceber (mas também o ser humano é especialista em encontrar buracos à regra e muitas vezes foram esses buracos que tornaram as medidas menos eficazes;) ).

          Claro que foram as vacinas que ajudaram à diminuição dos internamentos, isso nem é preciso ser especialista, basta ser atento. E a vacina, que já tem algum tempo de mercado, continua a ser uma solução para ajudar ao combate, mas não é a forma milagrosa, nem nunca se disse que ia ser.

          Aliás, ainda não se sabe como a humanidade irá conseguir arrumar com este problema. Mas pelo menos temos a vacina. Espera-se que a ciência, com estes anos em cima do aparecimento do vírus e das suas variantes, consiga produzir algo para nos ajudar.

          1. Avatar de Artur
            Artur

            Muitas dúvidas sobre tantas certezas …para não lhe dizer que está muito errado…nunca me vacinei , nem tenciono , porque percebi que já tinha tido , mesmo sem teste …e a melhor proteção é a infeção natural.Sempre que posso , não uso mascara para o corpo ir atualizando as defesas ….a vacinação não trouxe nada de novo ,morreram os que tinham de morrer , aliás os mesmos que acabariam sempre por morrer , fosse de covid fosse de outras doenças.. a proteção contra doença grave é um mito , porque qualquer pessoa saudável não sofre de doença grave….a diminuição do número de internados , que me parece segundo li irá aumentar , deveu-se à imunização natural…o que eu digo baseia-se no que leio em Geert vanden Bossche , que publicou recentemente um post de cerca de 45 paginas….que não fui capaz de ler , mas que os especialistas de cá deviam ler com atenção. O mal é que quem aconselha e aconselhou eram duma forma geral ignorantes , como aquele que aparecia todos os dias na SIC e que afinal era sociólogo travestido de especialista em saúde …..tendo como principal motivação as suas idas a TV uma relação sentimental com uma das locutoras que o entrevistava …Tenho a certeza que eu e muitos outros percebemos mais do que ele …enfim…

          2. Avatar de Vítor M.

            Não tomar é um direito seu. Contudo, está a colocar.se em risco agravado. Não sou eu que o diz, são os factos. Mas não vale a pena gastarmos o latim, como disse, e bem, um leitor num comentário. Já não vale a pena.

          3. Avatar de PeterOak
            PeterOak

            Faço das palavras do Artur as minhas palavras. Não me vacinei, não fiz testes, não fiquei doente. Alimento-me corretamente e caminho muito. Usei máscara apenas por respeito, aos que julgavam que vinha aí o fim do mundo. Já o disse e volto a dizer: vacine-se quem se quer vacinar, e respeitem quem não se quer vacinar. Vivemos em democracia e temos o direito de escolha, se gostam de ditaduras, alegrem-se que o Putin está a chegar.

          4. Avatar de Vítor M.

            Cada um com a sua teoria. E és livre de escolher. Saúde.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            @PeterOak, num caso de saúde pública não és livre de fazeres o que queres. Usavas máscara porque era obrigatório. Aposto que agora já não usas. Respeito é outra coisa.
            Mas quando comparam obrigatoriedade de uso de máscara numa situação pandémica a uma “ditadura” está tudo dito.
            Conheço alguns que optaram por não se vacinar, e bem. Entretanto tiveram covid, calaram-se caladinhos e seguiram a sua vida normalmente. No fim de contas exigem respeito. Cromos.

          6. Avatar de Profeta
            Profeta

            Hugo que problema de saude publica ? Esses tais 22000 mortes e infeccoes q.b. ? Fala serio.

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Sim. É assim que funciona e não pelos número que mandas ao ar depois das coisas acontecerem.
            É tudo muito bonito mas no inicio andavam todos borrados a desinfetar pacotes de leite e sacos de plástico. Agora são especialistas cheios de certezas.

          8. Avatar de Vítor M.

            É isso. Já não vale a pena gastar latim.

      3. Avatar de Saldanha
        Saldanha

        Bem dito!

      4. Avatar de gambuzino
        gambuzino

        E que tal estudos e numeros para provar essas afirmações ?

        1. Avatar de Vítor M.

          Uiiii estudos e números? A esta altura? 😀 não falta, mas para perguntares nem vale a pena mostrar. Não vão faltar argumentos a dizer que os factos estão inquinados, que é dinheiro que está por trás e mais uma mão cheia de desculpas e argumentos falaciosos. Como dizia alguém, e bem, num comentário… amigos, praia e bolas de berlim. Abraços.

    2. Avatar de aaa
      aaa

      aí está o típico negacionista. a vacina serve para evitar os sintomas graves. não é 100% eficaz mas já dá uma ajuda.

      1. Avatar de Zé

        Dou-te resposta a essa do negacionista , perdi o meu pai que depois da segunda vacina “afundou em 8 meses” , perdi a minha filha , que se recusa a se encontrar comigo e ter uma vida social aos dias de hoje, ela é vacinada … portanto como cada um sabe onde a pedra no sapato lhe doi , eu falo por mim e minha experiencia , de resto quando leio uma frase como a tua “tipico negacionista” juro que tenho peena de voces de VERDADE

        nota : ja tive covid tenho 58 anos

        1. Avatar de onurb82
          onurb82

          Arranje outro trabalho…

          1. Avatar de Zé

            com 36 anos Bruno só sabes argumentar isso ? caramba !!!!

        2. Avatar de Teste
          Teste

          O seu caso é uma infelicidade. Mas lamento dizer que é uma excepção cada vez mais excepcional, com o passar do tempo.

          A sociedade não vai parar, não vai tudo regredir ao tempo das cavernas para proteger uma faixa ínfima da população. O ser humano é um animal social e foi com base nisso que conseguimos ser bem sucedidos até hoje, enquanto espécie.

          Portanto sim, provavelmente vamos sacrificar uns pouco mais que não se aguenta, à bronca e seguir em frente.

    3. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      O virus muda tb tem de se mudar a vacina como na gripe até lá vão dando doses extras e provavelmente todos os anos.
      Eu por exemplo fora de casa continuo com a mascara …

  2. Avatar de Alpha
    Alpha

    Cuidado com o quê? Evitar o inevitável? Parar um vírus destes é como tentar apanhar água com um garfo.

    Parem de testar e de se preocuparem com gambozinos. A grande maioria dos doentes internados são por outras causas com um rótulo de teste positivo.

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Quantos desses ditos doentes diagnosticaste, ou pelo menos conheces clinicamente?

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Então não sabes que o Alpha trabalha na morgue? Aquilo é um antro de corrupção a vender autópsias encomendadas.

    2. Avatar de José da Apatia
      José da Apatia

      “A grande maioria dos doentes internados são por outras causas com um rótulo de teste positivo.” – mentira.

  3. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Ufa, ainda continuamos a ser os primeiros.
    Somos mesmo os melhores…

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  4. Avatar de Gianluigi Buffon
    Gianluigi Buffon

    ninguem quer saber proxima noticia essa ja e de 2019

  5. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Só tende a aumentar ainda mais. Lá vêm as medidas de volta.

  6. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    É melhor começar a fechar tudo, quarentena para toda a gente e mais uma vacina.

  7. Avatar de eu22222
    eu22222

    Há sempre um pior e um melhor.
    E depende do número de testes feitos por cada país.

  8. Avatar de Filipe Profissional de Praia
    Filipe Profissional de Praia

    Acabaram com as máscaras, voltou tudo ao trabalho presencial ou “presencialismo”. Nos supermercados, já vejo pessoas sem marcar distanciamento, é o bar aberto por completo. Estavam à espera de quê?

  9. Avatar de chuck norris
    chuck norris

    O vírus evoluiu, passou de Delta para Omicron e as vacinas apenas retardaram a imunidade natural e de grupo. A mesma vacina de 2020 e 2021 a ser dada em 2022 ? As empresas fizeram fortunas e mantiveram a “receita” da vacina fechada para ninguém saber o que vai lá dentro.

    1. Avatar de José da Apatia
      José da Apatia

      “passou de Delta para Omicron e as vacinas apenas retardaram a imunidade natural e de grupo” – mais uma mentirinha

  10. Avatar de Indignado
    Indignado

    E ainda não acabou … lembrem-se … está a chegar o verão e como vai sendo praxe no verão não há problemas nem vai haver COVID nós queremos é turistas … no fim do verão logo se vê …. a ver se no natal não estamos todos outra vez em fechados em casa …

  11. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Não se discute mais, já sabemos que a próxima será pior. Até chegar aos objetivos da agenda 2030. Pandemia, guerra, crise energética, crise económica, falta de alimentos, cambio climático, dinheiro digital e no fim não termos bens e seremos felizes

  12. Avatar de maria
    maria

    …Portugal é o país da União Europeia com mais novos casos diários de infeção…
    outra vez arroz?

    todos os casos que conheço praticamente nem sintomas tem … neste momento nao ha diferenca estre esta doenca ou outra em termos de mortalidade e internamento

    pq continuam em maio de 2022 a confundir infecao com doenca? mas sera que nao andam para a frente?
    é pá ja enjoa
    o pessoal que ficou mal da psique devido aos confinamentos e restricoes, que acorde e va a um psicologo

  13. Avatar de Camões
    Camões

    Em alguma coisa temos que ser n° 1

  14. Avatar de cross
    cross

    O Relatório semanal da DGS de 26 de Abril a 02 de Maio diz 76183 novos casos. Isto dá média de 10800 casos diários.
    Quando se manipula os dados (casos por milhão de habitantes) os números parecem outros.

  15. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Que a mal chamada vacina, porque não cria imunidade, seja um direito não o discuto. Que a campanha orquestrada, subsidiada, não sugeita a aprovação, nem receita médica, isenta de responsabilidade por todos os intervenientes, menos de quem a recebe, seja um meio de pressão para se tornar descriminatoria, com intenção de ser tornada obrigatória é que deve ser claramente publicado.

    1. Avatar de José da Apatia
      José da Apatia

      Quando se toma um antibiótico e alguns outros tipos de medicamentos, a responsabilidade também é exclusivamente de quem a toma, porque lá diz na bula, bem explícito, que pode causar a morte…

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Como todos os produtos da indústria farmacêutica. Quando um destes produtos já passou todas as fases de teste pode ser retirado do mercado pela quantidade de efeitos indesejáveis, incluindo a morte. O antibiótico, um dos produtos com sobre e automedicação é mais um a juntar aos mortos por iatrogenia. Não falando em interesses nas campanhas de engenharia social.

      2. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Nem por isso.. normalmente os antibióticos só são passados pelos médicos, não consegues ir sozinho sem receita médica a uma farmácia buscar antibióticos (eu pelo menos não).. o que é que isso quer dizer? Que há responsabilidade médica nestes casos

  16. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Como já alguem disse aqui e repedito pelo V.M. ….

    No geral já se tem o conhecimento ou deveria ter, mas na pratica é como todas as outras e basta andar na rua, transportes publicos, instituições Estatais, etc, etc, ….

    É a tal esquizofrenia geral que até o próprio sistema acaba por potenciar no geral …

    Já nem são as pessoas que tem importância, são os objetivos …

    O uso de mascara correctamente ( tapar boca e nariz ) é tão importante como a lavagem periódica das mãos … medidas igualmente validas para evitar outras patologias …

    Só se vão lembrar da Santa Bárbara tarde, como em tudo …

    Na saúde o médico se pedir muitos exames pode ser prejudicado ( lei de 2015, salvo erro … )

    Nas urgências em vez de seguir para a especialidade é enviado para o medico de família ( aqules que estão esgotados … ) para pedir o tal P1 para ir então para especialidade … ( o hospital ganha mais se assim for… e será menos um na lista de espera … )

    Na S.Social e finanças exigem telemovel ou e-mail e pre-marcação ( horas a ligar e nada, além de ser insuficientes os esclarecimentos, sejam presencialmente ou telefonicamente … )

    Quanto é mesmo o salario minimo ? E uma reda de uma casa ? Mas em primeiro esta um telemovel …

    Talvez se tenha que ir primeiro a um advogado e só depois a uma instituição pública …

    E foi a chefia que mandou …

    Um pais que nem para novos nem para velhos mas sim para empresas e de preferencia daquelas sediadas num qualquer offshore…

  17. Avatar de Profeta
    Profeta

    Eu so faco uma pergunta sobre este assunto. Ao fim deste tempo todo e de todo este circo montado metade da populacao mundial foi dizimada ou continuamos ca todos e os que partiram foram os mais debilitados ? Fazendo contas por alto apenas em Portugal, o numero de obitos ate ao momento foram cerca de 22000 mortes. A serio que e isso que voces defendem como pandemico ? Os Deuses devem estar loucos, ou entao sao as pessoas. Escolham voces.

    1. Avatar de jota
      jota

      E continuas a achar que esse numero “reduzido” de mortes não está relcionado com confinamento, mascaras e vacina? Como não passaste mal e n ão morreu ninguem que conhecias não aconteceu.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Jota tens algumas bases que defendam os teus argumentos ou e so a tua crenca pessoal ? Distanciamento social e mascara fez com que o numero de mortes ficasse mais reduzido ? Fala serio cara.

        1. Avatar de jota
          jota

          “Oi”, “Fala serio cara.”!!!!

        2. Avatar de jota
          jota

          Admitindo, por absurdo, que distanciamento social e mascaras diminuem o contágio, pela regra da transitividade, se há menos infectados implica que haja menos mortos.

          1. Avatar de Profeta
            Profeta

            Jota pelo teu argumento, subentendes que por cada infectado existe um morto ? E so rir com os teus comentarios.

          2. Avatar de jota
            jota

            Esta regra tambem se aplica se em cada 10000 infectados existe um morto, em cada 20000 dois mortos, etc. 😉

          3. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            O jota não disse nada disso. Ninguém diz que ao estares infectado quer dizer que estás praticamente morto. Que mania de distorcer as coisas…
            Vais dizer que ao se tentar PREVENIR a transmissão não REDUZ as infecções e daí baixar a PROBABILIDADE de mortalidade nas pessoas em maior risco?

            Quanto ao achares que 20k é pouca gente o que dizes de 1M nos EUA e os 700k no Brasil? Sim, eu sei que a escala não é a mesma mas já que gostas de falar em números absolutos…

            Diz lá qual o número de mortes que achas aceitável. Da minha parte esse o número é ZERO, principalmente numa doença que é transmissivel e onde há formas que permitem reduzir essa transmissão.

            Outros países foram bem mais longe que o nosso, ao confinar mal fosse detectado um foco de contágio, nem esperavam que isso escalasse para mortes. Isso é possível em todos os países? Claro que não, mas só mostra que há respeito pela vida das pessoas.

    2. Avatar de cross
      cross

      6 milhões de mortes no mundo todo, 1 milhão no EU.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Não adianta, vai dizer que é pouca gente na mesma ou então que há outras doenças que matam mais (mesmo que essas não sejam transmíssiveis)

  18. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    As máscaras funcionaram em pleno…

  19. Avatar de PeFerreira
    PeFerreira

    Yup, contribui para essa estatística tendo em conta que outros elementos da casa trabalham em escolas e mais cedo ou mais tarde o destino estava traçado (até me admira que foi depois daquele pico enorme de infeções)
    Sinceramente… já fiquei pior com uma gripe sazonal. Paracetamol e um pacote de lenços e está ‘novo’. Cada caso é um caso claro.
    Além disso, para variante que tinha alto nível de contágio… só 50% das pessoas da casa é que ficaram contaminadas. Dá a pensar que é preciso levar mesmo com um espirro na cara para transmitir.

  20. Avatar de Meireles
    Meireles

    Passado 2 anos de Corona e impressionante a quantidade de gente inculta nesta materia em Portugal!!!
    A esta altura ja todos deviam ter aprendido com o que se passou a nivel Mundial e ainda se passa , bem como evitar, ainda nao acabou !!!!!
    Cada um tem de pensar para si , o que para si e melhor, mascara ajudatal como a vacina, mas nao fazem milagres se nao se evitar.
    Burros tenham vergonha .

    1. Avatar de Hugo Ribeiro
      Hugo Ribeiro

      O que acho impressionante passado 2 anos é as pessoas ainda acharem que estas medidas de proteção as protege do que quer que seja (puro efeito psicológico).
      O numero de infeções terá sempre os seus altos e baixos e não será certamente por as pessoas adotarem as medidas recomendadas pelos especialistas que o numero de infeções será sempre baixo.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Claro que nada funciona!

        Onde já se viu que isolar pessoas, usar máscaras ou tomar vacinas é tudo placebo…
        Isso elimina o virus e a sua circulação por completo? Claro que não e nunca se disse isso, principalmente neste que cria várias mutações porque a sua taxa de transmissibilidade é alta.

        Continuar a ignorar que isto não teve efeito, depois de ver isso a acontecer em vários cenários, é que é de rir.
        Agora isso levantou outros problemas, por exemplo, na economia ou em relação a outras doenças isso é verdade. Mas isso são outros quinhentos…

  21. Avatar de Olaf
    Olaf

    Metam-se com ideas… Depois não morremos da doença, morremos da cura… (crise)

  22. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    E quando a verdade, única e oficial está no mesmo lado dos que mais lucram com ela? Esta pergunta nega algum facto?

    1. Avatar de jota
      jota

      Mas existe mais do que uma verdade?

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Qualquer mentiroso diz que não!

        1. Avatar de jota
          jota

          Por definição, é fácil construir várias mentiras, quanto a verdade(s) não vejo como.

        2. Avatar de jota
          jota

          Desculpa enganei-me no post anterior, “verdades”, cada um tem a SUA. Já dizia um politico famoso dos nossos tempos lá para os lados de Évora
          que alguém vai lutar “por aquilo que acredita ser a sua verdade”.