COVID-19: O que muda a partir de segunda-feira em Portugal?

48 Comentários

Portugal atingiu rentemente um marco muito importante no que diz respeito à vacinação. Mais de 70% da população portuguesa já está vacinada, mas a imunidade de grupo só deverá ser atingida quando 85% da população estiver vacinada.

Hoje, após o Conselho de Ministros extraordinário, Mariana Vieira da Silva anunciou as novas medidas que começam já segunda-feira.


Depois de um período longo em Estado de Calamidade, Portugal vai passar agora para o estado de contingência. Tal decisão deveu-se ao facto de Portugal ter atingido a marca dos 70%, no que diz respeito à vacinação, e nesse sentido é possível antecipar algumas medidas de desconfinamento.

COVID-19: O que muda a partir de segunda-feira em Portugal?

  • Comércio, restauração e espetáculos culturais continuarão a funcionar com os horários normais (com limite das 2h da manhã) e regras da DGS;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias: 8 pessoas por grupo no interior (em vez de 6) e 15 pessoas por grupo nas esplanadas (em vez de 10);
  • Espetáculos culturais com 75% de lotação;
  • Casamentos e batizados com lotação de 75%;
  • Transportes públicos sem limite de lotação;
  • Serviços públicos sem marcação prévia (mas só a partir de 1 de setembro);
  • Lotação dos estabelecimentos comerciais passa de cinco pessoas por 100 metros quadrados para oito pessoas por 100 metros quadrados

Certificado digital COVID-19 ou teste negativo obrigatório para:

  • Entrar em restaurantes, ao fim-de-semana e feriados (nas esplanadas não é necessário);
  • Ginásios, para aulas de grupo;
  • Viagens por via aérea ou marítima;
  • Entrar em estabelecimentos turísticos e alojamento local;
  • Termas e SPA;
  • Casinos e bingos;
  • Eventos culturais, desportivos ou corporativos para mais de 1000 pessoas (em ambiente aberto) ou 500 pessoas (em ambiente fechado);
  • Casamentos e batizados com mais de dez pessoas.

Portugal é um dos países do mundo que mais tem vacinado e o próximo objetivo é chegar aos 85%. Mariana Vieira da Silva considera que, relativamente à máscara, será possível também aliviar essa medida. A ministra não descarta também a possibilidade de existir uma terceira fase de vacinação.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A betinha primeira ministra suplente a anunciar mais um par de regras sem sentido, continuem com os vacinados em liberdade sem teste a transmitir.

    1. Avatar de Dunno
      Dunno

      +1 como se fosse algum tipo de serviço ou efectivamente prevenisse alguma coisa

  2. Avatar de cross
    cross

    Continuamos com 2500 novos casos por dia mas as medidas continuam a relaxar. Com que base tomam estas medidas? Só porque estão a começar a ficar fartos?
    As regras a abrirem só irá fazer aumentar ainda mais os novos casos..

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Com base no dia 26 de Setembro.

    2. Avatar de Diogo Alexandre de Sousa Domingues Quaresma
      Diogo Alexandre de Sousa Domingues Quaresma

      Há muitos casos mas devido à vacina, grande parte das pessoas já não tem sintomas, nem precisam de grandes cuidados (podemos ver isso pelo número de internados), penso que agora o uso de máscara e o cuidado por parte das pessoas é que seja necessário, e não continuar a fechar o negócio das pessoas.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        No ano passado nesta altura o número de mortes também era residual. E não havia vacina. Simplesmente estamos em pleno Verão.

        1. Avatar de Fernando Jorge
          Fernando Jorge

          Exactamente!

        2. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Shiuuu não digas isso que a narrativa é logo desconstruida :D.. há mais mortes até comparativamente com o mesmo período homólogo.. esperemos para o inverno

        3. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Há mais mortes este ano se compararmos com a mesma altura no ano passado, as vacinas funcionam mesmo…

      2. Avatar de Luís Pacheco
        Luís Pacheco

        Pois é. Mas explicar isso a algumas pessoas é perder tempo

    3. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Tens de olhar para a situação dos serviços de saúde.

    4. Avatar de Filipe
      Filipe

      Tomam estas medidas com base em eleições que estão cada vez mais perto.

  3. Avatar de A.F.
    A.F.

    1 “imunidade de grupo só deverá ser atingida quando 85%”
    What?

    2 “Restaurantes, cafés e pastelarias: 8 pessoas por grupo no interior”
    “Transportes públicos sem limite de lotação;”
    What?

    3 “Entrar em estabelecimentos turísticos e alojamento local (Família 4 a 6 pessoas);” (com Certificado digital)
    “Transportes públicos sem limite de lotação;”(sem Certificado digital)
    What?

    No Comment!!!
    Bom-Fim-Semana, E Porque Hoje é Sexta

    1. Avatar de Diogo Alexandre de Sousa Domingues Quaresma
      Diogo Alexandre de Sousa Domingues Quaresma

      Transportes publicos são necessários para muitas pessoas se puderem deslocar, principalmente para o trabalho, um bem essencial. Não podemos comparar com restaurantes e cafés…

      1. Avatar de A.F.
        A.F.

        Estou a responder-te para dizer que não te respondo. Dáá!

      2. Avatar de Zé

        Caro Diogo…
        Um bem essencial é também a agua e electricidade, e temos que pagar 23% de IVA, caso não te recordes, antes do Sócrates chamar a Tróika pagávamos 6% de IVA.

        Por ex: nos restaurantes há limites e apresentação de certificado.
        Nos transportes públicos, tudo ao molho e fé em Deus, e sem certificado, se me conseguires explicar a lógica da decisão, agradecia.

        Obrigado

        1. Avatar de Diogo Alexandre de Sousa Domingues Quaresma
          Diogo Alexandre de Sousa Domingues Quaresma

          Recordo, aliás a água continua a 6% e a eletricidade ainda se paga 13% (até um certo valor, só a partir desse é que se paga os 23).
          Agora, vamos limitar o número de pessoas em transportes? impedi-las de ir trabalhar? Quem vai fazer essa gestão?
          A lógica é simples, toda a gente tem que trabalhar, mas ninguém precisa de ir ao restaurante.

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Então quem precisa de utilizar os meios de transporte públicos, porque trabalha num restaurante é para ficar em casa. Sem emprego… É com cada burr*. Achas que toda a gente pode levar comida de casa para o emprego?!

          2. Avatar de Diogo Alexandre de Sousa Domingues Quaresma
            Diogo Alexandre de Sousa Domingues Quaresma

            Bem Tiago, nem dá para responder ao seu comentário por isso respondo ao meu.
            Primeiro eu alguma vez disse para fechar os restaurantes? Ou algo do género? Pelo contrário! Por isso amigo, burro é você que nem sabe ler.
            Estamos a falar do facto de um ter limitação e o outro não, agora se você não percebe isso, o problema é seu.
            E já agora, diga-me lá porquê é que não podem levar comida de casa para o trabalho? Preguiça? Complicado… e que eu saiba, 8 pessoas interior e 15 pessoas em esplanada, é mais que suficiente para poder almoçar em trabalho.

        2. Avatar de Maria
          Maria

          A lógica da decisão é economia… pesando as consequências na saúde e na economia e não apenas uma em detrimento da outra.
          Quando é para usar máscaras, coisa simples, faz confusão a alguns. Outros vivem à conta dos vacinados e ainda fazem manifestações para se fazerem ouvir e tentar arranjar um tacho nas eleições. Há de tudo

  4. Avatar de honorato
    honorato

    vamos ver que depois do 15 de setembro quando as ferias acabam e a escola começar ja deixamos de andar de mascaras ja nao vai haver virus nada. os casos sao sempre 2500 a maioria esta vacinada e as mortes aumentam mais de metade dos que morrem sao doutras patologias so que a culpa é do covid.

  5. Avatar de art
    art

    Por favor parem de falar na imunidade de grupo…basta terem dois dedos de testa para perceberem …mas se há pessoa mais insuspeita é o criador da vacina da Astrazeneca https://www.jn.pt/mundo/criador-da-vacina-astrazeneca-diz-que-nao-e-possivel-alcancar-imunidade-de-grupo-14024025.html , ou Pedro Esteves, investigador em Biodiversidade e Recursos Genéticos https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-08-12-Covid-19.-Nunca-vamos-conseguir-obter-a-imunidade-de-grupo-404f0182 .

    1. Avatar de Zé

      imunidade de grupo
      • [Medicina, Veterinária] Forma de protecção e de controlo em relação a uma doença infecciosa que se obtém quando parte significativa de uma população fica imune, quer através de vacinação, quer através da exposição à doença.

      Segundo os dados conhecidos, a vacina covid 19, não dá nenhuma imunidade, o que previne é uma forma mais agressiva do Covid 19 no ser humano, portanto apesar de vacinada pode apanhar covid, como tal não confere imunidade.

      Além de que, as vacinas protegem em teoria entre 6 a 8 meses após vacinação, mas a sua eficácia também depende da idade.

      É por demais ridículo e evidente à luz do conhecimento actual, que estes governantes ainda falem da tal Imunidade de Grupo, coisa que não existe (imunidade) com as vacinas actuais covid 19.

      Ressalvo o link posto acima pelo “art”, do Dr. Pedro Esteves, investigador em Biodiversidade e Recursos Genéticos, no qual explica o porque de não poder haver a tal “Imunidade de Grupo”.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        A imunidade de grupo não vai ser atingida porque como as vacinas precisam que entre 87/95% da população seja vacinada óbvio que não vamos chegar lá porque alguns estudos já dizem que vacinar crianças é mais prejudicial do que simplesmente deixar andar (pelo menos nestas idades).. agora quero ver qual vai ser a desculpa para quererem vacinar a força toda a população em nome de uma meta que não faz sentido

  6. Avatar de HOS
    HOS

    Ao que nós chegamos e chamavam a tudo isto teorias da conspiraçao ha uns anos atrás. (será que o meu comentário vai ser eliminado?)

  7. Avatar de José Fernandes
    José Fernandes

    Olha que no meu táxi mando eu, e clientes no banco da frente ao meu lado nem pensar.

    1. Avatar de TideMáquina
      TideMáquina

      Fazes o que a Lei te mandar fazer oh campeão

  8. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    “Lotação dos estabelecimentos comerciais passa de cinco pessoas por 100 metros quadrados para oito pessoas por 100 metros quadrados” -> Não vejo essa informação de forma oficial

  9. Avatar de Filipe
    Filipe

    Gostava de saber é porque só apresentam medidas para quem está de férias ou para quem não faz mais nada da vida sem ser andar a passear. E para quem está a fazer alguma coisa da vida? Por exemplo, número máximo de pessoas que podem estar num escritório, etc etc etc.

    1. Avatar de Maria
      Maria

      espaço fechado.
      mesmos utilizadores.
      2 metros à volta de cada um e evitar estar sentado cara a cara, ou barreira entre eles.
      Ventilação natural.
      Desinfecção de objetos partilhados.
      Duvidas: consultar ACT

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É um local privado, o dono do escritório pode restringir

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    O certificado digital COVID-19 ou teste negativo obrigatório também não é necessário para se entrar em bares,por exemplo ?? É que eu não sei mas acho que sim.

    1. Avatar de Rato
      Rato

      Se tiveres só a primeira dose não te deixam entrar em hotéis, restaurantes etc…
      Obrigam-te a fazer testes se não tomar a vacina, tens que fazer teste se tiveres só a primeira dose tens de fazer teste. Ou seja ter a primeira dose e não ter é igual

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Pior mesmo é deixarem entrar só porque tem a vacina, sabendo eles que pode ter o vírus e estar a transmitir.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Também não concordo mas não por esse motivo. Só deveriam permitir pessoas vacinadas, pois embora possam transmitir, se todos estivessem vacinados, a possibilidade de doença grave é muito baixa. Assim os vacinados podem contagiar os não vacinados que entraram com teste negativo.

          1. Avatar de meister
            meister

            “Assim os vacinados podem contagiar os não vacinados que entraram com teste negativo.”

            Chega a ser comovente a tua preocupa com os não vacinados…

            Não te preocupes, pois os não vacinados tem consciência dos riscos.

            Só te faltou sugerir bares para vacinados e não vacinados…

            A história repete-se sempre só falta a sugestão equivalente a estrela de David ao peito.

          2. Avatar de meister
            meister

            Sim, neste momento a estrela de David anda no bolso

          3. Avatar de meister
            meister

            Para que o raciocínio fique mais claro:
            Neste momento só quando se pede certificado digital é que se sabe quem tem ou não, mas não tarda, quem não tem vai ter de andar com um cartão ao peito.

            Ou não, visto que ja existe pessoas a tatuar o Qr code
            No braço…
            Talvez a história se repita mas neste caso invertida.

          4. Avatar de Luís Pacheco
            Luís Pacheco

            Pior do que quê? Mas então para si como se fazia? Fechava-se tudo? É uma medida preventiva… Em cada Português há um Advogado, um médico, um engenheiro… Universidade do “Achismo”

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        A vacinação só está completa, após 14 dias seja de 1 dose ou 2. Se o certificado der inválido não entras sem teste negativo. E o certificado só fica válido 14 dias depois

    2. Avatar de Infinity
      Infinity

      O certificado vale “bola”. Quando entrou em vigor a apresentacao do dito cujo ao fim-de-semana a restauracao so ficou a perder. tentei ir almocar durante um dia de semana e os restaurantes estavam lotados na mesma. Se calhar o covid so anda nos restaurantes ao fim-de-semana para ser necessario o certificado. Se queriam fazer as coisas como deve ser deveria apenas ser necessario apresentar teste

      1. Avatar de Luís Pacheco
        Luís Pacheco

        Mas é… Teste ou certificado
        .. No Algarve em vários sítios, hotel incluído, ou um ou outro…

        1. Avatar de Infinity
          Infinity

          Mas para o governo o virus so funciona ao fim de semana para pedirem o certificado

  11. Avatar de lk
    lk

    porque publicam notícias de saúde neste blog?

    1. Avatar de TideMáquina
      TideMáquina

      Porque deixam acéfalos entrar em blogs para pessoas com cérebro?

  12. Avatar de contacto
    contacto

    A OMS disse que a pandemai acabou? Para este desgoverno parece que sim. Isto é tudo por causa das eleições . Não venham cá com histórias. O desgoverno PS quer que o POVO vá votar neles, PS, nas autárquicas. Pobre país

  13. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Ontem aconteceram mais 8 mortos. Portugal esta a morrer aos poucos. Por este andar la pelo ano 2200 ninguem esta ca para contar a historia.

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      pode ser que assim ainda tenha reforma 🙂