COVID-19: Pais pagam até 5% para carregamento de cartões de refeições

17 Comentários

O momento é de mudanças e todos sabemos que os meios digitais têm prioridade. A escola já começou, e há cada vez mais alunos a usarem cartões de refeições. Sendo um meio digital, de carregamento, é mais prático e obviamente mais seguro.

No entanto, os encarregados de educação queixam-se das taxas de carregamento que podem ir até aos 75 cêntimos.

COVID-19: Pais pagam até 5% para carregamento de cartões de refeições


Carregamento de cartões das refeições pode custar até 75 cêntimos

A altura é de dar preferência aos métodos digitais por questões de segurança. Nas escolas os alunos usam cada vez mais cartões de refeições, mas os encarregados de educação queixam-se das taxas. De acordo com o Jornal de Notícias, os encarregados de educação estão a gastar mais dinheiro com este método de pagamento, visto cada carregamento englobar uma taxa que pode ir de 3,5% até 5% – entre 37 e 75 cêntimos.

A Confederação Nacional Independente de Pais (CNIPE) disse que vários encarregados de educação se têm queixado do valor das taxas visto as autoridades de saúde aconselharem a utilização dos cartões para segurança da população.

A Microio, empresa detentora do sistema de gestão escolar usado em metade das escolas do continente, referiu que…

O volume de carregamentos aumentou significativamente. Em setembro, tivemos mais carregamentos do que em quatro meses do ano passado. Estamos a tentar negociar com a SIBS para reduzir a taxa que é cobrada

COVID-19: Pais pagam até 5% para carregamento de cartões de refeições

Segundo a empresa, grande parte do valor da taxa vai para a SIBS (empresa que disponibiliza serviços financeiros) pela utilização do seu sistema (gateway). O restante valor cobre os custos de operação dos pagamentos e de fazer chegar o dinheiro às escolas.

O Ministério da Educação recordou aos encarregados de educação que podem evitar o pagamento destas taxas se forem os filhos a carregar os cartões com dinheiro diretamente nas papelarias ou reprografias dos estabelecimentos escolares.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Almaister
    Almaister

    Reclamam das taxas mas se muito bem calhar gastam dezenas a centenas de Euros por mês em tabaco e bebidas e se muito bem calhar não se preocupam com esse dinheiro que gastam…

    1. Avatar de joaneta
      joaneta

      E depois há aqueles que gastam esse dinheiro em medicamentos e que acham que é uma taxa muito elevada 25 euros mais ou menos por cada filho tenho 3 são 75euros no mínimo por um serviço que devia ser gratuito. E isto apenad a 5% faz as contas aos 75cent

      1. Avatar de Almaister
        Almaister

        Sim, há medicamentos que realmente são bastante caros principalmente para todos aqueles com poucas posses monetárias…

  2. Avatar de Leal
    Leal

    Amigos pplware, pra quando a novidade Signal aqui no site?
    https:/ /sempreupdate.com.br/signal-adiciona-administradores-e-gerenciamento-de-permissao-para-grupos/

    1. Avatar de Almaister
      Almaister

      Nunca usei esse software mas também o pessoal amigo só quer usar o WhattsApp…

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O que é que isto tem a ver com o Covid? Isto já acontece à largos meses mesmo antes da pandemia aparecer.

  4. Avatar de Rudi
    Rudi

    Nos Açores é 1€

  5. Avatar de LR
    LR

    1) Este meio de pagamento já estava previsto, não tem nada a ver com a COVID-19 2) Creio que a referida taxa não é geral, pelo menos na plataforma SIGA usada nas escolas de Lisboa, e da responsabilidade da CML, não me cobram nenhuma taxa. 3) Pplware, colocar esta noticia com ligação à COVID-19 é meter lenha na fogueira, não demorarão muito a aparecer os comentários habituais sobre a pandemia ser farsa com motivos económicos…

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Porque os encarregados de educação não se deslocam todos à escola, e fazem o carregamento lá na papelaria ou reprografia do estabelecimento escolar? Se a resposta é que não os deixam entrar por causa do Covid-19, então o título está justificado, caso contrário podem alterar para “SIBS: Pais pagam até 5% para carregamento de cartões de refeições”, que fica mais próximo do motivo real.

  7. Avatar de SP
    SP

    Isto de facto nada tem a ver com covid, só se for pq os pais não podem entrar mas dá se o dinheiro aos putos e explica se o que têm de fazer. Por acaso não faz sentido ser a pagar especialmente nesta altura, mas o sistema já era bastante simples no meu tempo de secundário agora acredito que seja bastante básico de usar

  8. Avatar de Tuga
    Tuga

    No outro dia também uma associação representante de um grupo de cidadãos detentores de uma determinada condição fisica queixava-se que os associados tinham serviços atrasados há mais de dois anos por causa do covid…

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    No meu caso, tenho uma criança na 1ª classe e por cada 20€ que ponho no cartão pago 1€ de taxa. Além de cada refeição ser a 1.76€ ainda tem de levar Pequeno almoço e lanche.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Quase sempre abstenho-me de comentar, mas neste caso:
      Quando era pequeno ía para a escola a pé (2km) tinha de levar o pequeno-almoço; à hora de almoço vinha a casa almoçar e voltava para a escola. Nunca me pagaram nada. Hoje em dia têm praticamente tudo pago e ainda se queixam de uma refeição ser a 1,76€… é o que faz viver num país socialista/comunista.
      Sim e posso falar pois o meu salário é de 8890€/ano + 1072€/ano para subsídio de refeição .

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Eu tenho 46 anos e fazia o mesmo que o Sr. Ricardo.
        Não me estou a queixar do valor da refeição, queixo-me da taxa de 1€ por cada 20€ que carrego no cartão da minha filha.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Já agora pergunto, o que quer dizer com “Hoje em dia têm praticamente tudo pago…”
        Até hoje a única coisa que não paguei foram 3 livros para a escola, todo o resto do material escolar que não é nada pouco foi todo pago do meu bolso…
        Portanto se se costuma abster de comentar, esta teria sido uma boa oportunidade para ficar calado.

        1. Avatar de australopithecus
          australopithecus

          se não se estava a queixar do que paga por refeição porque colocou o preço da refeição? Ou era para dizer que por 1.76 devia incluir pequeno almoço e lanche? A carapuça serviu-lhe tão bem que comentou duas vezes seguidas e claramente ficou incomodado e a pensar no assunto 😉

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Comentei 2 vezes para as pessoas ignorantes como o Senhor conseguirem entender que não tem haver com o valor da refeição… mas eu repito porque existem muitos ignorantes que apenas gostam de largar laraxas.. ” …queixo-me da taxa de 1€ por cada 20€ que carrego no cartão da minha filha….”