COVID-19: O que nos diz hoje o “Quadrado do Costa”?

28 Comentários

Com o país já desconfinado é importante perceber como estamos em termos de números e nível de risco. Como sabemos, na última conferência de imprensa, António Costa apresentou uma “bússola de orientação”, com os níveis de risco.

Como está hoje a pandemia por COVID-19 no “Quadrado do Costa”?

COVID-19: O que nos diz hoje o "Quadrado do Costa"?


Foi a 11 de março que António Costa apresentou o plano de desconfinamento do país (um ano após ter sido declarado o estado de pandemia). Na sua declaração ao país, o primeiro-ministro apresentou um “quadrado” com quatro níveis de risco.

O gráfico apresentado por António Costa tem, no eixo vertical o número de novos casos a 14 dias por cada 100 mil habitantes e o eixo horizontal para a apresentação da taxa de transmissibilidade, o famoso R(t). Relativamente ao eixo vertical, o meio do eixo corresponde a 120. O máximo da incidência é 240.

Posteriormente soube-se também que, além destes dois indicadores é também tido em conta o número de camas ocupadas em unidades de cuidados intensivos por doentes COVID-19 – saber mais aqui.

Como está Portugal ao nível da Pandemia por COVID-19?

Uma semana após o desconfinamento, percebemos que a incidência a 14 dias por cem mil habitantes está a baixar. Por outro lado, o índice de transmissibilidade R(T) subiu ligeiramente nos últimos dias.  De acordo com os dados da DGS, o índice de transmissibilidade de Portugal Continental está agora nos 0,84.

Relativamente ao índice de incidência, o continente tem agora 75,7 casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 por 100 000 hab.

Assim, tendo em conta os valores, Portugal mantém-se no primeiro quadrado da Matriz de Risco, ou seja, na zona verde.

Além do relatório da DGS, pode também ter acesso a esta informação através do site “Quadradinho do Costa”. Neste site é possível entender como funciona o quadrado apresentado por António Costa. Além disso, a informação é também atualizada de acordo com os números da DGS.

Hoje Portugal registou mais 11 mortes e 568 novos casos de COVID-19. Desde março, registaram-se 16.754 óbitos e 816.623 infeções confirmadas.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MACnista
    MACnista

    Coitado do homem, de quadrado não tem nada é até elegante LOLOLOLOL e a meu ver até está a fazer um excelente trabalho a nível geral um dos melhores que passou pelo governo… já sei que vem aí bombas, ou não!!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Para ti, para mim é um dos maiores aldrabões de que há memória….. (era o nrº 2 de Sócrates para quem não se lembra).
      Colocou a extrema esquerda no poder, agora quer destruír todo o nosso passado e reescrever a história, à luz dos puritanos da extrema esquerda……

      Não foi no governo dele que morraram mais de 100 portugueses queimados? Quem é o responsável?
      Não foi no governo dele que houve um roubo ridículo de material militar? Quem são os responsáveis?
      Não foi ele que vendeu o Novo Banco e ainda nos lixa com uma garantia de 3,9 mil milhões de euros?
      Não foi ele que comprou os Kamov e agora estão todos eles encostados?
      Não foi ele que nacionalizou a TAP com custos que nos vão colocar a pão e água? (custos estimados de 5 a 10 mil milhões de euros).
      Não foi ele que autorizou os Comunistas a fazerem as festas que entendessem e o resto das pessoas tinham de estar fechadas em casa ou eram multadas?
      Não foi ele que prometeu portáteis em Março/Abril de 2020 para o Ensino Secundário e já passou um ano e vá perguntar se todos têem computador…….
      Não foi ele que mandou fechar quase todas as empresas privadas e não acompanha com apoios financeiros esse fecho compulsivo?
      Não é este partido que financia o Mamadu Ba que quer a morte literal dos portugueses brancos? (avenças com o Município de Lisboa).
      Não foi este governo que mandou embora a Procuradora que se metia com todos os poderosos do país, incluindo o Sócrates?
      Não foi este governo que aldrabou a Europa e mandou um Procurador que tinha ficado atrás de uma concorrente?

      Explique-me lá o que é que este governo fez de bom, sendo que é absolutamente contra os privados, a grande maioria deste país não é funcionário público e se ficar fechado em casa não recebe no dia 21!!!!!!

      1. Avatar de JL
        JL

        …o Rui disse tudo! Não podia estar mais de acordo.

      2. Avatar de Elektro
        Elektro

        + 10 028 000 de portugueses estão contigo Rui

        Isso só aconteceu por 3 motivos:
        1. Deixou-se de fazer politica desde que introduziram o clubismo no Parlamento NINGUÉM lá dentro demonstra respeito pelos outros!

        2. Falta ao governo viver como alguém de classe média pelo menos 3 meses por ano, vocês sabem para sentir como a classe média está motivada pelos impostos quase infinitos que o governo se lembra de implementar!

        3. Não existe consenso em nada, e todas as decisões são feitas em prol dos beneficios dos partidos envolvidos em acordos obscuros. Para mim não pode haver acordos no que diz respeito a orientar um povo e sim senso comum, corrigir problema e criar condições de crescimento.

        Actualmente estamos todos num loop, termos como Extremistas, Fascistas, Esquerda, Direita, Centro, etc… são só desculpa para passar mais um dia discutir coisa nenhuma.

        Não podemos excluir ou deixar de ouvir os outros só porque têm uma opinião diferente da nossa e não concordamos, temos de ouvir todas as ideias e escolher aquela que mais se adequa a resolver os problemas que realmente existem, não é combater ódio com ódio que se faz politica.

        Não podemos investir em negócios que só nos causam mais dor do que ajudam.

        Eu acredito que Portugal é ainda um Diamante em bruto, que tem todo o potencial para ser um país de que toda a Europa se orgulhe e de que todos nós Portugueses nos orgulhemos.

        Desculpem o desabafo, um abraço a todos!

      3. Avatar de Hugo Ribeiro
        Hugo Ribeiro

        Rui, não vou dizer completamente de acordo, mas quase, porque a Mamadou Ba citou Frantz Fanon que, verdade seja dita, também foi uma pessoa pouco recomendável.
        Contudo, Mamadou Ba, teve outro comentário muito interessante, o tal “Bosta da Bofia”.

      4. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Para o MACnista o que importa é que ele fez isso tudo com um sorriso 😀

      5. Avatar de João
        João

        Caro Rui
        Estou 100% de acordo consigo

    2. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Por acaso até concordo contigo, a pergunta sem resposta é: “quem faria melhor?” Com erros à mistura, mas a verdade é que só erra quem faz, o resto é conversa!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Os xuxalistas fazem a vênia a quem quer que seja xuxalista, por acaso discordo em absoluto, é um habilidoso, sem dúvida mas sem qualquer visão para o país.
        Quero ver o país que vai saír daqui depois da pandemia!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Ah, e não sei se repararam que ele tem a Presidência da UE neste momento!!!!!!

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Não é este governo que queria testar e vacinar só quem andar nas Escolas públicas?
          Quem anda em Colégios, Escolas Profissionais, Creches e Jardins de Infãncia privados vão ter transportes diferentes para não pegarem o Covid a quem anda na Escola Pública!!!!!!

          Só idiotas!!!!!

      2. Avatar de Seal
        Seal

        “Quem faria melhor ?” é uma pergunta inútil. Não se sabe nem nunca se vai saber.
        Estes que lá estão fazem o costume e a única coisa que sabem :
        Navegação á vista e assobiar pro lado.
        Governação baseada em puro e eficaz marketing.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Exactamente!
          Aliás, não é por acaso que deram 15 milhões de euros para manterem a comunicação social calada ou favorável a este governo sem tino!!!!

        2. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Se o racio fosse 2 mandatos PSD para cada 1 PS em vez do contrário o povo não pensaria da mesma forma.

      3. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Passos + Portas teriam feito um trabalho eximio.
        Quem duvida disso não percebe nada disto ou anda com palas nos olhos.

        1. Avatar de M.Manuelito
          M.Manuelito

          Saudosos tempos do Passos + Portas vivia-se tão bem, com cortes no subsídio de Natal e de Férias, cortes nas pensões, o colossal aumento de impostos….que saudade. Eu não duvido, mesmo agora me vi ao espelho e vejo que não tenho uma pala nos olhos.

          1. Avatar de Seal
            Seal

            Pelos vistos tens e bem grande.
            Vê se te lembras quem deixou isto na miséria, mais uma vez…

          2. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Após 8 anos de PS que levaram a um resgata, aí assim pergunto quem teria feito melhor. Se calhar seria melhor não ter feito recuperação que fizemos e estarmos como a Grécia, ainda na penúria e reféns dos chineses.
            A pala no seu caso é das boas, nem no espelho se vê.

          3. Avatar de Rui
            Rui

            E o M sabe porque é que veio cá a troika?
            E esses impostos altíssimos, já baixou algum que eu saiba? IVA, IRS, IRC, Imposto de Selo….. diga-me lá qual desceu?
            Espere para ver como vai viver depois desta pandemia….. governos de esquerda são conhecidos por baixarem impostos kkkkk

  2. Avatar de JL
    JL

    Aguardem mais 3 ou 4 semanas e vão ver o estado em que isto vai ficar.
    Quem faria melhor? Sinceramente não sei. Este governo não está a fazer nada diferente que outros poderiam fazer.
    O que sei é que os portugueses só “abrem os olhos” quando são internados e/ou ficam nos cuidados intensivos com a vida por fio, porque é mais importante fingir que não há Covid!
    Já agora, ainda sobre quem faria melhor:
    – Onde estão os apoios prometidos pelo IHRU a quem os empréstimos foram aprovados?
    – Porque é que apoiam – com milhões de euros – casos mais do que falidos como o BES ou a TAP em vez de apoiar os empresários e trabalhadores que perderam rendimentos?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Empresas sem sindicatos comunistas, esqueça, bem podem morrer à fome.

      O caso da TAP é um escândalo, nacionalizamos uma empresa falida que tão cedo não vai poder operar…… ou vão voar para o Brasil, esse oásis livre de Covid? E assim que nacionalizamos e enterramos dinheiro na TAP, esta gasta dinheiro a dar bónus: https://expresso.pt/blogues/blogue_sem_cerimonia/2020-02-25-Os-bonus-da-TAP-deixaram-a-reversao-com-o-rabo-de-fora

      E não é que uma das brindadas com o bónus é esposa do Medina!!!!! Uma jurista receber bónus….. foi pelos despedimentos bem feitos?

      1. Avatar de JL
        JL

        Não sei se alguém já reparou que sempre que sai do poder um governo PS, Portugal tem de ser resgatado, ou será impressão minha? Quando sai um governo PSD ficamos com os bolsos vazios. Sobre os outros partidos, nem vale a pena comentar, ou porque nunca governaram sozinhos, e ainda bem (?), ou os que lá estiveram só andaram a reboque.

        1. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Problema é que para 8 anos de PS o PSD tem 4 para manter o país à tona da água, se fosse invertido seria diferente e a gordura do funcionalismo publico há muito tinha sido cortada.

  3. Avatar de Abreu
    Abreu

    Não gosto nem de sobras desse homem. Da msm fornalha do socrates

  4. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Estamos entregues aos bichos. Este virus devia ser classificado como outros virus que andam por ai porque o numero de mortos nao e assim tao catastrofico. E para aqueles que vem aqui falar ah pois ainda nao apanhaste por isso falas assim. Eu so digo, deixem de ser hipocritas. Taxa de mortalidade sempre existiu e vai existir. Nao e por vir o covid que as pessoas nao podem morrer. Mas ainda sobre o Costa esse famoso Costa e mais do mesmo, nunca me enganou, nem ele nem os outros. E eu pergunto para a maioria dos Portugueses, sera que nao conseguem fazer uma leitura dos politicos que temos ? Pelos vistos nao, porque vai tudo a correr votar nos mesmos. Ou isso ou eles manipulam as votacoes. P.S. A proposito da vacina vai ser obrigatorio para todos os Portugueses ? Isso confrma-se ? Sera constitucional ?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sobre as vacinas a resposta é clara e já foi referida pela Drª Graça e pelo Vice-Almirante, a vacina é altamente recomendada mas não é obrigatória!

      Eu vou tomar a vacina quando chegar a minha vez, qualquer que ela seja. Conheço muito de perto os efeitos secundários do covid em familiares e colaboradores bem próximos de mim. Todos os que eu conheço e que tiveram covid, mesmo passado meio ano, nenhum deles tem o mesmo fôlego, por exemplo a subir escadas……

      Mas cada um sabe de si. Por mim tudo farei para não apanhar a covid, pelo menos até tomar a vacina.

      E venha de lá essa vacina, seja ela qual for, desde que tenha autorização para ser administrada na Europa……

  5. Avatar de Fábio
    Fábio

    Rui, o que é que já fizeste melhor do que todos os que criticas-te?